Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 24 de novembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: (Do livro ´Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos´ - Parte 29)

ALGODOEIRA LUIZ DE PAULA S/A.

[Primeira foto]

Em 1968 vendi a Algodoeira para dedicar-me à implantação do projeto COTEMINAS, do qual fui o primeiro presidente, permanecendo na presidência durante 19 anos, até a idade de 70 anos, a partir de quando passei a vice-presidente. Hoje a COTEMINAS possui 16 fábricas de tecidos e confecções, sendo 5 em Montes Claros e 11 no Rio Grande do Norte, Paraíba, Santa Catarina e Goiás e na Argentina.

ALGODOEIRA

[Segunda Foto]

Naquele dia longínquo de 3 de março de 1936, se eu possuísse 5.000 réis (cinco reais de hoje), teria recusado o emprego e regressado à Várzea. Permaneci em Juramento obrigado pela necessidade. Eu não tinha um tostão no bolso. No entanto foi naquele modesto emprego e no crescimento que a firma foi alcançando através do tempo, que pude voltar a estudar, em cursos noturnos, formar-me em contabilidade e depois em direito e a tornar-me sócio fundador de empresas comerciais e fábricas de tecidos. E eleger-me vice-prefeito de Montes Claros e deputado federal. E ser eleito Industrial do Ano do Estado de Minas Gerais, em 1979, em razão do sucesso da COTEMINAS.

MORAL DA HISTÓRIA

Se eu tivesse 5.000 réis no bolso, naquele distante 3 de março, teria deixado Juramento no dia seguinte, perdendo a oportunidade de conhecer todas as possibilidades daquele emprego. Mas a necessidade me impôs ficar. Já diziam os antigos:

AS FACILIDADES ENGANAM,
A NECESSIDADE ENSINA.

[Terceira foto]

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima