Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: NOTA À IMPRENSA:
SES investiga dois casos suspeitos de gripe suína em Minas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investigando dois casos suspeitos de Gripe Suína em Minas. Trata-se de viajantes mineiros que estiveram no Panamá e no México. Todas as providências foram tomadas, inclusive o acompanhamento do quadro clínico destas pessoas e o monitoramento de seus familiares. Já foi coletado material para realização de exames para confirmação da doença.
Nesta segunda (27/04) foi instituído um Comitê integrado por órgãos como a SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); o Ministério da Agricultura; a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O objetivo do grupo é o planejamento e a execução imediata das ações de prevenção e acompanhamento da situação da influenza suína no Estado.
A orientação é que as pessoas procurem atendimento médico caso tenham mantido contato com as pessoas suspeitas de contaminação e apresentem, além disso, a ocorrência dos sintomas.
São considerados suspeitos os casos em que se manifestam os seguintes sintomas simultaneamente: febre alta de maneira repentina, superior a 39ºC; tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, bem como ter estado no México (qualquer Estado) ou os Estados Unidos da América (Estados da Califórnia e Texas), nos últimos.
Em caso de suspeita, a SES sugere entrar em contato com o Disque Epidemiologia no telefone 0800-283-2255.
Sobre a doença
A Influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Segundo a OMS, não há registro de transmissão da influenza suína para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados. Isto porque o vírus da influenza suína não resiste a altas temperaturas (70ºC).
Cuidados aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
O Ministério da Saúde recomendou recentemente o uso de máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência nas áreas afetadas. Evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar o contato direto com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Lavar as mãos freqüentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir e evitar tocar olhos, nariz ou boca.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de solicitação da SES está solicitando as ações de prevenção e orientação aos viajantes oriundos de áreas de risco no Aeroporto de Confins. Por prudência, a SES aconselha, também, evitar viagens para as áreas afetadas.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima