Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Terra treme em Montes Claros, no Norte de Minas - Em 30 dias, este foi o quarto tremor registrado na cidade. O Observatório Sismológico da Unb acompanha a atividade sísmica da cidade - Daniel Silveira - Moradores de alguns bairros de Montes Claros, no Norte de Minas, sentiram a terra tremer na tarde dessa quinta-feira. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb) confirma que, às 17h17, houve um tremor de terra na cidade, que registrou 2.2 graus na escala Richter. Este foi o quarto tremor de terra registrado na cidade nos últimos 30 dias. ´Alguns destes tremores a população nem sentiu, apenas nós registramos. Há uma atividade sísmica pequena na cidade, cuja origem estamos estudando´, afirma o chefe do Observatório Sismológico da Unb, George Sand.
O primeiro destes quatro tremores em Montes Claros foi registrado em 15 de dezembro do ano passado, e atingiu 2.3 graus. O segundo ocorreu dois dias depois, medindo 2.1 graus. Já em 8 de janeiro foi registrado o terceiro tremor, que mediu 1.8. ´Estes não são os primeiros tremores registrados na cidade. Em 1995 teve um com 3.7 graus, e em 1999 registramos outro de 3.5 graus´, informa Sand.
Segundo George Sand, ainda não se é possível apontar a origem destes tremores, assim como não se pode prever novas ocorrências. Ele revela que está sendo elaborado um relatório, que deve ser divulgado na próxima segunda-feira, no qual vão constar mais detalhes sobre a atividade sísmica que ocorre em Montes Claros. ´A idéia nossa é fazer uma relação do tremor que ocorreu ontem com os outros três registrados anteriormente e, assim, tentar explicar a origem dessa atividade sísmica, que ainda demanda muito estudo´, afirma o analista sísmico, Daniel Caixeta, que se dedica na elaboração deste relatório.
Ainda segundo o Georg Sand, a população não deve ficar assustada com a ocorrência destes tremores. O sismólogo afirma que a atividade sísmica na cidade é pequena, e é pouco provável que ocorra um abalo de grandes proporções, como o registrado em 2007 na comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, também no Norte de Minas. O tremor lá atingiu 4.9 graus, que causou a morte de uma menina de cinco anos, que foi a primeira morte provocada por tremor de terra no país.
´O importante é que a população procure entender o que é um tremor de terra e não se desespere. Montes Claros, pelo que sabemos, é uma cidade bem urbanizada e com bos construções. A possibilidade de transtornos é bem pequena´, avalia Sand.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima