Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - terça-feira, 12 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°84828
De: Ágata Data: Segunda 15/6/2020 07:42:20
Cidade: Montes Claros/MG

Ola, tudo bem? Sou estudante de História da UFMG (campus pampulha) sede BH. Estou participando de uma pesquisa sobre Honorato Alves, político e médico que atuou em Montes Claros e inclusive foi homenageado pela cidade nomeando uma praça. A pesquisa se trata sobre os fundadores da faculdade de medicina da Belo Horizonte (atual UFMG), e estou procurando artigos sobre esse nome tão importante para a cidade de Montes Claros. Gostaria de saber se os(as) senhores(as) tem conhecimento de pesquisas ou artigos anteriormente publicados pela prefeitura ou pelas insituições de ensino da cidade, para auxiliar no projeto. Atenciosamente, Gabriela Rocha Fonseca. Telefone: (33) 984297190

Olá Gabriela, Procure por gentileza a gerência de Preservação do Patrimônio Histórico de Montes Claros, no telefone 03822113302/ 03822113303, pois la você certamente encontrará todo o material sobre Honorato Alves, disponível no Arquivo Histórico da cidade. Creio que possam escanear e te enviar por email, já que mora em outra cidade. Boa pesquisa. Espero ter ajudado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84827
De: Antonio Data: Domingo 14/6/2020 18:13:43
Cidade: M. Claros

Assisti, ontem, toda a live sobre o montes-clarense Geraldo Martins Santana, cabo da FEB morto em combate na Itália.

Ali foi revelado que, no próximo dia 25 de Agosto, Dia do Soldado, na entrada da Avenida que leva ao 55º Batalhão do Exército em M. Claros será inaugurado o monumento em sua homenagem, 76 anos após a morte nos campos gelados dos Apeninos, na Itália.

O monumento - na verdade uma pequena praça com a evocação do expedicionário em destaque - será o mais expressivo memorial relativo à FEB em Minas, e um dos mais tocantes no Brasil. (Imagem acima).

Poderá ser visto por todos que passarem pelo anel leste de M. Claros, cujo intenso movimento leva às estradas do norte/nordeste brasileiro, começando pela Bahia.

A live ainda revelou que M. Claros enviou 13 (ou 16?) dos seus filhos para enfrentrar os alemães na Linha Gótica, muito provavelmente reservistas saídos do nosso glorioso Tiro de Guerra 87 e de outras unidades.

Era um imenso cinturão de fogo - às vezes com muralhas em concreto e casamatas - para impedir que as tropas da Alemanha fossem empurradas para trás, até a derrota final.

O que aconteceu no ano seguinte, mas pela Normandia, na França, uma vez que os Alpes só foram transpostos em guerra pelos elefantes, de Anibal, general que partiu do Norte da África. Outra guerra, outra história, outros tempos, cenário que também pude ver.

Nada ,no programa de mais de 2 horas, foi mais emocionante do que a carta do pai ao cabo Geraldo. Carta que o filho nao leu.

Datada em 28 de outubro, em M. Claros, provavelmente levou 15 dias para chegar à Itália, mas no dia 9 de novembro Santana caiu no front, atingido por estilhaço de morteiro entre os olhos, aos 21 anos.

A carta já foi publicada neste Mural muitas vezes.

Mas há muitos que não a conhecem, e é preciso lê-la como ato preparatório para a homenagem que está prevista para 25 de Agosto.

Quem passa pelo local vê as obras em curso.

Em 1959 - foi também dito no programa, para nosso sofrimento - ensaiou o poder público a colocação de um busto do cabo na cidade, mas o responsável pelo trabalho desapareceu....e levou o dinheiro da homenagem impostergável. Triste.

Importante é que agora o preito necessário está para ser feito.

É importante que esta carta seja imortalizada em bronze, no local, para eterna lembrança:

"Montes Claros, 28 de outubro de 1944

Querido filho Geraldo:

Saudades…

Recebi do Quartel-General do Rio de Janeiro comunicação que foste incorporado à Força Expedicionária Brasileira.

Não foi pra mim nenhuma surpresa, porque o soldado está sempre sob as ordens dos seus superiores e deve acatar essas ordens com todo o respeito.

Foste incorporado porque era necessário que a Pátria insultada respondesse à agressão dos corsários Nazistas que agiram debaixo de espesso nevoeiro, matando nossos irmãos.

Aqui, em casa, todos receberam com imenso orgulho essa notícia. Filho, jamais surja em teu cérebro o pensamento de um homem covarde. Seja firme no cumprimento do dever, principalmente quando a nossa Pátria foi traiçoeiramente atacada pelos vilões de além-mar.

Não importa que o intenso inverno dificulte a nossa marcha ou que o sol abrasador faça demorar o avanço, o certo é que precisamos chegar até o fim do nosso itinerário ombro a ombro com as FORÇAS ALIADAS.

Ainda me recordo daquela bela poesia que diz em uma de suas estrofes:

Para a frente que importa a invernada,
Temporal, inclemência de sois.
Quem for fraco, que fique na estrada,
Que a vanguarda é o lugar dos heróis.

Pedimos a Deus para conservar tua pessoa ilesa das balas assassinas dos Nazistas; porém, se for do agrado do Altíssimo que o teu corpo tombe no campo de batalha, para que muitos outros vivam, seja feita a vontade de Deus.

O ataque deve ser repelido embora sucumbam alguns dos nossos. Que papel faríamos se permanecêssemos de mãos cruzadas quando o inimigo comum tentou ultrajar a nossa soberania?
Seremos por ventura alguma estátua onde o sangue não circula?

É legal trair nossa tradição?

Não, isto não.

Dos túmulos de Caxias, do Tenente Antônio João, de Camisão e outros mais, ouviríamos o grito da dor do insultado dizendo-nos:

Irmãos, hoje mais do que nunca o Brasil precisa vingar os seus filhos.

Levai em resposta à agressão a esses Nazistas o brilho de uma baioneta empunhada para que os nossos sejam vingados.

E, assim, acalmarão as ondas tempestuosas do mar furioso, e a bonança reinará para todos os povos do mundo, que foram vítimas dos sutis ataques do Eixo.

Portanto, filho, não queiras ter maus pensamentos e jamais haja em tua pessoa o desespero.

Seja também calmo. Porque todos nós temos que morrer um dia; logo, é desnecessário e mesmo indecente o desespero.

Muitos se enganam com a morte.

Ela não causa assombro a ninguém, porém enobrece a muitos. Se for preciso, morre em honra da Pátria e viverás eternamente. A tua lembrança ficará sempre conosco.

Um conselho: conserve sempre a tua fé em Deus e jamais a deixe seduzir por outrem. Todos nós estamos indo bem graças a Deus.

O que sentimos são saudades tuas, mas esperança de que em breve estarás aqui em Montes Claros conosco.

Terminando, pedimos a Deus por tua pessoa e pela honra e glória do Brasil e o cabal êxito da FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA.

Queira aceitar a benção de teu pai e os abraços que teus irmãos, tias e cunhados lhe mandam.
Teu pai,

Antônio Martins de Santana Primo "

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84826
De: Geraldo Magela Pereira Data: Domingo 14/6/2020 11:50:31
Cidade: Divinópolis MG  País: Brasil

Bom dia Antônio.
Enviei uma mensagem anterior pra complementar sua brilhante explanação sobre o herói norte mineiro Soldado Geraldo Martins Santana : 1G 295.595 11RI; morto em combate no Vale do Rio Renoem 09/11/ 44. Portanto depois da invasão aliada na Normandia. Grande abraço

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84825
De: Antônio Data: Sábado 13/6/2020 18:58:36
Cidade: M. Claros

A M. Claros recente anda descuidada com a memória dos seus filhos que fizeram história.

Há pouco tempo, foi resenhado aqui como, numa tarde de fim de semana, fizeram ruir sob a fúria de máquinas sobra antiga de casarão (perto da Matriz) que guardava singela homenagem pelo primeiro centenário do jornalista Hermenegildo Chaves, imortalizado no Brasil por crônica do seu discípulo Rubem Braga.

Há uma dezena de nossos expressivos nomes, mais por nós do que por eles, que aguardam, de alguma forma, que se preserve o seu exemplo para as florações que virão.

Mas, não é este o propósito desta nota.

Acabo de saber, e estou feliz em repassar, com urgência e pressa, que nesta noite o Brasil terá oportunidade de saber, um pouco mais, como foi o desempenho heróico de um dos nossos nos campos da Itália, na Segunda Guerra Mundial.

(Por acaso, ainda nesta tarde, passei por sinuosa rua, também atrás da Matriz.
Lá, na esquina acanhada mas absurdamente digna, li como faço sempre o nome da viela secundária - Rua Cabo Santana.

Ao menos, falta dizer abaixo da placa que, naquele endereço, nasceu e viveu um herói brasileiro.)

Pois bem. Hoje às 20h, o canal Sala de Guerra, um dos melhores do Brasil no seu gênero, promete live com o titulo: "Cabo Geraldo Martins Santana - Herói da FEB".

Filho de família local, é irmão do emérito professor Pedro Santana, bem vivo na memória dos seus milhares de alunos, e do exemplar cidadão Raimundo Santana, bem vivo entre nós.

Geraldo lutou - ao lado de outros 25 mil soldados brasileiros - para dobrar e capturar os alemães entrincheirados na famosa Linha Gótica, nos Apeninos, pouco antes dos Alpes. E que recentemente foi cenário da grossa epidemia. Estive lá.

A épica carta de seu pai - e que ele nunca chegou a ler, pois tombou antes - é um dos documentos mais preciosos, uma relíquia da campanha da FEB, e deve ser mencionada hoje.

As condições eram tão adversas que as tropas aliadas - já lutando em solo europeu - preferiram levar para a Normandia o Dia D do desembarque definitivo no continente retido pelo nazismo.

Dia 6 de junho agora completaram-se os 76 anos do desembarque, a maior operação militar da história, e que teve sua epopeia na Praia de Omaha.

Nesta praia, entre milhares, morreu em combate o coronel Roosevelt, filho do primeiro presidente dos EUA com este nome (e não do que, no momento, seguia com o Ocidente nos esforços de guerra).

É também a praia do soldado Ryan, em cerca medida o equivalente norte-americano do nosso cabo Santana

Escapa-me se, nesse dia D, o montes-clarense já estava morto, alcançado por fragmento de morteiro na testa, entre os olhos, aos 21 anos, deixando noiva aqui, sua terra.

Seu corpo desceu ao cemitério brasileiro de Pistoia. Depois, foi transladado para o Monumento da FEB no Rio, ao lado dos demais caídos em combate.

Espero ver o documentário desta noite, e corro.

Mas, não posso deixar de acrescentar.

Sempre que um de nós for ou voltar a Pisa, aquela famosa torre inclinada no Norte da Itália, peço que desvie o olhar para a magnifica catedral e o batistério do conjunto (em que a torre é o campanário).

E relembrem: no auge dos combates, os brasileiros ocupavam o templo monumental, durante missa, e cantavam o Hino Nacional Brasileiro, quando a aviação alemã, em duas passagens, despejou duas cortinas de bombas, felizmente sem atingir o conjunto.

A gravação ao vivo da BBC é testemunha - o canto dos brasileiros não se interrompeu, nem declinou, não claudicou em meio aos estrondos. É de arrepiar.

Desconheço se o cabo Santana estava ali, ou se já havia tombado.

Todos os que, de alguma forma, lutam pelas liberdades, em qualquer lugar ou momento, todos guardam um compromisso com este momento. Estávamos lá, todos, cantando entre bombas.

Cabo Santana, nosso irmão, vive.


(PS - Tenho o costume de visitar cemitérios históricos, pois neles é que melhor se desvenda a Vida.

Em Washington DC, no Cemitério Nacional de Arlington, o maior cemitério militar do mundo, onde o presidente Kennedy está sepultado, li, bem na entrada, a homenagem ao Soldado Desconhecido:

- Desconhecido dos homens. Conhecido de Deus)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84824
De: José Ponciano Neto Data: Sábado 13/6/2020 11:03:52
Cidade: Montes Claros- MG

Amácio Mazzaropi


Há 39 anos faleceu o maior humorista brasileiro – ator Amácio Mazzaropi, se vivo fosse, estaria com 108 anos, veio ao mundo em 09 de Abril 1912.

Mazzaropi foi o ídolo durante a infância; adolescência e até hoje de muitos brasileiros. Ele era produtor dos próprios filmes no qual já anêmico devido a um câncer, faleceu no dia do Santo Antônio – 13/06/1981.

Seu jeitão de capiau, seu modo inconfundível de andar, falar, calça tipo “pega-frango”, blazer maleitoso e camisa xadrez, fazia todos os espectadores mirins e adultos chegar ao êxtase da alegria. Aquele “capiau” muito simples era a cópia fiel do trabalhador rural e inocente diante do mundo moderno.

Mazzaropi trabalhou (iniciou) em Circo aos 16 anos quando se juntou à trupe - do circo foi a mais de 32 filmes. Sua malícia era a chave mística do sorriso. O filme que mais me fascinou do cineasta, foi, "Chofer da Praça", o personagem
"Cárias" trabalhava no Taxi para custear a faculdade de medicina do filho – um filme muito cômico, porém, com momentos tristes devido à postura do filho “Dr. Raul” que rejeitava seus pais por conta do jeito matuto.

- Mazzaropi sempre será nosso ídolo. - Jamais será esquecido!

13/06/2020

(*) José Ponciano Neto – Membro do instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - IHGMC

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84823
De: Manoel Hygino Data: Sábado 13/6/2020 08:03:13
Cidade: Belo Horizonte

Sob o céu de BH

Manoel Hygino

Como presente de aniversário, recebi o exemplar de “Sob o céu de Belo Horizonte”, em cujas quase 250 páginas, Pedro Rogério Couto Moreira conta fragmentos da vida da capital, principalmente nos anos 40, 50 e 60 do século que ficou para trás.
Trata-se de obra cuja leitura não se deve nem se pode adiar, por muitos e justificáveis motivos. Editada pela Thesaurus (que sabe prestigiar os bons autores), aguarda o término desta terrível pandemia de coronavírus em 2020 para lançamento oficial.
Estou certo de que o adiamento será precioso incentivo no interesse do leitor pelo conteúdo, e pelo especial sabor que imprime Pedro Rogério a seus escritos. Liminarmente, diria tratar-se de uma descrição bem-humorada dos seus 21 anos de vida na amorável casa do pai, saudoso escritor Vivaldi Moreira, no número 600 da rua Professor Morais, antiga Paraibuna, a do Canal, no Funcionários. A residência não existe mais, nem nenhuma outra no trecho, pois cederam lugar a luxuoso hotel. Mas ficaram, felizmente, as lembranças daquela época, do local, da vizinhança e tantos outros etcéteras. São eles exatamente que dão calor ao livro, acrescentando recordações e informações.
Filho de sábio escritor e incomparável leitor, o confrade acadêmico na AML alimentou-se certamente na farta biblioteca do pai. Teve muita sorte. Assim, leu, além de muitas preciosidades outras, “A Capital”, de Avelino Fóscolo (emprestei meu exemplar, não devolvido); “O Cabo das Tormentas”, de Eduardo Frieiro; “João Ternura”, de Aníbal Machado; “Meu Fabulário Infantil”, de Euryalo Cannabrava; “Baú de Ossos”, de Pedro Nava; “Serra do Curral”, de Sylvio Miraglia; “Memórias de um Chauffer de Praça”, de Moacyr Andrade; além dos mais recentes, como “O Encontro Marcado”, de Fernando Sabino; “Hilda Furacão”, de Roberto Drumond; “Prisioneiro do Círculo”, de Ricardo Gontijo; e “Juventude, Juventude”, de Odin Andrade, além de recorrer a suas próprias reminiscências e muitos mais bons autores.
Mas não se pode deixar de realçar a importância que Pedro Rogério dá a “O amanuense Elmiro”, de Cyro dos Anjos, nascido em Montes Claros, e colaborador precioso de Benedito Valadares, governador. Mas o tom de “Sob o céu” é o da capital desde o seu primórdio, dos bons autores mencionados, que souberam amar Belo Horizonte e em Belo Horizonte. Porque o verbo é conjugado em todos os modos e tempos.
A numerosa gente que veio para cá para construir a cidade merece carinho, como a de procedência italiana, a comunidade católica, os adeptos do futebol, os fundadores dos clubes sociais, os empresários, como o judeu que instalou a Casa Arthur Haas, onde se encontra até hoje, ou a Salles, de Armas, na São Paulo com Caetés. Mas se recorda o Cine Grátis, o Maria das Tranças, o restaurante térreo do Automóvel Clube com Pedro Aleixo e Milton Campos na chegada da noite, a Pampulha e a gafieira Elite, o Cine Glória, enfim, a cidade inteira – dos céus e da terra, com fatos e acontecimentos. Juscelino, Milton, Djalma Andrade, festas e suicídios, as reuniões dos rapazes na Mansão Vivacqua, a que compareciam Drumond, o de Itabira, Milton Campos, e toda a flor das artes, das letras e do pensamento. Pedro conhece as coisas e sabe contá-las.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84822
De: Afonso Cláudio Data: Sexta 12/6/2020 23:11:07
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

I - O Brasil tem hoje 41.828 mortes por Covid, segundo o Ministério da Saúde, conforme informado pelo G1 às 18h45m, e 41.901, de acordo com o G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha de SP e UOL.
O nosso país se torna o segundo com maior número de óbitos no mundo, sendo também classificado em segundo lugar pela Organização Mundial da Saúde, quando se incluem os casos confirmados, mortes e números de recuperados, ficando os Estados Unidos no primeiro lugar.

II - Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação da OMS, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 6/6/2020 e até 12/6/2020, 20h45m.

1º Chile 98,20% (passou de 1.448 para 2870 mortes)
2º Índia 33,86% (de 6.348 para 8.498)
3º Rússia 21,64% (de 5.520 para 6.715)
4º México 21,06% (de 13.170 para 15.944)
5º Brasil 19,42% (de 35.026 para 41.828)
6º Peru 18,34% (de 5.162 para 6.109)
7º Iran 6,45% (de 8.134 para 8.659)
8º Estados Unidos 4,37% (de 109.132 para 113.889)
9º Reino Unido 3,03% (de 40.261 para 41.481)
10º Turquia 2,79% (de 4.648 para 4.778)
11º Alemanha 1,74% (de 8.613 para 8.763)
12º Itália 1,33% (de 33.774 para 34.223)
13º França 0,90% (de 29.111 para 29.374)
14º Espanha 0,00% (de 27.134 para 27.136)

"Vai passar. Tenha fé." Palavras de tapete típico da Solenidade de Corpus Christi, ontem, em Sabará/MG.
Saúde, Paz e Bem e as bênçãos de Santo Antônio de Pádua.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84821
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 12/6/2020 07:51:03
Cidade: Montes Claros

(...) Na noite dessa quinta-feira, 11 de junho de 2020, por volta das 22h30min, duas viaturas do Corpo de Bombeiros, tripuladas por sete militares, deslocaram até a MG 122, altura do km 234, próximo ao trevo da Rodovia BR-251, para atendimento de ocorrência envolvendo dois veículos acidentados. No local, tratava-se de uma colisão frontal entre dois carros de passeio, vitimando fatalmente o motorista de um dos veículos, idade aparente de 24 anos. Ao todo foram quatro vítimas decorrentes do acidente, sendo uma fatal (condutor de um EcoSport) e três não fatais (duas mulheres e um homem) com pequenos ferimentos ocupantes de uma Caminhonete (carro de passeio especial), todas aparentando ter idade aproximada de 35 a 42 anos de idade, que segundo relato da condutora foi surpreendida pelo outro automóvel que vinha realizando uma ultrapassagem. O corpo da vítima fatal ficou preso às ferragens sendo necessário o desencarceramento pela equipe do Corpo de Bombeiros que lançou mão de apetrechos operacionais específicos e EPIs adequados, ficando sob responsabilidade da Polícia Técnico-Científica para providências decorrentes, enquanto as vítimas do outro veículos foram conduzidas pelo SAMU para o hospital de Capitão Enéas e Montes Claros para atendimento médico especializado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84820
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 11/6/2020 11:31:35
Cidade: Montes Claros- MG

BRINCANDO DE MATAR:

Em 29/07/2019 (mens:84.114) - Titulo: LINHA COM CEROL E A FALTA DE CLARIVIDÊNCIA, escrito que externei meu sentimento acerca dos adultos e adolescentes que brincam de ceifar vidas.

Este relato culminou-se em várias blitz da Policia Militar no Bairro Jardim Olímpico e adjacências, ocasião que fizeram varias apreensões de materiais, além de alguns marmanjos presos.

Portanto, as consciências insensíveis continuam a matar.

Como está claro, estes empinadores de Pipas se esquivam da culpabilidade pelas mortes, e, continuam a colocar em risco a vida de terceiros. A solução é intensificar as fiscalizações e considera-los assassinos frios, pois, têm intenções adversas.

Eles não têm limites acham que tudo é normal.

O ser humano é “produto do meio”; se vier do bem – será do bem; se vier do mal – será do mal. Em suma: “Somos frutos do meio que vivemos”.

Brincar de guerra de “Pipas”, sabendo do que pode acontecer; é crime!

(*) José Ponciano Neto é Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros - IHGMC

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84819
De: Governo de Minas Data: Quinta 11/6/2020 11:28:03
Cidade: BH

Macrorregião Centro, que engloba a RMBH, retorna à onda branca do plano Minas Consciente após aumento de casos
Norte tem mantido a doença em níveis controlados e poderá avançar para onda amarela
A macrorregião de Saúde Centro, onde fica localizada a Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai retornar à onda branca do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus.
Com a mudança, as 101 cidades da região estão orientadas a manterem fechados estabelecimentos como papelarias, salões de beleza e lojas de roupas. Podem continuar funcionando os serviços essenciais e as atividades autorizadas na onda branca, como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.
A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (10/6), em função do aumento do número de casos na localidade e da alta ocupação da rede hospitalar. Por outro lado, o grupo técnico avaliou que a macrorregião de Saúde Norte atende os requisitos necessários para avançar para a onda amarela do plano, adotando medidas mais flexíveis para a retomada do comércio. As outras 12 macrorregiões de Saúde mineiras serão mantidas nas ondas determinadas durantes os últimos encontros do Comitê.
O governador Romeu Zema destacou que o número de casos tem aumentado no território mineiro e é fundamental que todos se empenhem para manter o máximo de isolamento possível e as medidas de proteção que desaceleram a propagação da doença.
“Minas Gerais, até o momento, tem combatido de forma adequada a pandemia, mas nos últimos dez dias o número de casos subiu mais que o esperado, e isso tem nos preocupado. A recomendação é que mantenhamos o isolamento sempre que for possível. E quando não for, que adotemos as medidas preventivas, como distanciamento, uso de máscara de proteção e higienização dos locais onde as pessoas tocam, para manter a pandemia sob controle. Ela está longe de ter sido vencida”, alertou.
Todas as mudanças definidas na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19 passarão a valer a partir desta quinta-feira (11/6), com a publicação no Diário Oficial do Estado. O encontro contou com a participação do vice-governador Paulo Brant, dos secretários de Estado e de representantes do Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público de Minas Gerais, da Defensoria Pública e do Tribunal de Contas do Estado.
Festas juninas
O governador Romeu Zema também pediu que a população não realize festas juninas e outras comemorações típicas da estação, já que as aglomerações poderiam gerar um grande índice de contaminações e sobrecarregar o sistema de saúde estadual.
“Agora que estamos no mês de junho, quando realizamos as festas juninas, saliento que, infelizmente, apesar de também apreciar e gostar, não teremos condição de realizar esse tipo de comemoração neste ano. Estamos perto de atingir o pico da pandemia no estado, previsto para o mês de julho. Muitas vezes, como as pessoas não veem más notícias sobre Minas nos jornais, começam a julgar erroneamente que o estado está com a situação resolvida. Não está. O que está acontecendo em outros estados, com pessoas sem atendimento médico, pode ser a realidade de Minas no futuro, caso não tenhamos cuidado agora. Eu tenho certeza que o mineiro não quer essa situação. Conto com a colaboração de todos”, disse.
Minas Consciente
Até o dia 10 de junho, 130 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente (clique aqui para ver a relação das cidades). Elaborado pelo governo estadual, o plano setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
O plano tem objetivo de orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Para a avaliação das ondas são analisados os dados fornecidos pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde, que realiza o monitoramento constante dos municípios mineiros. São feitas atualizações diárias (dados epidemiológicos, leitos e ocupação) e semanais (curvas de tendência global e regional), que permitem analisar a situação de cada macrorregião e os impactos de uma possível reabertura para o sistema de saúde local.
Onda amarela
Além da macroregião de Saúde Norte, que passou para a onda amarela do plano Minas Consciente, a região Leste do Sul apresentou resultados favoráveis após a adoção das medidas mais flexíveis, permitindo, assim, a manutenção do funcionamento seguro de espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário. A manutenção é possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI. Contudo, vale lembrar que os números são acompanhados diariamente e as recomendações podem ser alteradas a qualquer momento, caso sejam identificados fatores que coloquem em risco a saúde da população.
As empresas localizadas nas macrorregiões que estão na onda amarela deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
Onda branca
Após voltar para a onda branca, a macrorregião Centro se junta às macrorregiões de Saúde Sul e Centro-Sul, que deverão manter as medidas já adotadas nas últimas semanas.
Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do plano Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84818
De: Afonso Cláudio Data: Quarta 10/6/2020 18:06:36
Cidade: Montes Claros/MG

"3 dias depois de Bocaiúva, linha chilena também mata em M. Claros. Novamente uma mulher, mãe de 46 anos que levava na garupa da moto - comprada há 8 dias - o filho de 10.
Terça 09/06/20 - 6h11"

Conforme o texto do montesclaros.com, "As leis que impedem o uso de cerol e da linha chilena são praticamente ignoradas e o uso generalizado do fio misturado a fragmentos de vidro ameaça a população indefesa em praticamente todos os lugares, principalmente agora na entrada do inverno, quando os ventos favorecem a atividade de "empinar" araras."
Na outra matéria, de 06/06/20, 7h21, referente à morte de moça de 24 anos em Bocaiúva, este jornal eletrônico já destacava a impunidade, tanto em relação a quem usa, como quem vende as linhas cortantes.
Portanto, que motociclistas, ciclistas, pedestres, cavaleiros e carroceiros fiquem muito atentos, pois podem ser atingidos por essas linhas mortais a qualquer instante. O ideal seria evitarem de ser alvos fáceis. Sempre observarem se há alguém empinando araras e evitarem de passar próximo dessas pessoas.
Os motociclistas e os ciclistas deveriam instalar antenas nos seus veículos, que funcionam como escudo protetor contra as linhas de cerol e chilena.
Todos os cidadãos contam com repressões objetivas e eficazes dessas atividades criminosas, referentes ao uso dessas linhas cortantes, extremamente perigosas, pois vidas preciosas são ceifadas prematuramente pelos autores dessa barbárie.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84817
De: Manoel Hygino Data: Quarta 10/6/2020 11:31:27
Cidade: Belo Horizonte

NOITE DE CRISTAL

Manoel Hygino

Os recentes acontecimentos no Brasil, em especial na capital federal, no âmbito político-jurídico-militar, trouxeram à tona a famigerada Noite de Cristal, na Alemanha de Hitler. Havia uma perigosa onda de anti-semitismo com o país varrido por perseguições aos judeus. Registrou-se a destruição de sinagogas em Munique, Nuremberg e Dortmund. Em Berlim, proliferavam insultos e dísticos injuriosos. Tudo partia de um grupo organizado – os homens do SA, que expunham em todos os lugares desenhos de judeus degolados, torturados, feridos, juntamente com inscrições obscenas. Ademais, janelas quebradas e restos da pilhagem das lojas de judeus nas ruas e sarjetas. Popularizou-se o protesto das vítimas: “ser judeu não constitui crime”.
De quem partira a ordem? De Goebbels, tudo levava a crer. Ou teria partido do próprio Hitler? Himmler, dirigindo-se aos generais do SS, atacara violentamente os judeus. Os judeus estavam decididos a destruir a Alemanha e deveriam ser expulsos do país, “com uma impiedade sem exemplo”. “Se a Alemanha não triunfasse nesse combate de morte, não haverá um só teto sob o qual um teuto encontre abrigo; todos perecerão de fome ou serão massacrados”.
A Alemanha se preparava para a segunda grande guerra e não encontraria mais apoio de outras nações. A Noite de Cristal, quando grupos de população impelidos pelas liderança do Reiche, com conhecimento de Hitler, arruinaram os bens de propriedade dos judeus, incrementou o sentimento de o conflito ser irremediável.
O historiador John Toland considera que as lideranças, a começar de Hitler, admitiam aquelas manifestações e tudo que resultou na Noite de Cristal, procurando que a comunidade internacional conhecesse os fatos. O auxiliar mais importante de Himmler, Heydrich enviou mensagens urgentes a todos os quartéis e postos do SD-Serviço de Segurança e da Polícia, concitando-os a cooperar com os líderes do Partido e da SS, “para organizar manifestações”. Judeus, principalmente os ricos, deveriam ser presos, quanto fosse possível alojar nas cadeias existentes, para depois serem encaminhados a campos de concentração.
O historiador comentou: “Foi uma noite terrível, uma noite de desespero que os judeus conheceram na Alemanha, enquanto a Polícia testemunhava, de braços cruzados, a destruição e as violências físicas impostas às pessoas”.
Segundo dados oficiais, foram arruinadas 814 lojas, 171 residências particulares, 191 sinagogas incendiadas, 39 homens assassinados e outros 36 gravemente feridos. O próprio Heydrich, contudo, admitiu que os números reais dos acidentes, mortes e incêndios “deveriam ter sido consideravelmente superiores”. O nome Noite de Cristal lembrava o grande número de vidraças partidas. Em todo mundo, a Alemanha foi classificada como país de bárbaros. Contra aquele estado de coisas, temendo que chegasse ao Brasil, manifestou-se o decano do STF, Celso de Mello, em mensagem reservada, já de conhecimento geral.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84816
De: Unimontes Data: Quarta 10/6/2020 10:35:18
Cidade: Montes Claros

(...) Os números divulgados nesta semana pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), reforçam por si só a preocupação e a necessidade de prevenção aos ataques de animais peçonhentos. Nos cinco primeiros meses de 2020, a unidade já atendeu 1.184 casos de picadas de escorpião, caso mais comum registrado pelo HUCF e que corresponde a 80% do total de vítimas neste tipo de acidente. Infelizmente, dois dos pacientes não resistiram e faleceram.
“A atenção com crianças e idosos deve ser redobrada neste período de pandemia da COVID-19, em todos os aspectos. E, neste sentido, reforçamos também o pedido para que se tenha todos os cuidados e evitem os riscos de acidentes com animais peçonhentos”, alerta o médico pediatra Carlos Lopo, da equipe do HUCF.
FATAIS – Entre janeiro e maio de 2019, o Nuveh registrou 1.173 picadas de escorpião, 1% a menos em relação a este ano, contra 1.060 em 2018 – no mesmo período. Sobre os casos fatais neste ano, até a primeira semana de junho, dois falecimentos por causa de escorpiões: um menino de 7 anos, natural de Janaúba, e uma criança de 4 anos, do distrito de Bentópolis de Minas, município de Ubaí (Norte de Minas). No histórico recente, um óbito em 2018 (criança de seis anos) e três óbitos em 2019 (crianças de 3, 10 e 12 anos).
“Apesar de ainda não estarmos no período que combina altas temperaturas com chuvas, não devemos esquecer que os animais peçonhentos estão soltos e vivem mais próximos do que imaginamos. A prevenção deve existir a todo o momento. As medidas antecipadas aos animais peçonhentos, assim como os cuidados preventivos que estamos vivenciando com a gripe, é sempre a ação mais tranquila e aceitável em se evitar uma internação grave ou o risco de morte”, pontuou o médico.
MAIS NÚMEROS
Como citado acima, as picadas de escorpiões foram responsáveis por 80,38% (1.184) das notificações de atendimento no Hospital da Unimontes entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano. Considerando o histórico de casos com os demais animais peçonhentos, o total geral chega a 1.473 vítimas em 2020: ataques de serpentes (96), de insetos desconhecidos (56), aranha (23), lagarta (24), abelha (16) e de marimbondo (7). O boletim considera, ainda, outros ataques, como mordedura de cães (62), de gatos (2), de morcego (1) e rato (1) e, ainda, acidente com primata/macaco (1).
Em todo o ano de 2019, o Núcleo do HUCF teve 3.146 notificações: escorpiões (2.833), picadas de serpentes (121), insetos desconhecidos (86), aranha (45), marimbondo (17), lagarta (16), abelha (24), mordida de morcego (3) e lacraia (1). No ano anterior, foram 2.908 notificações, com a maioria de vítimas de picadas de escorpião (2.833).
SOBRE – Escorpiões são aracnídeos como as aranhas e alguns realmente oferecem riscos seríssimos. Existem aproximadamente duas mil espécies de escorpiões no mundo e, no Brasil, há cerca de 100 delas. O gênero Tityus é o que causa mais mortes, em especial o Tityus serrulatus: o escorpião-amarelo. Suas populações eram naturais do Norte de Minas, em uma área bem restrita, onde existiam machos e fêmeas. Hoje, a espécie foi introduzida em grande parte do Brasil e se reproduz por partenogênese. Isto é, não precisam de machos para gerar filhotes. O escorpião é visto, hoje, como um problema de saúde pública, se adaptaram bem aos meios urbanos: cemitérios, esgotos e em locais de despejo de entulho e madeira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84815
De: Prefeitura Data: Quarta 10/6/2020 06:55:23
Cidade: M. Claros  País: Brasil


Decreto no 4057, 09 de junho de 2020
DETERMINA PONTO FACULTATIVO NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS MUNICIPAIS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
O Prefeito Municipal de Montes Claros – MG., no uso de suas atribuições legais e nos termos do artigo 71, inciso VI, combinado com o artigo 99, inciso I, letra “i”, da Lei Orgânica do Município de Montes Claros e,
CONSIDERANDO que no dia 11 de junho corrente não haverá expediente nas repartições públicas municipais, em razão do feriado municipal de CORPUS CHRISTI;
D E C R E T A:
Art. 1o – Fica decretado PONTO FACULTATIVO nas repartições públicas do Município de Montes Claros, no dia 12 de junho de 2020 (sexta-feira), para os servidores municipais.
Art. 2o – Aos serviços essenciais prestados pelo Município, bem como às Diretorias de Licitação, de Gestão de Pessoas e a Gerência de Transportes, Garagens e Oficinas da Secretaria de Planejamento e Gestão, os setores responsáveis pela Manutenção de Estradas Rurais, Limpeza Pública, Saúde, Guarda, Vigilância Patrimonial e pelos Abrigos e demais Centros de Fornecimento de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social não se aplicam as regras deste Decreto, devendo o expediente ter o seu transcurso normal.
Art. 3o – Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Município de Montes Claros, 09 de junho de 2020.
Humberto Guimarães Souto
Prefeito de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84814
De: Polícia Militar Data: Terça 9/6/2020 10:29:19
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 8, por volta das 18h05min, compareceu na Av. Dr. Avilmar Gonçalves de Oliveira, Vila Campos, nesta cidade, onde, segundo informações, a motoneta, Yamaha Neo 125, cor cinza, placa QXH-9552, conduzida pela vítima, fatal, 46 anos, transitava, sentido bairro Canelas II/Vila Campos, quando embaraçou em um pedaço de linha com cerol (linha chilena), que a atingiu na altura do pescoço, causando um profundo corte com intenso sangramento. Equipe do SAMU compareceu ao local e constatou o óbito. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe, recebeu da equipe do SAMU certa quantidade de linha com cerol (linha chilena) e liberou o corpo ao serviço funerário para encaminhamento ao IML. Segundo testemunhas no momento do acidente um filho da vítima, 10 anos, encontrava-se como passageiro da motoneta o qual foi examinado pela equipe do Samu e liberado aos familiares, sem nenhuma lesão aparente. Testemunhas que presenciaram o acidente, relataram que avistaram várias Pipas/Papagaios oriundas, possivelmente, do bairro São Judas/Cristo Rei e uma pessoa, não identificada, recolhendo as linhas que estavam no local. Foi constatado que a condutora/vítima não possuía CNH/PPD, categoria “A”, sendo a motoneta liberada para pessoa devidamente habilitada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84813
De: Estado de Minas Data: Terça 9/6/2020 08:38:55
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros confirma nova morte por COVID-19 e veta reabertura de bares e restaurantes no Dia dos Namorados - Comerciantes tentaram antecipar reabertura para 12 de junho, mas prefeito descartou - Luiz Ribeiro - A secretaria de Saúde de Montes Claros, no Norte de Minas, confirmou nesta segunda-feira (8) a terceira morte por coronavírus (COVID-19) na cidade. De acordo com a prefeitura, o caso foi de uma mulher, de 72 anos, diabética, e que sofria de cardiopatia. Ela estava em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital do município e morreu na manhã desta segunda-feira.
A prefeitura informou também que, no último fim de semana, a cidade teve mais 11 casos confirmados da COVID-19, aumentando para 101 os pacientes positivos para o coronavírus. Por outro lado, 55 pessoas já foram curadas da doença na cidade.
A pasta municipal da Saúde comunicou que, entre os 11 novos casos de pacientes confirmados com COVID-19, dois são relativos a crianças: de 2 e 4 anos. Há ainda um adolescente de 12 anos com a infecção.
Dos 11 novos casos, apenas um homem de 52 anos, com comorbidades, está internado e em quadro estável. Os demais pacientes estão estáveis, em isolamento domiciliar, monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Montes Claros.
Polêmica do Dia dos Namorados
Dentro do plano de flexibilização das atividades econômicas no município, elaborado pela prefeitura para a reabertura de segmentos do comércio, os bares, restaurantes e shoppings centers locais voltarão a funcionar no dia 18 de junho (quarta fase do programa), devendo cumprir uma série de medidas restritivas contra a transmissão do coronavírus.
Comerciantes, sobretudo, donos de bares e restaurantes, solicitaram que a reabertura do estabelecimento fosse “antecipada” para esta sexta-feira, 12 de junho, Dia dos Namorados.
Os empresários alegam que o Dia dos Namorados é um dos mais importantes do comércio e que “antecipação” da reabertura seria uma forma de recuperar um pouco das vendas perdidas durante o isolamento social, iniciado em Montes Claros desde 20 de março.
No entanto, o prefeito Humberto Souto (Cidadania) não aceitou o argumento dos comerciantes, o que gerou polêmica na cidade.
Em resposta à reclamação dos donos de bares e restaurantes, o chefe do executivo alegou que entende a situação deles e as perdas que estão tendo com o pandemia do coronavírus. Mas, segundo Souto, o plano de flexibilização da economia que precisa ser seguido.
“Não se trata de uma decisão pessoal. Houve debates, discussões e conclusões. Se conseguirmos manter este padrão, todos ajudando a manter as recomendações dos médicos, de manter o distanciamento, lavar as mãos e, principalmente, usar mascar, as etapas serão cumpridas. Vamos ser justos”, argumentou Souto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84812
De: Vanielle Barbosa Data: Terça 9/6/2020 07:33:48
Cidade: Oxford Reino Unido/

Inglaterra vai reabrir bares e restaurantes, no dia 15 de junho, mas com número limitado de clientes

Boa noite, Gostaria muito que voces corrigissem a noticia, pois meu marido e eu administramos bar e restaurante na Inglaterra, e a previsao, nada concreto ainda os bares e restaurantes na Inglaterra provavelmente reabrirao por volta de 4 de Julho de 2020.
Inglaterra vai reabrir bares e restaurantes, no dia 15 de junho, mas com número limitado de clientes.

***

N. da Redação - A notícia baseia-se no noticiário internacional. O depoimento local restaura a informação. Muito agradecemos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84811
De: Manoel Hygino Data: Segunda 8/6/2020 16:16:03
Cidade: Belo Horizonte

O JUDICIÁRIO EXISTE

Manoel Hygino

Quando os políticos e determinadas autoridades debatem e se enfrentam sem chegarem a uma conclusão necessária aos interesses da sociedade, costumam atribuir os maus resultados de seus projetos à Imprensa. Imprensa que existe para publicar informações, obedecida a legislação pertinente e consentânea com os princípios éticos da atividade e do exercício da profissão de jornalista.
É, assim.
Vê-se que, no entanto, para serem bem sucedidos em propósitos e projetos, pessoas invadem reiteradamente áreas a que não estão habilitadas e nelas passam a atuar, apelando para novas ferramentas de comunicação, como ora acontece, prejudicando abusivamente a verdadeira Imprensa. O que se poderia considerar estratégia marxista de prostituir o vocabulário, de deformar a realidade e mentir, como antes se observava nas ações do MST e na violência black bloc, parece mudar de mãos. E o povo do Brasil, que quer pelo menos tranquilidade para sobreviver e produzir, queda indeciso sobre aprovação a este ou aquele candidato ou autoridade, enquanto os problemas, ora avultados com a crise sanitária de dimensões jamais sofridas, permanecem e ganham vulto.
Os fatos do último final de semana se repetiram nas capitais do país, sobretudo na Federal, que sequer pudera comemorar este ano o seu sexagésimo aniversário. Mutatis mutandis, poder-se-ia repetir aqui o que Carlos Alberto Di Franco, doutor em Comunicação pela Universidade de Navarra e membro do Departamento de Comunicação do Instituto Internacional de Ciências Sociais, afirmara em 2014: “E nós, jornalistas, corremos o risco de sucumbir a esse gingado e à instrumentalização semântica”.
Indivíduos, por motivos sabidos ou ainda não identificados, obstruem as vias públicas em manifestações, formam-se em frente a prédios públicos, atacam indefesos integrantes de equipes de saúde, agridem jornalistas (fatos já de amplo conhecimento), passando-se por “ativistas” e “militantes”.
Di Fraco resumiu: “Nosso papel é informar. Nossa missão é rasgar a embalagem e mostrar a realidade”. Todos os deslizes e abusos precisam ser esclarecidos, principalmente se já considerados crimes. E há numerosos que precisam ser investigados e, concluídas as investigações, se houver culpados, levados à barra dos tribunais.
Porque o que a Imprensa, os jornalistas em sua predominância pretendem é que se cumpra a Constituição, porque o decrépito direito divino dos reis foi substituído pela soberania popular. Convém ainda lembrar: “O Poder Judiciário, no desempenho da jurisdição, exerce agora uma parcela do poder político, conforme o magistrado francês Antonie Garapon, o controle crescente da Justiça sobre a vida coletiva é um dos maiores fatos políticos contemporâneos”. “A judicialização na vida social no Brasil tomou ritmo assustador. Tornou-se o poder público incapaz de resolver, sem recorrer ao Poder Judiciário, conflitos de múltipla natureza”. Merece, pois, como a Imprensa, ser respeitado, para que se deixe o brasileiro viver em paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84810
De: Gabriela Rocha Fonseca Data: Domingo 7/6/2020 20:22:25
Cidade: Governador Valadares/mg

Ola, tudo bem? Sou estudante de História da UFMG (campus pampulha) sede BH. Estou participando de uma pesquisa sobre Honorato Alves, político e médico que atuou em Montes Claros e inclusive foi homenageado pela cidade nomeando uma praça. A pesquisa se trata sobre os fundadores da faculdade de medicina da Belo Horizonte (atual UFMG), e estou procurando artigos sobre esse nome tão importante para a cidade de Montes Claros. Gostaria de saber se os(as) senhores(as) tem conhecimento de pesquisas ou artigos anteriormente publicados pela prefeitura ou pelas insituições de ensino da cidade, para auxiliar no projeto. Atenciosamente, Gabriela Rocha Fonseca.
Telefone: (33) 984297190

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84809
De: José Ponciano Neto Data: Domingo 7/6/2020 11:09:29
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

07 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA.

Neste Dia MUNDIAL de Liberdade de Imprensa – dependente, este ano, ao tema: “Jornalismo Imparcial e Sem Medo”. “Parabenizamos todos os profissionais da imprensa mineira pela dedicação que cada um, à sua maneira, tem dispensado a este importante campo de intervenção, exortando-os a aprofundar o seu empenhamento em prol da causa dos Direitos da Pessoa Humana e do livre exercício do direito a informar e ser informado”.

No entanto, não é salutar confundir “Liberdade de Imprensa e expressão” com a Liberdade das Noticias falsas (Fake-news). Tempestade de notícias falsas vem vitimando não só o mundo político e econômico, mas, os mais pobres e os de baixa escolaridade. Neste momento de resguardo sanitário, pessoas no ápice da solidão ou na ausência de vida amorosa também são vitimas das Noticias Falsas – em razão de estarem fora do cotidiano.

A tecnologia cibernética criou o Twitter - Face book – whatsapp - plataformas e Tiktok - meios que são usados por extremistas para propagar ideologias e recrutar seguidores inocentes – bem diferente dos MEIOS de comunicação OFICIAIS que desempenham um papel fundamental no processo de construção da realidade, levando informações, conhecimento, lazer e principalmente, estimulando sonhos individuais e coletivos.

O FAKE-NEWS é o berreiro das “notícias manchadas de sangue, de lágrimas e indignação é sustentado pelo medo social que permeia as sociedades modernas. O medo da morte, da violência, das catástrofes naturais, do trânsito, etc.,dão sustentação à campanha midiática em torno da indignação descomprometida”. - Quem viraliza o FAKE-NEWS, são considerados milicianos midiáticos pela justiça e pelo o leitor mais argucioso.

A indignação não é suficiente para a mudança da realidade, mas apenas altera os estados emocionais e fornece uma carga de medo e responsabilidade aos seguidores e expectadores.

As redes sociais hoje são conhecidas pelo codinome de “Rede esgoto”, justamente pelo fato levar as mentiras, assim é à “imprensa marrom”; geralmente forjam pegadinhas nas mídias impressas e eletrônicas em busca de audiências. Enquetes confirmam que mais de 90% não confiam na “Rede esgoto” e na “imprensa marrom”.

Para finalizar! A pergunta que não quer calar. Afinal de contas, o que está acontecendo com a Comunicação?

Reflexão:
“Não gosto de ficção para o noticiário, quem quiser fazer ficção, deve levar seu talento para o romance; o repórter deve descrever os fatos como eles aconteceram, eliminando, é lógico, o que marcar a pessoa humana” (Fialho Pacheco-02/XII/74)

07/06/2020- (*) José Ponciano Neto é Colunista Site montesclaros.com – Articulista – Escritor - historiador e membro da Comissão de Geografia e Ecologia do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros e Vice-presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte De Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84808
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 6/6/2020 10:44:36
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

Comparação dos aumentos percentuais de 14, entre os 15 primeiros países da classificação internacional, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 30/5/2020 e até 6/6/2020 (9h20m):

1º Chile 53,4% (passou de 944 para 1.448 mortes)
2º México 39,9% (de 9.415 para 13.170)
3º India 34,9% (de 4.706 para 6.348)
4º Rússia 26,2% (de 4.374 para 5.520)
5º Peru 25,9% (de 4.099 para 5.162)
6º Brasil 25,6% (de 27.878 para 35.026)
7º Estados Unidos 6,1% (de 102.836 para 109.132)
8º Iran 5,9% (de 7.677 para 8.134)
9º Reino Unido 5,5% (de 38.161 para 40.261)
10º Turquia 3,5% (de 4.489 para 4.648)
11º Alemanha 1,9% (de 8.450 para 8.613)
12º Itália 1,6% (de 33.229 para 33.774)
13º França 1,4% (de 28.714 para 29.111)
14º Espanha 0,04% (de 27.121 para 27.134)

- Os países que precedem o Brasil na classificação acima ocupam os seguintes lugares na classificação da OMS:
Chile 13º; México 14º; Índia 7º; Rússia 3º; Peru 9º; e o Brasil está no 2º lugar na classificação da OMS, sendo que os Estados Unidos estão no 1º lugar.
- Algumas manchetes sobre o Brasil, de 4 e 5/6/20: "Brasil é o terceiro em número de óbitos, atrás do Reino Unido e Estados Unidos"; "Brasil tem 3º dia de recorde de mortes por COVID-19 e passa Itália em óbitos"; "Brasil completa 100 dias de COVID-19 com maior curva ascendente no mundo";
- Deus abençoe todos os especialistas, profissionais de saúde, autoridades e populações, em todo o planeta Terra, no combate ao coronavírus e tratamento dos infectados por esse inimigo tão perigoso.
- Que Ele ilumine os cientistas e pesquisadores para a produção de vacinas contra o mesmo, com a rapidez possível e tão necessária.
- Que os enfermos e falecidos nessa pandemia tenham também as curas definitivas nesta vida e na Eternidade. E seus familiares muita paz e consolação.

Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84807
De: José Ponciano Neto Data: Sexta 5/6/2020 17:37:39
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

DIA DO MEIO AMBIENTE:

A maior parte da minha vida é envolvida com o Meio Ambiente por meio da ecologia (na forma análoga). -São 43 anos do meado das 60 eras.

Orgulho-me de fazer parte da gestão da maior Reserva Particular de preservação ambiental do Estado de Minas Gerais, pois, a empresa proprietária é de economia mista. São mais de 3200 hectares cravados no sertão árido do Norte de Minas. Nesta Reserva foram efetivadas a proteção e a conservação dos principais fragmentos florestais que são objetos de pesquisas – dissertação e teses universitárias – artigos científicos e jornalísticos.

Entretanto, o meio ambiente não é só isto. Digo. Não é só isto!

O Meio Ambiente arrasta a mobilidade urbana – inclusão social – tratamento e aproveitamento de resíduos e principalmente o saneamento básico mais essencial de todos “água potável e esgoto tratado”.

Quem consultar qualquer plataforma de pesquisa, ficará horrorizado com os indicadores de água e esgoto nas maiores cidades do Brasil - números embasados nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS.

Além das grandes metrópoles - existem as Comunidades faveladas e as Comunidades lacustres dos rios e mares, onde faltam a água potável - coleta / tratamento de esgoto e a coleta de lixo, tudo é jogado ali mesmo, poluindo as águas.

É triste a qualidade de vida dos moradores que vivem nestas Comunidades carentes. Em recente pesquisas constataram que 07% das crianças e adolescentes são desprovidos do sistema de água dentro das suas residências.

Com a falta de água e coleta e tratamento de esgoto não há combate aos vírus e bactérias

Quando o Brasil vai cumprir os compromissos nacional e internacional do saneamento básico ambiental?

- Ainda é uma incógnita. - E a “boiada vai passando”.

Como podemos comemorar?

Entre o discurso e a prática há uma diferença muito grande.


05/06/2020
(*) José Ponciano Neto é da Comissão de Geografia e Ecologia do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros e Vice-presidente da Academia Maçônica de Letras do Norte De Minas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84806
De: Polícia Militar Data: Sexta 5/6/2020 10:34:18
Cidade: Montes Claros

MONTES CLAROS – A Polícia Militar, ontem, 4, às 10h56min, compareceu na rua João Júlio de Oliveira, bairro São Judas Tadeu I, nesta cidade, onde, segundo a vítima, mulher de 31 anos, contratou um prestador de serviços, identificado, também de 31 anos, para limpeza na piscina do seu imóvel; tendo o contratado chegado ao local por volta das 10:h50min, ao abrir o portão do imóvel foram surpreendidas por 03 (três) três indivíduos, 02 (dois) destes usando toucas, tipo ninja, e outro máscara, que saíram de trás de um ônibus que estava estacionado defronte ao imóvel e de arma em punho anunciaram o “assalto”, adentraram ao imóvel, renderam-na e subtraíram joias, 02 (dois) relógios, 03 (três) óculos, R$360,00 (trezentos e sessenta reais), em dinheiro, 01 (um) aparelho celular e a chave de ignição do veículo BMW-320I, placa GNT-8462.; do prestador de serviços foram subtraidos e depois localizados o veículo GM Celta, cor branca, placa MTL-7432, 01 (um) aparelho celular, documentos do veículo, CNH e R$649,00 (seiscentos e quarenta e nove reais), em dinheiro. Segundo o proprietário da residência, teria visto um veículo GM Monza, cor preta, placa JNU-2528/SP, em atitude suspeita, com 01 (um) indivíduo em seu interior. Durante levantamentos foi verificado, por circuito de câmeras, que o veículo GM Monza, que se encontrava estacionado defronte ao imóvel fora utilizado pelos autores, o qual foi apreendido e removido ao pátio conveniado. Os indivíduos ainda não foram localizados.

***

SÃO JOÃO DO PARAÍSO – A Polícia Militar, ontem, 4, por volta das 19h00min, compareceu na Fazenda São Pedro, na zona rural de São João do Paraíso, onde, segundo as vítimas, homens de 70, 46 e 20 anos, estavam na residência, quando foram surpreendidos por 02 (dois) indivíduos, que, armados, exigiram os seus pertences e subtraíram da vítima, 46 anos, o veículo Fiat Pálio, cor cinza, placa GXZ-6292 (Já localizado); 01 (uma) motrocicleta Honda CG, Titan, cor verde, placa JOI-0201; R$580,00 (quinhentos e oitenta reais), em dinheiro, e 01 (um) um aparelho celular; da vítima de 20 anos, subtraíram 01 (uma) TV e 01 (uma) motocicleta Yamaha YBR, cor vermelha, placa HAC-6661; da vítima de 70 anos subtraíram R$250,00 (duzentos e cinquenta reais), em dinheiro; 01 (um) som automotivo, 02 (dois) tweeters, 02 (duas) cornetas, 01 (uma) fonte de energia, 02 (dois) módulos; 01 (um) aparelho celular, peças de vestuário e 01 (um) capacete, após o roubo os autores evadiram. De posse das informações, durante o rastreamento o veículo Fiat Pálio, foi localizado. Os indivíduos ainda não foram localizados. Rastreamento em andamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84805
De: Unimontes Data: Sexta 5/6/2020 07:38:08
Cidade: Montes Claros

(...) Hospital da Unimontes já atendeu 242 casos suspeitos de Coronavírus, até esta quarta-feira (3/6) - O Novo Coronavírus trouxe uma dura realidade para o mundo: somos humanos e estamos suscetíveis às doenças graves. Mas há esperança de recuperação. Muitos pacientes têm conseguido vencer a batalha contra a Covid-19. L. C. de S., caminhoneiro, de 51 anos, tem um histórico de bravura. Internado desde o dia 26 de abril no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), L.C passou mal, foi atendido pelo Samu e, desde o dia 3 de maio, estava no CTI. Após apresentar melhoria significativa, para alegria e alívio dos familiares, ele foi encaminhado ao setor semi-intensivo, no último dia 2 de junho. De fato, a doença não é brincadeira.
Até a tarde desta quarta-feira (3/6), o vírus havia contaminado 584.016 pessoas e matado outras 32.548 no Brasil, segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Porém, nem tudo é tragédia. Do total de casos confirmados, 312.851 estão em acompanhamento e 238.617 foram recuperados, também de acordo com o MS.
HISTÓRICO DO PACIENTE
L. C. de S. saiu do Ceará com destino a São Paulo no dia 22 de abril. Mas, ao passar por Montes Claros, em uma parada em um posto de gasolina, pediu ajuda ao Samu, lembra a esposa S. M. de O. M, que desde o dia 27 de abril angustia pela alta do marido. “Ele já saiu do Ceará com os sintomas, estava com a garganta ardendo e febril. Mas a gente nunca pensou que seria Coronavírus. No Ceará, tem muitos casos e o meu marido não teve os cuidados preventivos necessários”, lamenta. O caminhoneiro, como tantos outros pacientes, faz parte das estatísticas da Vigilância Epidemiológica de Montes Claros e também para os dados do HUCF.
“Foram quase 30 horas de estrada entre o Nordeste do país e o Norte de Minas, 39 dias sem ver o meu esposo. Mas, hoje, tive a autorização da equipe médica e pude vê-lo. Estou extremamente emocionada. Meu marido foi muito bem acompanhado e eu bem recebida aqui no HUCF. A equipe multiprofissional foi muito guerreira e lutou para a recuperação dele. Quando ele foi entubado, achei que seria o fim. Mas, graças a Deus, ele teve uma nova chance de vida para recomeçar, pois está curado desta doença”, emociona-se a esposa.
A Médica Isabella Graça Câmara da Silveira afirma que o paciente está curado da Covid-19, mas ainda continua em observação. Por enquanto, não há previsão de alta. “Ele terá que passar por reabilitação com fisioterapia e outros cuidados com a saúde, pois os pulmões foram bastante prejudicados/acometidos. Ele permanecerá internado, em observação, até recuperação total. Só assim será liberado para começar uma nova vida”, atesta a médica.
Dados do município apontam que 77 casos e duas mortes foram confirmados por Covid-19 até então. Um óbito também fora registrado por outros motivos. Além disso, 50 pacientes estão recuperados, 4.357 pacientes suspeitos notificados, sendo 471 casos investigados e monitorados. Até então, 41 pacientes aguardam resultado dos exames. 1.416 casos suspeitos foram descartados por exame. Ainda conforme o município, 14 pessoas internadas são de Montes Claros e quatro são de outros municípios.
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh) do HUCF aponta que, entre fevereiro e 3 de junho deste ano, foram atendidas 235 pessoas com suspeitas da Covid-19. Destes, quatro casos foram descartados por teste rápido, quatro confirmados, sendo dois por RTPCR. 161 casos foram enviados para isolamento social e monitoramento da Vigilância Epidemiológica. 64 é o número total de internamentos no HUCF, entre fevereiro e 3 de junho. 47 pacientes receberam alta hospitalar e foram monitorados/acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. 08 foram transferidos para outros hospitais, 1 óbito confirmado com o Coronavírus, 10 óbitos descartados para a Covid-19 e 01 casos curado.
Como forma de evitar a proliferação de infectados pelo Novo Coronavírus, o HU segue rigorosamente todos os protocolos de atendimento durante o período de Pandemia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84804
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 4/6/2020 16:30:18
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem 84.802 - "Usina em Jaíba tornará Minas o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil..."

Diante de reportagem tão importante, referente ao aumento da geração de energia elétrica fotovoltaica no Norte de Minas, com a futura instalação de usina de 1.357 MW em Jaíba, no valor orçado de R$6 bilhões, vem sempre a expectativa de que, além dos benefícios citados:
- criação de 40.710 empregos diretos e indiretos
- desenvolvimento tecnológico de ponta
- desenvolvimento sustentável de inúmeras comunidades desta região
- energia limpa renovável e barata, que reduz a emissão de gases de efeito estufa e poluição do meio ambiente;
que não só os grandes consumidores, de transmissão e distribuição, tenham maior disponibilidade e acesso à energia gerada, pois podem investir na compra dos painéis solares e equipamentos para a instalação, mas também os pequenos consumidores, que têm menor poder aquisitivo e muita dificuldade de pagar suas contas às Concessionárias de Distribuição, principalmente quando a economia e o nível de empregos tiverem fraco desempenho, como atualmente, além de serem atendidos com energia elétrica de qualidade inferior, com altos índices de duração e frequência equivalentes de interrupções e desempenho global de continuidade (ranking da ANEEL).
Sugiro ao leitor verificar a mensagem 84.346, de 15/11/2019, com o título "O Sol é para todos", neste Mural, que também aborda outras grandes vantagens da geração de energia elétrica fotovoltaica.

Afonso Cláudio de Souza Guimarães - Engenheiro Eletricista

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84803
De: Governo de Minas Data: Quinta 4/6/2020 14:05:41
Cidade: Belo Horizonte

Macrorregião Noroeste retorna à onda verde do plano Minas Consciente após aumento de casos de coronavírus - Outras regiões serão monitoradas nos próximos dias pelo Comitê Extraordinário Covid-19; governador pede cautela à população - A macrorregião de Saúde Noroeste vai retornar à onda verde do plano Minas Consciente, criado pelo Governo de Minas para promover a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus. A recomendação é a de que as 33 cidades da localidade abram somente serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias e farmácias.
A decisão foi tomada em reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, na quarta-feira (3/6), em função do aumento do número de casos e da baixa capacidade assistencial da rede hospitalar. As outras 13 macrorregiões de Saúde mineiras serão mantidas nas ondas determinadas durante os últimos encontros do grupo técnico, mas serão acompanhadas diariamente para avaliação das taxas de contaminação e internação.
O governador pediu cautela à população e reforçou a importância de manter os cuidados de higienização e proteção individual.
“O número de casos tem aumentado e Minas Gerais não pode ceder. Nós, até o momento, temos lutado com muita eficiência. Eu peço aos mineiros que façam o que for possível para continuar assim, porque a batalha será longa. Nós só vamos vencer essa guerra daqui alguns meses. Peço que aqueles que podem ficar em casa, fiquem. E os que não podem, que tomem as medidas de distanciamento e higienização necessárias. Minas tem sido destaque no Brasil até o momento, mas não podemos baixar a guarda. Temos que continuar essa luta contra o vírus, porque ele é invisível e imprevisível. Esse aumento de casos nos últimos dias sinaliza que temos que ter cuidado redobrado. Conto com a ajuda de todos”, disse.
Adesão
Apesar do alerta, Romeu Zema disse que não há motivo para pânico e que a situação ainda está sob controle no estado.
“Até o momento, Minas Gerais tem combatido o coronavírus de forma adequada. Somos o segundo estado do Brasil com a menor taxa de óbitos por 100 mil habitantes, atrás apenas do Mato Grosso do Sul. Isso é fruto de uma série de ações que temos feito. A grande maioria dos prefeitos tomou essa guerra como uma bandeira”, afirmou.
Até o dia 3 de junho, 109 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao Minas Consciente, abrangendo mais de 2,8 milhões de habitantes (clique aqui para ver a relação das cidades).
O plano
Elaborado pelo governo estadual, o plano Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
O plano tem como objetivo orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao plano e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Para a avaliação das ondas são analisados os dados fornecidos pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde, que realiza o monitoramento constante dos municípios mineiros. São feitas atualizações diárias (dados epidemiológicos, leitos e ocupação) e semanais (curvas de tendência global e regional), que permitem analisar a situação de cada macrorregião e os impactos de uma possível reabertura para o sistema de saúde local.
Salões de beleza
Durante a reunião da quarta-feira (3/6), o Comitê Extraordinário Covid-19 também determinou que os salões de beleza poderão ser abertos nas cidades que estiverem na onda amarela do programa. Anteriormente, a orientação era que essas empresas só entrassem em funcionamento durante a onda vermelha. A mudança considerou fatores econômicos, como a geração de empregos no setor, além da capacidade de adaptação para atendimento à clientela.
Todas as mudanças definidas na reunião passarão a valer a partir do próximo sábado (6/6), após publicação no Diário Oficial do Estado.
Onda amarela
As regiões de Saúde Centro e Leste do Sul permanecem na onda amarela do plano Minas Consciente, permitindo, assim, o funcionamento responsável de espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário. A manutenção é possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.
As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.
Onda branca
As macrorregiões de Saúde Sul, Norte e Centro-Sul, que já haviam progredido para a onda branca nas últimas semanas, continuam apresentando taxas controladas da doença e, por isso, podem manter os protocolos mais flexíveis.
Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do plano Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda verde
Além da região Noroeste, que regrediu da onda branca para a onda verde do plano Minas Consciente, as regiões Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos, já que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se o número de casos crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
Por isso, a orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:
O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
Onda verde – serviços essenciais
Onda branca – 1ª fase
Onda amarela – 2ª fase
Onda vermelha – 3ª fase
Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:
Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, shoppings centers, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais Secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84802
De: O Tempo Data: Quinta 4/6/2020 09:48:19
Cidade: BH

Usina em Jaíba tornará Minas o maior produtor de energia fotovoltaica do Brasil - Estado já líder no país com relação à geração distribuída, que é a instalada em casas e prédios, por exemplo
Por GABRIEL MORAES - O governo de Minas anunciou nessa quarta-feira (3) que aprovou o licenciamento do maior projeto de energia fotovoltaica do Brasil - trata-se de uma usina de energia solar que será construída em Jaíba, no Norte do Estado, no valor de R$ 6 bilhões, e que deve possibilitar a criação de mais de 40 mil vagas de emprego diretas e indiretas.

Atualmente, Minas Gerais tem uma potência de 755 megawatts (MW) desse tipo de energia instalados e em construção, e é o quarto maior gerador do país, atrás somente de Piauí, Ceará e Bahia, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Essa nova usina, que deve começar a ser construída no segundo semestre de 2020, sozinha, terá capacidade total instalada de cerca de 1.357 megawatts, fazendo com o que o Estado tome a liderança no setor.

Com relação à geração distribuída, que é a instalada em residências, condomínios, indústrias, comércio, propriedades rurais e prédios públicos, Minas Gerais já é líder no Brasil, com potência de 512 megawatts. Isso corresponde a 19% de toda a energia solar fotovoltaica desse tipo em todo o país.

O investimento é feito pela empresa Aurora Energia, que considera o Norte do Estado como um excelente local para esse tipo de energia renovável. "A região Norte de Minas Gerais é um excelente lugar para a geração de energia solar fotovoltaica, pois tem níveis de insolação próximos às melhores regiões do planeta. Três microrregiões ao norte do estado, o sol sempre foi considerado um castigo diante da seca histórica, e que agora vive a expectativa de receber grandes investimentos no aproveitamento da fonte limpa", informou a empresa.

Segundo o governador Romeu Zema (Novo), o Executivo está com os olhos voltados para a região com relação a investimentos em energia. "Minas se tornou um mercado bastante promissor para quem quer trabalhar hoje com energia distribuída, porque somos um Estado competitivo, temos um bom índice solar na região Norte e as empresas, na crise, começam a buscar alternativas para reduzir custos", avalia.

Empregos

De acordo com estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia solar é a fonte renovável que mais gera empregos no mundo. A cada novo MW instalado, são criados entre 25 e 30 novos postos de trabalho. Se considerarmos que essa nova usina em Jaíba terá capacidade para 1.357 MW, o empreendimento poderá acarretar na criação de 40.710 empregos diretos e indiretos, não só no setor em si, mas em toda a cadeia produtiva.

"Com isso, o setor tem a capacidade de impulsionar uma nova cadeia de produtos e serviços, gerando milhares de oportunidades de trabalho, desenvolvimento tecnológico de ponta, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável de inúmeras comunidades no Norte de Minas", informou o governo.

Investimentos

Conforme informações publicadas pelo Executivo estadual, os avanços nesse setor partem das políticas públicas de fomento à energia solar, como a desburocratização de licenciamento ambiental e aprovação dos empreendimentos por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

"A atração ocorreu por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), que registrou saldo total de mais de R$ 5,6 bilhões de investimentos atraídos nos primeiros cinco meses de 2020. Em meio à pandemia e à crise econômica mundial provocada pelo coronavírus, o Estado está conseguindo gerar empregos e garantir a sustentabilidade na adoção de uma matriz renovável e limpa", afirma.

Energia solar

A Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir da luz solar, e, mesmo em dias nublados ou chuvosos, ainda pode continuar sendo produzida. Mas quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Segundo a Absolar, devido à longa vida útil e alta durabilidade dos seus equipamentos e sistemas, os benefícios trazidos pela energia solar fotovoltaica permanecem sólidos com o passar dos anos. Isso faz da tecnologia uma opção atrativa para investidores, inclusive nesse momento em que os consumidores se sentem pressionados a buscar formas de reduzir seus gastos mensais com energia.

É considerada uma energia limpa, renovável e barata, que reduz a emissão de gases de efeito estufa e poluição do meio ambiente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84801
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 4/6/2020 02:41:06
Cidade: M. Claros

(...) - No final da tarde dessa quarta-feira, 03 de junho de 2020, por volta das 17h35min três equipes de salvamento do corpo de bombeiros, coordenadas pelo cbu, deslocaram até a Rodovia BR-135, próximo ao trevo da saída de Montes Claros/MG sentido Belo Horizonte, bairro Vila Telma, para atendimento de ocorrência de acidente automobilísito envolvento um caminhão e uma caçamba. No local, dois veículos acidentados, que segundo relato de testemunhas uma caçamba carregada de concreto perdeu o freio e colidiu na traseira de um caminhão carregado de madeira. O motorista do caminhão não apresentou ferimentos, enquanto que os três ocupantes da caçamba se feriram, sendo uma das vítima fatalmente (idade aparente de 35 anos), e outra consciente e orientada (idade aparente de 35 anos) com múltiplas fraturas ficou presa às ferragens. A terceira vítima e motorista da caçamba (idade aparente de 25 anos) apresentava apenas escoriações leves. Diante da situação, e utilizando Equipamentos de Proteção Individual e diversos equipamentos de salvamento foi feita a retirada da vítima presa, após atuação ininterrupta de 5h, repassando a equipe do SAMU que apoiava no atendimento. Devido à gravidade do acidente foi derramada uma grande quantidade de óleo na pista, sendo necessária a limpeza da pista com uso de pó de serragem e apetrechos operacionais específicos de uma viatura de Combate a Incêndio, eliminando assim o risco de novos acidentes face ao estado da pista escorregadia. Foram empenhados nove Bombeiros e três viaturas operacionais para o atendimento e resolução dessa ocorrência, finalizando os trabalhos de acordo com o planejamento e procedimentos previstos nos protocolos operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).

***

Polícia Militar -A Polícia Militar, ontem, 3, por volta das 17h29min, compareceu na Rodovia MGC 135, Km 369, bairro Vila Sion, nesta cidade, onde, segundo informações ocorrera um acidente de trânsito; no local, segundo o motorista do veículo, caminhão, caçamba, cor vermelha, placa HLY-9912, identificado, 23 anos, conduzia o veículo pelo local, sentido decrescente, com 02 (dois) passageiros, identificados, 18 e 30 anos, quando, em uma descida, percebeu que o veículo estava sem freio; que tentou usar o freio motor, porém, sem sucesso; contudo, conseguiu se desvencilhar de vários veículos que seguiam à sua frente; que, após o trevo, nas proximidades de um motel, colidiu na traseira da combinação semi reboque, placa CDL- 2091, acoplado ao caminhão trator Iveco Stralis, cor preta, placa EJW-2414, conduzido por um indivíduo, identificado, 23 anos, que relatou que conduzia o veículo pela rodovia, sentido decrescente, quando sentiu um forte impacto na traseira da composição e só conseguiu parar o veículo após alguns metros do local do impacto. As vítimas ficaram presas às ferragens, tendo uma equipe de Bombeiros Militares comparecido ao local, procedeu o desencarceramento e o socorro. O condutor do caminhão caçamba, 23 anos, queixava-se de dores nas pernas e mão direita e foi socorrido ao HPS, onde ficou sob cuidados médicos; o passageiro de 30 anos, após ser retirado das ferragens, apresentando fratura na tíbia e fíbula esquerda, foi também encaminhado ao HPS, por uma equipe do SAMU. Foi constatado pela equipe médica do SAMU que o passageiro de 18 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. Perícia compareceu ao local, realizou os trabalhos de praxe e liberou o corpo o serviço funerário. Os veículos, por se acharem devidamente licenciados, foram liberados aos responsáveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84800
De: Tribunal de Justiça Data: Quarta 3/6/2020 18:00:19
Cidade: BH

Projeto de novo fórum de Montes Claros é anunciado por videoconferência Com transmissão ao vivo, Vara de Execuções Penais Policiais é instalada A nova estrutura do Fórum Gonçalves Chaves, de Montes Claros, foi apresentada por videoconferência
A Comarca de Montes Claros já conta com uma nova Vara de Execuções Penais Policiais. E, em breve, terá um novo fórum. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Nelson Missias de Morais ao juiz diretor do foro da Comarca, Evandro Cangussu, e comunidade montes-clarense, de forma remota, e também com transmissão simultânea por rede social nesta quarta-feira (3/06).
O presidente Nelson Missias de Morais comentou que o anúncio da nova obra e a instalação da Vara de Execuções Penais Policiais é motivo de comemoração não só para Montes Claros, mas para toda a magistratura mineira. Trata-se, disse, de mais um grande passo no sentido de modernizar o Poder Judiciário e aprimorar a efetividade da jurisdição.
"O Norte de Minas teve uma atenção especial da atual gestão. Várias comarcas receberam novos fóruns. São elas: Janaúba, Jaíba (nova comarca também), Capelinha, Francisco Sá, Grão Mogol e São Romão, entre outras. Nós estamos fazendo uma revisão geral nas condições de trabalho para dar um melhor atendimento àqueles que necessitam e se dirigem aos fóruns", ressaltou
O juiz Evandro Cangussu destacou, na videoconferência, a importância não só da implantação da nova Vara de Execuções Penais Policiais, bem como da construção do novo fórum. "É a concretização de um sonho alimentado no decorrer de vários anos. Chega no momento certo".
O magistrado lembrou que o atual imóvel, de dimensões acanhadas, não comporta as reais necessidades da comarca, composta por sete municípios, com mais de 480 mil habitantes. A região que circunda Montes Claros tem convivido com um crescimento exponencial nos últimos anos, o que aumenta a demanda pela pacificação de conflitos.
O novo espaço irá integrar magistrados, servidores e colaboradores e vai resultar numa resposta mais célere e qualificada ao jurisdicionado, frisou. Durante o encontro, foi entregue (virtualmente) ao presidente Nelson Missias uma placa de agradecimento.
O projeto do novo Fórum Gonçalves Chaves foi apresentado pelo superintendente de Obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira. O magistrado informou que o fórum será construído na Rua Raimundo Penalva, 70, Vila Guilhermina.
O prédio terá seis pavimentos, com 15.323,15 metros quadrados de área construída. Haverá espaço para 24 varas, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), gabinetes para juízes e assessores, setores de apoio, entre outros.
Serão cinco elevadores, com sonorização em todos os andares, wi-fi no Tribunal do Júri, estrutura para energia solar, sistema de ar-condicionado central, estacionamento para 295 vagas, bicicletário e ampla acessibilidade.
Os desembargadores Jaubert Carneiro, natural de Januária, e o desembargador Tiago Pinto (2º vice-presidente eleito) acompanharam os anúncios feitos pelo presidente Nelson Missias de Morais de forma remota.
Ambos destacaram a importância da obra para a comunidade do Norte de Minas, já que Montes Claros é uma cidade pólo. "A renovação da estrutura, hoje obsoleta, atende a demandas de muitos cidadãos da cidade, como também dos inúmeros municípios e distritos que integram a comarca", registrou o desembargador Jaubert Carneiro.
O desembargador Tiago Pinto destacou o apoio que a iniciativa de construir um novo fórum recebeu da Prefeitura local.
Com as mudanças, a Vara da Infância e da Juventude e de Precatórias Criminais passa a ter a denominação e a competência de Vara da Infância e da Juventude. Já a Vara de Execuções Penais e do Tribunal do Júri passa a ter a denominação e a competência de Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e do Tribunal do Júri.
Essas alterações estão inseridas na Resolução nº 918/2020, publicada no Diário do Judiciário eletrônico (Dje) de 02 de junho de 2020. Leia mais sobre a movimentação processual em Montes Claros durante o período de trabalho remoto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84799
De: Prefeitura Data: Quarta 3/6/2020 17:46:35
Cidade: M. Claros

Montes Claros implanta nesta quinta a Etapa 3 de flexibilização de atividades- Em prosseguimento à implementação do plano municipal "Avança Moc, Com Responsabilidade", que regula a flexibilização do funcionamento das atividades na cidade e estabelece meios de prevenção e controle do contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Montes Claros implanta nesta quinta-feira, 4 de junho, a terceira etapa do programa.
Nesta etapa, estão sendo liberadas as seguintes atividades:
- serviços de decoração, design e paisagismo;
- serviços de formação de condutores;
- comércio de joias e bijuterias;
- comemorações particulares com até 20 pessoas;
- demais serviços prestados por profissionais liberais;
- clubes de serviço (Rotary, Lyons, entre outros);
- demais atividades comerciais e de prestação de serviços não previstas expressamente em nenhuma outra etapa (como, por exemplo, estacionamentos).
Para o dia 18 de junho, está prevista a implementação da Etapa IV. A Etapa V ainda não tem data definida de implantação. O avanço entre as etapas depende dos indicadores do município referentes a ocupação de leitos hospitalares e número de casos da COVID-19.
Os critérios implementados nas etapas anteriores continuam valendo para todos os estabelecimentos, tais como: uso obrigatório de máscaras, cobrindo a boca e o nariz; horários ou setores exclusivos para o atendimento de pessoas do grupo de risco (idade a partir de 60 anos, ou portadores de doença crônica, ou gestantes, ou lactantes); empregados ou colaboradores com sintomas gripais devem afastar-se pelo período mínimo de sete dias, sendo que o responsável pelo estabelecimento fica obrigado a comunicar o afastamento através do e-mail covidmoc@gmail.com.
REGRAS PARA AS ATIVIDADES ECONÔMICAS
Algumas regras deverão ser seguidas por todos os comércios e estabelecimentos de serviços, como:
– disponibilização aos clientes de meios de higienização, como água e sabão ou álcool na concentração de 70%;
– higienização, quando do início das atividades, e após cada uso, durante o período de funcionamento, das superfícies de toque, com álcool 70%;
– higienização das máquinas de pagamento de cartão com álcool 70%, após cada uso;
– proibição do uso de bebedouros;
– restrição do uso de ar-condicionado, que deve ser substituído por ventilação ambiente;
– disponibilização de cartazes ou similares, em local visível, com as informações acerca dos sintomas da doença e meios de prevenção;
– manutenção da distância mínima de pelo menos 2 metros entre os colaboradores/trabalhadores e entre estes e os clientes;
– redução do fluxo e permanência de pessoas (clientes e colaboradores) dentro do estabelecimento, para uma ocupação máxima de 4 m² (quatro metros quadrados) por pessoa.

As informações completas estão no Decreto Municipal nº 4.046 (https://portal.montesclaros.mg.gov.br/decreto/com-numero/decreto-n-4046-de-20-de-maio-de-2020).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84798
De: Governo de Minas Data: Quarta 3/6/2020 14:00:13
Cidade: Belo Horizonte

(...) Em Jaíba, no Norte do estado, foi anunciada nova implementação de uma usina de energia solar fotovoltaica, no valor de R$ 6 bilhões. O projeto começa a ser construído no segundo semestre de 2020 e terá capacidade total instalada de cerca de 1.357 megawatts.
O investimento, feito pela empresa Aurora Energia, contribui para que o estado se destaque na geração centralizada de energia fotovoltaica, operada por usinas de grande porte. Atualmente, Minas é o quarto maior gerador do país, atrás apenas de Piauí, Ceará e Bahia, com potência de 755 megawatts instalados e em construção, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Com o aporte em Jaíba, a previsão é de que o estado tome a dianteira no Brasil.
(...)
De acordo com estudos da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), a energia solar é a fonte renovável que mais gera empregos no planeta. A cada novo megawatt instalado, são criados entre 25 e 30 novos postos. Com isso, o setor tem a capacidade de impulsionar uma nova cadeia de produtos e serviços, gerando milhares de oportunidades de trabalho, desenvolvimento tecnológico de ponta, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável de inúmeras comunidades no Norte de Minas.
Licenciamento
(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84797
De: Governo de Minas Data: Terça 2/6/2020 15:16:32
Cidade: Belo Horizonte

Governo de Minas anuncia novo comando da PMMG - O Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues será o novo Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Rodrigues, que até então acumulava as funções de Chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, assume o cargo que era ocupado pelo Coronel Giovanne Gomes da Silva, nomeado para a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) na semana passada.
A cerimônia oficial da troca do comando será nesta quarta-feira (3/6), às 10h30, quando o Coronel Rodrigues assumirá o cargo com o principal objetivo de manter a queda dos índices de criminalidade - os menores em oito anos - em todo o Estado. O Comando da PM também teve fundamental importância na construção do Hospital de Campanha com 768 leitos no Expominas, em Belo Horizonte. A ação é uma das iniciativas do Governo de Minas no enfrentamento à Covid-19.
Rodrigues tem vasta experiência na PM e coordenou o Comando de Aviação do Estado (Comave) entre 2015 e 2019. Para o lugar dele foi escolhido o Coronel Osvaldo de Souza Marques. Já o Chefe do Estado Maior será o Coronel Eduardo Felisberto Alves. Ele substitui o Coronel Marcelo Fernandes, que vai para a reserva altiva da corporação.
Devido às limitações decorrentes da Covid-19, a solenidade será transmitida virtualmente.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84796
De: Prefeitura Data: Terça 2/6/2020 11:44:58
Cidade: Montes Claros

(...) os reflexos dessa pandemia estão provocando diversos outros sintomas, no caso, psicológicos, que vêm afligindo uma grande parcela da população. Nos últimos tempos, por exemplo, foi verificado um enorme aumento dos casos de ansiedade, estresse e depressão, tudo como consequência das incertezas provocadas pelo avanço do vírus pelo mundo afora e da nova rotina de isolamento social imposta à população.
Para ajudar a sociedade a passar por esse momento difícil, a Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) está oferecendo, gratuitamente, atendimento psicológico online para os trabalhadores (do setor público e da iniciativa privada) que estejam com adoecimento psíquico relacionado ao trabalho.
Os trabalhadores interessados nesse serviço devem agendar seu horário no CEREST, através dos telefones 2211-2472 ou 2211-4273.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84795
De: José Ponciano Neto Data: Segunda 1/6/2020 12:44:41
Cidade: Montes Claros- MG  País: Brasil

- Tudo escuro! Não há estrelas - a lua tímida - só ouviremos os pássaros, se houver amanhã! Onde estamos?

- NÃO devamos lavar as mãos na bacia de sangue!

- Força! Ninguém leva a pasta.

Quando NIBIRU chegar poderá realinhar as órbitas dos deuses. – Errar? - Numquam!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84794
De: Policia Militar Data: Segunda 1/6/2020 10:53:07
Cidade: Montes Claros

TAIOBEIRAS – A Polícia Militar, ontem, 31, por volta das 23h50min, compareceu na Fazenda Riinho, na zona rural de Taiobeiras, onde, segundo denúncia, anônima, havia um estabelecimento comercial com aglomeração de pessoas, descumprindo medida sanitária do poder público municipal. No local os policiais militares avistaram cerca de 22 (vinte e dois) veículos, automóveis e motocicletas, e, aproximadamente, 100 (cem) pessoas, dispostas em mesas, consumindo bebida alcoólica, alguns destes já conhecidos nos meios policiais por roubos e tráfico de drogas. O proprietário do estabelecimento, foi abordado, identificado, 44 anos, e alertado sobre o descumprimento das restrições impostas pelo Decreto Municipal que regula as atividades comerciais, bem como a relação com o disposto no artigo 268 do Código Penal Brasileiro, em virtude da infração à determinação do poder público, tendo afirmado que estava ciente do descumprimento e o risco de uma eventual intervenção dos órgãos de fiscalização; em dado momento, um dos abordados incitou os demais a reagirem contra a ação policial, contudo, foi feita a contenção, cessando a animosidade. Durante as buscas foi localizado, jogado ao solo, 01 (um) simulacro de arma de fogo, tipo revólver, que foi apreendido, não sendo possível determinar sua propriedade. O indivíduo foi preso e conduzido a DP, com o simulacro de arma de fogo apreendido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84793
De: Afonso Cláudio Data: Domingo 31/5/2020 17:40:12
Cidade: Montes Claros/MG

Mensagem 84.792, de 30/5/20: "... Pessoas bebiam e faziam churrasco, no passeio mesmo, ignorando qualquer mínima regra para impedir o avanço da pandemia. Muito sério e triste."
Às 15h25m de hoje verifiquei a classificação da Organização Mundial da Saúde, referente à pandemia do coronavírus, onde constam os seguintes dados, deste dia 31/5/20:
1º Estados Unidos 1.770.384 casos confirmados; 103.781 mortes
2º Brasil 498.490 casos confirmados; 28.834 mortes
Em 30/4/20, os Estados Unidos já estavam no 1º lugar, mas o Brasil era o 11º colocado nessa classificação, ou seja, em um mês o Brasil subiu 9 posições, até atingir hoje o 2º lugar.
E o mais preocupante é que, enquanto os Estados Unidos passaram de 60.876 mortes, em 30/4, para 103.781 hoje, com um aumento percentual de 70,5%, o Brasil passou de 5.017 mortes, em 30/4, para 28.834 hoje, com um aumento percentual de 474,7%.
Nesta fase de flexibilização de medidas preventivas contra a disseminação do coronavírus, em várias cidades do Brasil, se a população optar por desprezar as recomendações referentes à higienização (uso de água e sabão e álcool em gel), evitar aglomerações, manter distância de segurança, uso de máscara, isolamento social etc., feitas pelas autoridades da Saúde e governantes, amplamente divulgadas pela mídia, correremos um risco ainda maior de aumento excessivo do número de casos e de mortes, infelizmente.
Os números confirmam isto, com ou sem subnotificação.
Não devemos reduzir a vigilância contra o coronavírus, em hipótese alguma. O nível de infecção e de mortalidade que ele produz sempre alertam para que tenhamos muito cuidado com o mesmo.
Mundo, hoje: casos confirmados 6.095.320
mortes 369.739
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84792
De: Ladislau Data: Sábado 30/5/2020 16:28:57
Cidade: M. Claros

Quinta 28/05/20 - 11h47 - "...sítios, chácaras e casas de eventos nas áreas rurais estão servindo para driblar o isolamento social definidos em decretos municipais para conter o Covid- 19".

Se na área rural o problema já está desse jeito, com as pessoas ignorando um problema real e grave de saúde pública, que atinge a todos, na cidade de M. Claros a coisa toma contornos alarmantes. (...). Hoje, no começo da tarde, com o pneu furado, procurei o serviço de reparos e o que encontrei foi o desconhecimento total das regras. (....) Pessoas bebiam e faziam churrasco, no passeio mesmo, ignorando qualquer mínima regra para impedir o avanço da pandemia. Muito sério e triste.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84791
De: Afonso Cláudio Data: Sábado 30/5/2020 09:49:17
Cidade: Montes Claros/MG

Pandemia do coronavírus

Comparação dos aumentos percentuais de 12, entre os 15 primeiros países da classificação internacional, em ordem decrescente, referentes às mortes por coronavírus até 23/5/2020 e até 30/5/2020 (8h40m).

1º Brasil 32,4% (passou de 21.048 para 27.878 mortes)
2º India 31,0% (de 3.593 para 4.706)
3º Rússia 29,1% (de 3.388 para 4.374)
4º Peru 26,3% (de 3.244 para 4.099)
5º Canadá 11,7% (de 6.250 para 6.979)
6º Estados Unidos 7,1% (de 95.972 para 102.836)
7º Iran 5,1% (de 7.300 para 7.677)
8º Turquia 5,0% (de 4.276 para 4.489)
9º Reino Unido 4,8% (de 36.393 para 38.161)
10º Alemanha 3,4% (de 8.174 para 8.450)
11º Itália 1,9% (de 32.616 para 33.329)
12º França 1,5% (de 28.289 para 28.714)

- Chile (13º na classificação da OMS), com 944 mortes, e México (15º), com 9.415 mortes, em 30/5/20, não foram incluídos no quadro acima por não constarem da análise de 23/5/20, mensagem 84.770.
- Espanha (5º na classificação da OMS), com 27.121 mortes em 30/5/20, em 23/5/20 tinha 28.628 mortes, conforme a mensagem 84.770, também não foi incluida nesta análise, mas esse país deve estar muito próximo dos últimos colocados (Itália e França), nos aumentos percentuais desta semana.
- O Brasil permanece no primeiro lugar, como vem ocorrendo desde as análises realizadas a partir da última semana de março de 2020.
- Que Santa Joana dArc e o Espírito Santo abençoem e protejam o Brasil e o mundo contra essa pandemia, que tem trazido muita tristeza e sofrimento para inúmeras famílias atingidas pelo coronavírus. Sejamos perseverantes quanto aos cuidados recomendados pelos especialistas e autoridades nacionais e internacionais, de ampla divulgação pela mídia.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84790
De: Fernando Data: Sábado 30/5/2020 08:23:52
Cidade: M. Claros

Dois enormes decretos - com data de ontem 29 - foram publicados hoje pela prefeitura de M. Claros. Em linguagem técnica, sugerem que o município admite a chegada dos dias mais sombrios da pandemia. Especificamente tratam de:

1) " INSTITUI INDICADORES E PARÂMETROS PARA MONITORAMENTO DO CONTÁGIO PELO AGENTE NOVO CORONAVÍRUS – SARS-COV-2, A SEREM UTILIZADOS NA APLICAÇÃO DO PLANO DE FLEXIBILIZAÇÃO “AVANÇA MOC, COM RESPONSABILIDADE” E CRIA A SALA DE SITUAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DOS INDICADORES"

2) "A flexibilização, para realização de consultas básicas, consultas especializadas, procedimentos e pequenas cirurgias ambulatoriais e exames complementares, na rede própria e contratada do Município e na rede particular de serviços de saúde, seguirá às disposições constantes no Decreto Municipal n.o 4046, de 20 de maio de 2020 e os seguintes critérios específico"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84789
De: Manoel Hygino Data: Sábado 30/5/2020 08:06:39
Cidade: Belo Horizonte

Vinte anos de esforços

Manoel Hygino

No ano findo, a Santa Casa de Belo Horizonte, em maio, comemorou os seus 120 anos de fundação, correspondente também aos 450 da Santa Casa de Macau, incrustada hoje em território da China, nosso maior parceiro comercial, dirão os entendidos. Neste mês, além de registrar mais um aniversário da benemérita instituição mineira, criada em 21 de maio de 1899, considerei justo lembrar o fato.

É que, em 30 deste quinto mês de 2020, completam-se os vinte anos de posse de Saulo Levindo Coelho como provedor, o mais alto cargo da entidade. É época que, pelas circunstâncias impostas pela calamidade do coronavírus que se abate sobre a comunidade mundial, não é própria para festa. Há milhões sofrendo e morrendo nesta hora. Precisamos ser humanos e solidários.

Mas não se poderia deixar que passasse em branco a data, e esta é uma razão para o registro. Estar à frente de uma instituição, cujas raízes remontam acima de quinhentos anos, é uma honra, sim, mas de extrema responsabilidade, e a palavra “misericórdia” explica o suficiente.

Vivemos num país continental, como se proclama orgulhosamente, mas com extensas parcelas da população em pobreza, em todas as regiões, nas áreas rurais ou nos grandes centros. Gente humilde, sem formação educativa ou profissional, sem ter onde morar, como e onde trabalhar para viver dignamente, como merecem todas as pessoas de boa vontade e honestas.

Esta gente historicamente não encontrou onde tratar da saúde, daí a fundação da Santa Casa aqui, como em Portugal. O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil há 30 anos, veio preencher um vazio, e já presta significativa colaboração/dever do poder público. É um esforço meritório, em que as filantrópicas colaboram eficientemente. São responsáveis por oferecer à saúde mais de 50 % do número total de leitos da rede pública. Não é pouca coisa, pois.

Saulo, o provedor, em duas décadas, disse a que veio, numa gestão que lembraria ilustres provedores, como José Maria de Alkmin, que ficou mais de 30 anos à frente da instituição. Outros deram também esplêndida ajuda, escondidos os nomes talvez na grandeza construída neste mais de século. Agora, além de tudo o que se vê e se sabe, há um centro de transplantes que é líder hospitalar na atividade, o Ensino e Pesquisa-Instituto, o Centro de Especialidades Médicas e, mais recentemente, a Faculdade Santa Casa. Ampliou o seu pioneiro CTI Infantil para atender a cirurgias cardíacas pediátricas demandadas no país, segue um intenso programa de obras e de dinamização e otimização de serviços, prevendo-se para logo a inauguração do Instituto de Oncologia. Se perguntarem ao provedor pelos vinte anos de luta, talvez ele diga, como em soneto de Camões: “Mais servira, se não fosse para tão nobre causa , tão curta a vida”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84788
De: Estado de Minas Data: Sexta 29/5/2020 16:40:21
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros testou 30% dos pacientes com sintomas de COVID-19 - Secretária de Saúde diz que número não é maior porque os testes para o novo coronavírus só chegaram à cidade dois meses depois do início da pandemia - Luiz Ribeiro - Em Montes Claros (409 mil habitantes), cidade-polo do Norte de Minas, já foram realizados 1.200 testes para o novo coronavírus, alcançando 30% dos pacientes que apresentaram sintomas respiratórios na cidade. A informação é da secretária de Saúde do município, Dulce Pimenta. Por outro lado, ela disse que o percentual de pacientes que deram positivo na cidade foi baixo, de apenas 4,9%. Estão sendo realizados, em média, 50 testes por dia, assegurou.Até esta sexta-feira (29), de acordo com pasta municipal da Saúde, foram confirmados em Montes Claros 67 casos da COVID-19 e duas mortes causadas pela doença. Quarenta pacientes foram curados. “O quadro epidemiológico de Montes Claros está muito favorável (ao controle do novo coronavírus), muito por conta das medidas de proteção da população que foram adotadas. Então, é um quadro hoje que é diferente do quadro do estado e do quadro do país. A continuidade desse quadro vai depender muito agora do comportamento da população, de conscientização e da adoção das medidas de proteção de cada um”, assegura Pimenta. A secretária Dulce Pimenta revelou que o município recebeu 7.300 testes rápidos do Ministério da Saúde, distribuídos pela Secretaria de Estado de Saúde. A Prefeitura de Montes Claros ainda adquiriu mais 15 mil exames, sendo que 10 mil foram doados pela empresa Alpargatas, que tem uma fábrica no município, por intermédio da “Rede do Bem”.
Sobre o fato de, até então, terem sido submetidos aos testes pra COVID-19 30% das pessoas com sintomas gripais na cidade, a secretária alegou que o primeiro motivo para a “exclusão” dos outros 70% foi a demora da chegada dos exames encaminhados pelo Ministério da Saúde – o que só ocorreu em 19 de maio, dois meses após o início da pandemia.
Impasse atrasou entrega de testes
Segundo Dulce Pimenta, houve um impasse entre a Secretaria de Estado de Saúde e os municípios em relação aos critérios para a quantidade de material distribuído para cada cidade, o que provocou o atraso.
Ela conta que o estado queria que os critérios fossem estabelecidos de acordo com o quadro epidemiológico de cada município, o que não foi aceito pelas prefeituras, que defenderam os critérios do Ministério da Saúde, que preveem a distribuição segundo a população de cada sede municipal, o que acabou prevalecendo.
“Além disso, a grande maioria dos pacientes apresentou sintomas leves do quadro respiratório, não se enquadrando nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para a aplicação dos testes para a COVID-19”, completou.
A secretária disse ainda que a quantidade de testes para o novo coronavírus recebida pela Prefeitura de Montes Claros está sendo suficiente para o atendimento da demanda.”Mas também estamos atentos para novas aquisições de testes, caso haja necessidade”, assegurou.
Flexibilização das atividades econômicas
A estrutura para a testagem da população foi um das razões alegadas pela Prefeitura de Montes Claros para a flexibilização das atividades econômicas no município, iniciada quinta-feira (21).
Após dois meses fechadas, estabelecimentos do comércio não essencial, como lojas de roupas, calçados e eletrodomésticos, foram reabertas, devendo seguir várias recomendações para impedir a transmissão do coronavirus, como o uso obrigatório de máscaras pelos funcionários e clientes e o respeito de distância mínima entre eles.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84787
De: Prefeitura Data: Sexta 29/5/2020 09:49:14
Cidade: Montes Claros

(...) Prefeitura reprograma datas de pagamento dos tributos - Hélder Maurício - Em virtude da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), e seguindo as determinações do Decreto Municipal nº 4013, houve um remanejamento no calendário fiscal de Montes Claros em relação aos pagamentos do IPTU e da Taxa de Limpeza de Resíduos Sólidos. De acordo com a Secretaria de Finanças da Prefeitura, o vencimento da primeira parcela (ou da cota única, com desconto de 4%) do IPTU foi reprogramado para o dia 16 de junho.
As demais parcelas foram remanejadas da seguinte forma: 2ª parcela (16 de julho), 3ª parcela (17 de agosto), 4ª parcela (16 de setembro), 5ª parcela (16 de outubro), 6ª parcela (16 de novembro) e 7ª parcela (16 de dezembro).
Quanto à Taxa de Limpeza de Resíduos Sólidos, o vencimento foi adiado para o dia 16 de setembro. A população poderá imprimir seus boletos através do site da Prefeitura, na página da Secretaria de Finanças (https://financas.montesclaros.mg.gov.br/), uma vez que o órgão se encontra fechado para o atendimento ao público nesse período pandêmico.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84786
De: Prefeitura Data: Quinta 28/5/2020 16:57:13
Cidade: Montes Claros

(...) A Prefeitura de Montes Claros concluiu as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Chiquinho Guimarães (região sul da cidade). Porém, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o local vai funcionar, inicialmente, como um hospital de campanha, oferecendo 60 leitos clínicos para pacientes com COVID-19 e evitando assim a sobrecarga do sistema municipal de Saúde de Montes Claros, que atende não só pacientes da cidade, mas também provenientes de municípios do Norte e Nordeste de Minas, Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Sul da Bahia. Um outro hospital da campanha será criado no terceiro andar da Unidade de Pronto Atendimento Municipal Alpheu de Quadros.
A criação dos hospitais de campanha reforça a capacidade do Município de lidar com a pandemia e permite que a cidade possa avançar na abertura gradual das atividades econômicas e sociais, para que Montes Claros possa voltar, aos poucos, à "normalidade".
A Prefeitura está concluindo o processo seletivo simplificado que vai contratar os 196 profissionais de saúde que irão atuar nesses hospitais. No dia 1º de junho, o resultado do processo será divulgado no site da Prefeitura. A contratação para a prestação de serviços será por tempo determinado e o prazo de vigência do contrato será de três meses, sendo admitida a sua renovação por igual período.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84785
De: Afonso Cláudio Data: Quinta 28/5/2020 16:42:08
Cidade: Montes Claros/MG

Mortes por coronavírus nos Estados brasileiros

Das 25.598 mortes registradas até ontem, 27/5/2020, no Brasil, pela pandemia do coronavírus, 20.892, ou 81,6%, ocorreram nos Estados de São Paulo (6.712), Rio de Janeiro (4.605), Ceará (2.671), Amazonas (1.891), Pará (2.545) e Pernambuco (2.468), os seis primeiros colocados na classificação divulgada ontem pelo Ministério da Saúde, relativa aos 26 Estados e Distrito Federal.
Em 27/4/2020 esses mesmos Estados somavam 3.791 das 4.603 mortes registradas no Brasil, ou seja, 82,3%.
Portanto, com os percentuais sendo praticamente idênticos num período de um mês, confirmam-se as notícias muito preocupantes que vêm sendo amplamente divulgadas pela mídia, relativas às perdas crescentes de milhares de preciosas vidas humanas, como, por exemplo, esta que o montesclaros.com publicou há pouco: "Especialista que assessora Casa Branca sobre o Brasil: "As infecções e mortes vão crescer e, o mais assustador, haverá a sobrecarga total do sistema de saúde - Quinta 28/05/20, 12h01". Ou a de anteontem: "OMS voltou a alertar sobre a expansão do coronavírus no Brasil - Terça 26/05/20, 9h21".
Aproximando a Solenidade de Pentecostes, que será celebrada no próximo Domingo, que o Espírito Santo ilumine todas as autoridades, profissionais da saúde e toda a população brasileira, cada vez mais, para que, com muita dedicação e responsabilidade possamos, unidos, em todos os Estados deste país, vencer esse terrível mal que afeta de modo tão triste e gravíssimo todo o mundo.
Eng. Afonso Cláudio de Souza Guimarães

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84784
De: Governo de Minas Data: Quinta 28/5/2020 17:38:25
Cidade: Belo Horizonte

Pico da pandemia de covid-19 em Minas é adiado para julho - Oscilação de isolamento social está diretamente ligada à variação da curva - Nesta quinta-feira (28/5), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, informaram que o pico da pandemia de covid-19 no estado foi adiado para 19 de julho. Em entrevista coletiva on-line, eles fizeram uma nova análise da situação e responderam a perguntas feitas pela imprensa.
“Completaremos um mês de Minas Consciente esta semana. Neste período, 87 municípios aderiram ao programa, com cidades nas ondas verde, branca e amarela. É importante destacar que não se trata de uma flexibilização, mas, sim, uma convivência harmônica com o isolamento, que deve ser mantido e aliado às demais medidas de prevenção”, avaliou Passalio.
Carlos Eduardo Amaral destacou a evolução das curvas epidemiológicas acompanhadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) desde o início da pandemia. “Em um primeiro momento, a previsão que tínhamos em relação à Minas Gerais era de um número muito elevado de acometidos pela doença, seguindo uma tendência nacional. Com o passar do tempo e com o isolamento social já em andamento, percebemos que esta quantidade foi diminuindo, demonstrando a eficiência do distanciamento”, afirmou.
A evolução da pandemia em Minas possibilitou que as projeções passassem a ser feitas tendo como tendência o próprio estado e não mais todo o território nacional, como explicou o secretário de Saúde. “Atualmente, a previsão é que o pico ocorra dia 19 de julho. Esse constante adiamento da data de maior estresse assistencial está diretamente relacionado à manutenção do isolamento social, do uso de máscaras e de todas as demais orientações”, pontuou Amaral.
Questionado sobre o possível endurecimento das recomendações de prevenção, o secretário explicou que a pasta busca a manutenção de um isolamento adequado, de modo que haja um número controlado de casos da covid-19. “Caso haja um aumento desenfreado de casos, a primeira coisa que iremos fazer é retroceder com as ondas e voltar ao isolamento inicial que tínhamos”, disse. “Neste momento, a recomendação é que todos os municípios tenham uma aderência ao Minas Consciente para que tenhamos o melhor cenário possível”, frisou.
Aumento de casos
O secretário ainda detalhou os padrões que a pandemia pode adotar, sendo possível dobrar o número de casos de um dia para o outro. No entanto, atualmente, para que isso ocorra em Minas têm sido necessários de 12 a 14 dias. “Quanto mais rápido houver a dobra de casos, mais estresse no sistema de saúde ocorrerá. Assim, de certa forma, estamos em um patamar mais equilibrado. Esse dado está diretamente ligado com a manutenção do distanciamento social e das recomendações. Caso haja uma mudança na postura da população, a situação pode mudar e retroceder”, explicou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84783
De: José Ponciano Neto Data: Quinta 28/5/2020 13:14:11
Cidade: Montes Claros- MG

TEMPERATURA MÍNIMA BATE RECORDE NA REGIÃO DE JURAMENTO-MG.

Nesta madrugada de 28/05 as 05:30 da manhã os termômetros registraram = 8,0 graus - sensação térmica de 7,0 graus. O frio intenso na região ocasionou um novo recorde para a região principalmente nas comunidades de Santana do Mundo Novo -, Barragem da Copasa, Tira Chapéu e a cidade de Juramento-MG.

É a temperatura mais baixa registrada nos últimos 10 anos ocasião que o termômetro de mínima registrou 9,9 graus.

A tendência é que a temperatura de forma gradual venha se elevar nos próximos dias, contudo, as madrugadas ainda serão frias.

A queda abrupta de temperatura pode haver inversão térmica em represas, pequenas barragens e lagoas, vindo apresentar-se pequena alteração na cor da água.

Em tempo: O vento frio da madruga percorria em media de 08 quilômetros p/ hora direção do sudeste para Noroeste da região.

(*) José Ponciano Neto é da Comissão de Geografia e Ecologia do Instituto Geográfico e Histórico de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84782
De: Governo de Minas Data: Quinta 28/5/2020 12:10:29
Cidade: Belo Horizonte

Macrorregiões Centro e Leste do Sul avançam para onda amarela do programa Minas Consciente - Fatores econômicos e taxas controladas do coronavírus nas regiões motivam a reativação gradual e segura de mais atividades - As macrorregiões de Saúde Centro e Leste do Sul avançaram, nesta quarta-feira (27/5), para a onda amarela, que constitui a segunda fase do programa Minas Consciente. Desta forma, 154 cidades foram consideradas seguras para a reabertura de livrarias, papelarias e lojas de roupas e calçados. Criado pelo Governo de Minas, o Minas Consciente propõe a retomada econômica gradual e coordenada nas cidades mineiras durante a pandemia do coronavírus.
O avanço das duas macrorregiões foi definido em encontro do Comitê Extraordinário Covid-19, que se reúne periodicamente para discutir o avanço da doença no estado. São verificados fatores econômicos, como a geração de empregos por setor, e de Saúde, como o número de leitos disponíveis e a capacidade de atendimento das unidades de saúde em cada regional. Além disso, os técnicos incluíram na avaliação a taxa de letalidade da doença no Estado, que é de 3,4% até o momento. No Brasil, o percentual é de 6,3%.
Outra mudança proposta durante a reunião do Comitê foi o avanço da macrorregião de Saúde Sul da onda verde, que permite o funcionamento somente de serviços essenciais, para a onda branca. A evolução autoriza a reabertura de espaços como lojas de artigos esportivos e jogos eletrônicos, autoescolas e floriculturas em mais 154 cidades do estado. As macrorregiões Noroeste, Norte e Centro-Sul também seguem na onda branca, já que os indicadores mostraram que a taxa de ocupação de leitos permaneceu sob controle mesmo após a reabertura. As demais regiões do estado devem manter os protocolos da onda verde.
Apesar dos avanços, o governador Romeu Zema ressalta que o momento ainda é delicado e pede que a população continue agindo com cautela.
“Até o momento, a situação de Minas Gerais é de segurança, mas vale lembrar que nos últimos sete dias tivemos um aumento no número de novos casos confirmados e também de ocupação de leitos de UTI, com 8,5% deles ocupados com doentes por covid-19. A minha recomendação é que não baixemos a guarda. Temos que continuar fazendo tudo que está ao nosso alcance para evitar a disseminação da doença. Mantenham o uso de máscara, o distanciamento de 2 metros, as medidas de higienização, porque o coronavírus ainda está no meio de nós e a qualquer momento, se descuidarmos, pode vir um aumento acentuado de contaminação”, afirma.
Ele também elogiou a postura adotada pelo povo mineiro até o momento e disse que o comprometimento de todos é fundamental para o controle da pandemia no estado.
“O mineiro tem se comportado de forma prudente e adequada. Temos de levar esse trabalho adiante. Vale lembrar que estamos acompanhando toda a ocupação de leitos de UTI nas diferentes regiões do estado, assim como a evolução dos casos. Desta forma, nós temos como programar a liberação de novas ondas do programa Minas Consciente ou o recuo, de acordo com os resultados semanais. Vencemos as batalhas até o momento, mas isso não significa que teremos mais facilidade pela frente. A tendência, com base no que observamos em outros países, é que os números possam aumentar. Então, fica o alerta para todos os mineiros. Vamos agir com muita consciência”, pede.
O programa
Elaborado pelo governo estadual, o programa Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase), a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
O programa tem objetivo de orientar as prefeituras. Ficará a critério de cada prefeito aderir e seguir os protocolos em seu município. Os empresários que desejam reativar seus estabelecimentos devem consultar se a prefeitura local aderiu ao programa e seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Até o dia 27 de maio, 84 prefeituras já tinham oficializado a adesão ao programa, abrangendo mais de 2 milhões de habitantes, correspondente a 11% da população mineira. Clique aqui para ver a relação das cidades.
Para a avaliação das ondas são analisados os dados fornecidos pela Sala de Situação da Secretaria de Estado de Saúde, que realiza o monitoramento constante dos municípios mineiros. São feitas atualização diárias (dados epidemiológicos, leitos e ocupação) e semanais (curvas de tendência global e regional), que permitem analisar a situação de cada macrorregião e os impactos de uma possível reabertura para o sistema de saúde local.
Com base nessas informações, foram definidos dois indicadores que mostram se o quadro da região é favorável à reabertura de novos setores nas macrorregiões Centro-Sul e Norte: relação entre a incidência de casos confirmados e a proporção de leitos ocupados; e a média de tempo para atendimento às solicitações de internações em leitos de UTI.
Onda amarela
As regiões de Saúde Centro e Leste do Sul avançaram para a onda amarela do programa Minas Consciente, permitindo, assim, a reabertura segura de novos segmentos de mercado. O avanço será possível graças às taxas controladas da doença nas regiões e o índice seguro de ocupação de leitos de UTI.
A partir de agora, poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, papelarias e lojas de vestuário.
As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação. Alguns deles são: demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros entre as pessoas que ficarem nas filas; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes, garantindo um fluxo ágil de maneira que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço. Todos os protocolos estão disponíveis no site
Onda Branca
Além da macrorregião de Saúde Sul, que evoluiu para a onda branca, as regiões Noroeste, Norte e Centro-Sul, que já haviam progredido para o mesmo estágio, continuam apresentando taxas controladas da doença e, por isso, podem manter os protocolos mais flexíveis.
Vale lembrar que, para a reabertura segura, os comerciantes devem seguir os protocolos do programa Minas Consciente. Algumas das orientações são que os estabelecimentos tenham meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%. Eles também devem fornecer Equipamentos de Proteção Individual adequados para a atividade exercida e providenciar barreira de proteção física quando os funcionários estiverem em contato com o cliente.
Onda Verde
As regiões Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos, já que a relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se o número de casos crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.
Por isso, a orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.
Hotéis, atividade paisagística e design de produtos
Após parecer técnico apresentado na reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, os hotéis passam a compor a onda verde do programa Minas Consciente, que engloba as atividades essenciais. A decisão foi tomada após avaliação do impacto econômico e da capacidade de adaptação do setor, como higienização e distanciamento social, e levando-se em conta que os espaços podem ser utilizados como moradia.
Também foram transferidos para a onda verde os setores de atividade paisagística (como decoração e paisagismo) e design de produtos, por pertencerem à cadeia de serviços da construção civil e da indústria, respectivamente.
Os protocolos a serem seguidos pelas empresas estarão disponíveis em breve no site programa.
Entenda os protocolos previstos para cada onda:
O programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”, a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.
Onda verde – serviços essenciais
Onda branca – 1ª fase
Onda amarela – 2ª fase
Onda vermelha – 3ª fase
Vale ressaltar que alguns setores foram excluídos das ondas por necessitarem de uma ótica diferenciada de tratamento. São eles:
Setores que só poderão ser retomadas quando houver controle da pandemia: atividades que geram um risco extremamente alto para a população brasileira, com grande aglomeração de pessoas e grande possibilidade de contágio, tais como grandes eventos, museus, cinemas e demais atividades incentivadoras de grandes aglomerações, além de turismo em geral, clubes, shoppings centers, academias, atividades de lazer e esportivas;
Instituições de ensino: estas atividades possuem uma ótica particular de funcionamento, que perpassam as ondas e que devem ser avaliadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) em conjunto com as demais Secretarias;
Administração pública, organismos internacionais e transporte público: regulados em atos próprios.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84781
De: Luciano Lopes Fonseca Data: Quinta 28/5/2020 07:28:52
Cidade: Montes Claros/MG

sete lagoas dorme assustada com tremor de terra ao entardecer:

vocês sabem de algum tremor aqui em montes claros dia de domingo? eu percebi aqui no nova américa!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84780
De: José Ponciano Neto Data: Quarta 27/5/2020 16:26:13
Cidade: Montes Claros- MG

JUVENTUDE EXTRAPOLANTE.

Desde o confinamento, sítios, chácaras e casas de eventos nas áreas rurais estão servindo para driblar o isolamento social definidos em decretos municipais para conter o Covid- 19.

Entretanto, um sitio casa de campo destinada para eventos situada na MG 308 KM 14 (estrada de Juramento) foi alvo de abordagens por parte da policia Militar e da equipe de patrulhamento da Secretaria do Meio Ambiente neste Sábado 23 / 05.

Jovens sediaram uma festa clandestina no local com aglomeração, som e sem os cuidados necessários - contrariando as normas impostas em decreto municipal de Montes Claros - momento em que condôminos do local acionaram as autoridades. Durante a abordagem os jovens tiveram de ajuizar os organizadores da festa.

“O Condomínio Rural é um local da classe trabalhadora que precisa de sossego e longe das aglomerações urbanas propicias a infecções” - analisa um morador local.

Não há informação de prisões ou sanções severas.

As autoridades e o pessoal médico vêm denunciando atitudes inconscientes como esta.

27/05/2020
(*) José Ponciano Neto Técnico Meio Ambiente e Colunista neste Site.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°84779
De: Manoel Hygino Data: Quarta 27/5/2020 07:59:56
Cidade: Belo Horizonte

Devagar com o andor

Manoel Hygino

A liberação de gravação da reunião ministerial do dia 22 de abril despertou mais do que curiosidade ou simples interesse: em verdade, uma ansiosa expectativa. O que seria natural, diante da polêmica e celeuma estabelecidas em torno das declarações do ex-ministro Sérgio Moro sobre a pretendida intervenção, ou não, do presidente da República na Polícia Federal.

Muito ainda resultará do conteúdo da reunião e de sua divulgação, que envolve interesses políticos múltiplos. Mas, chamará a atenção de toda a nação o baixo nível de intervenções de participantes do encontro, considerando o seu nível e representatividade. O brasileiro perguntará: é assim em tão alto escalão da República? Viu-se baixar, na sede do governo nacional, em momento de especial cuidado, o que se poderia até classificar de torpe linguajar dos segmentos baixos da sociedade. É fenômeno social e ético, que fere o decoro e o respeito que as pessoas se devem. No entanto, de nada vale asseio de forma sem limpeza de fundo, como ensinava um velho professor da língua.

Torna-se, a cada dia, mais difícil entender a maneira como sobrevive o país, com manchas e contra-manchas, afirmações e desmentidos, encontros e desencontros que, evidentemente, repercutem na sociedade. Esta atravessa período conturbado, e mais será quando desabarem as consequências da tragédia que atinge o mundo, de maior repercussão em nosso país. Ele não é o que se quer, porque estamos inchados de novos e graves problemas.

O xingatório e troca de acusações na reunião do dia 22, em Brasília, em nada contribuirá para amenizar os desafios à frente. Antes pelo contrário. O problema, por sua extensão e complexidade, pelo número de pessoas envolvidas, é extremamente perigoso para muitos. Moro, que entrou no caso por ser então ministro da Justiça, é apenas um personagem.

Atente-se que, somente há bem pouco, o empresário Antônio Marinho, que emprestava sua residência para encontro e local de gravação na campanha eleitoral está sendo inserido na questão. Certamente, terá muito a esclarecer. Não é sem razão que grande parte das investigações se concentram no Estado do Rio, domicílio eleitoral do ex-concorrente à presidência. E há os casos da vereadora executada Marielle Franco, até hoje sem solução; dos pretensos mandantes do crime, um dos quais residente no mesmo condomínio na Barra da Tijuca; o episódio da rachadinha, envolvendo salários de deputados à Alerj; o affair do miliciano homenageado pela Assembleia carioca e assassinado na Bahia. Juntando todas as peças dessas investigações, sem falar nas fake news, que aparentemente estacionaram no tempo e no espaço, haverá trabalho robusto para quem investigar e julgar.

Há muito caminho a percorrer para cumprir tão complicado itinerário. O chefe da nação tem carradas de motivos para perder as estribeiras como o fez, grosseiramente, no dia 22, que está entrando para a história. Se bem que nada justificam querelas com o Legislativo e os ataques ao Supremo Tribunal Federal.

Nem se justificam as expressões de simpatia a ditaduras, nas quais tanto já sofreram os brasileiros. Chega!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: