Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sábado, 25 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°43713
De: Bibi Pilomba Kibuuca Data: Quarta 25/2/2009 17:18:53
Cidade: São José dos Camps

Utilizo deste maginifico espaço para denunciar um fato que está acontecendo em São Romão, norte de Minas. Passei por esta cidade no periodo de carnaval e fiquei estarrecida com a irresponsabilidade daquele munícípio quanto ao uso da balsa. à noite os balseiros não ligam os refletores para iluminar o rio, a balsa vai sempre lotada de carros, caminhões, ônibus e pessoas da região que necessitam atravessar o belo Velho Chico, o perigo é constante, pois a escuridão é grande e não tem nenhuma luz que indica que naquele rio tem uma balsa atravessando, caso venha uma embarcação de qualquer lado, certamente ocorrerá acidente pois o rebocador também não estava sendo ligado para empurrar a balsa, agravando mais ainda o risco de acidentes. Questionei a algumas pessoas que estavam na balsa o por quê de não ligar as luzes e o motor do rebocar, fiquei sabendo que o prefeito autorizou que fosse feito dessa forma a fim de cortar gastos.Respeitosamente peço a FRANAVE que verifique esta situação antes que algo muito grave aconteça durante aquela travessia. O velho Chico não merece receber vítimas de acidentes, por favor!!
Bibi.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43710
De: Dário Cotrim Data: Quarta 25/2/2009 16:48:10
Cidade: Montes Claros

ESTAMOS FINANCIANDO AS DROGAS

Dário Teixeira Cotrim

De cada dez centavos que é dado aos pedintes nos semáforos de Montes Claros, 90% desse dinheiro vai para o crime organizado. Estamos financiando as drogas e o crime organizado em nossa cidade. Os jornais dizem isso todos os dias. Por outro lado, os traficantes agradecem aos cidadãos de bom coração, os que têm comiseração dos falsos ‘aleijados’ e das ‘crianças delinqüentes’ que atuam em pontos estratégicos da cidade. Essas crianças crescem ganhando dinheiro fácil, quando chegam à idade adulta aderem ao mundo do crime, assaltando, matando, estuprando, prostituindo, traficando e cometendo pequenos furtos. Então, para eles, será preciso praticar atos ilícitos para que possam continuar sustentando os malditos vícios, aqueles que nós mesmos os incentivamos que adquirissem ainda na infância da vida.
Com a benevolência nossa estamos construindo assassinos que poderão fazer com as nossas famílias o mesmo que fizeram Alexandre Nardonni e Ana Carolina Jatobá com a menina Isabela Nardonni, jogando-a do prédio em que moravam. Também o que Lindemberg Alves fez com a sua namorada Eloá Cristina Pimental, que assassinou-a com vários tiros depois de tê-la seqüestrada. O triunfo do inferno é quando o povo honra o ladrão, o incompetente, o corrupto, o mentiroso, o preguiçoso. Este é o preço da nossa irresponsabilidade. Disse Silva Alvarenga que a “moeda despendida ou tarda ou nunca volta”, mas quando ela volta vem acompanhada da desgraça e não sabemos em que porto irá atracar a maldita desgraça.
Quando se oferece a uma criança uma moeda de dez centavos, também lhe é oferecida uma péssima oportunidade para a sua delinqüência. Muitas vezes a próxima vítima é a própria pessoa que lhe dá na mão uma simples moeda. A moeda existe para o troco e não para as esmolas. O Brasil é hoje um país onde o programa social do governo federal é o mais abastado de recursos. Entretanto, não se aplica devidamente esse dinheiro em benefício do povo. O que acontece é a compra de dignidade humana. Assim, o povo deixa de ser gente e passa a ser um objeto de manipulação dos maus políticos. Quem promete mais tem mais votos. A fome é uma conseqüência do desemprego e por isso gera os pequenos furtos. Caso houvesse empregos não seria necessário o ‘bolsa família’. Aliás, sabemos muito bem que o ‘bolsa família’ existe para delinqüir e não para saciar o desejo dos esfomeados.
Sem um programa social sério que venha a contemplar as camadas sociais mais necessitadas, a violência agiganta-se contra os homens bons. Enquanto isso, o governo federal vai empurrando a nação para um buraco negro, que poderá no futuro acabar numa tragédia sem precedentes. Entendemos que o desvio do dinheiro público já é o bastante para produzir pequenas quadrilhas. Quadrilhas essas que podem tornar-se organizações bem organizadas. Hoje já convivemos como o PCC (Primeiro Comando da Capital) em São Paulo e o CV (Comando Vermelho) do Rio de Janeiro.
Crianças não precisam de moedas, crianças precisam de amor. Crianças não precisam de esmolas, crianças precisam de escolas. Crianças não precisam de trabalho, crianças precisam de brinquedos. Só amor, escola e brinquedos é que serão necessários para dotarem as crianças de dignidade. Para o combate à fome, que é uma tragédia em nosso país, existem as ONG’s espalhadas em todo território nacional e também o programa do ‘bolsa família’. Antes de dá um dinheirinho para alguém é salutar que se pense duas vezes. Será que este é o caminho correto? Estou agindo com sinceridade? Finalmente eu entendo que o prazer não tem começo e a tristeza não tem fim.

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros
Academia Montesclarense de Letras

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43703
De: Silva Antunes Data: Quarta 25/2/2009 11:39:20
Cidade: Montes Claros MG

Gostaria de chamar atenção da polícia de trânsito, que fizessem uma fiscalização mais rigorosa em relação as motos que transportam para o colégio crianças menores de 12 anos em suas garupas, com capacetes enormes. Todos os dias quando vou para o trabalho, falto morrer do coração, vendo tantas vidas inocentes correndo tanto risco, e não se vê nenhum guarda de trânsito para fazer valer a legislação. Creio que as crianças agradeceram pelas suas vidas!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43701
De: PM Data: Quarta 25/2/2009 10:57:50
Cidade: Montes Claros

BO 10.790/09: Às 21h17m, de 24 de fevereiro de 2009, na rua Hermenegildo Soares Malaquias, nr 140, bairro Esplanada, área da AISP 100, segundo testemunhas, A vitima Danyllo Oliveira Melo Aquino, vulgo Bipão, 19 anos, residente no bairro Esplanada, possui 02 passagens no sistema COPOM, encontrava-se no bar do William, em companhia da sua irmã, Dayvane Santos Oliveira Aquino, 20 anos, desocupada e de Valéria Cristina Soares Santos, 24 anos, doméstica, residente na rua Lagoa Itaguaí, nr 60, bairro Interlagos, momento em que 02 indivíduos chegaram no local em uma motocicleta Honda Fan, cor preta, na qual um passageiro desceu da moto armado com um revólver e efetuou vários disparos contra a vítima, evadindo em seguida. Danyllo Oliveira Melo Aquino foi atingido com 01 disparo na cabeça, 02 no tórax, 01 no abdômen e 01 na coxa direita. Vítima foi socorrida ao HPS Santa Casa onde deu entrada sem vida. Valéria Cristina Soares Santos foi atingida de raspão no abdômen lado esquerdo, sendo também socorrida ao HPS Santa Casa, onde foi medicada e liberada. Os suspeitos da autoria do homicídio são indivíduos conhecido por Pedro e Baiano. Ainda segundo testemunhas do local os autores trocaram de veículo, usando um Ford Belina, placa GQB 9899, cor azul, que envolveu em acidente na rua Itacambira, bairro Monte Alegre. Após o acidente os autores abandonaram o citado veículo, que foi apreendido conforme BO nr 10.773. Testemunhas afirmaram que um dos autores deixou cair um revólver, porém retornou e recuperou o mesmo. Houve intenso rastreamento sendo que a equipe GIPV acompanhou a ocorrência. A Polícia Militar continua procedendo levantamentos no intuito de identificar os autores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43700
De: Portal O Tempo Data: Quarta 25/2/2009 10:53:24
Cidade: Belo Horizonte

Jovem de 19 é assassinado com cinco tiros dentro de bar em Montes Claros - Karina Alves - Um jovem de 19 anos foi assassinado com cinco tiros dentro de um bar, em Montes Claros, no Norte de Minas.Segundo informado pela PM, o rapaz estava no bar acompanhado da irmã, de 20 anos, e de uma doméstica, de 24, durante a noite da última terça-feira. Por volta de 21h15, dois suspeitos se aproximaram em uma moto preta e o passageiro atirou contra a vítima várias vezes. Além da morte do rapaz, a irmã dele ficou ferida com um tiro de raspão no abdômen. Segundo relato de testemunhas à PM, os suspeitos fugiram em um Ford Belina azul e acabaram se envolvendo em um acidente no bairro Monte Alegre. Eles teriam abandonado o veículo e fugido com uma arma. Os suspeitos continuam foragidos e as motivações do crime ainda são desconhecidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43698
De: Malena Data: Quarta 25/2/2009 10:29:17
Cidade: M. Claros

Faleceu nesta madrugada na cidade de Curvelo, o Sr. Manoel Gomes de Carvalho, mais conhecido como Nozinho Mangabeira. De acordo com um dos netos, Sr. Nozinho, que completaria 99 anos no próximo dia 29 de junho, faleceu em decorrência de problemas pulmonares. Durante muitos anos prestou serviços na Receita Estadual de Montes Claros, como fiscal. Atualmente residia em Curvelo, com um dos filhos. Foi um dos primeiros moradores do bairro Santo Expedito e era primo de Cula Mangabeira, que deu nome a uma das principais avenidas da cidade. O sepultamento será nesta tarde em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43697
De: Rafael Data: Quarta 25/2/2009 09:46:36
Cidade: Montes Claros - MG

Referente a mensagem N° 43659 do Mário Lúcio C. Faria Eu estava em uma propriedade proxima ao acidente. A menina de aproximadamente 17 anos, faleceu na hora, tive noticias que o rapaz foi atendido pelo corpo de bombeiros mas não resistiu e faleceu tambem. Este acidente ocorreu aproximadamente as 05:00. As 18:00 ocorreu no mesmo local outro acidente porem sem vitimas fatais.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43687
De: Alberto Data: Terça 24/2/2009 18:12:37
Cidade: Montes Claros

Grande nuvem com relâmpagos e trovoadas sobre serra do ibituruna aqui em M. Claros, promete refrescar fim do carnaval

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43680
De: Junior Data: Terça 24/2/2009 11:51:45
Cidade: Montes Claros - MG

Mensagem N° 43677 De: Tim Neto Data: 24/2/2009 10:24:43 - Fico feliz que o Pentaurea Clube estaja tomando providências em relação a baderneiros que vão para o clube acabar com o sussego das famílias que lá vão para descançar. Mais o clube tem que tomar conta também dos adolecentes filhos de sócios que vão para o Pentaurea apenas com o intuito de fazer baderna e avacalhar com a comida e descanço dos outros. Em janeiro estava acampado com minha família e minha noiva e jovens de 16 e 17 anos filhos de sócios brigaram com pessoas mais velhas e trabalhadoras, até a Polícia Militar foi acionada para registrar boletim de ocorrencia. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43679
De: PM Data: Terça 24/2/2009 10:56:38
Cidade: M. Claros

BO 10.635/09: Às 22h40mim de 23/02, a polícia militar foi acionada a comparecer a Av Deputado Esteves Rodrigues, centro, onde a vítima Ivani Pereira, 55 anos, advogado, informou que um indivíduo magro, moreno, trajando calça jeans e camisa estampada, entrou na frente de seu veículo Fiat/Pálio WK Adventure, Cor Preta, placa DES-3123, chassi 9BD17309934086267, ano 2003, obrigando-o a parar. Em seguida, aproximou-se um outro indivíduo gordo, baixo e moreno, que o agarrou pelo pescoço, tirando-o do interior do veículo. Posteriormente, o primeiro autor adentrou no veículo e assumiu a direção. Os autores também roubaram-lhe a quantia de R$100,00 em dinheiro e um cheque de R$200,00, evadindo em seguida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43677
De: Tim Neto Data: Terça 24/2/2009 10:24:43
Cidade: Montes Claros

Enfim, o Pentáurea Clube dá sinais de que avança de regresso aos bons velhos tempos. Digo isto porque frequentei o clube nestes dias de Carnaval e vi que deu certo, começou a dar certo, o esforço para que o clube se recupere e volte aos seus melhores dias, como o planejou o nunca sempre suficientemente louvado fundador Hermes de Paula, cujo centenário de nascimento será comemorado este ano. A diretoria instituiu uma pulseira para todos os frequentadores, pondendo com isto impedir que intrusos, às vezes violentos, baderneiros, viciados, entrassem no clube através do seu entorno verde. O que se viu então foi um clima de paz e harmonia, sem excessos e sem ruídos que extrapolem os limites da alegria em tempos de carnaval. O próximo passo será recuperar a Festa de São Pedro, que nos últimos anos tomou contornos de festival tipo "liberou geral". Ponto para este clube, que tenta recuperar um espaço das famílias de Montes Claros, generoso no clima e na frequência, longamente construído com esforço de todos desde o centenário, em 1957. Os clubes - nunca será demais lembrar - são espaços do bem, da educação, das famílias, dos costumes saudáveis, da nossa cultura, e não escolas de alcoolismo e de excessos de todo tipo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43673
De: Flávio Data: Terça 24/2/2009 06:38:49
Cidade: Moc-MG

A previsão do tempo para hoje e os próximos 2 dias é sol com pancadas de chuva à tarde. Vamos aguardar...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43669
De: fabiano Data: Segunda 23/2/2009 20:06:37
Cidade: moc-mg  País: brasil

cometa Lulin poderá ser visto no céu com brilho máximo na madrugada desta terça-feira . Ele é esverdeado, circula no sentido oposto ao dos planetas e tem duas caudas. Nesta terça, Lulin atingirá sua aproximação máxima com a Terra e estará a cerca de 60 milhões de quilômetros, menos de metade da distância entre a Terra e o Sol. Para observar o astro no seu momento mais luminoso, será necessário estar em um lugar com céu limpo e longe das luzes da cidade. Se as condições forem favoráveis, será possível ver o cometa a olho nu, mas ter um binóculo à mão é recomendável. O Lulin circula em sentido oposto ao dos planetas em torno do Sol. Como a Terra está indo na direção contrária à do cometa, a velocidade aparente do astro será alta. O cometa foi visto pela primeira vez em julho de 2007, por observadores asiáticos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43668
De: fagundes Data: Segunda 23/2/2009 20:03:46
Cidade: moc-mg  País: brasil

festa de carnaval terminou de forma trágica na madrugada do último sábado, em Pirapora, no Norte de Minas. Segundo informações do major Renato Coelho de Oliveira, após desentender-se com três pessoas, um rapaz tirou do bolso um revólver calibre 32 e atirou várias vezes contra as vítimas. Um jovem ficou ferido na mão esquerda, outra vítima foi alvejada na perna esquerda e um adolescente foi baleado na perna direita. A Polícia Militar tentou conter o rapaz, mas, com a arma em punho, ele se virou na direção de um dos militares. Conforme o major Renato, para se defender, o policial atirou no suspeito. Ele chegou a ser socorrido e conduzido ao pronto-socorro local, mas não resistiu ao ferimento e morreu ao dar entrada. As três vítimas também foram socorridas, mas não correm risco de morte. O caso será apurado pela Justiça Militar Estadual.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43666
De: Lari Data: Segunda 23/2/2009 19:08:57
Cidade: Catalao/GO

Nós de catalão Goiás, ficamos muito tristes em saber da notícia de que nosso colega Luciano faleceu em acidente de transito, onde foi fechado na estrada e capotou seu veiculo com sua esposa gravida de 4 meses e sua sogra. Luciano, faleceu nos braços de sua amada esposa,onde em um ato desesperado protegeu sua esposa gravida jogando-se sobre ela, para que assim salvasse as 02 vidas que tanto amava. Deixando neste mundo um pedaço dele e muita saudade a todos nós.
Força Maria dos Anjos, (hospitalizada no hospital de montes claros).
Uma história de amor assim tao bela, nao podia ter este final. Mas Deus sabe o que faz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43665
De: Corpo de Bombeiros Data: Segunda 23/2/2009 18:47:57
Cidade: Montes Claros

Aconteceu neste sábado, 21 fevereiro, um grave acidente na rodovia BR 365, Km 35, zona rural de Montes Claros, onde uma moto do tipo Honda Titan veio colidir com caminhão caçamba tipo Mercedes Benz que estava carregado de quartzo. O acidente deixou duas vitimas, sendo o condutor, que apresentava escoriações generalizadas; e o garupa da moto, que apresentava TCE grave e ausência de sinais vitais. O motorista da caçamba nada sofreu. Segundo relatos do motorista da caçamba, a motocicleta teria entrado subitamente , do acostamento para a pista de rolamento, no que ocorreu a fatalidade. O condutor da motocicleta recebeu os atendimentos de APH e após ser ser imobilizado com colar cervical e prancha longa foi conduzido pela guarnição BM até o HPS Santa Casa de Montes Claros

Por volta das seis horas da manhã desta segunda feira, 23 Fev 09, guarnição BM, comandada pelo SGT BM Figueira conseguiu localizar cinco jovens que, no dia 22 Fev 09, ao saírem para fazer passeio num parque florestal de Montes Claros (Parque da Sapucaia), se embrenharam na mata e como conseqüência da falta de experiência em trilhas bem como desconhecimento do local, se viram perdidos na mata. Dos cinco jovens, três eram do sexo feminino e dois do sexo masculino, sendo que, uma das jovens, estando com o celular, conseguiu fazer contato com os bombeiros, via 193, e solicitar ajuda. No local, após tentar novo contato ao celular da solicitante, a guarnição BM não obteve êxito. Foi então que a guarnição desencadeou trabalhos de progressão noturna na mata do parque e, com a utilização de equipamentos e técnicas apropriadas iniciou trabalhos de busca pelas trilhas do parque seguindo em direção ao suposto local onde os cinco jovens informaram estar. Após intensas buscas, com auxilio de um funcionário do parque, a guarnição conseguiu localizar e fazer uma triangulação da área citada pela solicitante e, após varias horas de caminhada pela mata, foi somente ao raiar do dia, pela manhã, é que a guarnição conseguira novo contato com os campistas, que já se encontravam retornando pela trilha correta, em direção à cidade de Montes Claros. Foi então que, avaliadas as condições físicas e de saúde dos jovens, a guarnição BM constatou não haver nenhum ferido. Os jovens foram conduzidos na viatura BM até o centro da cidade, onde retornaram para suas residências.

Acionados na tarde de sábado, 21 fevereiro, os Bombeiros do 7º BBM deslocaram até a MGT 1222, Km 224, no município de Capitão Enéias, onde atendeu ocorrência de acidente automobilístico com vitimas presas às ferragens. Tratava-se de veiculo tipo FIAT PÀLIO WEEKEND, placa de Catalão / GO, capotado às margens da rodovia e contendo em seu interior o condutor, que apresentava traumatismo craniano grave e ausência de sinais vitais; e a passageira, que estava consciente e apresentava escoriações generalizadas e fratura de fêmur. Ambos os ocupantes do veiculo estavam presos às ferragens. Sinalizando o local e fazendo uso de equipamentos de proteção individual e do aparelho desencarcerador, a guarnição BM retirou as ferragens de sobre as vitimas, imobilizando a passageira em prancha rígida longa tendo então ficado sob os cuidados de equipe do SAMU. Após os trabalhos da pericia, o corpo do motorista foi retirado ficando então sob os cuidados do perito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43663
De: Isabel Cabral da Costa Data: Segunda 23/2/2009 15:21:22
Cidade: Viseu - Portugal /PO

Olá! É muito bom verificar que continuam com a vossa vitalidade e alegria contagiante. Ouvir a vossa rádio, é como abrir a janela e deixar entrar o sol. Um grande abraço para toda a equipa. Isabel Cabral da Costa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43662
De: PM Data: Segunda 23/2/2009 15:08:06
Cidade: Montes Claros

BO 10.419/09: Às 21h04min deste domingo, 22/02, a guarnição comandada pelo Cb Mendes compareceu a Frei Damião, bairro Santa Rafaela, onde testemunhas informaram que chegaram ao local, dois indivíduos numa motocicleta de cor escura e trajando roupas escuras. O passageiro desceu da motocicleta de arma em punho e efetuou vários disparos, provavelmente de revólver, tendo acertando a vitima Marcos Menezes Silva, 29 anos, serviços gerais, com um tiro no lado esquerdo do crânio, atrás da orelha, inclusive com perca de massa encefálica, que caiu próximo ao meio fio da via. A vítima foi socorrida pela equipe do SAMU ao HPS Santa Casa, onde ficou sob cuidados médicos. A vitima Adão Paulo da Silva, 62 anos, aposentado, proprietário do "Bar", que funciona em frente ao local do fato, também foi atingido com um tiro nas costas, sendo socorrido por populares ao HPS Santa Casa. A equipe do GIPV (Grupo Integrado de Proteção à Vida), comandada pelo Cb Hudson Ranley compareceu ao local e realizou os levantamentos.
BO 10.663/09: Às 14h00 deste sábado, a guarnição do Cabo Carlindo foi acionada a comparecer na Rua seis, bairro Chácara das Paineiras onde, segundo o solicitante Senhor Romersson Hermemy de Castro, quatro indivíduos encapuzados, trajando roupas pretas, armados com armas de fogo e um facão, adentraram na chácara e anunciaram o assalto, rendendo a vitima Anderson de Morais dos Santos, 28 anos, vigilante, residente na rua "B", bairro Maria Candida, subtraindo do mesmo 01 celular. Os autores amarraram em um quarto da chácara, a vítima Valdemar Gonçalves de Aguiar, 58 anos, caseiro, residente na rua "Seis", Chácara das Paineiras. Ao saírem do local, levaram como refém a vitima Oldair Rodrigues do Nascimento, 20 anos, caseiro, que também reside na rua "Seis", Chácara das Paineiras, juntamente com uma feira de mantimentos e um celular. Duas horas depois a vítima Oldair Rodrigues, chegou à chácara dizendo que teria sido liberado pelo os autores próximo da chácara das irmãs. Os autores ainda não foram localizados.
BO 10.228/09: Desde as 20h57 deste sábado, a Polícia Militar realiza buscas no intuito de localizar dois autores que praticaram um roubo num Motel da cidade. A viatura comandada pelo Cabo Araújo compareceu na Rua Maceió, bairro Santo Antônio, onde funciona o Motel. Eles foram informados pela vítima Cleuza Vieira, 46 anos, serviços gerais, residente na rua "J", Santo Antônio que dois autores chegaram à portaria do Motel, estando um deles armado com uma arma de fogo, anunciaram o assalto e roubaram do caixa a quantia de R$931,00 (novecentos e trinta e um reais) em dinheiro. Em seguida os autores abordaram as funcionárias Maria Soares da Silva Almeida, 46 anos, camareira, residente na rua oito, bairro Santo Antônio II, roubando da mesma um celular e da vítima Loredanne Lopes dos Santos, 20 anos, recepcionista, residente na Rua Izabel Barbosa, bairro Delfino Magalhães, R$400,00 (quatrocentos reais) em dinheiro, 01(um) celular, seu CPF e 01(um) cartão da Caixa. Em seguida os autores evadiram tomando rumo ignorado.
BO 10.310/09: A Polícia Militar está à procura de um homem que praticou um assalto no posto de combustível localizado na Av. Deputado Esteves Rodrigues, Centro, por volta das 05h32 deste domingo. A guarnição do Cabo Lourenço compareceu ao local e fez contato com a vítima Alaides de Jesus Gonçalves, 45 anos, atendente, que relatou que se encontrava de serviço no posto de combustível, quando foi abordado por um indivíduo armado com uma pistola. O autor roubou do caixa a quantia aproximada de R$ 600,00 (seiscentos reais) em dinheiro e evadiu em direção a região central. Houve rastreamento e monitoramento das câmeras do olho vivo, porém o citado autor ainda não foi localizado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43659
De: Mário Lúcio C. Faria Data: Domingo 22/2/2009 22:44:09
Cidade: Montes Claros(MG)

Notícias dão conta que houve um acidente grave na entrada de Juramento(MG), envolvendo uma moto que conduzia um casal de namorados,hoje por volta das 6 horas da manhã, com uma pessoa morta e outra gravemente ferida. Pedimos a quem tem mais informações deixar a notícia, com maiores detalhes, neste Mural.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43655
De: Raphael Reys Data: Domingo 22/2/2009 18:56:20
Cidade: Moc - Mg  País: Br

A CAPA DA CACHAÇA

Bêbado sempre dá sorte! O bêbado, quando está liso e com vontade de tomar uma branquinha acha dinheiro na rua. Bebe fiado, dá o cano no botequineiro e continua bebendo no mesmo bar. Encontra outro colega de desdita que paga a sua e quando chega atrasado ao serviço em virtude da ressaca miserável é perdoado pelo patrão que não desconta a falta em folha.
Quando retorna ao lar, não cai em buracos, tem sempre um anjo da guarda de todo tamanho o amparando-o. Bernardo Bruno disse que: a criança e o burracho, Deus põe uma mão em cima e outra em baixo! Segundo a mística do bebum, o diabo também dá uma mãozinha ao afilhado.
As almas penadas que estão vagando nos Hades vêem para sugar o ectoplasma de quem bebe. Ficam grudados na aura do usuário etílico que não se agüenta de pressa para o dia terminar logo, para ele e os amigos marcarem presença no bar.
Aqui nos Montes Claros alguns apreciadores da caninha com "ruzáro" ficaram ricos em decorrência desse apego pela cruel. Encheram a cara dormiram de fogo e, acordaram milionários. Senão, vejamos.
O saudoso empresário e desportista Eunilson Preto, num sábado saíram cedo para tomar todas. Um cambista veio oferecer-lhe um bilhete da Federal e, não o encontrando, deixou o mesmo na gaveta da escrivaninha do rabudo. Eunilson acordou domingo com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, com o cambista chamando à porta e avisando que o bilhete fora contemplado com o primeiro prêmio!
Um ilustre cidadão do Brejo das Almas, digno ex-empresário do ramo de transportes de cargas e atual comerciante de automotivos chegou aqui liso e em busca da sua sobrevivência. Arranjou um bico para vender bilhetes. Comercializava quadras inteiras! Num sábado tomado pela saudade pelos amigos que deixou no Brejo encheu o pandú com várias doses de branquinha no bar do Bébé dormiu e escornou no maior fogo.
Ao acordar, no domingo pela manhã lamentando o possível prejuízo dos bilhetes a serem pagos descobriu ter sido contemplado com o primeiro prêmio quatro vezes! Foi à capa da cruel branquinha que vestira na noite anterior a grande responsável por ele ter ficado podre de rico. Quem bebe tem amigos na terra e nos Hades!
Mário, na Pioneira dos Milhões, em 1962, tomou umas Viriatinhas dormiu com o tóba cheio de cachaça, não vendeu os bilhetes da Federal e como os anteriormente citados, ficou milionário. Se mandou da cidade para não emprestar dinheiro a parentes e falsos amigos. Outro cambista do mesmo revendedor vendeu o bilhete, recebeu o pagamento, antecipadamente foi buscar o bilhete para entregar e se esqueceu. Encheu a cara e foi dormir!O bilhete deu na cabeça e ele, milionário se mandou com a roupa do corpo levando o prêmio alheio.
Consta estar foragido morando no povoado de Andirobal dos Crentes, no interior do Maranhão e, usando identidade falsa comprada na Praça da Sé, em São Paulo..
Outro que não vendeu a quadra de bilhetes do elefante, que estava em sua posse tomou várias doses no bar do Rosental, próximo ao campo do Ateneu arriou o pandú e acordou rico foi o nordestino Abdias. Comprou fazendas e construiu imóveis na cidade. Deitou e rolou na sorte! Esnobou grana para todos os lados. O homem tinha o santo forte!
Com a veiculação da boa notícia de que cambista que escorna na cachaça acabava ficando rico, levou uma dúzia de eles a encharcar o bico na cruel crescendo a barriguinha, descascando as canelas, afinando o pescoço. Faleceram prematuramente com os bolsos vazios por terem tomado cana desdobrada ou curtida no álcool. A popular fubúia!
Aviso aos navegantes e leitores: A cachaça que traz boa sorte a quem a toma é a pinga pura por origem! Quem bebe cana tem que ter finesse. Tem que ter compostura e postura, pois o diabo tem uma capa e uma campa!
Olho vivo!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43653
De: Web Outros Data: Domingo 22/2/2009 07:12:28
Cidade: BH

A decisão do STF
Manoel Hygino -Jornal Hoje em Dia

Não é de meu gosto fazer “novelinha” nestes comentários diários. Mas, há casos, questões e circunstâncias que convidam ou impõem a estender o tema por mais escritos. É o caso da decisão da mais alta corte de Justiça do país, que estabelece que a pena só deve começar a ser cumprida quando não houver mais qualquer possibilidade de recurso a tribunais superiores.
É algo extremamente perigoso, e o bom-senso leva todos os cidadãos, mesmo os sem o mínimo conhecimento de Direito, a ser contra, pelas conseqüências que advierem.
No noticiário diário que me chega do Montesclaros.com, de Paulo Narciso, li – no dia 11 deste mês – que dois homens numa moto Titan preta tentaram matar, no princípio da noite, o ex-presidiário Romilson Ferreira dos Santos, de 21 anos.
Ele passava de bicicleta com a namorada por uma avenida, quando levou dois tiros de revólver. Os disparos atingiram o pescoço do rapaz, levado à Santa Casa local.
Lição da história. Nossas vias públicas estão cheias de delinqüentes, os que evadiram da prisão, os em condicional, que fazem das ruas campo de batalha para velhas disputas, pois a polícia não pode estar junto ou atrás de cada criminoso, todo o tempo.
Lugar dessa gente seria na cadeia.
Mas como, se elas estão superlotadas e autoridades até dispensam os detidos, por que não há como detê-los de trás das grades?
É uma situação grave, convenha-se, e o poder público tem muitas obras serviços a prestar à sociedade, numa difícil escala de prioridades.
Nesta hora, lembro o premier Shimon Peres, de Israel:
“Governar é fixar prioridades”.
Mas, como?
Uma pesquisa inédita da Associação dos Magistrados Brasileiros revelou que 85% das varas judiciais do país estão sobrecarregadas com mais de mil processos em tramitação. No sul e sudeste, em mais de 70% das varas, existem acima de 2.500 processos aguardando julgamento.
O excesso de trabalho, associado à falta de estrutura física, são apontados pela entidade como as principais causas da morosidade.
Para não me estender muito:
São 68 milhões de processos.
Deixo a linha acima para meditação do leitor e com ele raciocino.
Quantos milhões de casos sequer chegaram a essa fase?
Quantos sequer ultrapassaram os limites de ocorrências policiais, porque as vítimas não querem se expor?
Em jornal carioca de sexta-feira, 13 de fevereiro deparo manchete de primeira página: “O STF agora solta réus de casos de estupro, roubo e estelionato”.
De fato, de uma só vez, foram liberados um condenado por tentativa de estupro, um estelionatário, um ladrão e dois acusados por apropriação de bens e rendas públicas.
É o desdobramento da decisão ao Supremo, segundo o qual têm direito à liberdade presos cuja condenação não transitou em julgado, ou seja, admite recurso.
Só os ministros Ellen Grace e Joaquim Barbosa votaram contra, por entenderem que, em alguns crimes graves, o réu não merece recorrer em liberdade.
Dos cinco mencionados, quatro já se encontravam soltos por liminar.
Também me chega a indignação do promotor de Justiça de Montes Claros, Felipe Caires, contra a decisão ao STF. Como cidadão, ele alerta a sociedade sobre a barbárie que se abaterá sobre o país, caso a decisão não seja revista.
A decisão não precisa ser obrigatoriamente seguida, por não possuir força vinculante. Mas se o condenado em segunda instância tiver fôlego e dinheiro suficientes, ao recorrer poderá impetrar habeas- corpus até no STF e, assim, garantir o seu mais “novo” direito de permanecer solto pelo menos uns dez anos após o crime.
Citado por Caires, o ministro Joaquim Barbosa lembrou que só de um dos réus, em processo de que é relator, foram julgados 62 recursos no Supremo.
Alguns membros da Corte estão fora da realidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43647
De: JOSÉ PRATES Data: Sábado 21/2/2009 17:29:40
Cidade: RIO DE JANEIRO - RJ

O NARCO-TRÁFICO CRESCE
JOSE PRATES
“Com o uso de helicóptero e viaturas, a PM apreendeu, hoje, cocaína, crack e armas nas Vilas Oliveira e Mauricéia. Oito pessoas foram presas.” Esta é a notícia que nos chega pelo Montesclaros.com. sem alarde, quase num canto de página, como acontecimento de rotina, porque, de fato, é rotina em qualquer cidade grande. O Ministro Tarso Genro avaliando a ação colombiana contra a FARC disse em entrevista à BBC Brasil que "os principais problemas de segurança na região estão vinculados ao tráfico de drogas, aos desequilíbrios sociais regionais, que implicam desequilíbrios entre Estados, e à precariedade ainda da integração econômica na América Latina" O tráfico de drogas não influi, apenas, nos problemas de segurança na America latina, como disse o Ministro, mas e principalmente, na segurança do cidadão que reside nos grandes centros. A violência que se tornou rotina nesses lugares é, em grande parte, conseqüência do tráfico de drogas que se instala como erva daninha nas lavouras florescentes. Esse tráfico danoso que possui uma estrutura e uma organização apoiada na pobreza e abandono do favelado tem a capacidade de se instalar e oferecer resistência ao combate que a sociedade organizada lhe faz nos grandes centros do país. Voam em torno do desenvolvimento econômico, como a mariposa voa em torno da luz. Hoje, pode-se dizer que a presença do tráfico em qualquer lugar é sinal de crescimento do poder aquisitivo do habitante, resultado do desenvolvimento econômico desse lugar. A notícia publicada no moc.com. confirma isso.
O que aconteceu no Rio de Janeiro no inicio dos anos 80, nos mostra como o tráfico procede para implantar-se, fazendo-se necessário à população carente. No Rio, naquela época, a droga chegou à favela trazida pelo “malandro” do morro, que assumiu o comando do ponto que foi batizado de “boca de fumo.” e ai ficou organizando-se para se alastrar. Teve o cuidado de afastar-se de qualquer outro tipo de delito para não atrair a policia e desestabiliza o ponto. No principio de sua implantação, o tráfico apresentava-se ao favelado como um Hobin Hood capaz de satisfazer-lhe as necessidades, ocupando o espaço vazio deixado pelo Estado. Ao passo que crescia o comercio, foi-se firmando a organização com regras e leis própria dentro da comunidade, criando um poder paralelo que ainda existe apesar dos esforços dos governos federais e estaduais para combatê-lo.
Fazendo uma pesquisa através de literatura como, também, em depoimentos de traficantes, prestados a policia, como, ainda, em conversa que tivemos com alguns usuários, constatamos que a lógica dos “comandos” que se espalharam por todo o país, instalando-se como uma espécie de filiais nos centros desenvolvidos, estabelece um estado de anomia crescente e depois completo, chegando ao absolutismo. Criaram em si a certeza da morte ou da prisão até os 25 anos e a completa banalização da vida e da morte. Desta forma, a eliminação de seus componentes nos confrontos com policiais deixou de ter efeito demonstração, pois o medo da morte desapareceu, como a substituição do morto é imediata. Isso tornou ainda mais complexa a repressão.
Em qualquer ponto do país em que se instale, o narco-tráfico procura implantar uma espécie de serviço público para a população carente, que elimina de sua ação o sentido de delito e essa ação é aceita como necessária. Geralmente, criam um sistema de proteção à mulher e à criança, como, também, pune com rigor os furtos e roubos na comunidade e com isto a organização dessas facções desenvolveu-se de forma a reduzir os riscos de sua eliminação. Muitos analistas acham que não existe essa organização, pois pensam organização como um ordenamento em organograma com presidente, diretores… Ou se referem às máfias ou à contravenção. O ordenamento para a sobrevivência criou organizações virtuais onde cada gang em torno de uma boca de fumo estabelece com as demais relações básicas de não agressão e progressivamente de fornecimento preferencial de drogas e armas.
. O que se deve fazer? A resposta é clara e óbvia. A razão da existência dos núcleos para-militares é o temor ao tráfico de drogas. O que os legitima é eliminar o tráfico de drogas. Desta forma, se torna evidente que a polícia deve entrar neste circuito e eliminar o tráfico de drogas das comunidades e ocupá-las com farda, permanentemente. É o que, no momento está sendo feito pelo Governador Sergio Cabral, do Rio de Janeiro. A favela está sendo ocupada militarmente e o morador passou a ser assistido pelo Estado. O que ocorre, então, é o Estado assumindo seu papel dentro da comunidade retomando seu lugar na assistencia social. Está dando certo e as ocupações estão sendo feitas sem derramamento de sangue.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43641
De: Web - Chorografia Data: Sábado 21/2/2009 10:07:00
Cidade: Montes Claros

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 2



(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43640
De: Carlos Souto Data: Sábado 21/2/2009 10:04:28
Cidade: São Paulo

Tive a felicidade em contemplar neste canal de comunicação a felicidade noticia que vão iniciar uma revitalização em uma das áreas mais bonitas de Montes Claros, que é a LAGOA DO INTERLGOS, já era hora de uma administração investir na zona Norte. Ali,muitas pessoas vão praticar suas atividades físicas, namorar, passear, nos bares e restaurantes localizados a beira da lagoa. Parabéns a administração.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43638
De: PM Data: Sábado 21/2/2009 09:57:57
Cidade: Montes Claros

(...)BO 9.928/09: Ás 13h55 desta sexta-feira, na Rua João Pereira Lima, Vera Cruz, segundo testemunhas, dois autores em uma motocicleta chegaram ao local e efetuaram cinco disparos de arma de fogo contra a vítima Maurílio Oliveira Santos, 43 anos, uma passagem pelos meios policiais, vendedor, residente na rua Cel. Coelho, Bairro Esplanada. A vítima foi atingida por três disparos nas costas. O senhor Messias Roberto Souto, 58 anos, motorista, residente na Rua Bernadino Souto, Bairro São João, foi atingido por um disparo no abdômem (Flanco esquerdo). As vítimas foram levadas ao HPS, onde permanecem sob cuidados médicos. Os autores evadiram tomando rumo ao Bairro Esplanada. No local foi recolhido um projétil possivelmente calibre .38, que foi entregue na Delegacia de Polícia.
Cidade: Montes Claros
BO 9.984/09: Às 18h00 desta sexta-feira, na Av Afonso Pena, Centro, segundo a vítima Paulo Alexandre Soares Pereira, 28 anos, vendedor, residente na Rua Rio Verde, Planalto II, quando transitava pelo local, foi abordado por dois autores em uma motocicleta Titan de cor preta, sem placa. O garupa da motocicleta armado com uma arma de fogo, anunciou o assalto, roubando sua mochila contendo um Notebook. Após o fato autores evadiram, tomando rumo ignorado.
BO 10.086: Às 03h10 de hoje, sábado, na Av. Sidney Chaves, Vila Regina, segundo relato das vítimas Gilberto Gama, 40 anos, Moto-taxista, residente na Rua Coridon, Monte Carmelo e Francisco Pereira Neto, 23 anos, Moto-taxista, residente na Rua Jamaica, Independência, foram fretados por dois indivíduos. Quando chegaram à Rua Itapoã, Bairros Edgar Pereira, apareceram mais dois autores. Os quatro meliantes estavam armados com armas de fogo quando anunciaram o assalto, roubando das vítimas uma Motocicleta HONDA NX 200 DE COR VERDE, PLACA GVN 0897, ANO 98/98, CHASSI 9C2MD270WWR005402, uma motocicleta HONDA TITAN 150 DE COR AZUL, PLACA HED 3459, ANO 2006/2006, CHASSI 9C2KC08106R946604, dois celulares e uma carteira de bolso contendo todos documentos pessoais. Autores evadiram.
Qualquer informação que possa levar aos autores desses delitos pode ser passada através do 190 ou pelo site www.pmonline.com.br. O seu anonimato será preservado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43637
De: Erika Data: Sábado 21/2/2009 09:57:21
Cidade: Montes Claros  País: brasil

Estou querendo ter noticia do rapaz que foi baleado ontem por valta das 13:30 no bairro vera cruz. Será essa vitima si encontra bem. Tive informação de si trada de rapaz de vendia camisa proximo a antiga fabrica sion. Si for essa pessoas mesma si trata de um trabalhador.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43635
De: Carmen Netto Data: Sexta 20/2/2009 23:38:55
Cidade: BHTE

Retornando...

Passei semanas inteiras tentando descobrir que assunto abordar neste retorno. Foram dias e dias com a folha em branco a desafiar-me e nada conseguia. A chuva, praticamente em tempo integral, concorria para o desânimo em sair de casa. Hibernando com um urso, me postei ante a televisão e, tome noticiário! Genocídio na faixa de Gaza – crianças, mulheres, velhos e jovens – abatidos sem piedade. Hoje o Deus é o mercado, reduzem-se os valores, fala-se demais, ama-se raramente e odeia-se com muita freqüência.
Mais forte que o massacre de Gaza, mais forte que a posse do Presidente Barack Obama, a crise econômica dos E.E.U.U, com seus tentáculos, tomou conta do mundo. Como de economia só entendo que não posso gastar mais do que ganho, achei que seria um bom momento para aprender alguma coisa do “economês”. Cada economista expunha sua teoria sobre essa convulsão que abala o mundo. Bolsa sobe, Bolsa despenca, bolha imobiliária americana arrebenta, desemprego, bancos quebram, “stread” – que bicho é isso? - será a repetição de 1929? Quando percebi, senti-me envolvida por um pessimismo que criava um vazio mental. E, descobri que era o lamento, o choro da alma, e, é a ela que precisamos dar ouvidos.
Como vivemos no país de Alice das maravilhas, nosso dirigente maior apregoava para nós brasileiros que a crise seria apenas uma “marolinha”... “Claro que acreditei”...vivendo numa ilha da fantasia, existe no Estado de Minas Gerais um tropical Vale do Loire, onde se construiu um imenso castelo medieval, com jardins no estilo francês, financiado pelos vassalos brasileiros do nobre senhor feudal!
Um conflito entre o princípio número um da sociedade em que vivemos – ganhar dinheiro, aceitar a corrupção – e os valores que sedimentam nossa existência tomou conta de mim. O desalento, a frustração, a angústia paralisaram-me. Neste momento lembrei-me de uma frase de Frei Betto em que ele diz: “Acolher-se ao silêncio interior é sempre um excelente ponto de partida.” Dei-me um tempo. Continuo sendo dona e senhora da minha vida, é de mim mesma que depende o futuro, a minha saúde, as coisas que elegi sozinha. Da minha liberdade cuido eu!
Fui à locadora e aluguei o filme “Ao entardecer”, indicado pro minha filha. Foi como uma aragem que levou para muito longe a frustração, o medo de uma epidemia que faz com que a todo momento sintamos que a morte nos ronda.
O filme exalta o direito de recordar situações do passado com delicadeza, o direito de mergulharmos em lembranças que nos reconstroem. O filme enfoca marcas que carregamos pela vida, um passado de suspiros e nem sempre de sonhos realizados. Uma forma corajosa de enfrentar a vida. Os tempos mudaram. O bem comum, a moderação, a simplicidade não são objetivos atuais. Perdemos as pequenas delicadezas do dia-a-dia: sentar para tomar um café, escutar Caetano e Roberto Carlos cantando juntos, ver o pôr-do-sol. Perdemos a magia, o encantamento, as relações de parceria e solidariedade. A felicidade é de quem se satisfaz com aquilo que tem. É agradecer a Deus por tudo de bom e ruim que acontece em nossa vida. Aí sim, qualquer coisa que vier é de bom tamanho. Não se pode ser completo, ter tudo nesta vida. Em tempo: A felicidade não se compra, ou os americanos não estariam nessa. Faça do limão da crise uma limonada, mas lembre-se: viver é muito mais!
Sintetizando esse momento, nada melhor que poema de Fernando Sabino:
“De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos começando...
A certeza de que é preciso continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar.
Portanto, devemos
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda, um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro!”

Carmen Netto Victória, Fevereiro de 2009.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43634
De: André Moutinho Data: Sexta 20/2/2009 19:37:26
Cidade: São José dos Campos  País: BRASIL

Ola, estou coletando evidencias e informações que possam levar a identificar o local de que da "bola de fogo" (meteorito) visto pela populacao local. Quem tiver alguma informacao, favor contatar atraves do meu email.
Obrigado!!!!!!!!!!!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43623
De: Paulo Alberto Alessandretti Data: Sexta 20/2/2009 12:59:57
Cidade: Montes Claros/MG

Nome: PAULO ALBERTO ALESSANDRETTI
E-mail: alessandretti@uaivip.com.br
Telefone: (38) 32223347
Cidade/UF: Montes Claros/Mg
Mensagem: Os recentes tremores de terra em nossa região, expõe a falta de informações geológicas mínimas sobre esse fenômeno natural, devido à ausência de instrumentação (sismógrafo). A urgente instalação deste instrumento,em nossa cidade, é a medida inicial para estudar, monitorar e diagnosticar adequadamente tais eventos. As manifestações sismicas na região deverão continuar a se manifestar e também pode ocorrer efeitos de superposição de sismicidade pelas pressões decorrentes de fundações de edíficios, implantação de barragem e captação de águas subterrãneas. Assim, priorizando o monitoramento pode-se traçar a atuação de vários fenomenos para explicar os abalos, porém, a falta de informações geofísicas concretas inviabiliza tal monitoramento dos eventos, levantando temor na comunidade. Potanto, é urgente a instalação de um sismógrafo para operação contínua em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43622
De: Waldyr Senna Data: Sexta 20/2/2009 12:48:51
Cidade: Montes Claros

O centro de convenções em questão
Waldyr Senna Batista

Falou-se aqui, na semana passada, de raspão, sobre gestões da prefeitura para a implantação do centro de convenções. O assunto comporta nova abordagem.
O centro de convenções, para o qual a empresa Eternit doou área de 50 mil metros quadrados que possuía no Distrito Industrial, passou a integrar projeto mais amplo – o Parque tecnológico – conduzido pela Fundetec ( uma fundação de pesquisa e experimentos criada há tempos pela Sociedade rural, atualmente presidida pelo empresário Alexandre Pires Ramos), que já dispunha de outra área, de 300 mil metros quadrados, doada pela prefeitura, também no DI.
Para a implantação da fase inicial do centro de convenções, o Ministério do turismo, ao tempo do ministro Walfrido Mares Guia, liberou verba de R$ 2 milhões, que foi depositada na Caixa econômica federal, com previsão de novos aportes. O empreendimento é orçado em cerca de R$ 20 milhões, tendo sido realizada licitação pública, ganha pela Pem engenharia, com oferta de R$ 13 milhões.
Mas a obra não pôde ser iniciada devido a questionamentos que provocaram exame técnico do Tribunal de Contas da União ( TCU ) e averiguações do Ministério público federal. O parecer do tribunal foi pela liberação da obra, cujos projetos executivos estão prontos, podendo ela ser iniciada em poucas semanas.
Isso não acontecerá, porque o prefeito Luiz Tadeu Leite tem outros planos para o centro de convenções. Ele vetou sua localização no DI e designou comissão para escolha de outro terreno que, a seu juízo, seja mais apropriado. Sua opção inicial era o aproveitamento de parte do parque municipal, insignificante em relação ao que se imagina para o empreendimento ( 2 mil vagas de estacionamento), além de desfigurar aquele local. Entraram nas cogitações, então, outras áreas: no bairro Interlagos, perto do aeroporto, à margem do lago; na região do rio Carrapato; no prolongamento do bairro Morada do Sol; e no parque da Sapucaia.
A presença da prefeitura no projeto explica-se pela impossibilidade de recursos públicos serem utilizados em propriedade privada, no caso, o terreno que a Fundetec recebeu da Eternit. Para contornar o impecilho, fez-se sua transferência para o município. Entretanto, uma série de obstáculos atrasou o início da obra, fazendo com que o dinheiro depositado na CEF fosse recolhido pelo ministério do Turismo, que poderá mandá-lo de volta, depois de atendidas certas exigências.
Como, no momento, não há dinheiro e devido ao veto do prefeito, o promotor Felipe Caires fez ver à direção da Fundetec que, após os feriados do Carnaval, declarará nula a escritura de transferência do terreno à prefeitura, o que complicará os planos do prefeito para o centro de convenções. Ele imaginava permutar o terreno com o do Interlagos, que seria o de sua preferência, mas essa troca é legalmente inviável, pois contraria cláusula da escritura de doação, que especifica o local de sua utilização. Por se tratar de patrimônio de fundação, o Ministério público tem poderes para impedir o suposto remanejamento.
Há quem entenda que, a esta altura, o terreno da Fundetec já não é imprescindível à implantação do centro de convenções, pois, tratando-se de empreendimento de grande porte, os proprietários das áreas cogitadas doariam ao município a parcela necessária ( 30 mil metros quadrados ), contando com a valorização da parte remanescente. O problema passaria a ser levantar recursos para a realização da obra, além do atendimento de uma série de medidas burocráticas, pois estará começando tudo do zero.
O prefeito Luiz Tadeu Leite ainda não bateu o martelo na escolha ( pelo menos publicamente), embora o presidente da Câmara municipal, Athos Mameluque, tenha dito, em duas reuniões seguidas, que está autorizado a anunciar que o centro de convenções será construído no Interlagos ( onde o vereador mora). Ali, a nova administração realizaria amplo projeto de urbanização, equipando o local para o turismo e para grandes eventos.
A mudança anula o trabalho de pelo menos cinco anos realizado pela Fundetec, que agora, certamente, irá concentrar atenções no projeto mais amplo e mais difícil, que é a implantação do Parque tecnológico.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43614
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 20/2/2009 09:56:02
Cidade: Belo Horizonte

Assaltantes invadem depósito de bebida e fazem reféns em Pirapora - Karina Alves -
Um tentativa de assalto a um depósito de bebidas resultou em um sequestro de seis pessoas que durou quase três horas, em Pirapora, no Norte de Minas. O crime aconteceu na noite da última quinta-feira. Segundo informações da Polícia Militar, um denunciante anônimo relatou ter visto três suspeitos armados invadindo um depósito de bebidas. Ao chegarem no local, os militares perceberam que seis pessoas no interior do estabelecimento foram feitas reféns. Depois de três horas de negociações, os suspeitos se entregaram e liberaram as vítimas, todas sem ferimentos. Em busca feita no depósito, foram encontrados dois revólveres calibre 32, munição, uma toca ninja, dois óculos escuros e R$ 2.786 em dinheiro, quantia que a PM acredita que seria roubada pelos suspeitos. Os autores, de 16, 19 e 21 anos, foram encaminhados para a Delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43610
De: Aristeu Data: Sexta 20/2/2009 09:30:49
Cidade: BH

Segue aqui em BH, pela página dos jornais, o tiroteio entre o atual e o ex-prefeito de Montes Claros, que foram aliados incondicionais durante mais de 20 anos e que hoje se tratam com palavras muito duras. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43609
De: Hoje em Dia - BH Data: Sexta 20/2/2009 08:01:56
Cidade: Belo Horizonte

Lula vai a Moc para reunião da Sudene – O presidente Lula estará em Montes Claros no próximo dia 6 de Abril para presidir reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, que volta a ser realizada na cidade depois de 20 anos, acompanhado dos governadores do Nordeste e mais os de Minas Gerais e Espírito Santo, Estados que também estão inseridos na área do Polígono das Secas. A confirmação foi feita pelo governador Aécio Neves durante audiência com o deputado Gil Pereira (PP) e o prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite (PMDB). Montes Claros é terra natal da primeira esposa de Lula, Maria de Lurdes. Lula vai inaugurar uma Usina de Biodiesel de Petrobrás. Montes Claros disputava com Diamantina, Pirapora e Teófilo Otoni o direito de sediar a reunião da Sudene. A saída foi política: no dia 5 de abril, será realizado o Encontro dos Governadores do Nordeste, em Belo Horizonte. No dia 6 de abril, todos se deslocarão para Montes Claros, onde ocorrerá a reunião da Sudene, com a presença de Lula. À noite será realizada sessão em Diamantina, para comemorar os 40 anos de criação da Sudene, que foi projeto do presidente diamantinense Juscelino Kubitschek.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43607
De: RICARDO Data: Sexta 20/2/2009 07:47:59
Cidade: MMontes Claros  País: Brasil

O ciclista que foi atropelado na Ave padre Bretano, é uma grande amigo, pessoa que sempre estava trabalhando e preocupado com o bem estar de sua familia. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43605
De: Jornal Hoje em Dia - BH Data: Sexta 20/2/2009 07:35:53
Cidade: Belo Horizonte

Pedreiras e minas de Moc podem ter vistoria - Girleno Alencar - Montes CLaros - O Observatório Sismológico de Brasília recomendou a avaliação dos planos de fogo (de explosões) em pedreiras e minas nas proximidades de Montes Claros e que essas informações sejam repassadas aos órgãos de pesquisas. A medida faz parte do relatório apresentado depois do tremor de terra ocorrido em 15 de janeiro, no município, que alcançou 2,2 graus na Escala Richter. O órgão sugere também que, devido aos abalos sísmicos, sejam feitas vistorias em casas precárias nos bairros afetados e que esses imóveis sejam reformados.
Outras propostas do observatório são um estudo detalhado da área de sismologia e a realização de um curso sobre terremotos para os professores dos ensinos médio e fundamental de Montes Claros, como forma de divulgar o fenômeno na comunidade. De acordo com o relatório, “o primeiro relato de tremor de terra em Montes Claros ocorreu em 1978, e o primeiro surto de sismicidade, em 1985, entre os dias 27 e 28 de agosto, quando atingiu 3,7 graus na Escala Richter”. Em 1999 houve novo tremor de terra, de 3,5 graus, mas esses abalos não foram estudados de forma detalhada. No entanto, desde 15 de dezembro de 2008, quando ocorreu tremor de 2,2 graus, até 15 de janeiro deste ano, foram registrados quatro abalos pelos sismógrafos instalados em Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, onde houve um forte tremor de terra em 2007.
O relatório cita ainda que “a Leste e a Sudeste de Montes Claros são observadas diversas falhas e zonas de cisalhamentos que foram geradas em tempos pretéritos, enquanto nas proximidades da cidade são evidenciados lineamentos estruturais gerados em ambiente tectônico”. Segundo o estudo, “não pode ser descartada a hipótese de que explosões em pedreiras e mineradoras estejam contribuindo para os tremores de terra”. Ainda segundo o relatório do observatório, a falta de sismógrafos no Norte de Minas impede a realização de um levantamento mais exato sobre as ocorrências, pois somente com esses equipamentos é possível identificar epicentros com precisão e “atenuar futuros efeitos de terremotos”. “A atividade sísmica, até este momento, não apresenta risco para a população nem produz danos estruturais, devido aos sismos apresentarem magnitudes com valores baixos. Embora a probabilidade de acontecer um grande terremoto seja muito pequena, as consequências de um evento de magnitude poderiam ser muito sérias, principalmente em construções precárias, como observadas em Caraíbas”, informa o relatório. Em 2007, no distrito de Itacarambi, tremor de terra destruiu várias casas e matou uma criança.
Geólogo pede estudo criterioso
Os tremores de terra que estão ocorrendo em várias cidades do Norte de Minas, nos últimos anos, é sinal de que algum problema está ocorrendo na região, com risco de acidentes de maiores proporções. O alerta é do geólogo Paulo Alberto Alessandrete, inspetor do Conselho Regional de Engenheiros e Arquitetos. Segundo ele, abalos foram registrados em Januária, Itacarambi, Montes Claros e Capitão Enéas, mas não há estudo aprofundado sobre as causas. “Precisamos ter um sismógrafo no Norte de Minas para averiguar com mais precisão os dados. O Governo federal investirá R$ 280 milhões na compra do equipamento, e a região precisa se mobilizar para ter um em Montes Claros, no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG ou na Universidade Estadual de Montes Claros”, alega o geólogo. De acordo com Paulo Alessandrete, o Norte de Minas está localizado em uma região de geologia cárstica - com muito calcário - e tem grande exploração mineral, que comprometem sua situação, além de haver muita perfuração de poços para fornecimento de água e “construção de barragens sem critérios técnicos”. “Temos de observar, por exemplo, que, pela primeira vez, a barragem do Sistema Verde Grande, em Juramento, atingiu o nível máximo de água. Isso precisa de justificativa técnica e de mais estudos”, alega. O geólogo afirma que a verticalização imobiliária de Montes Claros, com a construção de grandes prédios, também interfere. “A geologia local não recomenda esse tipo de edificação”. Ontem, o presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Capitão Enéas, Evandro Alves do Vale, afirmou que os dois tremores de terra no município, na última quarta-feira, não causaram danos materiais, conforme levantamento do Corpo de Bombeiros e do órgão. Segundo ele, um morador do povoado de Malhada Real procurou a polícia, alegando que sua casa havia desmoronado, com o tremor de terra, mas a fiscalização constatou que a moradia está escorada com parede pela estrutura. À tarde, foi verificado se houve afundamento de terra na zona rural. O primeiro abalo em Capitão Enéas ocorreu às 6h28, com 1,1 grau na Escala Richter, e o segundo, às 9h07, com 2,5 graus. Foram registrados na cidade e em Malhada Real, onde foi o epicentro.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43604
De: Raphael Reys Data: Sexta 20/2/2009 05:36:10
Cidade: M0c - Mg  País: Br

Ref. mensg. 43558 - Saulo Santos. Obrigado pela citação e pelo incentivo meu caro. Nós cronistas do montesclaros.com agradecemos. Bom recordar os velhos tempos da terra de Figueira!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43602
De: :Claudia Denise Bicalho Data: Quinta 19/2/2009 20:04:00
Cidade: M. Claros

Por favor localizem o santana branco que atropelou e matou meu marido. o acidente fatal foi na av.Padre Bretano no bairro de Lourdes. Estamos todos esperando por justiça...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43595
De: José Maria Data: Quinta 19/2/2009 12:33:37
Cidade: Eng. Navarro

Um homem foi encontrado morto agora em sua fazenda na região de Duas Barras. Suspeita-se que ele já estava morto há 02 dias. A polícia prendeu dois suspeitos. Um deles confessou o crime e o outro negou. Parece que foi assalto seguido de morte.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43594
De: Abreu Data: Quinta 19/2/2009 12:26:50
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

Antigamente, quando era Carnaval, todo mundo já sabia as músicas de carnaval do ano. Faziam espantoso sucesso. E todos saiam para curtir os dias de Momo. Em paz, sem violência. Depois, veio a televisão e transformou todo mundo em telespectador. A tv fatura e todos ficam sentados, na sua frente, fingindo que é carnaval. Bons tempos os tempos passados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43593
De: Dorneles Data: Quinta 19/2/2009 11:44:13
Cidade: Belo Horizonte MG

Triste de se ver a notícia da Morte do Sr José Lindolfo, ciclista que morreu atropelado. A atitude do condutor do veiculo branco, deve ser punida quando ele for identificado. Presto serviços de Engenharia em Montes Claros, e, na ultima semana estive ai, a caminho do Aeroporto, vários ciclistas andam do lado esquerdo da avenida, correndo o risco de serem atingidos por algum veículo. Bem, aos motoristas e aos ciclistas, andem correto nas suas respectivas vias, que, assim, cada um garante sua segurança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43590
De: Waldemar Data: Quinta 19/2/2009 11:09:43
Cidade: M. Claros

Uma segunda empresa de telefonia celular começou a instalação de 3G em Montes Claros. Espera colocar o equipamento em funcionamento dentro de duas semanas, mas não em todas as suas torres.Com a concorrência, talvez caia o preço do acesso à internet por banda larga, sem fio, através da telefonia celular. Talvez aumente a velocidade, ainda não a ideal. Como são quatro as companhias de telefone celular em Montes Claros, até aqui, as duas últimas a instalarem o equipamento 3G comerão poeira. Perderão mercado. Há estudos indicando que o mercado de alta tecnologia não será atingido pela crise internacional, pelo menos na mesma proporção dos demais setores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43580
De: VERA LUCIA Data: Quinta 19/2/2009 08:56:40
Cidade: montes claros

bom dia!ontem na avenida padre bretano no bairro de lurdes um home de 46 anos foi morto por um atropelamento cruel.um homem num carro branco o atropelou e fugiu sem prestar socorro.(...)queremos que as autoridades de transito tome uma atitude de colocar pelo menos lombadas nessa tao perigosa avenida sem sinalizacao,que e a padre bretano no lurdes, onde os motoristas com suas cabecas cheias de alcool e droga correm como se fosse uma pista de formula um! (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43579
De: Ronaldo Data: Quinta 19/2/2009 08:48:07
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

STJ – Assegurado contratos para recuperação da BR-135
Publicado em 18 de Fevereiro de 2009 às 12h54
O Presidente do Superior Tribunal de Justiça, Ministro Cesar Rocha, suspendeu liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, permitindo, assim, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) possa assinar contratos no valor de R$ 500,7 milhões para recuperação e conservação da BR-135, que liga Minas Gerais com o Maranhão, passando pela Bahia.
O consórcio formado pelas empresas Construcap, CCPS Engenharia e Comércio S/A e Construtora Ferreira Guedes S/A foi inabilitado por não atender exigência de experiência anterior em “serviços especializados de reciclagem de base”, conforme disposto no edital.
Inconformadas, as empresas do consórcio contestaram a inabilitação na 5ª Vara Federal de Brasília, que indeferiu a liminar requerida, mas cautelarmente determinou “que a proposta das impetrantes não seja destruída ou devolvida, devendo permanecer incólume até decisão final do processo”.
Para que sua proposta fosse aberta e passasse à disputa de preço com os demais concorrentes, o consórcio recorreu, então, ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, que deferiu “a antecipação da tutela” solicitada para que a proposta de preços da impetrante fosse aberta e “submetida a julgamento em igualdade de condições com as demais”.
O Dnit requereu então ao STJ a suspensão da segurança, argumentando em favor da correção técnica e legal do edital contestado e alegando que a decisão do TRF ensejaria “graves lesões à ordem, à segurança e à economia públicas”. A manutenção da tutela recursal, segundo o Departamento, “importará em evidentes prejuízos e demora na contratação dos serviços licitados”.
O órgão responsável manutenção das estradas federais demonstrou o péssimo estado da BR-135, que se encontra “com buracos e mais buracos ao longo de todos os trechos objeto da licitação, pontes com iminente risco de desabamento, o que vem gerando acidentes e mais acidentes com a perda de inúmeras vidas humanas, bem como onerando a economia, não só a que fica ao longo da rodovia, mas a de toda a região e a do país como um todo”. Ressaltou, ainda, que as fortes chuvas agravaram a situação.
O impedimento das obras de restauração, segundo o Dnit, se deu “sem razões plausíveis, causando com isso grave lesão à ordem pública, por dar prioridade aos interesses particulares em detrimento do interesse público e ser proferida sem observância dos requisitos legais pertinentes”.
O Ministro Cesar Rocha acolheu os argumentos de que “são admissíveis tanto a exigência de uma determinada experiência técnica quanto à exigência de que a comprovação se faça mediante um único atestado” e admitiu que os efeitos do mandado de segurança pode ensejar grave lesão à ordem pública.
Ao decidir pela suspensão da decisão do TRF da 1ª Região, o presidente do STJ consignou que “a complexidade e a tecnicidade do quesito do edital, proposto, dentro da discricionariedade da administração, sem afronta aparente a nenhum regramento legal, não permite de forma segura, em sede de cognição sumária, um exame do critério de razoabilidade da exigência”. E que a alteração do item do edital, neste momento, “importa prejuízo a outras empresas que não puderam participar em razão da regra, o que fere o princípio da igualdade e afeta a lisura do certame”.
Fonte: Superior Tribunal de Justiça

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43578
De: R. Oliveira Data: Quinta 19/2/2009 08:23:53
Cidade: Montes Claros

18/02/09 - 12h30 - Sismógrafos da Unb confirmam que terra tremeu hoje, duas vezes, em Capitão Enéas; M. Claros voltou a ter abalos nos dois primeiros dias de fevereiro
Novamente estou impressionado com a indiferença generalizada da população diante dos repetidos tremores de terra na região. A notícia - que repercute pela imprensa brasileira - aqui foi novamente recebida com indiferença. São tantos os nossos flagelos que um a mais parece não fazer mais diferença. O pior de todos parece ser a atuação dos políticos em geral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43577
De: Jurandir Data: Quinta 19/2/2009 08:14:05
Cidade: Moc/MG

É triste ver tanta água sendo desperdiçada. jorrada por um buraco aberto pela COPASA, aqui no Canelas II. E saber que tem tanta gente nesta cidade que não tem condições de te-la em suas casas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43575
De: Karen Data: Quinta 19/2/2009 07:28:13
Cidade: Montes Claros

Ontem, por volta das 18h, um homem de bicicleta foi atrpelado e morto na AV. Padre Bretano no Bairro de Lourdes. O motorista fugiu sem presta socorro ao senhor que não resistiu ao ferimentos até a chegada do SAMU. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43574
De: Thallis Dias Data: Quinta 19/2/2009 06:07:23
Cidade: Moc/MG

Que absurdo, passar pela Av Crisantino Borém,no Canelas 2, e ver água jorrando por um buraco aberto pela copasa.Daqui uns dias começa a falar em racionamento, aumento de tarifa,etc,etc,etc e etc...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43571
De: Geraldo Freitas Data: Quarta 18/2/2009 23:14:06
Cidade: MONTES CLAROS-MG  País: Brasil

Mesmo com os reservatórios cheios, a COPASA, ainda insiste em deixar faltar água na ciade. Mas a população já sabe o que está acontecendo! (...) Com toda essa chuva, com reservatórios super cheios, por quer será que voltou a faltar água novamente?? Acho que devido a queda nos valores das contas (sem o ar no sitema, por que nós estávamos pagando mais da metade da conta, só de ar)a COPASA resolveu de mansinho desligar o abastecimento em alguns pontos da cidade! (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43570
De: Elza Neves Guimarães Data: Quarta 18/2/2009 22:28:41
Cidade: M. Claros

Comunica o falecimento de Geraldo Mércio Guimarães, Engenheiro e Arquiteto,ex-presidente da AREA, nesta quarta-feira. O velório será na Santa Casa e o sepultamento será às 9h, quinta-feira, no cemitério Bonfim

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°43566
De: Globo Online Data: Quarta 18/2/2009 18:51:29
Cidade: São Paulo

Dois tremores de terra são registrados em cidade de Minas Gerais nesta quarta - 18h40m - SÃO PAULO - O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registrou nesta terça-feira dois tremores de terra ao norte da cidade de Capitão Enéas, em Minas Gerais, localizada à aproximadamente 40 quilômetros de Montes Claros. O primeiro tremor ocorreu às 9h28m com magnitude 1,1 na Escala Richter e o segundo foi detectado às 12h07m com magnitude 2,5. A Defesa Civil Municipal de Montes Claros está visitando o local para obter informações sobre os efeitos causados por estes tremores.
De acordo com o chefe do Observatório Sismológico da UnB, George Sand França, tremores dessa magnitude são fracos, mas foram registrados porque foram sentidos por moradores da região.
- Não são tremores fortes, mas foram sentidos por comunidades locais - afirmou o especialista.
Ele disse que não é regra, mas tremores fracos podem ser precedidos por abalos mais fortes.
- Depois dos pré-abalos, pode ocorrer um grande tremor.
Foi o que aconteceu na cidade mineira de Itacarambi, no norte de Minas Gerais, em dezembro de 2007. O tremor de 4,9 pontos da escala Richter, o primeiro a causar uma morte no Brasil, foi precedido por abalos menores de intensidades entre 2,5 e 3. O abalo em Itacarambi teria sido provocado por uma falha geológica na região.
Conheça a escala Richter:
Menos de 3,5 graus - É registrado, mas muitas vezes não é sentido
3,5 a 5,4 graus - É sentido, mas pode causar danos
5,5 a 6 graus - Ocasiona danos pequenos em prédios
6,1 a 6,9 graus - Pode causar danos graves em regiões onde vivem muitas pessoas
7 a 7,9 graus - Terremoto de grandes proporções e causa danos graves
8 graus ou mais - Terremoto muito forte e causa destruição na área atingida e em áreas vizinhas

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: