Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 23 - terça-feira, 17 de maio de 2022

Brasília começou a vacinar crianças, em 11 postos, desde ontem, domingo

Segunda 17/01/22 - 6h17


Covid-19: procura por vacina infantil no DF é grande no primeiro dia

Imunizante foi disponibilizado em 11 postos de saúde


O Distrito Federal (DF) começou a vacinar as crianças contra a covid-19 neste domingo (16), com alta procura nos 11 postos de saúde em que o imunizante pediátrico da Pfizer foi colocado à disposição.

Logo cedo, houve registro de longas filas e até o meio-dia, 2.341 doses já haviam sido aplicadas. Neste primeiro dia, a vacinação foi aberta para crianças de 5 anos a 11 anos com comorbidades e de 11 anos sem comorbidades.

A primeira criança a ser vacinada no DF foi o menino Carlos Adalberto, de 8 anos, que tem paralisia cerebral. Sua mãe, Cleci Pereira da Silva, de 37 anos, contou ter chegado ainda de madrugada à Unidade Básica de Saúde 5 (UBS5), na região administrativa de Taguatinga.

Segundo na fila, o motorista Arthur Gilberto Souza, de 55 anos, disse ter chegado às 2h30 para garantir a vacinação de seu filho Davi Borges, de 11 anos. “Valeu a pena. É uma celebração, um alívio”, afirmou.

O governador em exercício, Paco Britto, esteve presente no local e garantiu que, apesar de o DF ainda não ter recebido doses suficientes para atender nem mesmo todo o público-alvo da primeira fase, “todas as crianças vão ser vacinadas”.

“Não há necessidade de chegar de madrugada nas nossas unidades”, disse o governador em exercício. Neste primeiro momento, foram distribuídas 10 mil doses do imunizante pediátrico para os 11 postos abertos no DF.

Mais 6,3 mil doses desta primeira remessa foram reservadas para vacinação itinerante, sendo aplicadas por equipes da Secretaria de Saúde do DF em crianças sob a tutela do Estado. (Agência Brasil)


***

A vacinação entre 5 e 11 anos no Brasil teve início neste fim de semana.

São Paulo foi o primeiro estado a vacinar uma criança contra a doença.

A expectativa é de que a Pfizer entregue ao Brasil 20 milhões de doses até o fim de março.

As campanhas de vacinação pelo país tiveram início efetivo no último sábado (15), em nove capitais.

Outras 12 começam a imunização do grupo hoje, segunda-feira: São Paulo, Rio de Janeiro, Teresina, Goiânia, Manaus, Porto Velho, Curitiba, Maceió, Rio Branco, Macapá, Belém e Cuiabá.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais