Nova carteira de motorista, com código de segurança, será adotada à medida que antigas forem vencendo. Ninguém deve se antecipar
Quarta 10/05/17 - 15h A partir deste mês, a carteira de motorista está sendo emitida com novo item de segurança para dificultar fraudes e falsificações, o QR Code (Código de Resposta Rápida).
SUBSTITUIÇÃO
O velho modelo, sem código de barras bidimensional e dados criptografados, será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de 5 anos.
COMPARADA
De acordo com o Denatran, a nova tecnologia permite que a foto do documento apresentado pelo cidadão seja comparada à imagem armazenada no banco de dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).
OFF-LINE
A checagem pode ser feita off-line, permitindo que policiais rodoviários e outros agentes de segurança usem a tecnologia mesmo quando estiverem em rodovias e estradas distantes dos centros urbanos.
RENOVAÇÃO
O Detran-MG reforçou que as CNH’s antigas serão substituídas naturalmente, à medida que forem vencendo: “O cidadão que tem a carteira no modelo antigo não precisa ir ao Detran para trocar a CNH. Ela continuará valendo e só será substituída quando ocorrer a renovação do documento ou em caso de extravio do modelo anterior”.