Polícia Federal faz operação de combate ao comercio ilegal de celular após apreender carga no Norte de Minas
Quarta 11/02/26 - 15h11PF deflagra operação de combate ao comércio ilegal de celulares
Operação Intervenção teve início em Minas Gerais e desdobramentos no Rio Grande do Norte
Montes Claros/MG. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/2), a Operação Intervenção, com o objetivo de apurar a prática do crime de descaminho, caracterizado pela importação e pela comercialização de aparelhos eletrônicos sem o devido recolhimento de tributos.
A investigação teve início a partir da apreensão de aparelhos celulares transportados de forma irregular, supostamente sem documentação fiscal idônea, após um acidente com o caminhão que conduzia a carga, em uma rodovia federal no Norte de Minas Gerais.
Foi cumprido mandado de busca e apreensão no município de Caicó/RN, em endereço vinculado a um estabelecimento comercial investigado por, em tese, atuar na comercialização de celulares de origem ilícita.
Durante o cumprimento da ordem judicial, a Polícia Federal busca apreender aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento de dados, documentos fiscais e contábeis, além de outros elementos que possam contribuir para comprovar os fatos, para identificar a origem das mercadorias e para quantificar os tributos supostamente sonegados.
***
16h56m, quarta-feira, do jornal O Tempo, de BH:
Operação Intervenção: PF apreende eletrônicos ilegais após acidente no Norte de MG
Operação Intervenção teve desdobramentos na cidade de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (11), a operação Intervenção, com o objetivo de apurar os crimes de descaminho e sonegação fiscal, caracterizados pela importação e comercialização de aparelhos eletrônicos sem o recolhimento de tributos.
Segundo a PF, a investigação iniciou-se ao realizar uma apreensão de celulares após um acidente envolvendo um caminhão carregado de produtos eletrônicos transportados de forma irregular e sem documentação fiscal, em uma rodovia do Norte de Minas Gerais.
Desdobramentos
De acordo com os policiais, a operação teve desdobramentos na cidade de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um estabelecimento comercial investigado por, em tese, atuar na comercialização de celulares de origem ilegal.
Durante o cumprimento da ordem judicial, a Polícia Federal apreendeu celulares, dispositivos eletrônicos, mídias de armazenamento de dados, documentos fiscais e contábeis, além de outros elementos que possam contribuir para a comprovação do crime, a identificação da origem das mercadorias e a quantificação dos tributos que estaria sendo supostamente sonegados.
Investigações continuam
Conforme a PF, as investigações continuam e as provas apuradas poderão facilitar a comprovação do crime praticado pelos envolvidos, e não prejudicará a verificação de outras infrações que podem ser ainda identificadas no decorrer das diligências.


