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montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 5 de outubro de 2024
 

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Mensagem: Mobilidade Urbana: As soluções Urbanísticas para área central de Montes Claros citadas pelo Professor Davidson Caldeira na mens: 78159; sem sombra de dúvidas, são ações que irão facilitar a vida dos transeuntes e veículos que atendem a coletividade como: os lotações – viaturas policiais militares / bombeiros – taxi e ambulâncias. Em 2012 quando foi proposto para todas as cidades com mais de 100 mil habitantes elaborarem seus projetos de mobilidade urbana, por pouco Montes Claros perderia o convênio por falta deste e/ou prazo. Foi ai que, por meio de uma mobilização do Conselho de Veneráveis do Norte de Minas – CONVENORTE que as coisas começaram a andar. O então secretário do MCtrans Coronel Noqueira apresentou um projeto já elaborado pelo município, porém, o prefeito anterior não tinha encaminhado a lei para Câmara Municipal, que autorizaria a assinatura do convênio. Embora o art. 2º da Constituição Federal preconiza o princípio da separação e independência dos poderes, mas, o órgão repassador dos recursos exigia a lei. Foi aí, que, mais uma vez - dia 28/07/2013, o CONVENORTE entrou em ação - o prazo (31/07/2013) para aprovação estava expirando e o município poderia perder a verba de R$ 27 milhões do PAC 2 destinada à mobilidade urbana. Formamos uma comissão, fomos à Câmara Municipal as 07:00 da manhã -28/06, conversamos com o Presidente Dr. Silveira; fomos de salas em salas para convencer os vereadores a colocarem na pauta do dia o projeto para apreciação e aprovação da lei do convênio, mas todos foram unânimes a convocar uma reunião extraordinária para o convênio e terem prazo para conhecer melhor o projeto, já que o novo prefeito Ruy Muniz estava o apresentando em cima da hora. E assim foi feito, houve uma reunião dois dias depois e o convênio foi aprovado e enviado. Hoje o município já foi contemplado com os R$ 27 milhões, tudo indica que em 2015 começam as obras, entre elas, a revitalização das ruas Dr. Santos e Camilo Prates com alargamento dos passeios, transformando-as em corredores para veículos coletivos taxi, ônibus e outros, ficando o trânsito liberado para os demais das 19:00 as 06:00 da manhã; acompanha este projeto a revitalização das Praças Cel. Ribeiro (semi- executada) e Dr. Carlos falta pouco. Pelo menos, é este o projeto original que tivemos acesso superficialmente. Não obstante a resistência de alguns donos de garagens nestas ruas, que alegam o fechamento dos estacionamentos por falta de clientes que não terão acesso durante o dia de sol. Creio que prevalecerá a comodidade dos transeuntes e do transito de veículos. (*) José Ponciano Neto - Tec. Meio Ambiente

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