Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°38242
De: Aline mendes Data: Quarta 3/9/2008 09:12:48
Cidade: Rio Grande do Sul/Sao Jorge

Onde Acessa: rio grande do sul sao jorge
Ola tudo bem adoro essa radio sou mineira ai d emontes claros mas moro aki no rio grande do sul ouço sempre pela net

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38241
De: João Data: Quarta 3/9/2008 09:02:01
Cidade: Montes Claros

Nesse exato momento, estão cortando, sem piedade, uma centenária árvore da Praça Dr. Carlos. Frondosa, há 120 anos, segundo aqueles que por debaixo dela muito de sua sombra aproveitaram, está enraizada naquele local. Mesmo que plantem outras, é, no mínimo, insensível demais, a derrubada de uma árvore desse porte. Que pena!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38236
De: Raphael Reys Data: Quarta 3/9/2008 07:39:29
Cidade: Moc - Mg  País: Br

GALÃ CURRALEIRO
Dilo Barbeiro, mui digno e saudoso profissional da arte, no dizer do baiano: aparume de cabelo e feitume de barba, vindo das barrancas do rio São Francisco, exatamente da cidade de São Romão, durante longos e terríveis cinqüenta anos foi o profissionalmente mais requisitado pela sociedade montes-clarense.
Fazia a barba e aparava o cabelo dos mais distintos políticos, empresários e comerciantes e como atendia também em domicílio, tinha agenda cativa e sempre cheia.
Alto, boa pinta, moreno chocolate, cabelo na brilhantina Glostora, bigode à Clark Gable, um canastrão na força explícita da palavra. Sempre bem vestido, metido em uma calça de Tusô, ou mesmo um linho S120 branco, sapato esporte branco e de boa qualidade, camisa mangas compridas em seda ou mesmo voil. Um dândi tropical!
Sempre recendendo à perfume francês, cinto de couro alemão, um ar blasé de quem tem savoir faire e está de bem com a vida. Caminhar calmo, enxuto e ondulante. Sorriso matreiro na face, um mestre cabotino. Virou lenda nesses Montes Claros! Com sua verve tupiniquim tinha lábia afiada para os rabos de saia.
Don Juan por opção, balançava corações suburbanos das mal casadas e das solteiras mal amadas. Era um verdadeiro bicho do mato! Usando saias ele não perdoava nada, traçava na hora! Mulher sorriu para o lado dele, era peixe na rede! Fez história e se transformou em ícone. Uma lenda dos lençóis...
Ao partir para o andar de cima a chamado do Criador, que resolveu dar um basta na libertinagem luxurienta do barbeiro, deixou muita suburbana às lágrimas! Nos anos 60, enquanto a Dita Dura Militar endurecia com o povo, Dilo em Montes Claros endurecia pra outras bandas mais festivas e gozosas...
Numa tarde quente de agosto, uma sua vizinha se abriu toda para ele. Como o maridão estava viajando, ele soltou a lábia, pulou o muro e foi festejar a conjugal ausência nos lençóis. No bem bom, o marido e titular da perseguida, como já estava desconfiado da esposa voltou de repente e esmurrou a porta de entrada, surpreendendo Dilo e sua amada em plenos trabalhos. Dilo manjou pelo buraco da fechadura o homem de arma em punho, e babando de ódio.
Serelepe, pulou o muro de volta ao seu quintal e o chifrudo entrou pelo fundo berrando: se eu pegar o F de P meto bala! Dilo, o famoso Pé de Anjo, já sorrateiramente instalado do seu lado retrucou, aplicando assim um Agamenon no testa enfeitada: Se ele pular para cá, meto bala nele!
Diz a sabedoria popular que: a galinha é poedeira e o galo é teatral! Dilo tinha medo de almas e de assombrações. Por isso comprou um rádio rabo quente, daqueles que levavam quinze segundos para esquentar as bobinas e sintonizar a estação escolhida, para só então funcionar.
Como tinha o hábito de desligar a chave geral ao sair de casa no dia em que comprou o radio RCA VICTOR capa de baquelita quando escutava a novela O Direito de Nascer, foi chamado à porta. Um cliente solicitava a sua presença em domicílio e ele, como hábito, desligou a chave geral e foi atender ao chamado.
De volta, aberta a porta e já dentro da casa sem desligar o rádio o rádio voltou, naturalmente, a funcionar. Dilo, assustado, arrepiou até raiz dos cabelos e saiu em desabalada carreira. Chamou a polícia, supondo que as vozes fossem de meliantes no interior da sua residência. Veio o capitão Coelho e todo o efetivo policial da época: um cabo e cinco soldados!
Com a casa cercada os homens da lei a invadiram de mosquetão em riste e só se depararam no seu interior com a conversa que saía do RCA VICTOR, rabo quente que, sintonizado no programa O Sombra, que falava com voz cavernosa: Ninguém sabe o mal que se esconde nos corações humanos! O Sombra sabe! Rá,rá,rá...! Com a saída da autoridade policial e a bronca que levou do capitão, o Don Juan irritado pelo mico cometido, explodiu.
Apanhou uma marreta de cinco quilos e reduziu o inocente rádio que pagou o pato a fragmentos ínfimos! O homem não tinha medo de bala dos maridos por ele traídos mas se assombrava com de almas do outro mundo.
Cada qual com o seu problema...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38235
De: J. Carlos Data: Terça 2/9/2008 19:37:40
Cidade: Montes Claros

É uma tortura a travessia de dez metros entre a antiga ponte do bairro Todos os Santos e o passeio do Sesc. Travessia dos pedestres, digo, pois os carros não dão trégua e o sinal, para eles, fica no cruzamento da Santa Maria. No local sequer há uma faixa de pedestre ou outra qualquer proteção para que o desventurado pedestre não morra no meio dos carros. É um caso grave, que até hoje não comoveu a transmultas, muito empenhada em multar (aliás, cessou com as multas neste período eleitoral e (...) Hoje, vi pessoas esperando até mais de quinze minutos para cruzar uma rua, ainda assim colocando a vida em risco.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38232
De: Emanuel Data: Terça 2/9/2008 16:33:07
Cidade: Moc

A umidade do ar desceu aos 17% hoje, às 15 horas, em Montes Claros. Os narizes acusaram. Uma hora depois, subiu para 20%. Menos mau, mas sempre péssimo para a saúde. O índice é próprio de regiões desérticas e deverá se repetir nos próximos dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38231
De: Tião Martins - jornal Hoje em Dia Data: Terça 2/9/2008 16:10:41
Cidade: BH

Além da Festa - I

Tião Martins

Montes Claros é surpreendente, pela paixão sem limites que mobiliza as pessoas nascidas naquela terra de elevadas temperaturas, tanto nas ruas quanto no coração do povo. Mas a surpresa não termina aí. Em que outro lugar de Minas surgiria iniciativa tão rica quanto a de promover uma festa para quem teve o privilégio de nascer, há 60 anos ou mais, na terra de Dona Tiburtina?
(Registre-se aqui, entre parênteses, que Minas precisa conhecer melhor a história de Dona Tiburtina. Mas chamá-la de «Joana DÁrc da Aliança Liberal» ou de «Anita Garibaldi do Vale do São Francisco» é injetar na História forte dose de exagero. Fechem os parênteses).
Saibam que Montes Claros surpreende até na forma de elaborar o convite, pois não se limita às informações habituais de que, no dia 15 de novembro, a cidade reunirá cantores, músicos, cineastas e jornalistas e promoverá shows, apresentações diversas e projeções de imagens e vídeos herdados dos anos 50 e 60, a era de ouro da turma.
(Outra parada, com parênteses. O comunicado omite, sabe-se lá por quê, a notícia de que Márcia Yellow, embora tenha nascido bem depois, morre de saudades daquele tempo e vai documentar cada segundo da festa, mesmo que a obriguem a entrar como penetra. E, se não a segurarem, cairá no bolero e no tango até o dia amanhecer).
E vem agora a maior das surpresas.
Como a coordenação do projeto foi entregue ao sociólogo Geraldo Maurício, que as pessoas conhecem como Nenzão (alguém sabe a razão do apelido?), esse profissional habituado a interpretar atitudes, expectativas e medos das pessoas e das sociedades escreveu brilhante ensaio (mini-ensaio, na verdade) sobre o significado mais profundo da festa. Ou do que vai além da festa.
Segundo ele, a certa altura da vida, homens e mulheres de mais idade se entregam às recordações da juventude e retornam a lugares conhecidos, buscando reviver situações do passado. Esse comportamento de fuga, mais freqüente após a perda dos pais ou parentes próximos, é manifestação típica de uma crise da idade adulta, em face da idéia da morte, intrusa que todos queremos expulsar da festa da vida.
Se o presente - desconhecido, imprevisível e solitário - tornou-se desagradável e corrompido por alto grau de perigo, «é natural que se busque nas lembranças de tempos anteriores um referencial para reprisar acontecimentos bons». Mas, adverte o mestre, nas viagens pelo tempo, «quando se descobre que o passado não mais existe ou as situações não são as mesmas», é grande a possibilidade de frustração.
Assim se explica o sentido mais profundo do encontro em Montes Claros. Trata-se de desafio a pessoas que hoje se sentem ou vivem como prisioneiras de passado que nem existiu.
Se, durante a viagem no tempo, descobrirem que nem tudo era como lembram, poderão assumir a consciência de que sua história atual é mais rica, real e aberta para o futuro. E terão a certeza de que podem comandar seu destino, em lugar de viver como turistas acidentais, que cumprem apenas um roteiro de lembranças.
Este é o desafio ou promessa que o autor resume em frase dramaticamente simples: «Deitar âncora no aqui e no agora é o único mecanismo de retomada da realidade». Dá vontade de ter nascido ou vivido em Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38230
De: soraya Data: Terça 2/9/2008 16:06:19
Cidade: Bocaiúva

A notícia sobre o menino assassinado é terrível. Porém, o circo de horror não deve ser fomentado. O coração não foi arrancado. Essa foi a primeira impressão da polícia diante do estrago que as facadas fizeram ao pobre menino. O fato não ameniza a culpa, mas ratifica a notícia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38224
De: Maria Data: Terça 2/9/2008 14:24:48
Cidade: Montes Claros

Completando a informação da Mensagem N° 38176 De: MAURO A SILVA: As fanfarras continuam seus ensaios pelas ruas a todo vapor com o som estridente. Os internos do Hospital Universitário também sofrem. Viva as fanfarras e o espírito patriota. Abaixo aos excessos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38223
De: Murilo de Oliveira Data: Terça 2/9/2008 13:49:22
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

O Sr. Antônio Augusto Caldeira Figueiredo, o NÔ DE BENTO, falecido domingo em Belo Horizonte, além do Juventus de Bocaiúva, foi um grande jogador na década de 60 do ATENEU, clube do Bairro São José, conquistando títulos importantes para o BROCA. Era meu amigo e conterrâneo e deixa muitas saudades.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38222
De: Jornal 24Horas Data: Terça 2/9/2008 12:36:38
Cidade: Lisboa, Portugal

O irmão de Nilton Souza, o brasileiro que morreu durante o assalto à dependência do Banco Espírito Santo em Campolide, o mês passado, em Lisboa, foi ontem detido numa movimentada operação da PSP que visou detectar indivíduos na posse de armas ilegais e droga. Segundo apurou o 24horas, o irmão de Nilton é também suspeito de vários furtos e roubos ocorridos no último mês e já estava debaixo de olho da polícia. À hora do fecho desta edição, era o único detido na acção da PSP, que decorreu na Rua Francisco Sanches, perto da Praça do Chile, e na Avenida Almi- Nilton Souza morreu na acção policial que salvou os dois reféns rante Reis, e que mobilizou grandes meios. Dezenas de casas revistadas A PSP montou ao final da tarde um cerco a várias casas e a uma residencial daquela zona, onde moram indivíduos há muito referenciados. Com grande aparato, agentes do Departamento de Investigação Criminal do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa passaram a pente fino dezenas de habitações em busca de material ilegal, especialmente armas e produtos estupefacientes. Em vista estariam possíveis traficantes. No local permaneceram duas carrinhas da PSP, tendo estado envolvidos cerca de duas dezenas de elementos policiais, dados recolhidos pelo nosso jornal. A circulação de peões chegou mesmo a estar restringida em alguns locais

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38218
De: Jorge Data: Terça 2/9/2008 12:00:12
Cidade: BH

Na matéria de O Globo, de hoje, que fala da fiscalização da população sobre os vereadores em Maringá, há um complemento que fala de Januária, Minas, que é este:

"Januária já cassou 5 prefeitos; vereadores também na mira - Em Januária, cidade no Norte de Minas Gerais com 64 mil habitantes, ai do prefeito e dos vereadores se cometerem algum deslize. Desde 2004, seis alcaides foram cassados, sendo cinco por iniciativa da Associação Amigos de Januária (Asajan). Eles já estão de olho no sexto prefeito a governar o município neste tempo, que reponde a dois processos de improbidade e teve os bens bloqueados pela Justiça. Mas o Legislativo também não escapa da vigilância do grupo.
- Nossa Câmara Municipal é a única da região onde os dez vereadores têm 90 dias por ano de férias e se reúnem duas vezes por mês - diz o presidente da Asjan, o jornalista Fábio Oliva. - A Câmara era lotada de funcionários contratados. Mas conseguimos entrar com uma ação popular que obrigou a realização de concurso público. E apresentamos um projeto de lei por meio de um vereador que acaba com o nepotismo no município até o terceiro grau. Só que o projeto está engavetado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa há oito meses.
A ONG, em atividade desde 2004, também conseguiu mudar a reforma do Código Tributário em curso. Em 2006, a entidade ganhou apoio popular quando participou do movimento que levou o então prefeito Josefino Lopes Viana para trás das grades.
E pensar que a ONG foi fundada com o objetivo de lutar pela preservação da natureza:
- No início o combate à corrupção era só um item. Tínhamos a idéia romântica de recuperar a mata ciliar do Rio São Francisco. Mas, quando começamos a mexer com corrupção, não sobrou tempo para mais nada - lembra Oliva, que já sofreu ameaças e toma cuidados de segurança.
Para divulgar as descobertas da ONG, que tem 32 membros, foi lançado o jornal "Folha do Norte", editado quinzenalmente. Eles contam com o apoio de um técnico do TCU, que adotou o município por meio do projeto do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), com sede em Brasília. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38217
De: Mário Lúcio C. Faria Data: Terça 2/9/2008 11:42:41
Cidade: Montes Claros(MG)  País: Brasil

Condoeu-me, ao ficar sabendo, ontem, da morte de Antônio Augusto Caldeira Figueirdo, "Nô de Bento", como era conhecido em Bocaiúva. Comerciante honrado, honesto e trabalhador, pai de fmília exemplar, digno de todos os elogios. Nô foi um dos jogadores de futebol mais brilhante do Norte de Minas sempre defendendo as cores do Juventus, time esse com sua ajuda viveu os melhores momentos de sua história. Deixo aqui os meus pêsames a família enlutada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38215
De: Alves Data: Terça 2/9/2008 11:05:51
Cidade: M. Claros

02/09/08 - 10h03 - "...é inaceitável uma tragédia como esta (...), em que uma pessoa possa arrancar o coração e matar friamente uma pobre e indefesa criança de 5 anos de idade! Estou perplexo..."
Lamentavelmente, esta triste notícia tem um potencial de dor semelhante ao daquela tragédia de São Paulo, em que pai e madrasta atiraram uma criança (Isabela, 5 anos) do seu apartamento. O detalhe de que o tio arrancou o coração da criança porque não gostava da mãe (sua irmã) é terrível, absolutamente tenebroso. Infelizmente uma notícia como esta vai arrastar o Norte de Minas pelas principais manchetes do Brasil e até do exterior. O fato ainda não explodiu na imprensa porque o detalhe não havia sido revelado, com todo o seu horror. Ou estaremos diante de um terrível caso de apatia generalizada, em que todos fecham os olhos (e o coração) diante de crimes inomináveis? Afinal, que tipo de país estamos criando?? Nos transformamos todos em monstros, e nos calamos, como se nada houvesse acontecido ???
Castro Alves, por favor nos acuda com os seus versos de indignação:

Senhor Deus dos desgraçados!
Dizei-me vós, Senhor Deus!
Se é loucura... se é verdade
Tanto horror perante os céus?!
Ó mar, por que não apagas
Co`a esponja de tuas vagas
De teu manto este borrão?...
Astros! noites! tempestades!
Rolai das imensidades!
Varrei os mares, tufão!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38214
De: Rádio Alternativa Data: Terça 2/9/2008 10:51:11
Cidade: Januária/MG

Sílvio perde no TRE de Minas - A corte do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais(foto), reunida no início da noite de ontem, decidiu, por cinco votos a zero, que o candidato a prefeito de Januária Silvio Aguiar não pode concorrer às eleições deste ano devido ser ele concessionário de serviço público e não ter descompatibilizado no prazo legal. O prefeito Sílvio perdeu em Januária, primeira instância, e agora em Belo Horizonte, segunda instância, mas ainda tem três dias para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília. O TSE terá que decidir até o dia 25 de setembro sobre a situação do candidato do PMDB de nossa cidade. No acórdão negando provimento ao recurso do atual prefeito, os juizes em Belo Horizonte dão a Sílvio o prazo de 10 dias para substituição do titular da chapa indeferida, contados do trânsito em julgado da decisão de indeferimento de registro de candidatura.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38213
De: Sabrine Data: Terça 2/9/2008 10:34:44
Cidade: Montes Claros/MG

Parabéns, a todos os que interagem e participam deste espaço, nos fornecido pelo montesclaros.com, ... ( nota dez a todos )

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38212
De: Marcos Filho Data: Terça 2/9/2008 10:32:09
Cidade: Belo Horizonte/MG

Titulo da notícia: UFMG anuncia dois novos cursos superiores para o 2º semestre de 2009 com provas em M. Claros
Comentário: Na verdade, a lista de cursos e habilitações novas na UFMG para 2009 é maior. Tem cursos novos específicos para Montes Claros. O grande aumento no número de vagas e cursos é devido ao Reuni.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38210
De: Flávio Maurício Data: Terça 2/9/2008 09:20:04
Cidade: Januária  País: Brasil

Aqui em Januária os trilheiros fazem uso de motos com silenciadores... não agridem à ninguem com o poluente som das motos com escapamentos abertos... merecem os nossos aplausos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38207
De: Divina Mendes Data: Terça 2/9/2008 08:23:36
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Como leitora do montesclaros.com e com várias notícias sobre a Igreja de São Marcos, despertou o interesse em conhecê-la. Sem saber direito sua localização fui informando, tamanho foi minha decepção. Juntamente com minha família ficamos vulnerável a um acidente premeditado diante ao desrespeito de alguns trilheiros que alí se encontravam numa verdadeira baderna, infernizando o sossego dos moradores, pessoas simples, acostumada ao silêncio. Paramos para obtermos informações, sem sucesso, devido ao barulho e a velocidade das motos colocando em risco a vida das pessoas, solicito a estas pessoas a prática do esporte sem agressão, uma vez que aquele ambiente é público e não propriedade particular para prática de trilha.Voltei, frustada, SEM conhecer a tão falada Igreja de São Marcos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38206
De: Josias Data: Terça 2/9/2008 08:19:59
Cidade: Montes Claros

30/08/08 - 11h30 - IBGE atribui “crescimento” de M. Claros – entre 1991 e 2000 – ao “petróleo” e ao agronegócio
Equivocada esta análise do diretor do Ibge, dizendo quem entre 1991 e 2000 negócios ligados ao "petróleo" alavancaram o crescimento em Montes Claros. Ora, no período citado, sequer se cogitava da indústria que está sendo montada em M. Claros. Conversei com especialistas e eles disseram que a usina de biodiesel, quando funcionar, não terá impacto na economia que querem lhe atribuir. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38204
De: Jorge Data: Terça 2/9/2008 08:09:08
Cidade: BH

Sem comentários, mando notícia que saiu hoje no jornal "O Globo, do Rio de Janeiro. Que cada um tire as suas conclusõe:
"De Ivan Amorin: Antes que pudessem se encher de orgulho e proclamar que, nesta legislatura, aprovaram a sugestiva marca de 1.492 projetos, os vereadores de Maringá, no Paraná, foram obrigados a rever suas contas. Um balanço extra-oficial da produção legislativa da Câmara Municipal da cidade comprovou que, da volumosa quantidade, apenas 73 projetos eram realmente considerados de mérito ou relevantes. Excluindo nomes de rua, homenagens e autorizações ao prefeito, cada vereador foi responsável, em média,por pouco mais de um projeto relevante por ano.

Essa baixa produtividade não saiu de prestações de contas ou relatórios de inspeção. Embora a responsabilidade oficial de fiscalizar as Câmaras seja dos Tribunais de Contas, quem desarmou a mentirinha de Maringá foi a sociedade civil. Criado em 2000, fruto da indignação com os desmandos do então prefeito da cidade, a ONG responsável pelo balanço — o Observatório Social de Maringá, que inicialmente se chamava Sociedade Eticamente Responsável (SER) — não sai dos calcanhares dos vereadores.

— Nós consideramos isso (os projetos relevantes) muito pouco. A Câmara tem um orçamento anual de R$ 11 milhões. Quanto custa cada projeto desses, afinal? — indigna-se o empresário atacadista Ariovaldo Costa Paulo, presidente do Observatório.

Ariovaldo representa um fenômeno que deverá crescer na próxima legislatura. Na contramão da letargia que atinge os que perderam a fé nos políticos, os militantes do Observatório decidiram agir. Na Câmara, o Observatório convenceu os vereadores a reduzir as diárias de viagem e a publicar, no site oficial, o motivo de suas viagens e o resultado que elas trouxeram para o município. O resultado, em poucos meses, foi uma queda de quase metade das escapadas dos vereadores."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38203
De: Dário Cotrim Data: Terça 2/9/2008 07:44:56
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

TEÓFILO PIRES – O NOME DO DIA

Dário Teixeira Cotrim

Os comentários radiofônicos, principalmente sobre o futebol e nos bastidores da política, eram assuntos indispensáveis aos nossos ouvidos em tempos de copa do mundo e das eleições para prefeito, governador e presidente. O rádio, uma caixinha misteriosa, falava com a gente como se gente ela fosse. E ela falava de todos os modos e de todas as maneiras, principalmente sobre tudo o que acontecia no universo da terra. O povo maravilhado com a novidade falante se acomodava respeitosamente à frente do pequeno aparelho de rádio para ouvir o saudoso Reporter-Esso, os animados programas musicais de Luiz de Carvalho e Paulo Moreno Show. Todos esses da Rádio Globo do Rio de Janeiro. Ah, se ainda me lembro das novelas de rádio?... o Sombra, Jerônimo, o Herói do Sertão e o Direito de Nascer. Eram esses tempos, tempos inesquecíveis!
Mas, muito distante de Coração de Jesus, um filho querido da terra é convidado para apresentar um programa de opiniões na Rádio Guarani, prefixo PRH6, de Belo Horizonte. Tinha esse programa o nome de O Nome do Dia. Era o doutor Teófilo Ribeiro Pires. A cada dia ele lia uma crônica de sua autoria sobre pessoas influentes na sociedade mineira e carioca. Teófilo Pires representava com orgulho e dedicação o povo sertanejo do Norte de Minas na capital do Estado de Minas Gerais. Para ilustrarmos esta nossa crônica, destacamos uma de suas belíssimas crônicas: O Vereador Alberto Bittencourt Cotrim Netto. Era Cotrim Netto um meu aparentado, e ele quisera um dia homenagear os atletas brasileiros com uma estátua de bronze para cada um deles dentro do Estádio Mário Filho (Maracanã). O primeiro homenageado escolhido seria o formosíssimo Ademar Ferreira da Silva, que tinha sido campeão mundial de salto triplo nos jogos olímpicos de Helsinque.
Era um projeto totalmente demagogo. Teófilo Pires tomando conhecimento do fato pela imprensa, tratou logo de criticar a idéia perdulária do vereador carioca. Resultado, o infeliz projeto do meu aparentado morreu no fundo de uma velha gaveta de mesa da Câmara Municipal Carioca. Disse Teófilo ao vereador: “se o seu intento é apenas dar o que falar, já nos ocupamos demasiadamente de sua pessoa e o seu nome pronunciamos hoje, em frente a este microfone, Vereador Cotrim Netto, o nome do dia!”
Teófilo Ribeiro Pires nasceu no dia 29 de março de 1916, na cidade de Coração de Jesus (antiga Inconfidência). Ele era filho do coronel Luiz Antônio Pires e de dona Maria Ribeiro Pires. No Grupo Escolar Gonçalves Chaves ele fez o curso primário e depois foi residir em Belo Horizonte onde continuou com os estudos. Na capital mineira ele concluiu o curso secundário e ingressou na Faculdade de Medicina de Universidade de Minas Gerais. Foi Deputado à Assembléia Legislativa de Minas Gerais e diretor da Rádio Guarani e Mineira. O Nome do Dia: Comentários Radiofônicos é também o nome do seu livro de crônicas. Nele expressa ternura à sua mãe numa linda dedicatória. Vejamos: “Minha mãe: teu filho procurou, inutilmente, palavras suficientemente belas e expressivas para dizer dos teus méritos e agradecer a Deus a inefável graça de poder, ainda, estreitar nos braços o anjo divino que lhe deu a vida, cultivou o cérebro e formou o coração. É tua, minha mãe, inteiramente tua, a homenagem deste livro. Teófilo”. Disse o jornalista Jair Silva que “todas as vezes que peguei no livro a voz de Teófilo Pires apareceu, bem viva na minha memória. Teófilo Pires merece a boa voz que o destino lhe deu. Escrevendo ou improvisando, ele é sempre um dos grandes do microfone. Não diz tudo o que sabe – eis aí sua prudência. E sabe tu7do o que diz, por seu um homem esclarecido”.
O Nome do Dia livro de crônicas do acadêmico Teófilo Ribeiro Pires ao longo dos anos sempre foi considerada uma obra de valor inestimável para a literatura montes-clarense. O Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros criou a Cadeira de número 94, que tem como patrono o ilustre montes-clarense Teófilo Ribeiro Pires e é ocupado pelo doutor Luiz Pires Filho.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38202
De: Fernando Data: Terça 2/9/2008 01:50:26
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Titulo da notícia: Tio acusado de abusar e matar o sobrinho, de 5 anos, alega que não se dava bem com a irmã
Comentário: Não é só lamentável, como também é inaceitável uma tragédia como esta, pois como ser humano não se passa na minha mente este tipo de situação em que uma pessoa possa arrancar o coração e matar friamente uma pobre e indefesa criança de 5 anos de idade! Estou perplexo por esta barbárie; arrancar o coração! podem imaginar?? Oque levou este animal a agir de tal modo?? Arrancar o coração de uma criança, de um sobrinho, de um ser indefeso?? Podem imaginar tal situação?? Nem ele próprio soube explicar, como nós poderemos?!?! Na minha opinião estamos precisando mais da presença de Deus em nossas vidas, estamos deixando o demonio à solta e ele encontra refúgio em seres como este, atormenta e os faz de refem e dos refens utilizam para chegar onde querem, tentar destruir a casa de Deus, deixando feridas, as vítimas... Somos mais fortes e com a união e a perseverança Deus tende a nos dar a paz necessária para se viver tranquilamente, como todos desejariam; basta somente termos a fé e a devoção necessária para que ele derrote o mal!Que Deus abenções à todas as famílias e que nada possa acontecer! Deus esteja sempre conosco!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38197
De: Mário Lúcio Caldeira de Faria Data: Segunda 1/9/2008 18:02:17
Cidade: Montes Claros/MG

Titulo da notícia: Tio acusado de abusar e matar o sobrinho, de 5 anos, alega que não se dava bem com a irmã
Comentário: É difícil acreditar que crimes bárbaros como esse venha acontecer na minha terra natal Bocaiúva, que há pouco anos atrás, era uma cidade tranquila, hospitaleira e cheia de religiosidade. Infelizmente, como acontece nos grandes centros urbanos, uma criança foi covardemente assaassinada pelo prório tio, o que nos deixa horrorizados. Cabe agora a justiça da minha terra natal condenar esse facínora a prisão perpétua, isso no meu entender caracteriza crime hediondo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38195
De: César Data: Segunda 1/9/2008 17:34:34
Cidade: M. Claros

Morreu no Rio o poeta Alphonsus de Guimarãens Filho. Como o nome indica, filho do poeta simbolista Alphonsus de Guimarães, nascido em Ouro Preto e patrono da Academia Mineira de Letras. Muito lúcido quase aos 90 anos, mantinha-se atualizado e dedicado à memória do pai, um dos maiores poetas do Brasil. Alphonsus, filho, tinha amizades em M. Claros - especialmente com o jornalista Oswaldo Antunes, seu contemporâneo na imprensa de BH.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38194
De: JOSIANNE Data: Segunda 1/9/2008 17:02:14
Cidade: BOCAIÚVA/MG

titulo da notícia: tio acusado de abusar e matar o sobrinho, de 5 anos, alega que não se dava bem com a irmã
eu sinceramente, por ser nascida e criada nessa cidade de bocaiúva,estou chocada com essa barbaridade.afinal essa é a primeira vez que isso acontece!!!(primeira e última espero!)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38193
De: Charliane Data: Segunda 1/9/2008 16:20:06
Cidade: Montes Claros

Quero parabenizar os colaboradores responsavéis pela reforma da Igrejinha de São Marcos. É muito interessante, e tem que ser mais divulgado, para que todos tomem conhecimento do trabalho que sido feito, para reconstruir aquele lugar, que pode passar a ser mais um lugar de lazer para famílias montesclarense. Fica aqui também um pedido, para que divulguem mais fotos de acordo com o andamento da reforma. Para que assim como eu, que por curiosidade olhei a notícia, muitas outras pessoas também vejam o trabalho em desenvolvimento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38192
De: Alex Data: Segunda 1/9/2008 16:01:30
Cidade: Montes Claros

Bairro Alcides Rabelo passa por situação semelhante a do Vera Cruz, talvez até pior visto que o bairro tem ligação unica e exclusivamente com a Av. Magalhaes Pinto. Precisamos de algum tipo de retorno ou rotatória para acessarmos a Avenida no sentido Centro Aeroporto. Pois caso contrário teremos que transitar até o Alto São João se quisermos, ir ao aeroporto, ao vizinho bairro Esplanada onde estão: posto de saúde, farmácia, posto de gasolina, etc. Para ir a Lagoa da Pampulha, ao ginasio poliesportivo, para as faculdades no JK, para pegarmos a saída para BH, para a Br 122, 251, 116 etc,etc, etc.Precisamos de solucão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38188
De: Uai Data: Segunda 1/9/2008 14:37:30
Cidade: Belo Horizonte/MG

Menino de dois anos morre baleado no colo do pai em Pirapora Um garotinho de dois anos morreu baleado, quando estava no colo do pai, em um bar de Pirapora, norte de Minas, nesse domingo. O suspeito é o dono do boteco que está foragido. O menino foi atingido no lado esquerdo do peito e morreu no local.O pai da criança que tem vinte e quatro anos levou um tiro no tórax e outro no ombro e está internado no hospital mas não corre risco de vida.Segundo a PM, o crime teria sido motivado por ciúme porque a vítima teria um relacionamento com o suspeito.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38183
De: Flávio Maurício Data: Segunda 1/9/2008 13:26:14
Cidade: Januária - MG  País: Brasil

Risco de MORTE: eu, minha filha e filho, juntamente com alguns amigos nos vimos em situação de risco de MORTE, ontem, quando assitiamos pelo Telâo do Lumas partida de futebol entre Cruzeiro e Coritiba. Como coincidiu em dia e horário, bar vizinho ao lumas trasmitia partida do Galo x Portuguesa. Não deu outra: torcedores rivais, Cruzeirenses e Atleticamos começaram uma guerra de pedras e coisas mais colocando em risco todos que ali se encontravam. Uma batalha medieval em pleno século XXI. Mais (...) foram os empresários donos dos estabelecimentos que sabedores deste fato trasmitiram simultâneamente tais eventos... (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38178
De: Web Outros Data: Segunda 1/9/2008 10:53:12
Cidade: Belo Horizonte

Riqueza nas Barrancas

Manoel Hygino

No Norte de Minas, existem verdadeiros monumentos abandonados. Ou esquecidos. Só recentemente começaram a ser reconhecidos, se é que foram, porque aquela imensa região ainda está muito distante dos centros governantes.
Há anos, o sino, com mais de três centenas de quilos, que existia na igreja de Nossa Senhora do Rosário, foi furtado no silêncio da noite, sem que ninguém visse ou ouvisse ruídos. E as noites no distrito de Barro Alto é tranqüila, somente algum galo insone canta.
A igreja foi construída em 1688 e, segundo o engenheiro Levínio Castilho, nascido em Januária e estudioso da história, é a mais antiga de Minas e das Gerais. Levínio observa que o templo ‘é um dos raros exemplares de arquitetura jesuítica‘ no sertão, convindo observar que a freguesia de Januária fazia parte do Bispo de Pernambuco, a quinhentas léguas de distância.
O sino, com todo seu peso e massa, subverteu. Até onde sei, não foi localizado, nem identificados os ladrões ousados. Ainda é Castilho quem observa que para Rosa Januária, onde se encontra o Barro Alto, ‘representa a luta da lei contra os desmandos dos potentados que habitavam o sertão hostil‘.
Em agosto, primeira semana, Ladrões roubaram três imagens de Santos em dois oratórios da matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Matias Cardoso. As imagens de Santa Maria, da senhora de Santana e de São Miguel, têm 50 centímetros e foram surrupiadas ao amanhecer.
O furto foi descoberto pela manhã, quando o zelador encontrou uma das portas de frente da matriz aberta. No interior do templo, considerado um dos mais ricos da região, encontraram-se no chão a chave de fenda usada no arrombamento. O Menino Jesus que estava no colo da mãe, a balança de São Miguel, um pedaço de um dos dedos de uma imagem e um toco de cigarro.
A polícia se pôs em campo e, depois disso, nada mais sei. A matriz é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, há 54 anos.
As peças referidas são de origem portuguesa, da época da inauguração do templo, atribuída a 1675.
Mais antiga que a do Barro Alto?
Em grande parte, o Norte de Minas sequer foi descoberto. Está na hora. Há riquezas imensas na região, que pode tornar-se um grande pólo turístico. Não se deve conforma-se com a devastação de extensos pedaços de seu território, de madeiras que estão acabando, devoradas pelos incêndios e pelos fornos de gusa.
Há espécies que rareiam e são preciosidades de nossa flora.
O São Francisco é mais do que uma região produtora de peixe e cachaça, como a de Januária, de largo consumo. Investimentos devem ser feitos em infra-estrutura para o turista, enquanto se protege a água, que diminuiu em volume e aumenta em poluição.
O sino sumiu, as imagens dos santos sumiram, mas não se há de deixar que mais se perca, definitivamente, inclusive o folclore e as tradições regionais. Tudo constitui patrimônio notabilíssimo e insubstituível.
Renato Almeida, há poucos anos, sublinhava a existência da grande quantidade de dados da região, de interesse antropológico, sociológico, psicológico, geohistórico, artístico, técnico e econômico que não se admitirá pereçam.
Não se considerarão apenas os aspectos econômicos, materiais. A região, ainda pobre e de desvalida, precisa crescer agora que tanto se propala sobre transposição. Fazendo-a ou não, o fundamental é que se desperta para o significado da região, como centro de convergência de bandeirantes e de vaqueiros do Norte, para os quais o São Francisco justificou o conceito de rio da unidade nacional.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38176
De: MAURO A SILVA Data: Segunda 1/9/2008 10:19:50
Cidade: montes claros  País: brasil

continua o desrespeito pela area hospitalar, sabado teve até fanfarra para desfile de 7 de setembro acompanhada de candidados, que soltavam foguetes como se já estivessem comemorando alguma vitoria, mais uma vez venho pedir que os Candidados ao cargo de prefeito de Montes Claros tenham só um pouco de respeito pelas pessoas que precisam se recuperar dentro das dependencias da Santa Casa.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38174
De: Helena Data: Segunda 1/9/2008 09:09:39
Cidade: M. Claros

Está uma tortura a propaganda eleitoral aqui no centro. Com os carros e bicicletas passando a todo volume, a cada dois minutos, é como suportássemos um alto-falante nos ouvidos durante 8, 10 horas por dia. Não há saúde que suporte. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38173
De: R. Madureira Data: Segunda 1/9/2008 08:47:27
Cidade: M. Claros

Começa a semana, começa mais um mês, e estamos nós aqui lutando contra o péssimo acesso à internet rápida em Montes Claros. O serviço apelidado de "lentox" continua irritando a todos. Já a chegada da internet através da telefonia celular chamada de 3G está marcada para "a partir de setembro". Então, estamos na reta final, afinal. Mas, favor não esquecer: a partir de setembro, o que pode ser qualquer mês daqui para frente... O facto é que, enquanto nos países civilizados, a velocidade de navegação já chega a 40 gigas(é este o nome?), aqui não passamos rotineiramente de uma média, nos serviços chamados rápidos, de 300 ou 400K, uma distância absurda até para o terceiro mundo. É possível continuar assim? Falta concorrência real. É um escárnio.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38172
De: Carlos Data: Segunda 1/9/2008 08:41:23
Cidade: M. Claros

Foi mesmo sem licença da previsão do tempo que cairam alguns pingos ontem em apenas algumas partes de Montes Claros. Choveu, quer dizer, pingou antes na estrada para Francisco Sá, o que significa que a chuva veio daquela direção. Tivemos raios em profusão, ventos em demasia, e chuva quase nada. Sempre melhor do que nada.Consultei a meteorologia novamente e vi que lá não há previsão de um só pingo para esta semana que começa, assim como não havia na semana que passou. E setembro, viram?, chegou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38170
De: Jr. Data: Segunda 1/9/2008 08:19:54
Cidade: Montes Claros MG

Ontem a noite cairam alguns pingos de chuva, que embora poucos, melhoraram a umidade do ar. Mas, cuidado aos amantes do cheirinho de terra molhada que nos traz tantas lembranças boas, para nós que moramos nas cidades, cercados de asfalto e concreto por todos os lados, este cheirinho caracteristico de terra molhada é, na verdade, o cheiro dos esporos de fungos, presentes no solo e que são levitados e espalhados pelos primeiros pingos de chuva. Este cheiro é muito perigoso, principalmente para pessoas alérgicas, pois trata-se de fungos e não de terra molhada. Diferentemente daqueles lugares que ainda se encontram em terra nua, ai sim, o cheiro é original.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38169
De: Roberto Data: Segunda 1/9/2008 08:15:38
Cidade: Belo Horizonte - MG

Com relação ao outdoor da parada gay, eu sinceramente não tenho nada contra a opção sexual de ninguém. Tenho amigos, amigas e até parentes homosexuais e os mesmos se sentiram meio envergonhados com essa situação em Montes Claros. Eu acho que o respeito nos é tirado ao estampar tamanho liberalismo. Imagine uma criança criada em um lar, dotado da normalidade, vendo um pai e uma mãe dentro de casa convivendo harmoniosamente vendo uma foto daquelas. Eu como pai, o que vou responder aos meus filhos? Ainda bem que não estamos mais em Montes Claros para não passar o que muitos pais estão passando. Sou totalmente contra a homofobia, mas eu esperava mais respeito com as crianças e jovens que esperam ter o direito de escolha da sua opção sexual. Isso é uma afronta e uma falta de respeito muito grande com os cidadãos montesclarenses. Teve uma parada dessas em Belo Horizonte e não houve sequer uma foto dessas, foram anúncios discretos e respeitosos. Isso pra mim chega a ser ridículo e condiz com a atual situação de Montes Claros... uma bagunça total.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38168
De: Valmir Soares Data: Segunda 1/9/2008 07:35:29
Cidade: Montes Claros/MG

Título da notícia: A fé e a cidadania reerguem esta ermida, acima e além dos montes claros
Comentário: parabéns pela atitude de restaurar a igrejinha do são marcos,onde tenho um tio enterrado e q não conheci, morto por uma cascavel na beira de um rio em q pescava isso a mais de 40 anos atras,hoje tenho 39 anos e simpatizante deste tipo de esporte,e em pouco tempo estarei juntando a vocês , me aguardem!!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38161
De: Jair Bastos Data: Sábado 30/8/2008 19:39:44
Cidade: Bocaiúva

(...)Uma multidão de curiosos tomou a frente da Delegacia de Polícia de Bocaiúva, Norte de Minas, na manhã deste sábado, 30, e tentava, de rosto colado no vidro do carro da funerária, ver o corpo de uma criança de 5 anos morta na noite anterior. No mesmo instante, dentro do prédio, a delegada Dolores Oliveira ouvia a confissão de Alexandre Paganini, 25.
Como não bastasse a atrocidade do assassinato da criança, o que ainda aumentou a monstruosidade foi o fato de que Alexandre é tio do menor H.P.O.. Segunda a delegada, o autor descreveu detalhadamente como matou o sobrinho e disse que não teve nenhuma motivação para o crime.
De acordo com o depoimento dele e confirmado por familiares, por volta das 23 horas, Alexandre aproveitou que a irmã e a mãe dele dormiam, pegou o sobrinho na cama e o levou para uma construção abandonada no bairro Monterrey, zona sul da cidade. Lá ele esfaqueou o menino na altura do coração e no pescoço. Depois, foi para o mato e passou a noite.
Ao perceber o sumiço do filho, Aleci Paganini saiu à procura do menor e do irmão. A busca, sem sucesso, só parou às 5 horas da manhã, quando a irmã disse informar o fato à polícia. Por volta das 7 horas da manhã, Alexandre voltou para a casa da irmã, de onde havia tirado o sobrinho. Questionado do paradeiro da criança, disse não saber de nada.
FRIEZA - Ainda abalada com a morte de outro sobrinho, atropelado há cerca de três meses na rodovia que corta a cidade, Alessandra Paganini, tia do menor, disse que Alexandre ainda fez um mexido e tomou café antes de sair para queimar a roupa suja de sangue e esconder a arma do crime num matagal próximo. Enquanto isso, um morador encontrava o corpo do menino, no outro lado da cidade. A Polícia Militar já havia sido acionada e prendeu Alexandre na casa da irmã.
A delegada Dolores Oliveira, responsável pelo caso, disse que nunca viu uma atrocidade como essa em toda sua carreira. Ainda está em investigação também, a hipótese de ter havido abuso sexual contra a criança. Alexandre está preso e vai aguardar a conclusão do inquérito na Cadeia Pública de Bocaiúva.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38152
De: Eduardo Data: Sábado 30/8/2008 11:56:51
Cidade: BH

A revista Veja que começou a circular vem dizendo que o presidente do Supremo Tribunal Federal - a mais alta autoridade do poder judiciário do Brasil - vinha sendo "grampeado" pela Abim, agência de informação federal que substituiu o temido e extinto SNI. Revela ainda que pelo menos um senador foi também grampeado quando falava com o presidente do Supremo. A quantas chegamos!!! E nós, ínfimos cidadãos, martirizados com tantos impostos? (....)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38150
De: Felipe Data: Sábado 30/8/2008 11:11:34
Cidade: Montes Claros

Já ocupam pontos de Montes Claros os outdoors da 5ª Parada Gay de Montes Claros, marcada para o dia 13 de setembro, às 13 horas, na avenida Sanitária. Como no ano passado, o anúncio provoca comentários a favor e contra o evento. Também como na foto de 2007, os outdoors deste ano trazem dois casais gays de Montes Claros: um de homens e outro de mulheres. Até onde sei, as duas meninas são namoradas, trabalham e moram praticamente juntas. Os dois rapazes se conhecem, mas não são namorados. Todos possuem entre 20 e 30 anos de idade. Um dos rapazes se chama Alan, estudante de cerca de 25 anos. Uma das moças é Grazielle, comerciária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38149
De: Web Outros Data: Sábado 30/8/2008 10:57:45
Cidade: Belo Horizonte

A vida vária de Godô

Manoel Hygino

No Palácio das Artes, homenageou-se, em agosto passado, Godofredo Guedes pelo seu centenário de nascimento. Nada tão justo. Nascido em Riacho de Santana, Bahia, Godofredo desceu para Minas Gerais e, em Montes Claros, construiu sua múltipla carreira. Além de intérprete instrumental, dedicava-se a outras atividades.
Desde que no campo das artes, dava-se bem. Fotógrafo e pintor, tem criações de grande expressão, expostas em casas de famílias e galerias. Fabricante de instrumentos musicais. Foi compositor de notadas virtudes, além de letrista de reconhecidas qualidades.
Cantores populares no Brasil cantam e tocam a música de GG, iniciais com que assinava seus quadros. Mas o nome do autor quase sempre ficava obscurecido pelo prestígio do intérprete.
Há os que cantam a ‘Ave Maria‘, sem saber que o compositor é Gounod. Como há os que apreciam ‘Serra da Boa Esperança‘, ignorando que o autor da letra e da música foi o alegre Lamartine Babo.
Viver de arte, principalmente no interior brasileiro, não é fácil. Mas Godofredo Guedes persistiu, abstendo-se de atender a insinuantes convites das capitais do Sudeste. Mesmo tendo de desdobrar-se em múltipla atividade, inclusive tocando saxofone à noite no Clube Minas Gerais, que a população conhecia como ‘o cassino‘.
O advogado e escritor Haroldo Lívio lembra que houve época em que GG se dedicava à música das dez da noite às cinco da manhã. ‘Tocava tanto no fidalgo Clube Montes Claros como nos cabarés afamados da zona boêmia, dos quais o romancista carioca Marques Rebello disse que ferviam como night- clubs da Broadway‘.
Em determinado período da vida, Godofredo achou que melhor seria ir para Belo Horizonte, depois de 27 anos em Montes Claros. O próprio Haroldo Lívio, em crônica na imprensa local há 45 anos, lastimava a partida. Porque o artista já era considerado um bem público de uso comum do povo, como a Praça da Matriz ou a capela dos Morrinhos, que cantara e decantara em telas famosas.
GG foi múltiplo, de fato. Para sobreviver aprendeu prática de farmácia, com um parente, um médico baiano diplomado em Paris. Imagine-se o menino de Riacho de Santana estudando nos livros de Química, escritos em francês. Não se acomodou ou intimidou. Também a ler, entender e trabalhar, sem professor, no idioma que consagrou Balzac, Dumas e Victor Hugo.
Nada o impedia de cumprir o itinerário de sonhos que se traçara e que esplendia em música e em telas. Enquanto não fazia algum dinheiro na pintura de paredes, em quadros a óleo, na interpretação de músicas, suas e alheias, ao violão, saxofone e clarineta, descansava.
Descansou, confeccionando uma marimba mexicana e um piano, ele que não era tocador do instrumento. Talvez os filhos, entre os quais Beto, e os netos, algum dia, se voltassem para aquela rara peça, que imortalizara Chopin. O prognóstico não funcionou. A descendência preferiu outros meios musicais de comunicação, de preferência o violão.
Agora que os dias escorregaram na folhagem do tempo, parece que toda esta reminiscência é inverídica. Que Godofredo sequer existiu. Mas existiu, sim. Tanto que faz cem anos que nasceu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38147
De: Maria Aparecida Santos Pimenta Data: Sábado 30/8/2008 09:42:48
Cidade: Montes Claros - MG

Os candidatos realizaram uma reunião se comprometendo a fazer uma campanha sem poluição sonora, toda a imprensa divulgou. MENTIRAM, para todos os lados tem uma bicicleta de som ou um carro de som em volume altissimo. O TRE deveria tomar providencia a respeito e fazer cumprir a lei. Se os candidatos não cumprem a lei antes de serem eleitos imaginem quando forem eleitos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38145
De: dany Data: Sábado 30/8/2008 08:56:16
Cidade: Montes Claros

titulo da notícia: "como no ano passado, o anúncio (que começa a ser colocado nas ruas, onde fotografei) traz dois casais gays - de homens e de mulheres. a diferença é que os casais em exibição, neste ano, são..."
comentário: isso e uma vergonha para mc devia ser proibido incentivando nossos filhos a ser gay viva aids

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38143
De: Caldeira Data: Sábado 30/8/2008 08:16:07
Cidade: Montes Claros

30/08/08 - 8h07 - "Nos últimos tempos, aquele santo lugar era utilizado até para culto ao satanismo. As paredes estavam pintadas de vermelho sangue, desenhadas e grafitadas com figuras demoníacas e frases indizíveis"

Sobre esta assunto - reconstrução da igrejinha de São Marcos, que é ilustrativa sob muitos aspectos - ontem fiquei sabendo de um detalhe relevante. Ouvi-o de pessoa muito querida, que se aproxima dos 90 anos; ela revelou que ainda na sua mocidade participou de excursão, a pé, até a igrejinha, montada no topo dos montes claros. Foram todos, rapazes e moças, e até crianças, em alegre peregrinação sob a liderança benfazeja, alta, altiva, do nosso cônego Hermano, mais conhecido como padre Dudu. A fervorosa devoção deixou a igreja da Matriz, atravessou as ruas da cidade, tomou o rumo da agora belicosa e traficante vila Oliveira, alçou os cimos montesclarenses, viajou por verdejantes campinas até a velha ermida, pequena no tamanho e exuberante na sua autoridade solitária; todos passaram um fim de semana de devoção e contemplação, e que se repetiu em muitas ocasiões nas primeiras décadas do século XX. É sim, histórica, e muito histórica, a capelinha que motoqueiros e jipeiros, em ótima hora, estão reerguendo, num passo exemplar. Reerguendo e assumindo o compromisso de velarem por ela, fisicamente, assim como ela vela por nós, os pecadores.
E que Deus se apiede desses monstrinhos que fazem invocações satânicas num lugar de preces e devoções, ainda que não seja as suas - pois não devem ter nenhuma, além do vício. Aliás, estamos perdendo todas as medidas. É comum ver em porta de nossas principais igrejas, mas na porta mesmo, no umbral, pessoas de preto pesado, de alto a baixo, ingerindo bebidas fortes, e talvez outras coisas, num ritual de agressões, a si e aos outros, em horas soturnas. De nenhuma forma democracia é isto que querem exibir, numa afronta geral. Tristes tempos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38141
De: Wanderlino Arruda Data: Sábado 30/8/2008 07:48:10
Cidade: Moc

MONTES CLAROS, VOVÓ CENTENÁRIA

MONTES CLAROS, VOVÓ CENTENÁRIA é a canção do primeiro século de independência da cidade. É o marco da inteligência, de fé e de amor, cadinho da ternura de Luiz de Paula, fruto de importante momento da nossa história. É a síntese sentimental de um moderno trovador, menestrel da cultura, doação vida à nossa realidade e aos nossos sonhos. A força desta canção é entrelaçamento de duas existências, de Luiz de Paula e da cidade, ambos sensíveis ao eterno e ao efêmero, misticamente voltados para tudo que inspira e cheira saudade e afeição. Mais do que uma prece à meiguice do sangue, MONTES CLAROS, VOVÓ CENTENÁRIA é um grito de sagrada paixão pela terra e pelo povo.
Decorridos hoje, mais de cinqüenta anos do Centenário, impossível descrever o entusiasmo, o afeto e o carinho com que a cidade comemorou os duzentos e cinqüenta anos de sua fundação e os cem anos de criação do município. Foram sete dias de festas, em que praticamente todas as famílias abriram suas casas para receber montes-clarenses saudosos vindos de todos os quadrantes da pátria. Em cada praça, em cada rua ou avenida, em cada lar, a alegria do reencontro, o abraço emocionado de velhas lembranças, o eclodir sincero da mais pura devoção a um local abençoado por Deus. As pessoas se abraçavam, dançavam e cantavam, cultuando o passado e extravasando esperanças. Era a transformação de cortejos em alegorias de amenas certezas, uma doce e gostosa gratidão ao berço natal. Feliz de quem teve a sorte de viver naqueles dias neste santificado Arraial de Nossa Senhora da Conceição e São José das Formigas, tudo tão Montes Claros.
A canção MONTES CLAROS, VOVÓ CENTENÁRIA, que a inspiração de Luiz de Paula transformou em hino de lirismo e vibração para velhos e jovens, foi o elo emocional necessário para tornar o momento inesquecível, iluminando recordações e fazendo cintilar o porvir. A gravação de setenta e oito rotações feita na época, hoje guardada como relíquia, incrustação material no espaço afetivo, depois, em nova técnica, se fez presente e reativou nova onda de sentimentos bons, principalmente quando comemoramos o sesquicentenário, ano passado. Atualizada, cantada com o encanto da voz de Carlos Galhardo e do Quarteto em Cy, bem orquestrada, foi a garantia de perenização de um dos mais altos instantes de nossa tão querida Montes Claros, ontem e hoje idolatrada.

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38138
De: Lucimar Data: Sexta 29/8/2008 18:08:35
Cidade: Montes Claros

Como este site vai crescendo a cada dia, fazendo e escrevendo história em Montes Claros, envio duas fotos, que certamente irão para a nossa história. A primeira é o novo painel da parada gay de M. Claros, que será realizada novamente. Como no ano passado, o anúncio (que começa a ser colocado nas ruas, onde fotografei) traz dois casais gays - de homens e de mulheres. A diferença é que os casasis em exibição, neste ano, são muito mais jovens do que os mostrados no ano passado. Não digo que os personagens anteriores eram velhos, longe disso; digo que estes personagens que ilustram o painel que começa a ser exibido são bem mais jovens. Apenas isto.
A outra foto, que certamente também irá para a história, é a da primeira escada rolante da cidade, instalada no Shopping. Não se trata de comercial. Trata-se de um registro para a posteridade, para a história, que tem neste site um importante e fiel intérprete. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38137
De: José Prates Data: Sexta 29/8/2008 16:51:37
Cidade: Rio de Janeiro RJ

DÍZIMO, CONTRIBUIÇÃO RELIGIOSA
José Prates
A crônica de Mouden Carvalho, publicada neste mural, falando sobre o dízimo, dá a esse procedimento religioso um carater de economia pessoal, aconselhando a reservar dez por cento de sua renda, como pagamento a si mesmo. Não resta dúvida que visando o dízimo como questão pessoal, é uma sugestão válida. Mas, o dízimo não é propriamente isto. É uam contribuição expontanea à Igreja,que vem desde os primordios da religião no mundo. Na religião Abraâmica foi instituido pela lei de Moisés, por determinação do Senhor, como consta em Levitico capitulo 27 verso 30 que determina um imposto de 10 por cento (dízimas) dos animais e colheitas recolhidos uma vez ao ano. “No tocante às dízimas do rebanho e do gado, de tudo que passar debaixo da vara do pastor, o dízimo será santo ao Senhor” Há também um aspecto mais abrangente desse imposto, relatado em Deuteronômios 14, onde percebem-se alguns aspectos que não foram explicitados em Levítico, como: razão de culto, interação familiar e auxílio a classe sacerdotal. Também está registrado no contexto, que a cada três anos, esses dízimos deveriam ser instrumentos de auxílio social, notadamente para os levitas (sacerdotes), estrangeiros, órfãos e viúvas, estipulado para manter os sacerdotes e a tribo de Levi, que mantinham o Tabernáculo e depois o Tempo, já que eles não podiam possuir bens materiais, como acontecia com as outras tribos. No Livro de Gênese, capítulo 14 verso 20, diz que Abraão devolveu a Melquisedec o dízimo de todos o bens e foi por ele abençoado. Também, naquele tempo, já havia o desinteresse nas contribuições e, possivelmente sonegações, tanto que Malaquias no capitulo 3 verso 10 de seu livro, fala em nome do Senhor, conclamando o seu povo a trazer “ todos os dízimos à casa do Tesouro para que haja mantimentos na minha casa; provai-me disso, diz o Senhor dos Exércitos”. O dízimo não era usado, apenas, na manutenção dos sacerdotes, mas, também, para assistir os órfãos, viuvas e desvalidos, sujeitos à fome e às intemperies. Era uma espécie de distribuição de dez –por cento de tudo que se produzia para manter o Templo e aliviar o sofrimento dos desvalidos. Isso permaneceu por muitos anos, sendo diminuido quando na seita judaica foi introduzida a venda de animais destinados ao sacrificio, procedimento que rendia aos cofres do Templo o suficiente para manutenção do Tabernáculo, procedimento esse que Jesus foi contra, explusando os vendilhões do Templo. Depois do ano 70 DC quando o templo foi destruido, desmantelando a classe sacerdotal e terminado os sacrificios, os rabinos passaram a recomendar que os judeus contribuissem em obras caritativas, vindo em seguida, o restabelecimento do dízimo que permanece até hoje.
As igrejas protestantes tradicionais (reformadas, luteranas, anabatistas) utilizam-se várias formas para a manutenção, como subscrições, ofertas voluntária e em alguns casos fundos estatais. Mas mesmo assim a prática do dízimo é empregada hoje por várias denominações pentecostais ou neo-pentecostais, principalmente na América Latina. O Dízimo não é uma obrigação do fiél, mas, um dever religioso. Entretanto, pessoas contribuem, muitas das vezes, enxergando o ato como obrigação e sofrendo às vezes, privações para tal, o que não é correto.
Desde a sua fundação oficial, no ano 340 DC, a Igreja Católica não usou o dízimo para sua manutenção, preferindo taxar os sacramentos, o que foi um dos objetos do protesto de Martin Lutero, no ano 1517, originando a criação das Igrejas Protestantes, hoje chamadas de Evangélicas. Somente agora, 1969, quando o sistema de pagamento de taxas pelos serviços prestados pela Igreja Ctólica haviam sido consideradas "pastoralmente inadequadas", o dízimo voltou a ser implantado no Brasil pela CNBB. Por essa sugestão, os dízimos não tinham sentido meramente monetário, mas centravam-se em atender às necessidades das dimensões social, religiosa e missionária assumidas pela Igreja. Embora fosse considerado “o dízimo”, não se estipulava a porcentagem da renda do fiel, aceitando a contribuição que lhe fosse possivel dentro do seu orçamento familiar.
Agora, em 2005, o Papa Bento XVI extinguiu o termo “dízimos” do quinto mandamento da Igreja que dizia “Pagar dízimos conforme o costume”, passou a ser assim: “Atender às necessidades materiais da Igreja, cada qual segundo as próprias possibilidades”. Isto foi republicado pela CNBB em junho de 2005. Aliás, o Santo Padre, apenas confirmou que Dízimos, efetivamente nunca existiram na Igreja Católica.
Então o que nos propusemos a mostrar que “dízimo” nunca foi o porposito de uma economia pessoal como sugeriu Moudem Carvalho, mas uma contribuição religiosa.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38135
De: Ucho Ribeiro Data: Sexta 29/8/2008 15:46:11
Cidade: Montes Claros

Conheço há muito a escondida e singela Igrejinha de São Marcos. De tão pequena, parece infantil. Fica ligeiramente oculta, um pouco além da mata rala que beira a estrada rural em cima da Serra do Ibituruna.

Na verdade, está nas cercanias do antigo atalho que ligava pelo alto o distante Bairro Todos os Santos - antigo Pequi de Joani - ao velho caminho que ia para Coração de Jesus, hoje, uma pequena estrada que passa ao lado das torres de televisão e que, nos finais de semana e feriados, é uma gostosa e oxigenada trilha para andarilhos e ciclistas.

Lá de cima, na brisa, vemos e ouvimos o barulho turro e surdo de Montes Claros. No período das chuvas, que começa daqui a algumas semanas, o caminho vira um quiabo, é quando os motoqueiros e jipeiros se divertem em escorregas, deslizes e atoleiros.

Neste mesmo período do ano, em campanha eleitoral passada, a Igrejinha, já a época, abandonada, mas não tão depredada, foi cenário de um clip musical, quando uma linda criança cantou um hino a Montes Claros. Entretanto, o abandono, somado a ação de vândalos, quase a destruíram.
Nos últimos tempos, aquele santo lugar era utilizado até para culto ao satanismo. As paredes estavam pintadas de vermelho sangue, desenhadas e grafitadas com figuras demoníacas e frases indizíveis.

Estou feliz com as boas novas!
Ditoso em saber que montesclarenses de coração, como o presidente Adair do Trail Club, o Janjão Santiago e seus companheiros trilheiros, bem como o arquiteto Leo Assis estão recuperando aquele pequeno grande santuário.
Parabéns!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38131
De: Waldyr Senna Data: Sexta 29/8/2008 13:52:13
Cidade: Montes Claros

O fato novo que faltava
Waldyr Senna Batista
Ao abrir seu programa de televisão falando sobre o golpe que aplicou no Banco do Brasil em 1987, devido ao qual foi julgado, condenado e cumpriu pena, o candidato a prefeito Rui Muniz deve ter calculado que assim neutralizaria seus concorrentes, que fatalmente se ocupariam do assunto.
Mas versão por ele apresentada, vinculando o caso à luta contra a ditadura militar, não se encaixa no calendário histórico, já que, àquela altura, o autoritarismo já fora abolido pela emenda constitucional nº 11, de outubro de 1977, que revogou as medidas de exceção derivadas do AI-5 e o país, havia dez anos, desfrutava da abertura democrática.
Não obstante, no arsenal dos adversários havia munição de maior potência, cuja fonte deve ter sido produzida pela procuradoria da Prefeitura no processo em que ela contestou a legalidade de filantropia da entidade “holding” responsável pela vertiginosa expansão do império empresarial do agora candidato, ligado ao setor educacional. Há também o site “Conheça Rui Muniz”, que há tempos tem sido aqui um dos mais visitados na internet. Nele é exposta a trajetória do empresário, com fotos e fac-similes de documentação. A autoria desse minucioso trabalho constitui mistério insondável. As intenções são óbvias.
Diante desse manancial ao alcance de qualquer pessoa, o que foi publicado pelo jornal “O Tempo” de Belo Horizonte não constitui novidade. A explicação para o extraordinário impacto agora produzido pelas reportagens está em que o empresário é candidato a prefeito de uma das principais cidades do Estado, além do fato de, em todo o país, travar-se debate sobre a participação de candidatos “ficha suja” na disputa.
A primeira impressão produzida pelas publicações foi a de que se tratava de campanha orquestrada. A quem interessaria os efeitos produzidos pelas reportagens ? O programa televisivo de Rui Muniz tentou incriminar o concorrente do PMDB, insinuando que teria contratado motoboys para distribuição dos jornais que trouxeram as matérias. Flagrantes apresentados como tendo sido colhidos por câmara escondida reforçariam a suspeita. Mas os pemedebistas contestam e apontam na direção de figuras notórias da prefeitura, enquanto a direção dos jornais nega qualquer vínculo com grupos políticos, garantindo tratar-se de material jornalístico. Na manhã de segunda-feira, na sala de embarque do aeroporto local, pessoa de destaque teria sido interpelada por Rui Muniz, neste sentido, seguindo-se forte altercação. “A baixaria já começou, não é?” – teria dito o deputado, dedo em riste.
Em meio ao tiroteio, o dispositivo de comunicação dele tem atuado de forma atabalhoada, conseguindo no máximo amplificar o ruído, sem levar em conta a reduzida influência dos jornais em Montes Claros. A grande maioria dos eleitores está fora do alcance deles. Mas é inegável que este pode ter sido o fato novo que faltava para injetar entusiasmo na modorrenta campanha em Montes Claros. Ela acaba de ganhar nova feição, obrigando os três candidatos a se reposicionar.
Rui Muniz, que ainda não conseguiu impor-se como candidato nos dois principais partidos que homologaram seu nome, passou a ter novo complicador. Mas pode tirar proveito da situação, assumindo a condição de vítima, o que depende da competência de marqueteiros eleitorais.
O candidato do PMDB, Luiz Tadeu, recebeu respingos que podem comprometer sua proposta inicial de atuar na base do “lulinha paz e amor”. Ele certamente não teve participação no que está acontecendo, mas não foram esquecidas campanhas anteriores em que seu grupo se especializava em produzir factóides e explorar episódios desgastantes.
Quanto ao prefeito Athos Avelino, cabe-lhe apurar insinuações que envolvem alguns aloprados do seu esquema, ligados ao PT, que estariam agindo à sombra e à margem da campanha.
Uma coisa é certa: a triangulação em curso vai ditar a composição de forças para participação no segundo turno da eleição de outubro.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°38130
De: Murilo de Oliveira Data: Sexta 29/8/2008 13:46:09
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Para Reinaldo da Mensagem nº 38123: Voce está coberto de razão quanto ao acesso do Bairro Vera Cruz. E digo mais, no final da Rua Nilo Peçanha com Av. Dulce Sarmento, quase em frente ao Supermercado Villeforte, aquela entrada é um verdadeiro suicídio, devido ao enorme volume de carros em alta velocidade, vindo ao Alto São João (Autonorte) e da Av. Plínio Ribeiro (SION). Ratifico: SALVE O NOSSO BAIRRO VERA CRUZ.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: