Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
 

Este espaço é para você aprimorar a notícia, completando-a.

Clique aqui para exibir os comentários


 

Os dados aqui preenchidos serão exibidos.
Todos os campos são obrigatórios

Mensagem: CORPO VELHO COM MENTE JOVEM
JOSE PRATES
Nós envelhecemos, diz Yvonne Silveira. Fazer o que? Ninguém pode evitar a impiedosa ação dos anos vividos que destrói tudo, desfigurando rostos belos e tentadores, os tornando irreconhecíveis na carga pesada da velhice. É uma ação natural do tempo, às vezes retardada, mas, inevitável. A juventude física morre com o avanço da idade, desaparece no caminho íngreme da existência, surgindo em seu lugar a face macilenta com os vestígios do cansaço da longa caminhada para atingir ideais que, quase sempre, ao final, transformam-se em nada. O desejo de prazeres que chegava à mente, enviado pelo jovem corpo físico cheio de luxuria, morreu no avanço da idade, mas continua na memória para ser revivido em recordações, porque a mente não envelhece e guarda no seu relicário os fatos alegres e os momentos de prazer, para mostrá-los como lenitivo das dores causadas pelos longos anos de vida. A mente é sempre jovem, quando jovem queremos mantê-la. Mostra sua juventude na beleza manifesta em tudo que produz, seja na composição do poeta ou na conversa simples e sorriso franco do camponês; na maneira como nos expressamos com relação à vida ou como nos conduzimos, alheando-nos à velhice física e cultivando a juventude mental que nos faz viver.
Não é difícil manter a mente jovem desde que tenhamos disposição e vontade de mantê-la assim. Em primeiro lugar é não deixar essa mente inativa. Importante é mantê-la em constante atividade, sempre criando alguma coisa; escrevendo ou lendo. Nunca pense na sua condição de “velho”; procure colocar-se sempre como jovem nas atividades que não dependam do físico. Nunca diga “isto não é pra minha idade”, porque tudo pode ser pra sua idade, dependendo da maneira de sentir e agir diante do que se lhe apresenta. A velhice é um estado de espírito, como a juventude, também, o é. Ser jovem não é simplesmente ter o corpo jovem. É ter, também, o espírito e alma jovens à disposição da vida. Quantos jovens fisicamente que se apresentam como “velhos” porque pensam e agem como tal; quantos “velhos” que se apresentam como jovens nas suas disposições, porque agem com a mente jovem, ignorando a velhice. Ignorar os exercícios, manter a mente ociosa por preguiça mental, é condená-la à velhice. Não é, apenas, o corpo físico que necessita de exercícios pra que se mantenha saudável. Não. A mente, também, necessita de exercícios para conservar-se jovem e sadia. Temos na Professora e escritora Yvonne Silveira o grande exemplo de mente jovem e saudável. São maravilhosas as suas crônicas publicadas no moc.com, produzidas por uma mente que está sempre em atividade, mantida saudável e jovem.
“Torne-se mais jovem, viva por mais tempo” um livro escrito por David Simon, tece longos comentários sobre a manutenção da juventude, principalmente da mente. Reverter o envelhecimento é a proposta desse livro, cuja base está no desenvolvimento de uma consciência formadora de hábitos saudáveis tanto para o corpo quanto para a mente. A maneira de pensar e agir é decisiva no processo de envelhecimento do corpo e da mente. O que temos, então, a fazer é adotar métodos de ação que não venham influenciar no envelhecimento mental, como, por exemplo, considerar-se velho ou “com a mente cansada”. O subconsciente aceita essa consideração como verdade e age para que tal aconteça. Devemos sempre nos imaginar sem problemas, com uma mente jovem e atuante.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Preencha os campos abaixo
Seu nome:
E-mail:
Cidade/UF: /
Comentário:

Trocar letras
Digite as letras que aparecem na imagem acima