Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: Pesquisadores da UnB vão analisar tremores de terra no Norte de MG - Luiz Ribeiro - Os pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) trabalham na elaboração de um relatório que deve apontar as principais causas da série de tremores de terra que vem ocorrendo em Montes Claros, no Norte de Minas). O estudo deverá ser divulgado na próxima segunda-feira. Em menos de um mês, foram registrados quatro abalos sísmicos na cidade. O último deles, de 2.2 graus na escala Ricther, ocorrido na tarde de quinta-feira, assustou os moradores, mas não causou danos. Nessa sexta-feira, o técnicoDaniel Caixeta, do Observatório da UnB, disse que o epicentro do tremor foi identificado a cinco quilômetros da cidade, às margens da BR 251. O chefe do Observatório Sismológico da UnB, George Sand França, explicou que , neste fim de semana, os técnicos vão analisar todos as informações relacionados com a sismicidade de Montes Claros. Eles vão comparar os dados do tremor da última quinta com outros outros três abalos registrados na cidade recentemente: o primeiro, em 15 de dezembro (2.3 graus na escala Richter), o segundo em 17 de dezembro (2.1) e outro em 8 de janeiro (1.8 graus na Escala
Richter). Os tremores recententes não foram os primeiros da região. Em 1995, foi registrado um abalo de 3.7 graus. Em 1999, ocorreu outro, de 3.5 na escala Richter, mas também sem deixar prejuízos. ´Pretendemos saber qual é a real causa dos tremores, se existe alguma falha geológica ou se alguma queda de gruta, porque a região também é calcária. Mas, também não descartamos a hipótese dos tremores serem provocados pela atividade em alguma pedreira´, afirma Caixeta.
Medo
Uma das preocupações dos moradores é quanto a possibilidade de ocorrer novos tremores e dos eventuais danos. Quanto a isso, Caixeta disse que não vê motivos para pânico, salientando que os prejuízos somente podemser causados por abalos sísmicos acima de 4.0 na Escala Richter. Foi o que ocorreu com a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, também no Norte de Minas, em 9 de dezembro de 2009. O abalo de Caraíbas, de 4.9 graus, provocou a morte da menina Jessiqule Oliveira Silva, de 5 anos, a primeira morte causada por um fenômeno desse tipo no país. O professor George Sand França afirmou em casos de tremores de magnitudade pequena, além da vibração de janelas e móveis , as pessoas que estiverem até 10 quilômetros do epicentro podem sentir, no máximo, uma ´tontura´ . Ele destacou a importância das pessoas se informem mais sobre os fenômenos sísmicos e procurar sempre manter a calma.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima