Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - sábado, 27 de fevereiro de 2021

Balanço indica que vacina já distribuída é suficiente para atender 5,3 milhões de pessoas, no Brasil. Na China, até fevereiro, serão 50 milhões

Quarta 27/01/21 - 6h12

Balanço da vacina no Brasil feito por fontes do Ministério da Saúde:
- As vacinas contra a covid-19 distribuídas até o momento são suficientes para imunizar 7% dos públicos prioritários definidos no plano de imunização contra a doença.
- Foram encaminhadas aos estados 8,9 milhões de doses, sendo 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca e 6,9 milhões de doses da vacina CoronaVac.
- Desses, seis milhões são relativas ao 1º lote, importado da China, e cerca de 900 mil são do 2º lote.
- O total deve ser suficiente para vacinar 5,3 milhões de pessoas, cálculo que considera que 3,28 milhões de pessoas deverão se vacinar com a CoronaVac, - que demanda duas doses - e 5% de perdas.
- Outro 1,9 milhão deverá ser imunizado com a vacina de Oxford/AstraZeneca.
- Apesar da aplicação demandar duas doses por pessoa, como a 2ª dose dada em até 12 semanas é possível utilizar o primeiro lote de 2 milhões para começar a imunizar mais pessoas, empregando uma dose por paciente (descontados aí 5% de perdas).
- O público prioritário da vacinação soma 77,2 milhões de pessoas.
- Neste universo estão profissionais de saúde, idosos e pessoas com deficiência com 18 anos ou mais em instituições de longa permanência, indígenas aldeados, idosos, comunidades quilombolas e trabalhadores em educação, segurança e transportes.
CHINA
A China pretende vacinar 50 milhões de pessoas contra o novo coronavírus antes do Ano Novo Lunar em fevereiro.