Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Ir para data:


Efemérides - Nelson Vianna   
74210
Por Efemérides - Nelson Vianna - 1/1/2013 16:02:48
(Durante anos, o escritor e agrimensor Nelson Vianna, nascido em Curvelo e apaixonado por M. Claros, desde que aqui chegou, pesquisou a história da cidade. Foi a arquivos, jornais, revistas e livros, entrevistou pessoas, vasculhou correspondências – enfim, buscou em toda parte fontes que permitissem levantar a história do município de M. Claros. Conseguiu. Processou sua longa procura e publicou "Efemérides Montesclarenses", que cobrem o período de 1707 a 1962, revelando o que - neste período - aconteceu de mais importantes no cotidiano de nossas vidas. Nelson Vianna, apaixonado por M. Claros, reconhecido ao historiador Hermes de Paula, mais novo do que ele, mas seu auxiliar no trabalho, prestou - prestaram os dois, é preciso gritar isto - uma das mais notáveis contribuições à civilização dita montesclarina. Morreu sem ostentar riqueza material, mas o seu legado espiritual cresce a cada dia, embora ainda não seja suficientemente reverenciado. O tempo, sempre ele, também fará esta reparação. Republicar a resenha histórica pacientemente ajuntada pode ser um começo. Pelo calendário do dia, sairá publicado aqui, desde este 12 de janeiro de 2011, o que ele conseguiu desvendar no vasto tempo de 255 anos - entre 1707 e 1962, de uma Montes Claros nascente, criança e juvenil. Ajudará a cidade a se localizar. Talvez, a se achar. E haverá sempre um preito de gratidão a estes dois - Nelson Vianna e Hermes de Paula, e a muitos outros que, no silêncio, onde Deus fala aos Homens, recolhem o aplauso geral):

1 de janeiro

1877 - Toma posse do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros o alferes Antônio José Domingues que, a 14 de maio dêste ano, deixaria aquela função, sendo substituído no dia seguinte por Justino de Andrade Câmara. Serviram de vereadores, no quatriênio 1877-1881, Manoel Durães de Azeredo Coutinho, Felippe Agostinho Velloso, João Luiz Procópio, Luciano Fernandes de Aguiar, João Caldeira Brant, José Soares de Oliveira e João Fernandes de Oliveira.
1897 - Falece dona Ana Maria Teixeira, aos 42 anos de idade. Nasceu em Montes Claros, filha de Domingos José Souto e dona Raymunda Pereira de Vasconcelos Souto. Era casada com Sílvio Teixeira de Carvalho, comerciante e antigo Presidente da Câmara Municipal de Montes Claros.
1898 - Sob a presidência do dr. Honorato José Alves, tomam posse e prestam compromisso, no Paço da Câmara Municipal de Montes Claros, os novos vereadores eleitos que deverão servir na futura Câmara Legislativa de Montes Claros: major Simeão Ribeiro dos Santos, Presidente da Câmara e Agente Executivo; tte. Ezequias Teixeira de Carvalho, Manoel José da Silva Dodô, José Cattoni Pereira da Costa, padre Augusto Prudêncio da Silva, Leolino de Andrade Câmara e Antônio Prates Sobrinho, estando ausentes João Augusto de Andrade, Ovídio Moreira de Melo, João José de Figueiredo e Francisco Cândido de Almeida, sendo que êste tomou posse a 8 de junho de 1898. São 1.º, 2.º e 3.º Juízes de Paz do distrito da cidade, respectivamente, Francisco Peres de Sousa, Eliseu Cândido Rodrigues Valle e Sílvio Teixeira de Carvalho.
1901 - Em sessão especial da Câmara Municipal de Montes Claros, presidida pelo major Simeão Ribeiro dos Santos, tomam posse os novos vereadores que formarão a Câmara Legislativa no período de 1901- 1905: padre Augusto Prudêncio da Silva, Presidente da Câmara e Agente Executivo; vereadores cel. José António Versiani, dr. Hononorato José Alves;. cap. João dos Anjos Fróis, cap. Eugênio Lopes da Silva, cap Eugênio Gonçalves Pereira, tte. Ezequias Teixeira de Carvalho e Antônio Prates Sobrinho. Foram igualmente empossados Tiburtino de Oliveira Pena, Presidente do Conselho de Brejo das Almas; Jose Lopes da Silva, do de Morrinhos; e Teodoro Christiano dos Santos, do de Jequitaí. Na primeira sessão ordinária, que teve lugar no mesmo dia, presidida pelo padre Augusto, foi eleito para o cargo de Vice-Presidente da Câmara, o tte. Ezequias Teixeira de Carvalho.
1905 - Instala-se a nova Câmara Municipal de Montes Claros, tendo na presidência o vereador mais Idoso, cap. Camilo Cândido de Lélis, sendo os demais vereadores que devem servir no período que ora se Inicia: major Joaquim José Costa, tte. cel. Antônio dos Anjos, major Herculano Rodrigues Trindade, tio. cel. Francisco Ribeiro dos Santos, cap. Jacintho Alves da Silveira, Antônio Augusto Corrêa Machado Filho e Antônio Pereira da Silva, estando ausentes os vereadores eleitos, dr. Honorato José Alves e cel. Celestino Soares da Cruz. Depois de misturem o juramento regulamentar de "cumprir lealmente o seu dever de vereador déste município de Montes Claros, promovendo quanto em si couber o bem estar e prosperidade do município", procedeu se à eleição para formação formação da Mesa, sendo eleito para Presidente da Câmara, o dr. Honorato José Alves; para Vice-Presidente, o major Joaquim José Costa que, após a eleição, assumiu a Presidência. O dr. Honorato Alves tomaria posse a 23 de janeiro de 1905.
1908 - Realiza-se a reunião da Câmara Municipal de Montes Claros para a posse e juramento dos novos vereadores eleitos e a formação da Mesa para a direção do município, no período que ora se inicia. Assumiu a presidência o major Herculano Rodrigues Trindade, como vereador mais idoso, sendo os demais os seguintes: Jovino Alves Versiani, tte. cel. Antônio dos Anjos,
1925 - O cônego Marcos Van In é nomeado Vigário de Montes Claros.
1937 - Falece dona Júlia Chaves e Prates, aos 75 anos de idade. Era viúva do antigo professor da primeira Escola Normal Oficial de Montes Claros, João Antônio Gonçalves Chaves.
1939 - Toma posse a nova Diretoria da União Operária e Patriótica de Montes Claros para o exercício de 1939, tendo sido eleito Presidente o construtor Francisco José Guimarães.
1948 - No Paço da Prefeitura Municipal de Montes Claros, tomam posse o Prefeito, Vice-Prefeito e vereadores eleitos no pleito de 23 de novembro de 1947. Prefeito Municipal, dr. Alfeu Gonçalves de Quadros; Vice-Prefeito, Athos Braga; vereadores: Hildeberto Alves de Freitas, Domingos Lopes da Silva, dr. Antônio Augusto Velloso, José Joaquim Pereira Dê, Antônio de Oliveira Fraga, Gorgônio Mendes Cardoso, Alvino Pereira de Sousa, dr. Carlos Gomes da Mota, José Dias da Silva, Filomeno Ribeiro dos Santos, dr. João F. Pimenta, João Soares de Carvalho, João Lopes Martins, Mauro de Araújo Moreira e dr. Pedro Santos. Primeiro Juiz de Paz pelo distrito da cidade, Pedro Ferreira Paulino.
1951 - Sai o primeiro número do jornalzinho "A Tribuna do Norte", quinzenário sob a direção do padre Aníbal Pereira dos Reis.
1960 - E` criada nesta cidade a Associação dos Contabilistas de Montes Claros.




Selecione o Cronista abaixo:
Avay Miranda
Iara Tribuzi
Iara Tribuzzi
Ivana Ferrante Rebello
José Ponciano Neto
Manoel Hygino
Afonso Cláudio
Alberto Sena
Augusto Vieira
Avay Miranda
Carmen Netto
Dário Cotrim
Dário Teixeira Cotrim
Davidson Caldeira
Edes Barbosa
Efemérides - Nelson Vianna
Enoque Alves
Flavio Pinto
Genival Tourinho
Gustavo Mameluque
Haroldo Lívio
Haroldo Santos
Haroldo Tourinho Filho
Hoje em Dia
Iara Tribuzzi
Isaías
Isaias Caldeira
Isaías Caldeira Brant
Isaías Caldeira Veloso
Isaías veloso
Ivana Rebello
João Carlos Sobreira
Jorge Silveira
José Ponciano Neto
José Prates
Luiz Cunha Ortiga
Luiz de Paula
Manoel Hygino
Marcelo Eduardo Freitas
Marden Carvalho
Maria Luiza Silveira Teles
Maria Ribeiro Pires
Mário Genival Tourinho
montesclaros.com
Oswaldo Antunes
Paulo Braga
Paulo Narciso
Petronio Braz
Raphael Reys
Raquel Chaves
Roberto Elísio
Ruth Tupinambá
Saulo
Ucho Ribeiro
Virginia de Paula
Waldyr Senna
Walter Abreu
Wanderlino Arruda
Web - Chorografia
Web Outros
Yvonne Silveira