Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Reportagem sugere que o mundo em 2100 será conduzido pela África e pelas nações árabes, com o Brasil caindo da 8ª para a 13ª posição geral, e com 50 milhões de habitantes a menos

Quinta 16/07/20 - 13h39

Com o titulo "População do Brasil deve encolher em quase 50 milhões até o fim do século, aponta estudo", extensa reportagem da BBC, entre outras coisas, analisa e sugere:
ENCOLHIMENTO
- Prevemos reduções no PIB total no Brasil como resultado do encolhimento da população em idade ativa, o que por sua vez é impulsionado pelas baixas taxas de fertilidade no país.
ABAIXO
- As taxas de fertilidade no Brasil estão abaixo do nível necessário para manter os níveis atuais da população há vários anos e prevemos que as taxas de fertilidade permanecerão abaixo do nível necessário para crescimento ao longo deste século.
CAIRIA
- O Brasil se manteria como 8ª maior economia do mundo até 2050. Mas, até 2100, o Brasil seria ultrapassado por Austrália, Nigéria, Canadá, Turquia e Indonésia, e cairia para a 13ª posição no ranking das maiores economias do mundo.
DEVE
- Dono da sexta maior população mundial em 2017, ano usado como referência pelo estudo, o Brasil deve ocupar a 13ª colocação entre os países com mais habitantes até 2100
QUEM FICA
Ainda a reportagem, ouvindo especialistas:
- Até o final do século, o mundo será multipolar, com Índia, Nigéria, China e EUA como potências dominantes. Este será realmente um mundo novo.
RÚSSIA
- A Rússia, por sua vez, cairia da atual 10ª posição para a 14ª. O vácuo dos russos seria ocupado pelo Canadá, que pularia da 11ª para a 10ª posição.
ÁRABES
- O século 21 assistirá a uma revolução na história de nossa civilização humana. A África e o mundo árabe moldarão nosso futuro, enquanto a Europa e a Ásia recuarão em sua influência”.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais