Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - terça-feira, 20 de abril de 2021

"... as esterilizações serão iniciadas nos animais apanhados na região do grande Independência, local que apresenta índice elevado de casos de Leishmaniose Visceral (calazar) em humanos"

Terça 02/03/21 - 17h37

Divulgação da Prefeitura:


Prefeitura dá início à castração de cães e gatos


Teve início nesta terça-feira, 2, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Montes Claros, o programa de manejo da população animal através da castração de cães e gatos. O programa da Prefeitura deverá realizar o procedimento em pelo menos três mil caninos e mil felinos, dentro de um ano.

No primeiro momento, foram realizados os procedimentos nos animais que já estavam no CCZ. A partir desta quarta-feira, 3, as esterilizações serão iniciadas nos animais apanhados na região do grande Independência, local que apresenta índice elevado de casos de Leishmaniose Visceral (calazar) em humanos.

É importante lembrar que o serviço será destinado somente para os animais de rua e para aqueles pertencentes a famílias carentes. Para tanto, equipes do CCZ já estão atuando, inicialmente na região do grande Independência, para a realização de inquérito canino.

Desta forma, os cidadãos não devem procurar o CCZ levando animais, pois o procedimento somente será realizado naqueles que já foram avaliados e estiverem agendados. Antes de serem conduzidos ao local, os animais são testados e as famílias orientadas com relação aos cuidados pré-cirúrgicos que devem ser adotados. O programa se tornou possível após a aquisição do veículo "castramóvel", onde estão sendo realizadas as cirurgias.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais