Negociações entre Estados Unidos e Irã estão suspensas após ataque aéreo matar o principal negociador do Irã e assessor do líder máximo do país
Domingo 15/06/25 - 8h07Foram suspensas as negociações nucleares entre os EUA–Irã após ataques israelenses que mataram o principal negociador iraniano.
Seguem as retaliações mútuas envolvendo mísseis e drones.
O Irã suspendeu "até novo aviso" as conversas nucleares previstas para o domingo em Omã, após ataques israelenses que atingiram Teerã e outras localidades.
A suspensão foi confirmada pelo chanceler iraniano Abbas Araqchi, em reação ao que classificou de “barbárie” israelense.
O ataque israelense eliminou Ali Shamkhani, assessor próximo ao aiatolá Khamenei e figura central nas negociações.
Sua morte representa uma tentativa deliberada de Israel de minar o diálogo diplomático.
O presidente Donald Trump disse que busca garantir a interrupção indefinida do enriquecimento de urânio iraniano em troca do alívio de sanções.
A morte de Shamkhani e os bombardeios de instalações nucleares interromperam a sexta rodada de conversas iniciada em abril .
Teerã lançou mísseis e drones contra Tel Aviv, Jerusalém, Haifa e outras regiões israelenses.
A escalada impulsionou o fechamento de corredores aéreos e disparou alertas internacionais.
Ocorreram aumentos nos preços do petróleo e manifestações diplomáticas pedindo moderação e retomada do diálogo .