Israel anunciou nesta segunda-feira que resgatou 2 reféns, de 60 e 70 anos, na área de Rafah, no sul de Gaza. São judeus argentinos
Segunda 12/02/24 - 6h37Os reféns, Fernando Simon Marman, de 60 anos, e Louis Har, de 70, foram capturados há 128 dias durante ataque do Hamas a Israel.
Ambos estão em boas condições médicas e foram transferidos para o Centro Médico Sheba em Tel HaShomer.
A operação conjunta foi realizada com a Agência de Segurança de Israel e a Polícia de Israel.
NA NOITE
Durante uma operação noturna, os militares eliminaram três terr0ristas que cuidavam de Fernando Marman e Louis Har e extraíram os prisioneiros.
É a segunda ação bem-sucedida do tipo desde o início do confronto.
Enquanto a Força Aérea atacava de forma massiva supostos esconderijos do Hamas, outros militares fizeram o resgate.
O grupo que atuou é formado por homens da unidade policial de contraterrorismo de elite Yamam, da agência de segurança Shin Bet e das FDI.
Marman e Har estão bem.
Os dois foram raptados no kibutz Nir Yitzhak, na manhã de 7 de outubro.
No fim de outubro, Israel resgatou o soldado Ori Megidish.
No início de dezembro, falhou a tentativa de resgatar outro refém, que acabou morto.
“Eles realizaram uma ação muito complexa nas instalações e no segundo andar onde o reféns foram mantidos. Alcançar a meta no coração de Rafah foi muito complexo”, explicou o porta-voz das FDI, o contra-almirante Daniel Hagari.
A operação começou por volta de 1h da madrugada (horário local). Às 1h49, os homens invadiram o apartamento onde estavam os reféns, matando os três terroristas e “abraçaram e protegeram Louis e Fernando com seus corpos”.
ARGENTINOS
Os reféns libertados em Rafah, no sul de Gaza, na noite de domingo (11), são argentinos, de acordo com a Presidência da Argentina.
Os militares israelenses divulgaram que os reféns resgatados durante a operação especial são Fernando Simon Marman, de 60 anos, e Louis Har, 70.
O presidente argentino agradeceu às forças de segurança israelenses pelo sucesso da operação de resgate.
Durante uma visita ao Estado de Israel, o presidente Javier Milei reiterou o pedido de libertação dos reféns argentinos ao presidente Isaac Herzog e ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.
***
✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui