Para quem pretende comprar ou trocar moto: vem aí a grande invasão das motos indianas
Segunda 01/09/25 - 6h00
Até o final de 2025, o mercado brasileiro receberá ao menos 18 novos modelos de motocicletas de diferentes categorias..
Entre as novidades, destacam-se:
Motos como a Royal Enfield Himalayan 450, equipada com motor de 450 cc, suspensão invertida, iluminação full-LED e modos de pilotagem, e a Yamaha Ténéré 700, com acelerador eletrônico, freios ABS comutáveis e tecnologia atualizada.
A Honda investe na linha CBR 650 com embreagem eletrônica (e-clutch), facilitando trocas de marcha sem uso de manete.
A Suzuki vem com a GSX-8R, uma esportiva equipada com motor de 776 cm³, suspensão invertida e proposta dinâmica.
A Dafra e Sym trazem a ADX 150, com visual aventureiro, motor de 150 cc, câmbio CVT e iluminação em LED, para concorrer com modelos como a Honda ADV 160.
A italiana Moto Morini marca sua estreia no Brasil com a big trail X-Cape 650, equipada com motor de dois cilindros, suspensão Marzocchi, farol LED e painel digital, ideal para viagens longas.
Ducati vem com a Hypermotard 698, ágil e leve; a Bajaj com a Pulsar N 160, que alia tecnologia e preço competitivo; além de motos como Royal Enfield Shotgun 650, Honda CB 500 Hornet, NX 500 e XL 750 Transalp — ampliando as opções para diferentes estilos e necessidades de pilotagem.
Por fim, o grande detalhe: as motos indianas vão invadir o mercado. A Índia fabrica motos para uma superpopulação, com características parecidas com o mercado brasileiro, e quer disputar com as motos japonesas.