Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 23 de novembro de 2024

4 bombeiros e 2 socorristas morreram (abaixo, a última foto) na queda do helicóptero Arcanjo 4 em Ouro Preto: médico, capitão, enfermeiro e sargentos. (Veja vídeo no @montesclaroscom, o Instagram da 98FM, no facebook Montesclaroscom Radiomoc e no whatsapp montesclaros.com)

Sábado 12/10/24 - 8h25

Helicóptero do Corpo de Bombeiros, o Arcanjo 4, caiu na tarde desta sexta-feira (11) quando participava de buscas a um monomotor acidentado no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto.

Levava seis pessoas, entre bombeiros, médicos e enfermeiros, todos mortos.




O helicóptero ficou desaparecido por horas após perder contato.

As condições meteorológicas eram desfavoráveis no momento.

O helicóptero decolou para retornar à base, mas não chegou.

Após 12 horas de intensas buscas, o Arcanjo 4 foi localizado em área montanhosa, de difícil acesso.


O resgate dos corpos continua.



O primeiro acidente foi com avião agrícola, também na tarde de sexta-feira (11), na estrada de São Bartolomeu.

O monomotor caiu e causou incêndio onde caiu.

Três viaturas e o helicóptero Arcanjo 4 foram mobilizados.

O piloto morreu

OS SEIS

Seis homens - incluindo capitão, médico, sargentos e enfermeiro - morreram no acidente perto deOuro Preto, no helicóptero com Arcanjo 4 do Corpo de Bombeiros.

Há imagem, a última, da tripulação do helicóptero, horas antes.

Os corpos estão sendo recolhidos entre os destroços no local montanhoso.

O governador Zema expressou pesar pelas perdas e prestou solidariedade às famílias.

As vítimas seriam o capitão Wilker Tadeu Alves, tenente Victor Sterling, sargento Wellerson, sargento Gabriel, o médico Rodrigo Trindade e o enfermeiro do SAMU Bruno Sudário.


OFICIAL

A nota dos Bombeiros diz:

Nota de Falecimento

É com tristeza que informamos o falecimento de seis integrantes que compunham uma guarnição do nosso Batalhão de Operações Aéreas - BOA, nesta sexta-feira, 11 de outubro.

Durante atendimento a uma ocorrência na região de Ouro Preto/MG, o helicóptero Arcanjo 04 se acidentou em um local de serra íngreme e vitimou:

- Capitão BM Wilker
- Tenente BM Victor
- Sargento BM Welerson
- Sargento BM Gabriel
- Doutor Rodrigo
- Enfermeiro Bruno Sudário

Expressamos as nossas mais sinceras condolências
aos seis bravos heróis que faleceram no cumprimento do juramento que fizeram ao abraçar as suas nobres vocações:
proteger e salvar vidas.
Aos familiares, amigos e colegas, manifestamos nossos
sentimentos e reafirmamos o nosso apoio neste momento.

***

Seis pessoas morrem em acidente com helicóptero em Minas Gerais
Aeronave ia atender avião monomotor que havia caído

11h52m




André Richter, Agencia Brasil

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais caiu nesta sexta-feira (12) na região da cidade de Ouro Preto. Segundo a corporação, seis pessoas morreram, quatro militares do Corpo de Bombeiros - capitão Wilker, tenente Victor, sargento Wellerson e sargento Gabriel-, o médico Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário, ambos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A aeronave tinha se deslocado para o local para atender a uma ocorrência envolvendo um avião monomotor que havia caído. Após perder contato com o controle de tráfego aéreo, a corporação iniciou as buscas pelos tripulantes desaparecidos e, após 12 horas de trabalho, eles foram encontrados sem vida em uma região serrana do município. Cerca de 80 pessoas participaram das buscas.
Em comunicado divulgado pelas redes sociais, o Corpo de Bombeiros informou que está empenhado no trabalho de resgate dos corpos. As causas do acidente serão investigadas.
Consternação
"O devido apoio aos familiares está sendo prestado por psicólogos. Toda a corporação amanhece consternada e resiliente na sua missão junto aos irmãos de farda", declarou o Corpo de Bombeiros.
Pelas redes sociais, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, prestou solidariedade aos familiares.
"Lamento profundamente a trágica perda dos quatro militares do Corpo de Bombeiros e de dois socorristas, vítimas de um acidente enquanto cumpriam sua nobre missão de resgate em Ouro Preto. Minha solidariedade e orações estão com os familiares e amigos nesse momento tão difícil", afirmou Zema.
Em nota, o governo estadual divulgou que decretou luto oficial de três dias.
"Neste momento de consternação, Minas Gerais se solidariza com as famílias, amigos e colegas de trabalho dessas valorosas vidas que partiram de forma abrupta. Que suas trajetórias de coragem sejam lembradas e honradas para sempre. Que o conforto e a força alcancem a todos os que foram atingidos por essa tragédia", diz a nota.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério da Saúde emitiram notas oficiais sobre a tragédia, lamentando o ocorrido e garantindo apoio aos familiares:
Nota do Ministério da Justiça
"O Ministério da Justiça e Segurança Pública lamenta, com profundo pesar, a morte do capitão Bombeiro Militar Wilker Tadeu Alves da Silva, do 1º tenente Bombeiro Militar Victor Stehling Schirmer, do 2º sargento Bombeiro Militar Welerson Gonçalves Filgueiros e do 3º sargento Bombeiro Militar Gabriel Ferreira Lima e Silva, do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, e dos civis, o médico Marcos Rodrigo Trindade e o enfermeiro Bruno Sudário França, nessa sexta-feira (11), em acidente aéreo em serviço no Estado de Minas Gerais.
A aeronave Arcanjo 4 havia sido deslocada de Belo Horizonte para Ouro Preto a fim de apoiar outras equipes dos bombeiros que atuavam em terra nas buscas por um avião monomotor agrícola no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central do estado.
Nota do Ministério da Saúde
A equipe - formada pelo piloto, capitão dos bombeiros, Wilker Tadeu Alves da Silva; o copiloto, primeiro-Tenente dos bombeiros, Victor Stehling Schirmer; o operador Aerotático, segundo-sargento dos bombeiros, Welerson Gonçalves Filgueiros; o operador Aerotático, terceiro-sargento dos bombeiros, Gabriel Ferreira Lima e Silva; o médico do SAMU Marcos Rodrigo Trindade e o enfermeiro do SAMU Bruno Sudário França - estava em uma missão de busca e resgate do monomotor desaparecido e perderam suas vidas a serviço da população.
A dedicação e a coragem desses profissionais, que diariamente arriscam suas vidas para salvar outras, não serão esquecidas.
Neste momento de grande tristeza, o Ministério da Saúde presta suas mais sinceras condolências às famílias, amigos e colegas de trabalho das vítimas, desejando conforto e serenidade a todos que sofrem essa perda.




***

✅ Clique para seguir o canal da 98FM/montesclaros.com no WhatsApp👇🏻
Acesse aqui

Importante: ao abrir o canal no WhatsApp pela primeira vez, CLIQUE em SEGUIR para receber todas as notícias seguintes

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais