Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - domingo, 24 de novembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Você também é culpado

Ruth Tupinambá Graça

Você minha querida Montes Claros parece uma “coroa” que envelheceu e ficou feia... e como toda mulher vaidosa você quer ser bonita e admirada. Os anos foram passando e você foi se envelhecendo cada vez mais...
Sua mocidade e alegria foram se desaparecendo e você quase se conformou ser velha triste e sem atrativos. Você sofre muito e nos sofremos também. Nós que somos seus filhos dedicados e que gostamos muito de você procuramos uma solução para o seu caso e um remédio para o seu mal.
Você cresceu muito minha querida Montes Claros. Largas ruas e avenidas rasgaram o seu coração como mananciais fecundos levando a seus filhos mais afastados e mais humildes , conforto alegria e segurança. Como grande prazer e uma felicidade enorme nós sentimos que dia a dia você cresce mais e dentro das suas vestes multicoloridas de suas praças, jardins e avenidas surgem novas residências numa arquitetura dos grandes centros urbanos.
Dia a dia surgem novos bairros requintados onde seus filhos se esforçam, se esmeram, numa disputa continua de ter a melhor, mais confortável e luxuosa residência.
Você minha querida Montes Claros, esta talhada para ser a grande Metrópole Norte-Mineira. Sua hospitalidade é famosa de norte a sul, por que você não conhece egoísmo por que haverá sempre um lugar para mais um em seu coração de sertaneja simples e pura. Entretanto eu sinto que você esta triste, calada, magoada...
Enquanto tudo se agita dentro de você, enquanto as chaminés das grandes Industrias se elevam comprovando seu sucesso econômico, sobrem novos edifícios, dia a dia inauguram-se grandes centros comerciais surgindo novos empregos. Carros e motos entopem suas ruas escolas em todos os bairros, faculdades surgindo (como num passe de mágica) crianças brincam em suas praças, namorados e seresteiros decantam seu luar. Mas enquanto tudo cresce assustadoramente você hora.
Você chora, querida Montes Claros, e eu sei porque:
Embora você cresça,
Embora você seja amada,
Embora você se desenvolva.
Você Chora por que você não é feliz. Você não é feliz porque se esqueceram que você tem alma. Esqueceram-se que você é vaidosa que você que você é a mulher e como tal, possui um coração muito sensível cheio de amor e esperança para seus filhos.
Que você quer beleza, conforto, civilização mas também quer limpeza e higiene. Que você sente desgastada, insultada cheia de rugas e sulcos, como uma mulher desprezada, maltratada... não percebem que seu coração se sangra vendo suas ruas, praças,avenidas tão sujas cobertas de papeis imundos jogados por mãos movidas pelo vil metal (que corre abundantemente em propagandas eleitorais) num movimento puramente egoísta e interesseiro. E também pela falta de educação de milhares de pessoas que transitam pelas ruas e não têm o mínimo de respeito pela cidade transformando suas ruas e praças num verdadeiro lixo.Que você não poderia ser feliz vendo a indiferença da comunidade em relação ao seu aspecto.
Sua comunidade também é culpada pela sua tristeza sua decepção. Ela se preocupa mais com as “cifras” com a política com o futebol “com o poder e o ter” código que existe exceção felizmente. A maioria corre numa euforia meio alucinada pelos lucros pelos grandes empregos pelas oportunidades. Não pensa em você que está se acabando e se tornando ridícula em seu aspecto físico.
Esquecem-se, tão atarefados, andam, que você precisa de mais atenção mais carinho mais cuidado.
E todos culpam a administração.
É uma maneira muito tranqüila e consoladora jogando toda a culpa na administração publica! Sejamos sinceros “dando César o que é de César”. A administração atual esta se desdobrando fazendo o possível para tornar a cidade limpa agradável sobretudo reparando erros que nossa cidade sofreu nesses últimos anos.
Sabemos que a união faz a força e que a administração jamais poderá fazer tudo sozinha, arcando com erros e galhas de administrações passadas. Portanto é necessário que a comunidade se desperte libertando-se do egoísmo doentio fomentado pela política errada, deixando de lado as paixões partidárias e se conscientize do seu dever como gente. Gente de coração e fibra como é nosso sertanejo. É só questão de sacudi-lo acordando-o para sentir sua responsabilidade dentro da nossa cidade.
Trabalhemos juntos, de mãos dadas com a nossa administração publica, formando uma corrente cujos elos se entrelacem numa cooperação constante com um grande propósito: Que a nossa Montes Claros cresça. Mas cresça maravilhosamente em todos os sentidos e aspectos para a alegria e felicidade sua e de seus filhos.
E para que, minha querida Montes Claros,
Você nunca mais chore!

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima