Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 24 de dezembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: A violência resiste

Manuel Hygino - Jornal ´Hoje em Dia´

Menino de 11 anos, acusado de tentar matar, um cidadão de 32 anos, em Passos por mil reais, acertou dois tiros nas costas e um no ombro da vítima. O rapazinho foi detido e liberado, porque – com menos de 12 anos, é inimputável, segundo o Estatuto de Criança e do Adolescente. O garoto declarou que a motivação, além de financeiras foi pessoal, porque assim reagia à agressão do homem: “Eu ia matar ele mesmo, quando me ofereceram dinheiro, me motivou mais ainda”.
- Menina de 16 anos, e rapaz de 15, com um revólver 22, além de um de maior idade, com 18, às 22h50, lanchonete no centro de Montes Claros. Renderam um professor de 51, trancaram a porta do estabelecimento e roubaram chocolates e 139 reais. Os três foram detidos pela PM e soltos. A menina mora em Janaúba, os outros na própria cidade, todos sem passagem pela polícia.
Na cidade norte-mineira, enquete do jornal eletrônico montesclaros.com formula a pergunta: “Em função da violência urbana, a vizinha Patos de Minas e quatro cidades paulistas, por decisão do Juiz de Menores, adotaram o toque de recolher para impedir que menores de 16 anos fiquem nas ruas após 23 horas, deve o exemplo ser seguido?
Entre as respostas, 72,3% apontam que o toque de recolher precisa ser adotado “rapidamente”; 11,28% pedem até medidas mais rigorosas.; para 5,1%, não é necessário; 3,3% acha que a providência “deve ser mais branda”; para 8,2% ela “ainda não se justifica”.
Na maior cidade do norte de Minas, por volta meio-dia de uma terça-feira de junho, dois ladrões, armados de revólver assaltaram um entregadores de leite de 44 anos. Roubaram-lhe 440 reais e fugiram moto escura.
Observa-se, pois, que tanto praticam crimes e delitos, maiores e menores, durante a noite ou durante o dia. Elogie-se o esforço das autoridades para coibi-los, com resultados positivos, conforme ampla divulgação da Imprensa. Que, assim, não se restringe a publicar que é o negativo.
De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social de Minas, o Estado teve, em 2008, redução de 38% relativamente a 2003, no número de crimes violentos, como homicídio, roubo a mão armada, estupro e tentativa de homicídio. É bom registrá-lo, porque quem sabe? Os criminosos e delinquentes se apercebam de que lei está ativa e atuante.
Se há êxitos a comemorar, o fundamental é não se arrefecer o empenho, porque o crime começa na escola, ou seja, na adolescência, num país que tem outras preocupações maiores que não a educação e formação das crianças e jovens. Esta acomodação, o desinteresse, tem início na própria habitação da família, sendo maus exemplos próprios pais e os irmãos mais velhos.
Dados recentemente liberados pelo Índice Global de Paz, com o levantamento anual dos indicadores de segurança e violência no mundo, revelam que o Brasil só fica na frente da Colômbia e da Venezuela. Estamos na posição 85 na lista de 144 países.
O país mais pacífico do planeta é a Nova Zelândia, seguida da Dinamarca, Noruega, Islândia, Áustria, Suécia e Japão. Completam os dez primeiros colocados o Canadá, a Finlândia e a Eslovênia. Na América Latina, o melhor situado é o Chile, na vigésima posição. Estamos longe dele, mas resta esperança de subir de nossa posição nesse ranking”.

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima