Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sábado, 11 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°42773
De: Estado de Minas - Uai Data: Quarta 21/1/2009 09:13:17
Cidade: Belo Horizonte

Montes Claros convoca população contra a dengue - Luiz Ribeiro - Estado de Minas - A população está sendo convocada a entrar na luta contra o avanço Aedes aegypti em Montes Claros. No domingo, será realizado um mutirão, com uma série de atividades para eliminar focos da doença. A medida será coordenada pela prefeitura e envolverá secretarias municipais e órgãos como o Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O secretário municipal de Saúde, José Geraldo Drumond, anuncia que a ação vai contar com a participação da sociedade, por meio de voluntários, organizações não-governamentais (ONGs) e empresas, que deverão ceder caminhões e caçambas para a retirada de lixo e entulho dos lotes vagos, locais dos focos do mosquito transmissor. Os focos aumentaram com as últimas chuvas. De acordo com o Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (Liraa), da primeira quinzena de janeiro, Montes Claros tem uma infestação domiciliar média de 5,8%. Mas há bairros em que o índice passou de 11%, sendo aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas 1%. A prevenção está sendo reforçada para evitar uma epidemia nos próximos dois meses. No ano passado, foram registrados 1.827 casos. Segundo José Geraldo Drumond, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é fazer uma convocação nos bairros, convidando pessoas de todas as categorias sociais e idades para que se envolvam na luta contra o avanço da doença dengue. “Queremos que cada um venha dar sua contribuição para vencermos o mosquito da dengue”, salientou. Os participantes do mutirão vão sair da Praça dos Jatobás, às 7h30, com a previsão do término das atividades às 17h. Juntamente com a limpeza de lotes vagos, estão previstas ações como o recolhimento de sacolas plásticas, vasilhames e outros objets que possam servir para o acúmulo de água. Também serão feitas visitas domiciliares, com orientação aos moradores. "Chamamos a população de Montes Claros a ajudar no combate à dengue, que será intenso no domingo. Mas, no resto do ano, os moradores podem contribuir muito, limpando os quintais, retirando o lixo e identificando os focos do mosquito", afirma o secretário José Geraldo Drumond. Ele lembra que qualquer pessoa, ao identificar um possível foco do mosquito perto de sua casa, pode acionar a prefeitura para eliminá-lo, por intermédio do Disque-Dengue (0800 283 3330).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42772
De: Machado Data: Quarta 21/1/2009 09:13:13
Cidade: Moc

O rio Vieira novamente amanheceu "cheio". Choveu bastante de madrugada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42771
De: Junior Data: Quarta 21/1/2009 09:12:34
Cidade: Montes Claros

Sábado percebi a realidades dos jovens brasileiros como estão perdidos, sábado no pentaurea alguns adolecentes de 15 e 16 anos brigaram, quebraram barraca, quebraram garrafa para transformar em armas e até vidro de carro foram quebrados. Ê juventude que está perdida, os pais tem que ter pulso mais fortes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42767
De: ROSI Data: Quarta 21/1/2009 00:30:37
Cidade: MOC

O falecido hoje na BR 365 é João dos Reis Fonseca, Dãozim. Irmão da professora Silvina. Dãozim era gente da melhor qualidade. Que Deus o receba e lhe dê um lugar dos justos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42765
De: Murta Data: Terça 20/1/2009 23:01:58
Cidade: Moc

Acabo de ler aqui o discurso de posse do presidente Obama. Quanta diferença de conceitos em relação aos nossos políticos - indigentes de idéias, paupérrimos de procedimentos, despossuídos de virtudes. Quando os homens públicos, os nossos, voltarão a ser homens públicos de verdade, mais por suas qualidades do que por seus defeitos, pelos quais se elegem? Quando, meu Deus? Da política entre nós de há muito desapareceu a busca pelo Bem Comum. Leiam, meditem; há nessas palavras - simples - um estímulo, uma indicação, um roteiro singelo para que voltemos a procurar o Bem. As virtudes não estão mortas. Virtudes não morrem

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42764
De: Fritz T. Data: Terça 20/1/2009 22:29:12
Cidade: BH

Merece ser lido, na íntegra, e meditado o discurso de Barak Obama, nesta tarde. Ei-lo:


Meus caros cidadãos:

Eu me coloco aqui hoje humildemente diante da tarefa à nossa frente, grato pela confiança com que vocês me honraram, ciente dos sacrifícios realizados pelos nossos ancestrais. Eu agradeço ao presidente Bush pelo seu serviço à nossa nação, bem como pela generosidade e cooperação que ele mostrou ao longo da transição.

Quarenta e quatro americanos agora já fizeram o juramento presidencial. As palavras foram ditas durante crescentes marés de prosperidade e as águas calmas da paz. Mas, de tempos em tempos, o juramento é realizado entre nuvens que se formam e tempestades violentas. Nesses momentos, a América seguiu à frente não somente pela habilidade ou visão dos que estavam no alto escalão, mas porque Nós o Povo permanecemos confiantes nos ideais dos nossos ancestrais e fiéis aos nossos documentos fundadores.

Assim tem sido. Assim deve ser com essa geração de americanos.

Que nós estamos em meio a uma crise é agora bem sabido. Nossa nação está em guerra, contra uma rede de longo alcance de violência e ódio. Nossa economia está bastante enfraquecida, em consequência da ganância e irresponsabilidade por parte de alguns, mas também por nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar a nação para uma nova era. Casas foram perdidas; empregos cortados; negócios fechados. Nosso sistema de saúde está muito dispendioso; nossas escolas fracassam com muitos; e cada dia traz novas evidências de que as formas como usamos a energia fortalecem nossos adversários e ameaçam nosso planeta.

Esses são os indicadores da crise, assunto de dados e estatísticas. Menos mensurável, mas não menos profundo, é o enfraquecimento da confiança ao longo de nossa terra - um medo repetido de que o declínio da América é inevitável, e que a próxima geração deve diminuir suas perspectivas.

Hoje eu digo a vocês que os desafios que nós enfrentamos são reais. Eles são sérios e são muitos. Eles não serão vencidos facilmente ou em um período curto de tempo. Mas saiba disso,

América: eles serão vencidos.

Nesse dia, nos reunimos porque nós escolhemos a esperança em vez do medo, a unidade de propósito em vez do conflito e da discórdia.

Nesse dia, nós viemos para proclamar o fim às queixas mesquinhas e falsas promessas, às recriminações e aos dogmas desgastados, que por muito tempo já têm enfraquecido nossa política.

Nós continuamos uma nação jovem, mas de acordo com as palavras da Escritura, chegou a hora de se deixar de lado as infantilidades. Chegou a hora para reafirmar nosso espírito tolerante; para escolher nossa melhor história; para prosseguir com esse precioso dom, essa nobre ideia, passada de geração a geração: a promessa dada por Deus de que todos somos iguais, todos somos livres e todos merecem uma chance de buscar sua completa medida de felicidade.

Ao reafirmar a grandiosidade de nossa nação, nós entendemos que a grandeza nunca é dada. Ela deve ser conquistada. Nossa jornada nunca foi de atalhos ou de aceitar menos. Não foi a trilha dos inseguros - daqueles que preferem o descanso ao trabalho, buscam apenas os prazeres das riquezas e da fama. Em vez disso, (nossa jornada) tem sido uma de tomadores de risco, atuantes, fazedores das coisas - alguns celebrados, mas muitos outros homens e mulheres obscuros em seu trabalho - que nos levaram pela longa e espinhosa rota rumo à prosperidade e à liberdade.

Para nós, eles empacotaram suas poucas posses e viajaram pelos oceanos em busca de uma nova vida.

Para nós, eles trabalharam duro em fábricas exploradoras e seguiram rumo a Oeste; suportaram o açoite do chicote e lavraram a terra dura.

Para nós, eles lutaram e morreram, em lugares como Concord e Gettysburg; Normandy e Khe Sahn.

Ao longo do tempo, esses homens e mulheres lutaram e se sacrificaram e trabalharam até suas mãos ficarem em carne viva, para que pudéssemos ter uma vida melhor. Eles viram a América maior do que a soma de suas ambições individuais; maior que todas as diferenças de nascimento ou riqueza ou facção.

Essa é a jornada que nós continuamos hoje. Nós permanecemos a mais próspera e poderosa nação da Terra. Nossos trabalhadores não são menos produtivos do que quando essa crise começou. Nossas mentes não têm menos imaginação, nossas mercadorias e serviços não são menos necessários do que eram na semana passada, no mês passado ou no ano passado. Nossa capacidade permanece a mesma. Mas nossa hora de proteger interesses estreitos e adiar decisões desagradáveis - esse tempo certamente passou. Começando hoje, nós precisamos nos levantar e começar de novo o trabalho de reconstruir a América.

Para todos os lugares que olhemos, existe trabalho a ser feito. A situação da nossa economia pede ação, ágil e rápida, e nós agiremos - não apenas para criar novos empregos, mas para lançar a fundação para o crescimento. Nós construiremos as estradas e pontes, as instalações elétricas e linhas digitais que alimentam nosso comércio e nos mantém juntos. Nós levaremos a ciência a seu lugar de merecimento e controlaremos as maravilhas da tecnologia para aumentar a qualidade do sistema de saúde e reduzir seu custo.

Nós usaremos o Sol e os ventos e o solo para abastecer nossos carros e movimentar nossas fábricas. Nós transformaremos nossas escolas, faculdades e universidades para suprir as demandas de uma nova era. Tudo isso nós podemos fazer. E tudo isso nós faremos.

Agora, existem alguns que questionam a escala das nossas ambições - que sugerem que nosso sistema não pode aguentar planos tão grandiosos. Eles têm memória curta. Porque eles se esqueceram de tudo o que nosso país fez; o que homens e mulheres livres podem conseguir quando a imaginação se junta para objetivos comuns e a necessidade para a coragem.

O que os cínicos não entendem é que o chão que eles pisam não é mais o mesmo - que as disputas políticas que nos envolveram por muito tempo não existem mais. A questão que perguntamos hoje não é se nosso governo é muito grande ou muito pequeno, mas se ele funciona - se ele ajuda as famílias a encontrarem empregos que pagam um salário decente, que tipo de seguridade eles dão, uma aposentadoria que seja digna. Onde a resposta é sim, nós queremos ir em frente. Onde a resposta é não, os programas acabarão. E aqueles de nós que manejam os dólares públicos terão que prestar contas - para gastar de maneira sábia, reformar maus hábitos, e fazer nossos negócios à luz do dia - porque apenas assim nós podemos restaurar a confiança vital entre o povo e o governo.

Também não á a questão que se apresenta a nós se o mercado é uma força para o bem ou para o mal. Seu poder de gerar riquezas e expandir a liberdade é ilimitado, mas esta crise nos fez lembrar que sem vigilância, o mercado pode sair do controle - e uma nação não pode prosperar por muito tempo quando favorece apenas os mais ricos. O sucesso da nossa economia sempre dependeu não apenas do tamanho do nosso Produto Interno Bruto (PIB), mas do poder da nossa prosperidade; na nossa habilidade de estendê-la a cada um, não por caridade, mas porque esse é o caminho mais seguro para o bem comum.

Quanto à nossa defesa comum, rejeitamos a falsa escolha entre nossa segurança e nossos ideais. Os fundadores do país, que enfrentaram perigos que sequer imaginamos, redigiram uma carta para assegurar o primado da lei e dos direitos do homem, uma carta expandida pelo sangue de gerações. Esses ideais ainda iluminam o mundo, e nós não vamos abandoná-los por conveniência. E, então, para todos os povos e governos que estão assistindo hoje, das grandes capitais ao pequeno vilarejo onde meu pai nasceu: Saibam que a América é amiga de cada nação e de cada homem, mulher ou criança que procure um futuro de paz e dignidade, e que nós estamos prontos para liderar uma vez mais.

Lembrem-se que gerações anteriores enfrentaram o fascismo e o comunismo não apenas com mísseis e tanques, mas com alianças robustas e convicções duradouras. Eles entenderam que nosso poder sozinho não pode nos proteger, nem nos dá o direito de fazer o que quisermos. Em vez disso, eles entenderam que nosso poder cresce com seu uso prudente; nossa segurança emana da Justiça de nossa causa, da força de nosso exemplo, da têmpera das qualidades de humildade e moderação.

Nós somos os guardiães desse legado. Guiados por esses princípios uma vez mais, podemos enfrentar novas ameaças que exigem um esforço maior - maior cooperação e compreensão entre as nações. Começaremos por sair do Iraque com responsabilidade e por criar um esforço de paz no Afeganistão. Com velhos amigos e antigos adversários vamos trabalhar incansavelmente para diminuir a ameaça nuclear, e reduzir o espectro do aquecimento global. Não vamos pedir desculpas por nosso modo de vida, nem vamos vacilar em sua defesa, e, para aqueles que procurarem avançar em seus objetivos produzindo terror e matando inocentes, diremos a eles que nosso espírito é mais forte e não pode ser quebrado; eles não poderão prevalecer e nós os derrotaremos.

Sabemos que nossa herança multicultural é uma força, não uma fraqueza. Somos uma nação de cristãos e muçulmanos, judeus e hindus - e ateus. Somos moldados por cada língua e cultura, de cada parte desta Terra; e por causa disso provamos o sabor mais amargo da guerra civil e da segregação e emergimos desse capítulo mais fortes e mais unidos; não podemos senão acreditar que os velhos ódios passarão um dia; que as linhas das tribos vão se dissolver rapidamente; que o mundo ficará menor, nossa humanidade comum deve revelar-se; e que a América vai desempenhar o seu papel em uma nova era de paz.

Para o mundo muçulmano, buscamos um novo caminho a seguir, baseado em interesse e respeito mútuo. Para aqueles líderes pelo mundo que buscam semear o conflito, ou culpam o Ocidente pelos

males de suas sociedades: Saibam que seus povos irão julgá-los a partir do que vocês podem construir, e não destruir. Para aqueles que se agarram ao poder por meio da fraude e da corrupção, saibam que estão no lado errado da História; mas nós estenderemos a mão se vocês estiverem dispostos a cooperar.

Às pessoas das nações pobres, nós queremos trabalhar a seu lado para fazer suas fazendas florescerem e deixar os cursos de água limpa fluírem; para nutrir corpos famintos e alimentar mentes ávidas. E para aquelas nações como a nossa, que vivem em relativa riqueza, queremos dizer que não podemos mais suportar a indiferença quanto ao sofrimento daqueles que sofrem fora de nossas fronteiras; nem podemos consumir os recursos do mundo sem nos importar com as consequências. Nós devemos acompanhar as mudanças do mundo.

À medida que entendemos o caminho que se desdobra diante de nós, recordamos com humilde gratidão aqueles bravos americanos que, a esta mesma hora, patrulham longínquos desertos e montanhas distantes. Eles têm algo a nos dizer hoje, como aqueles heróis caídos que jazem em Arlington murmuram através dos tempos. Nós os honramos não apenas porque eles não os guardiães de nossa liberdade, mas porque eles representam o espírito de servir ao país; a disposição de encontrar um significado maior que si mesmos. E ainda, neste momento - um momento que vai definir uma geração - é precisamente esse espírito que todos nós devemos viver.

Porque, por mais que o governo possa fazer e precise fazer, em última instância é da fé e da determinação do povo americano que esta nação depende. É a bondade de receber um estranho quando os diques se rompem, é o desprendimento de trabalhadores que preferem reduzir suas horas a ver um companheiro perder o emprego o que nos auxilia em nossas horas mais sombrias. É a coragem do bombeiro de subir uma escada cheia de fumaça, mas também a disposição de pais de criar uma criança o que, no fim das contas, decide o nosso destino.

Nossos desafios podem ser novos. Os instrumentos com os quais nós os enfrentamos podem ser novos. Mas aqueles valores dos quais nosso sucesso depende - trabalho duro e honestidade, coragem e justiça, tolerância e curiosidade, lealdade e patriotismo - essas coisas são antigas. Essas coisas são verdadeiras. Elas têm sido a força quieta do progresso ao longo de nossa história. O que se exige, então, é uma volta a essas verdades. O que se exige de nós agora é uma nova era de responsabilidade - um reconhecimento, por parte de todo americano, de que nós temos deveres para conosco, nossa nação e o mundo; deveres que nós não aceitamos a contragosto, mas com alegria, firmes no conhecimento de que não há nada tão satisfatório para o espírito, tão definidor de nosso caráter, do que dar tudo o que podemos numa tarefa difícil.

Este é o preço e a promessa da cidadania.

Esta é a fonte de nossa confiança - o conhecimento de que Deus nos convoca a dar forma a um destino incerto.

Este é o significado de nossa liberdade e de nosso credo - por que homens e mulheres e crianças de toda raça e de toda fé podem se unir numa celebração neste magnífico Mall, e por que um homem cujo pai, menos de 60 anos atrás, poderia não ser servido num restaurante local, agora pode estar diante de vocês para fazer um juramento sagrado.

Por isso, vamos marcar esse dia com a lembrança de quem somos e quão longe viajamos. No ano do nascimento da América, no mais frio dos meses, um pequeno grupo de patriotas se encolhia em torno de fogueiras que se apagavam, às margens de um rio gelado. A capital estava abandonada. O inimigo estava avançando. A neve estava manchada de sangue. Num momento em que nossa revolução estava em dúvida, o pai de nossa nação ordenou que essas palavras fossem lidas para o povo:

"Que seja dito ao mundo futuro que, na profundidade do inverno, quando nada além da esperança e da virtude poderia sobreviver, a cidade e o país, alarmados diante de um perigo comum, saiu para enfrentá-lo."

América. Em face de nossos perigos comuns, neste inverno de nossas dificuldades, vamos lembrar essas palavras eternas. Com esperança e virtude, vamos enfrentar uma vez mais as correntes geladas e resistir quaisquer tempestades que possam vir. Que seja dito pelos filhos de nossos filhos que, quando fomos testados, nós nos recusamos a deixar esta jornada terminar, que nós não viramos as costas, que nós não vacilamos; e, com os olhos fixos no horizonte e a graça de Deus sobre nós, levamos adiante o grande dom da liberdade e o entregamos com segurança paras as gerações futuras."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42763
De: Drrcília Data: Terça 20/1/2009 22:25:38
Cidade: Vila Velha/ES

Os Estados Unidos mostrou para todo o mundo que se encontra a milhões de anos luz em democrácia em relação aos demais países inclusive ao Brasil.Que bonito ver os exs.presidentes todos juntos na posse do Obama.Que show de democrácia.Não se tem notícias de badernas por parte da população.Não se via no local das autoridades pessoas fumando.Que Deus abençoe Obana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42758
De: Giovanne Data: Terça 20/1/2009 21:04:45
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Em resposta ao Gilberto e demais candidatos que reclamaram da Funorte sobre não poder entrar e fazer as provas do corpo de Bombeiros, a verdade é que ele ou eles deveriam ter lido o edital que informava que deveriam imprimir o comprovante de inscrição no site da Fumarc e não na funorte alguém que presta um concurso deste nível deveria ler o edital em vez de criticar um instituição que apenas liberou seu espaço físico para a aplicação das provas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42752
De: Santos Data: Terça 20/1/2009 15:33:28
Cidade: BH

Acabou o discurso de posse de Obama. Ele foi muito aplaudido, foi mais aplaudido, quando disse que todos os povos podem ver os Estados Unidos como amigo.
Obama mandou um duro recado ao terrorismo:
"Nós não vamos pedir desculpas por nosso estilo de vida nem vamos hesitar em defendê-lo. E, para aqueles que buscam aumentar seus alvos induzindo terror e assassinando inocentes, dizemos a vocês, agora, que nosso espírito é mais forte e não pode ser quebrado. Vocês não irão nos ultrapassar, e nós os derrotaremos."
"A esperança de mudar superou o medo. Sabemos da gravidade da crise, pois vemos a situação que vivemos, com milhares de empregos perdidos. Mas juntos conseguiremos sair dessa crise", afirmou Obama que disse ainda que a crise que o país enfrenta é consequência da irresponsabilidade de alguns.
"As mudanças agora são reais e nós sabemos, América, que nós iremos conhecer. Nós viemos para proclamar o fim das falsas promessas, os falsos dogmas que duraram por tanto tempo na política", disse Obama.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42751
De: abel Data: Terça 20/1/2009 15:29:26
Cidade: santa barbara dist. montes claros

chuva de 122 milimetros na noite de ontem , na regiao de santa barbara

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42750
De: Estado de Minas - Uaui Data: Terça 20/1/2009 15:20:42
Cidade: BH

Câmera vigiava casa com armas e drogas em Montes Claros - Luiz Ribeiro - Uma operação das polícias Civil e Militar resultou na apreensão, no fim de semana, de uma granada e várias armas, no Conjunto Cidade Cristo Rei, antigo Feijão Semeado, região de alto índice de criminalidade e de tráfico em Montes Claros, no Norte de Minas. Foram presas seis pessoas, suspeitas de envolvimento com a venda de drogas. O que chamou atenção dos policiais foi que um deles controlava a movimentação na frente de sua casa com um sistema de câmera de vídeo. O equipamento também foi apreendido. A operação foi comandada pelo Grupo Especializado em Policiamento em Áreas de Risco (Gepar) e pelo Grupo Integrado de Prevenção à Vida (GIPV). Além da granada e da câmera de vídeo, foram apreendidos um fuzil, uma carabina Rossi, uma pistola Imbel 380, uma espingarda e dois revólveres, crack e munição. Foram detidos Vanderson Francisco da Silva, o Vandim, de 20 anos; Ronaldo Alves da Silva, o Ronaldim, de 30; Denilson Oliveira Alves, o Júnior, de 19; Sheila Oliveira Fonseca, de 21; Marlon Rodrigues de Souza, de 19;. e Ericarlo Ferreira de Souza, de 19. Na casa deste último foi encontrado o sistema de vigilância eletrônica. Vandim teria assumido, segundo a polícia, ser o dono da granada, que estava escondida numa casa perto da sua, juntamente com o fuzil e outras armas. O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros, tenente-coronel Franklin de Paula Silveira, ressaltou a importância da integração das policiais Militar e Civil na prevenção de homicídios. "As operações para a apreensão de armas em regiões como o Cidade Cristo Rei vão prosseguir. Vamos continuar com o trabalho integrado, com a troca de informações entre as duas polícias", afirmou o comandante do 10º BPM. Em 2008, foram registrados 94 assassinatos em Montes Claros e nos primeiros 19 dias deste ano não ocorreu nenhum assassinato na cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42745
De: Hélio Data: Terça 20/1/2009 11:32:30
Cidade: BH

Tudo parado, esperando Obama. Não é bom sinal quando todos esperam de um só.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42743
De: Gersier Data: Terça 20/1/2009 10:27:24
Cidade: Montes Claros

Do Jornal Hoje em Dia."O Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, receberá, a partir de março, investimentos de R$ 10 milhões. Os recursos, provenientes do Programa de Reestruturação das Universidades Federais (Reune), já foram liberados pelo Ministério da Educação e serão destinados à ampliação do campus, com a construção de outro pavilhão de salas de aula e do Laboratório Integrado de Pesquisas em Ciências Agrárias."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42739
De: Hudson R. Data: Terça 20/1/2009 09:12:38
Cidade: M. Claros

Houve um tempo em que os piques de energia atormentavam a população de M. Claros, numa repetição insuportável. Chegavam a 14 piques, em alguns dias. Muitos se lembram dos prejuízos desta época. O lendário "O Jornal de Montes Claros", nas suas décadas iniciais, ficou conhecido por tomar a defesa da população também nesta área. A cidade repetia o refrão: "Combate a deficiência da Cemig, com energia! Lentamente, numa velocidade menor do que todos esperavam, os piques foram diminuindo. Depois, veio a energia de Irapé. Todos os altos técnicos diziam que os consumidores de M. Claros sofriam muito porque estavam "numa ponta de linha". Com a chegada de Irapé, a usina mais alta do Brasil, o sistema se equilibraria. Equilibrou-se. Contudo, nos últimos tempos os temidos piques e a instabilidade da rede da Cemig voltaram, sem que a população saiba a que atribuir. Os prejuízos estão retornando em toda parte. A quem reclamar?
Basta verificar os índices de interrupção nossos com a média nacional. A nota não é brilhante, de nenhuma forma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42738
De: Lucilene Porto - Jornalista Data: Terça 20/1/2009 08:52:14
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

GRAVE ACIDENTE - O Corpo de Bombeiros atende neste momento vítimas envolvidas num trágico acidente na BR-251. Um microônibus com pacientes de Urandi/BA com destino a Montes Claros acabou colidindo contra um trator e um outro veículo que trafegava sentido contrário, possivelmente um ônibus. Até o momento foi confirmado um óbito, e pelo menos doze pessoas estão feridas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42737
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Terça 20/1/2009 08:46:39
Cidade: Montes Claros (MG)

É hoje! Toma o comando da nação mais poderosa do mundo o Sr. Barack Hussein Obama, filho de Barack Obama, Sr. e Ann Dunham, nascido em Honolulu, Hawaii, aos 4 de agosto de 1961. Casado com Michelle Robinson, tem duas filhas: Malia Ann e Natasha.
Sucede ao desastrado e criticado George Walker Bush, que deixa um legado de crise e guerra aos americanos.
Será árdua e complicada a tarefa de Barack Obama de colocar novamente nos trilhos a locomotiva econômica dos USA, que passa por momentos de alta turbulência, além de resolver a intrincada situação da guerra no Iraque. Ele é, indiscutivelmente, a maior esperança de dias melhores para todo o mundo, não só para os americanos. Só nos resta confiar, apoiar e manter a esperança de que realmente as coisas vão mudar, como dizia o slogan de campanha.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42736
De: Raphael Reys Data: Terça 20/1/2009 08:33:34
Cidade: Moc - Mg  País: Br

UMA HOMENAGEM PARA SINVAL AMORIM

Todo povo tem os seus anjos e demônios. A saga de uma urbe é construída no ombro de seus criadores que, com coragem, iniciativa e desprendimento ensejam o seu progresso fazendo funcionar o circo da vida.
A história de Montes Claros, no tocante ao seu desenvolvimento comercial, escolas, comércio, rede hospitalar, urbanização muito deve à presença sempre constante dos forasteiros, que aqui aportam visando construir as suas vidas e das suas famílias.
Ao longo dos anos 30 até os anos 60 do último século, estabeleceu-se um enorme fluxo de migrantes em busca de trabalho, estudo para seus filhos e netos, tratamento médico para suas famílias, compra de produtos industrializados e diversão noturna, este o motor principal do nosso desenvolvimento.
Referido boom durou até o início dos anos 80. Havia o Bar Bandeira II, as casas de jogo e as boates de Edna, Anália, Leobina e Walmira, garantindo os prazeres da carne. Uma urbe da luxúria. O grande empresário incentivador e inovador desse mercado foi, sem dúvida, o nosso saudoso conterrâneo Sinval Amorim.
No princípio, nos anos 40, com o seu cabaré na rua Presidente Vargas, no centro, que funcionava onde hoje se encontra o prédio da família Jabbur. Diz o cronista Rubem Braga, que por aqui andou e prevaricou que, o cabaré de Sinval fervilhava como um “night club da Broadway”. Encorajado pelo sucesso, daí Sinval partiu para empreendimento maior, administrando e promovendo o Cassino Minas Gerais com seus shows.
Naquela época, para aqui vieram apostadores, aficionados do jogo de cartas e dos encantos da noite de todo o Brasil, patrocinados pelas vedetes do teatro rebolado oriundas dos grandes cassinos das metrópoles, dançarinas, algumas procedentes da Espanha e estrelas diversos matizes. Com a presença da Segunda Grande Guerra no cenário mundial, o Pentágono investiu na construção de uma estrada de ferro que ligasse a garganta estreita e estratégica do Norte de Minas à Bahia.
Temiam que as tropas do eixo (Alemanha, Itália e Japão), conquistada a Europa, viessem a atacar as Américas, tendo que, obrigatoriamente, passar por essa garganta. Assim, chegaram a Montes Claros quinze mil operários e técnicos para a execução da obra e, na sua esteira, atraídas pelo grande movimento e muito dinheiro rolando, a presença de três mil prostitutas do país e do exterior, cadastradas pela delegacia de polícia local, além das dezenas de outras “avulsas”. Nossa cidade, que contava com vinte mil habitantes, devido a esse inchaço teve sua população praticamente dobrada.
Em conseqüência disso, houve um extraordinário incremento da jogatina, da rede hoteleira, bares e restaurantes e lupanares. Sinval Amorim, atento aos novos tempos, adquiriu e passou a explorar uma pedreira visando fornecer matéria prima para o inusitado boom imobiliário, surgido. Logo após, construiu o edifício Pedro Montes Claros, que batizou com o nome de seu pai, hoje um remanescente da “art decó”, para abrigar no seu andar térreo a primeira agência do Banco do Brasil.
Com a presença da instituição financeira, então considerada o maior banco rural do mundo, aconteceu à oferta de financiamento, mola mestra do enorme desenvolvimento da nossa lavoura e da criação de gado de corte. Sinval é, portanto, um autêntico Mídas, pois em tudo que pôs a mão virou ouro, trazendo progresso para nossa querida urbe.
Portanto, como montes-clarenses, todos nós devemos a esse saudoso empresário-inovador uma justa homenagem à sua coragem e visão do futuro.
O mérito desta crônica pertence ao notável agrimensor Paulo Moreno, que teve a feliz idéia desta lembrança, incentivando-nos a escrevê-la.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42735
De: Ângela Data: Terça 20/1/2009 00:39:36
Cidade: montes claros

Foi de apenas 9 milímetros a chuva que novamente fez desfilar pelas ruas, na enxurrada, garbosos sacos de lixo, de várias cores.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42723
De: Mendes Data: Segunda 19/1/2009 18:12:16
Cidade: M. Claros

Conforme recente costume, chove agora em Montes Claros.
Conforme recente costume, sacos de lixo desfilam pelas ruas centrais de Montes Claros, na enxurrada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42721
De: Agostinho Data: Segunda 19/1/2009 16:33:50
Cidade: Brasília DF

Diante da má repercussão do caso na Europa e, em especial, na Itália, Lula mandou uma carta de volta ao presidente italiano. Agastado com a carta que recebeu, e que leu nos jornais antes de recebe-la, a presidência da República preferiu não divulgar o teor da carta de resposta, de Lula. Acha que dá o troco, agindo desta forma. O fato é que o Brasil está muito mal na recusa de entregar ao Poder Judiciário da Itália um homem acusado de 4 homicídios, que virou refugiado político no Brasil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42720
De: Fausto Data: Segunda 19/1/2009 16:18:16
Cidade: Brasília DF

Lula teria deixado escapar ao arquiteto Oscar Niemayer, comunista histórico e centenário, que Fidel Castro vive seus últimos dias, talvez horas. Estava já muito mal, quando esteve em Cuba pela última vez, em dezembro. Um caquinho - resumiu. Fidel sequer abriu o olho para recebe-lo - consta.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42712
De: Ruth Data: Segunda 19/1/2009 09:49:20
Cidade: Moc

O começo do ano está sendo atípico, até para nós. Tudo espera pela posse de Barak Obama. Lula, principalmente. A vida parou.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42709
De: Eugênio Data: Segunda 19/1/2009 09:14:12
Cidade: Brasília DF

Aqui está um assunto para análise dos estudiosos, que eles existem: entre as notícias mais lidas deste noticiário, a dos 4 abalos de terra em M. Claros em apenas um mês ocupa o último lugar. Significa que, para a população, os repetidos assaltos e outros crimes, as demais tragédias do cotidiano, são mais importantes do que 4 terremotos (sim, pois detectados por aparelhos) no curtíssimo tempo de um mês. A população está curtida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42704
De: gilberto Data: Domingo 18/1/2009 19:46:49
Cidade: montes claros mg

Figuei muito triste,por uma decisao tomada por uma fundaçao que aplicou a prova do concurso destinado ao bombeiros de minas gerais,hoje em montes claros.Muitas pessoas,mais de 200 foram ate o campus da funorte e nao poderam fazer as provas porque a fundaçao nao lhes enviou o comprovante de inscriçao.Mesmo com ocomprovante de pagamento em maos foram impedidos de fazerem as provas.E agora sera que serao ressacidos dos seus dificeis R$65,00? Fica aqui meu protesto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42702
De: Eliane Assis Data: Domingo 18/1/2009 18:44:08
Cidade: BH

Nome: Eliane Assis
E-mail: eliane_veloso@hotmail.com
Telefone: (31) 32229471
Cidade/UF: Belo Horizonte/MG
Mensagem: Gostaria de agradecer a todos que estão unidos em oração pelo restabelecimento da saúde de Aliomar e peço que continuem rezando para que ele possa logo sair do coma e volte para o nosso convívio com toda a sua alegria e vontade de viver que lhe é peculiar. DEUS lhes pague.Aliomar continua em coma ,e necessitando de muitas orações,contamos com todos os amigos.Deus lhes pague.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42700
De: José Lucas Data: Domingo 18/1/2009 14:15:41
Cidade: M. Claros

Depois do meio-dia, o tempo "fechou" na manhã ensolarada de M. Claros. Ventos, muito ventos. Da serra dos montes claros desceu uma cachoeira; na altura da rua Nice com avenida Corrêa Machado, perto do antigo colégio Promove (e da cobiçada Amans dos prefeitos...)a esquina virou um mar, fazendo da avenida um delta, a água atônita e veloz procurando uma boca-de-lobo. Alguns carros, mais baixos, retrocederam, com receio de serem arrastados.Ao final, a chuva nem foi tanta, mas o vento foi. E desigual - mais na parte oeste, menos na sudoeste.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42699
De: vicente Data: Domingo 18/1/2009 13:28:25
Cidade: montes claros

Como é bonito ver daqui do meu prédio (são josé), rua do campo do ateneu, a chuva chegando neste momento vindo da direçao de mirabela. Mais bonito ainda ver o meu ou minha (burrinho/mulinha)de adoção, recebendo a chuva no lombo. Saudades da roça.
Em tempo: o burrinho/mulinha está sendo criado na minha manga verdinha, ou seja campo do ateneu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42696
De: Aluísio Data: Domingo 18/1/2009 09:35:53
Cidade: M. Claros

A meteorologia hoje empurrou para a última semana de janeiro o retorno consistente de chuvas em Montes Claros. (Aliás, a previsão em dezembro adiantava que haveria duas semanas de chuvas no Norte de Minas em janeiro – na primeira e na última semana). A semana que começa amanhã será basicamente de sol alternando com pancadas de chuvas e posssíveis trovoadas, temperaturas entre 19 e 30 graus, ventos abaixo de 10km. A partir do sábado 24, a chuva poderá retornar, tipo inverno.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42683
De: Estado de Minas - Uai Data: Sábado 17/1/2009 13:38:12
Cidade: Belo Horizonte

Pesquisadores da UnB vão analisar tremores de terra no Norte de MG - Luiz Ribeiro - Os pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) trabalham na elaboração de um relatório que deve apontar as principais causas da série de tremores de terra que vem ocorrendo em Montes Claros, no Norte de Minas). O estudo deverá ser divulgado na próxima segunda-feira. Em menos de um mês, foram registrados quatro abalos sísmicos na cidade. O último deles, de 2.2 graus na escala Ricther, ocorrido na tarde de quinta-feira, assustou os moradores, mas não causou danos. Nessa sexta-feira, o técnicoDaniel Caixeta, do Observatório da UnB, disse que o epicentro do tremor foi identificado a cinco quilômetros da cidade, às margens da BR 251. O chefe do Observatório Sismológico da UnB, George Sand França, explicou que , neste fim de semana, os técnicos vão analisar todos as informações relacionados com a sismicidade de Montes Claros. Eles vão comparar os dados do tremor da última quinta com outros outros três abalos registrados na cidade recentemente: o primeiro, em 15 de dezembro (2.3 graus na escala Richter), o segundo em 17 de dezembro (2.1) e outro em 8 de janeiro (1.8 graus na Escala
Richter). Os tremores recententes não foram os primeiros da região. Em 1995, foi registrado um abalo de 3.7 graus. Em 1999, ocorreu outro, de 3.5 na escala Richter, mas também sem deixar prejuízos. "Pretendemos saber qual é a real causa dos tremores, se existe alguma falha geológica ou se alguma queda de gruta, porque a região também é calcária. Mas, também não descartamos a hipótese dos tremores serem provocados pela atividade em alguma pedreira", afirma Caixeta.
Medo
Uma das preocupações dos moradores é quanto a possibilidade de ocorrer novos tremores e dos eventuais danos. Quanto a isso, Caixeta disse que não vê motivos para pânico, salientando que os prejuízos somente podemser causados por abalos sísmicos acima de 4.0 na Escala Richter. Foi o que ocorreu com a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, também no Norte de Minas, em 9 de dezembro de 2009. O abalo de Caraíbas, de 4.9 graus, provocou a morte da menina Jessiqule Oliveira Silva, de 5 anos, a primeira morte causada por um fenômeno desse tipo no país. O professor George Sand França afirmou em casos de tremores de magnitudade pequena, além da vibração de janelas e móveis , as pessoas que estiverem até 10 quilômetros do epicentro podem sentir, no máximo, uma "tontura" . Ele destacou a importância das pessoas se informem mais sobre os fenômenos sísmicos e procurar sempre manter a calma.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42682
De: Lourival Data: Sábado 17/1/2009 12:22:29
Cidade: M. Claros

Jornais do Brasil inteiro, redes de tv, internet, enfim, todos os meios de comunicação registraram os 4 tremores de terra em M. Claros no curtíssimo espaço de 4 semanas - de 15 de dezembro a 15 de janeiro. Indiferente, fria mesmo, foi a reação da população. O assunto não foi comentado aqui com a mesma ênfase que ocupou as páginas de jornais, as telas da internet e da tv. A população parece cansada de tanta notícia ruim, seguidas. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42676
De: Luiz de Paula Data: Sábado 17/1/2009 08:42:22
Cidade: Montes Claros

(Do livro "Por Cima dos Telhados, Por Baixo dos Arvoredos" - Parte 69)

Perenes Momentos

Jornalista Manoel Hygino dos Santos
Jornal “Hoje em Dia” 9/1/2007

Luiz de Paula Ferreira é singular no que faz. E bem. Na bela idade que ostenta, moureja projetos, com cuidado, prazer e conhecimento, que o tornam digno de admiração. Nele se poderá encontrar aquele sertanejo, que Euclides identificou, de fato, um forte.
Pelo Armazém de Idéias, lançou, no último quadrimestre de 2006, um volume raro, pelo conteúdo e iconografia. Naquele se achará o texto escorreito, conciso, simples, contando casos, evocando episódios históricos, tecendo considerações e filosofando, porque, afinal, seus 89 anos o permitem.
Há poesia, que o autor a extrai das cousas singelas que vêm da infância e perpassam a vida de realizações. Menino acostumado à venda do pai em Várzea da Palma, convivendo com personagens simples, começou ali a construir-se como ser humano, alicerçado na boa formação herdada dos pais e rebocada com exemplos dignos. Assim se fez empresário, advogado, escritor, jornalista, líder no setor econômico, sem se desligar das raízes. Estas se alimentavam na boa água da região revitalizante e fortalecedora, bacia do São Francisco.
Mauro Santayana, uma das expressões da imprensa brasileira, redator fulgurante, faz apresentação, e sua opinião coincide com a minha: Luiz de Paula é um singular ser humano. Ivana Ferrante Rabello comenta o sentido de “Momentos”, ao confirmar a forte inclinação do autor para as letras, com “fiat” próximo à estação ferroviária de Várzea da Palma. Reafirma-se o conceito que de Luiz de Paula tenho e, com alegria, porque o ano findo foi próprio a lembrar e admirar Rosa, como os pastores adoraram o menino nascido em Belém de Judá, há mais de 2 mil anos.
Não há muito a falar de “Momentos”, além do já dito. É algo para se ler, mas do que sobre ele opinar. O projeto gráfico é de excelente qualidade, por sinal do próprio escritor, que também deixa a marca de sua produção fotográfica em páginas inesquecíveis.
Os escritores Giselle Fagundes e Nahilson Martins, com textos e fotos engalanam a primorosa edição, que também deve a Edgar Antunes Pereira, Paulo Narciso, Anderson de Vasconcelos Chaves, Joelmar Santa Rosa, Antônio de Ló, Ulisses Mendes, Dimas Fulgêncio, que possibilitaram, pela disponibilização de material, que o livro atingisse seu alto nível.
Se a iconografia é riquíssima, não menos precioso é o texto, que o autor redigiu ou selecionou, e fez constar, com cuidado para oferecer um retrato verdadeiro do norte-mineiro. Sobre o homem, tendo ao lado uma fantástica visão do antigo distrito de São João das Missões, no município de Januária, o autor afirma: “O homem é a melhor prova da existência de Deus. Porque o homem é o seu maior milagre”.
Depois, o texto “a Casa de Deus”:
“Meu filho, de 5 anos, perguntou-me se a igreja era a casa de Deus. Eu respondi:
- É, sim, filho. A igreja é casa de Deus.
E acrescentei:
- A igreja é uma casa de oração. Na igreja as pessoas se reúnem para orar. Não só nas igrejas de nossa religião mas também nas de outras crenças, em todo o mundo.
Olhando para meu filho e vendo a atenção com que me ouvia, conclui:
- A casa de Deus, meu filho, é o mundo”.

(continuará, nos próximos dias, até a publicação de todo o livro, que acaba de ser lançado em edição artesanal de apenas 10 volumes. As partes já publicadas podem ser lidas na seção Colunistas - Luiz de Paula)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42667
De: Soares Data: Sexta 16/1/2009 22:36:52
Cidade: M. Claros

Sobre os tremores de terra em M. Claros. Waldyr Sena, ícone da imprensa montesclarense, lembra que no final dos anos 60, 70, recebia telefonemas na redação d`O Jornal de Montes Claros de técnicos da Universidade de Brasília perguntando sobre tremores de terra na cidade. Os sismógrafos já detectavam o fenômeno, mas a população quase sempre nada percebia. Então, no lugar de 6 tremores conhecidos nos últimos anos é preciso acrescentar aqueles de cujo conhecimento só se sabia através de solitários telefonemas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42661
De: Corpo de Bombeiros Data: Sexta 16/1/2009 17:05:16
Cidade: Montes Claros

Atendendo solicitação telefônica, deslocamos até o trevo da cowan, onde deparamos com duas vítimas caídas ao solo na posição decúbito dorsal, o Sr. Antônio Marques Pereira rocha, 31 anos, condutor da motocicleta, consciente, contuso, com fratura na perna esquerda (fêmur), suspeita de Traumatistmo Crânio Encefálico, trauma facial, corte contuso na cabeça e escoriações nos braços e pernas. Após os Bombeiros realizarem as análises imobilizaram a vítima e conduziram para o Hospital Santa Casa, onde ficou sob os cuidados do médico de plantão; A outra vítima Sr. Janilson Alves Peres, 39 anos, foi conduzido pelo SAMU, para o HPS Santa Casa, com Trauma de tórax, TCE, fratura na perna esquerda, trauma facial e escoriações nas pernas e braços, o mesmo foi acompanhado pelo médico do Samu Dr. Elnison Freire Versiane. Segundo o condutor do veículo marca/modelo D-20, placa NBC-8693, cor preta, o Sr. Paulo Henrique Costa Luz, 27 anos, residente a rua 5, nr. 14 – Bairro: Joaquim Costa, o mesmo perdeu o controle do veículo atravessando o canteiro central e invadindo a contra-mão da pista de rolamento vindo a colidir com a moto titan placa HBC-3913, cor vermelha conduzida pelo Sr. Antônio Marques Pereira Rocha, 31 anos. Compareceu no local: O ACA Sgt BM Souza Lima Auxiliar de CBU, Sd BM Veloso; HMG 1831 Cb BM Carlos Roberto e Sd BM Sõnia, Auxiliar de Relações Públicas; UR 0452 Sgt BM Prates e Sd BM Eduardo. A VTR PMMG 14814, Sgt PM Cleonildo, Érico, VTR PMMG Patran 14795, Cb PM Mesquita, que registrou ocorrência de trânsito. Vtr SAMU (USA) Dr. Elnison Freire Versiane;

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42660
De: Waldyr Senna Data: Sexta 16/1/2009 16:12:09
Cidade: Montes Claros

A joia da coroa
Waldyr Senna Batista

Consumada a adesão do PT, o prefeito Luiz Tadeu Leite pode agora concluir a montagem de sua equipe. E como, mesmo antes da posse, o PTB também havia aderido, abre-se ao prefeito a possibilidade de formar governo de coalizão, o que provavelmente não esteve em suas cogitações na fase da precampanha, quando usava largamente seu velho estilo demolidor. O quadro está assim praticamente definido, podendo-se identificar quem é governo e quem é oposição. Mas o consagrado aforismo, segundo o qual quem vence a eleição assume o governo e ao derrotado cabe o caminho pedregoso da oposição, aplica-se apenas parcialmente em Montes Claros, em face dos recentes acontecimentos. A rigor, na oposição estariam as correntes ligadas ao ex-prefeito Athos Avelino e ao deputado Humberto Souto, ambos do PPS, e ao deputado Rui Muniz, eleito pelo DEM, em trânsito para o PR (partido da república) quando a legislação permitir a troca sem a perda do mandato. Entretanto, a questão é saber se os três estariam propensos a assumir o encargo, já que em Montes Claros a oposição só costuma mostrar sua cara em vésperas de eleição ou, quando muito, por um ou outro vereador, na Câmara municipal, o que não é o caso atual, já que a nova administração conta, ali, com 14 dos 15 integrantes. O ex-prefeito, convidado a ocupar função secundária de perfil técnico-burocrático em órgão de terceiro escalão no governo estadual (fora de sua área, que é a saúde), se assumi-la, estará impedido de exercer a política, especialmente como oposicionista. O deputado Humberto Souto, que pertence a partido de oposição sistemática ao governo federal, tem se movimentado usando seu relacionamento em Brasília, equidistante do varejo municipal, pois seu foco é garantir a cadeira na Câmara dos deputados. E o deputado Rui Muniz, que não abdicou da ideia de ser prefeito, retirou-se do cenário, e certamente irá concentrar-se na eleição do próximo ano com vistas à Assembleia legislativa. Se isso de fato ocorrer, ele poderá perder a oportunidade de comandar a oposição no âmbito municipal, que diz mais respeito ao seu projeto futuro. Os demais deputados votados na região, paraquedistas ou não, estão apoiando a administração, ao que consta, sem maiores dispendios. Uns, desde a campanha; outros, logo que as coisas se definiram, o que é perfeitamente compreensível. O caso do PT exigiu maiores cuidados e envolveu custos mais expressivos. Com pouco mais de 10 mil votos e um único vereador, esse partido perdeu a disputa eleitoral e, contrariando o velho princípio, acaba de conquistar a “joia da coroa”, a secretaria de obras e a presidência da Esurb, onde as coisas acontecem. Com a vantagem adicional de ampliar espaços para os deputados Virgílio Guimarães e Paulo Guedes, estranhos á política local, mas que, a pedido do prefeito, costuraram as negociações no diretório dividido. Esse acordo era tido como uma espécie de senha capaz de abrir portas em Brasília, ao ponto de a formação do secretariado ter sido retardada à espera do desfecho das conversações. Embora o PMDB, partido do prefeito, ocupe cinco ministérios e centenas de cargos importantes na administração federal, o prefeito parece convencido de que a inscrição da sigla PT seria emblemática, podendo facilitar parcerias. A administração anterior tinha um vice-prefeito petista e firmou com o governo federal parcerias em quantidade que superou sua capacidade de execução. Houve casos até de dinheiro devolvido por esse motivo. Mas não consta que elas foram conseguidas graças à influência do vice-prefeito. Até porque o Presidente Lula tem repetido que não discrimina prefeitos levando em conta os partidos a que pertencem. Contudo, como seguro morreu de velho, não custa cercar-se de garantias, deve ser o entendimento do atual prefeito.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42653
De: Eliana Assis Data: Sexta 16/1/2009 12:26:23
Cidade: BH

Nome: eliane assis
E-mail: eliane_veloso@hotmail.com
Cidade/UF: belo horizonte/mg
Mensagem: gostaria de pedir oração para Aliomar Veloso assis que esta no cti da santa casa de montes claros,para ele reagir da cirurgia que foi submetido.E uma pessoa que adora a vida e muito importante p nós.peça por favor a todos que puderem rezar.obrigada

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42650
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 16/1/2009 10:51:52
Cidade: BH

Montes Claros está infestada por larva do Aedes aegypti - Secretário de Saúde do município afirma que situação é de alto risco. Os moradores de Montes Claros, no Norte de Minas, devem enfrentar uma epidemia de Dengue nos próximos meses. Dados atuais do Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) mostram que a média de infestação domiciliar no município é de 4,7%, ou seja, para cada cem imóveis visitados, em quase cinco foram encontrados larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. De acordo com o secretário municipal de Saúde José Geraldo Drumond, esse índice é considerado de alto risco porque está bem acima do limite permitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. Em outubro de 2008, o Liraa registrado na cidade foi de 0,4%, mas os focos do mosquito aumentaram muito com as chuvas dos últimos 40 dias. "Já era esperado encontrar alteração no Liraa porque o último levantamento deveria ter sido feito em dezembro, pela gestão anterior, o que não ocorreu. Mas não esperava que a infestação fosse aumentar tanto", revelou. Ainda segundo Drumond, o levantamento foi feito por agentes da vigilância epidemiológica em cerca de 250 bairros de Montes Claros (dividida em 16 regiões), entre os dias 6 e 10 de janeiro.
Regiões. Os bairros com maior incidência do mosquito são: Santos Reis, Edgar Pereira, Vila Brasília (8,7%); Vila Regina, Alice Maia, Renascença (8,1%); Lourdes, São José, Alto São João (7,6%); Jardim Eldorado e Vila Atlântida (6,3%).
Números: 1.827 casos de dengue notificados em Montes Claros, em 2008

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42649
De: Jornal O Tempo Data: Sexta 16/1/2009 10:50:28
Cidade: BH

Terra treme em Montes Claros, no Norte de Minas - Em 30 dias, este foi o quarto tremor registrado na cidade. O Observatório Sismológico da Unb acompanha a atividade sísmica da cidade - Daniel Silveira - Moradores de alguns bairros de Montes Claros, no Norte de Minas, sentiram a terra tremer na tarde dessa quinta-feira. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Unb) confirma que, às 17h17, houve um tremor de terra na cidade, que registrou 2.2 graus na escala Richter. Este foi o quarto tremor de terra registrado na cidade nos últimos 30 dias. "Alguns destes tremores a população nem sentiu, apenas nós registramos. Há uma atividade sísmica pequena na cidade, cuja origem estamos estudando", afirma o chefe do Observatório Sismológico da Unb, George Sand.
O primeiro destes quatro tremores em Montes Claros foi registrado em 15 de dezembro do ano passado, e atingiu 2.3 graus. O segundo ocorreu dois dias depois, medindo 2.1 graus. Já em 8 de janeiro foi registrado o terceiro tremor, que mediu 1.8. "Estes não são os primeiros tremores registrados na cidade. Em 1995 teve um com 3.7 graus, e em 1999 registramos outro de 3.5 graus", informa Sand.
Segundo George Sand, ainda não se é possível apontar a origem destes tremores, assim como não se pode prever novas ocorrências. Ele revela que está sendo elaborado um relatório, que deve ser divulgado na próxima segunda-feira, no qual vão constar mais detalhes sobre a atividade sísmica que ocorre em Montes Claros. "A idéia nossa é fazer uma relação do tremor que ocorreu ontem com os outros três registrados anteriormente e, assim, tentar explicar a origem dessa atividade sísmica, que ainda demanda muito estudo", afirma o analista sísmico, Daniel Caixeta, que se dedica na elaboração deste relatório.
Ainda segundo o Georg Sand, a população não deve ficar assustada com a ocorrência destes tremores. O sismólogo afirma que a atividade sísmica na cidade é pequena, e é pouco provável que ocorra um abalo de grandes proporções, como o registrado em 2007 na comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, também no Norte de Minas. O tremor lá atingiu 4.9 graus, que causou a morte de uma menina de cinco anos, que foi a primeira morte provocada por tremor de terra no país.
"O importante é que a população procure entender o que é um tremor de terra e não se desespere. Montes Claros, pelo que sabemos, é uma cidade bem urbanizada e com bos construções. A possibilidade de transtornos é bem pequena", avalia Sand.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42648
De: Carlúcio Data: Sexta 16/1/2009 10:46:08
Cidade: BH

Dos três mais importantes jornais de BH, apenas um (Estado de Minas) registrou hoje os 4 tremores de terra em Montes Claros, no espaço de 30 dias. "O Tempo" preferiu destacar na primeira: "Montes Claros ameaçada pela dengue"

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42647
De: fabio vitor Data: Sexta 16/1/2009 10:44:32
Cidade: moc  País: br

agora a pouco um acidente perto da lagoa da papulha uma d-20 atravessa o canteiro e pega uma moto do outro lado...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42646
De: Batista C. Data: Sexta 16/1/2009 10:32:06
Cidade: Brasília DF

As redes de tv mostram rapazes usando droga (crack)bem perto do Palácio do Planalto. Aqui, na Praça dos Três Poderes, que além dos 3 poderes tem Exército, Marinha e Aeronáutica, sem falar das muitas policias (do DF, Federal etc) a coisa está desse jeito, imagina no resto do Brasil.... Tá de fazer dó.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42645
De: montesclaros.com Data: Sexta 16/1/2009 10:30:46
Cidade: Montes Claros

A foto é do casarão da antiga “Escola Normal”. Será o da Escola Normal para os que estudaram lá, na mais tradicional sala de aula de M. Claros. Para os primeiros universitários, viverá ali eternamente o prédio da Fafil – faculdade de filosofia que por sua vez foi embrião da universidade. (Foi um pouco de tudo, de Grupo Gonçalves Chaves a escombros, ao longo de mais de um século; foi lazareto, prédio para quarentena de doenças infecciosas de todo tipo, como lepra e varíola.)
Depois da chuva de anteontem, quando o céu se abriu, a câmera fotográfica (por sugestão de Syomara Dias) sem aviso pela rua Dr. Veloso a apanhou de longe, iluminada pelo sol despedinte, a seis quarteirões de distância. Ressurgiu na tarde, solene, imponente, vetusta - numa lição a mais para a cidade que em silêncio reitora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42644
De: S.C Data: Sexta 16/1/2009 10:29:53
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

(...) nós moradores do bairro maracanã estamos pedindo socorro, nessa semana que passou teve 3 tiroteios na semana, um foi na segunda feira 12/01/09 como vocês noticiaram, outro foi no dia 13/01/09 em uma ação policial que um cabo atirou em um bandido que deu fuga sem acertá-lo, e ontem 15/01/09 foi a bandidagem que brincou de dar tiro pro alto, todos esses acontecimentos aconteceu na praça do maracanã, próximo ao posto policial, (...) 3 tiroteios na praça do maracanã em 3 dias em uma semana! parece filme mas é verdade,todos os moradores que perguntarem irão confirmar, e todos praticamente no mesmo horário, 23 horas da noite, e 22 hrs! grande abraço e queremos segurança, graças a Deus isso nao se transformou em tragédia!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42643
De: Rogério de Castro Data: Sexta 16/1/2009 10:24:51
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

Ontem no exato momento do tremor estava eu desenhando e senti a casa tremendo e um estrondo, imediatamente liguei para a LAFARGE para saber se tinha ocorrido alguma detonação, fui informado que não.Mais tarde fui informado do abalo sísmico em MOC, realmente é de assustar.Espero que fique só nesse.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42642
De: Elvira Data: Sexta 16/1/2009 10:18:06
Cidade: Moc

Neblina sobre Montes Claros, nesta manhã. O dia amanheceu "limpo", mas uma chuva molhadeira buscou outras, e faz chover mansinho. "Tomara que chova uma chuva bem fininha/ pra molhar sua caminha e você mudar pra minha..." - canta o folclore.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42639
De: Waldemar Data: Sexta 16/1/2009 08:44:44
Cidade: M. Claros

Impressiona o certo alheamento, alienação, da população com os quatro tremores de terra em Montes Claros, em exatos e curtos 30 dias. A população recebeu a notícia com indiferença. Também são tantos os demais abalos que já não é possível viver de tantos sobressaltos. Buracos, assaltos, violência, desemprego, barulho, medo, ameaça de epidemia de dengue, queda da qualidade de vida.... Os seguidos tremores de terra viraram apenas "mais um detalhe", frase celebrizada por uma ministra da Economia, de triste lembrança, e que adorava dançar o tango de rosto colado. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42637
De: Hoje em Dia Data: Sexta 16/1/2009 08:27:03
Cidade: Belo Horizonte

(...) O prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) anunciou ontem que hoje fará o pagamento do salário de dezembro aos servidores efetivos e aos contratados da prefeitura de Montes Claros, numa despesa líquida de R$ 5,8 milhões. Apesar de ter conseguido a verba para quitar a folha de pagamentos do mês passado, Tadeu Leite diz que continua com problemas de caixa. Ele espera aliviar os cofres públicos com a arrecadação do IPTU e do IPVA. A prefeitura oferece vantagens para que os contribuintes paguem o tributo antecipadamente até 13 de fevereiro.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42636
De: Globo Minas Data: Sexta 16/1/2009 08:02:15
Cidade: Belo Horizonte

Tremor de terra assusta moradores de Montes Claros - Terremoto atingiu 2,2 pontos na Escala Richter. Este foi o quarto abalo sísmico registrado na região em um mês. Um tremor de terra foi sentido por moradores de Montes Claros, na noite dessa quinta-feira. O abalo, confirmado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, atingiu 2,2 pontos na Escala Richter. Segundo moradores, o chão e as janelas tremeram. Nenhuma casa foi danificada e ninguém se feriu. O observatório da Universidade de Brasília (UNB) informou que este foi o quarto abalo sísmico registrado na região em um mês. Em todos os casos, os epicentros ficam em locais muito próximos. O fenômeno está sendo estudado, mas, por enquanto, ninguém será enviado ao local dos abalos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42635
De: Estado de Minas - Uai Data: Sexta 16/1/2009 07:56:08
Cidade: Belo Horizonte

Terra volta a tremer em Montes Claros e assusta moradores - Luiz Ribeiro - Professora Marli Madureira Batista atribui rachaduras aos abalos -A terra tremeu quinta-feira à tarde em Montes Claros, no Norte de Minas. De acordo com registro do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), o abalo, por volta das 17h17, de 2.2 graus na escala Richter, foi sentido apenas nos bairros de Lourdes e Monte Carmelo, chegando a assustar os moradores, mas não causou danos. No entanto, o que chama a atenção dos pesquisadores é que foi o quarto tremor registrado na cidade em menos de um mês. Por essa razão, o chefe do observatório, George Sand, entende que devem ser feitos estudos mais profundos sobre o fenômeno e não descarta a necessidade de enviar uma equipe ao município para estudar as causas. Ele diz que, por enquanto, não é possível prever se vão ocorrer novos abalos, mas tranquiliza a população, afirmando que não há motivos para pânico. “A única coisa que a população precisa é ter mais conhecimento sobre os tremores de terra, para saber como agir quando eles ocorrerem", recomenda Sand. Também no Norte de Minas, em 9 de dezembro de 2007, a comunidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, foi arrasada por um abalo de 4.9 na escala Richter, que causou a morte de uma menina de 5 anos, a primeira do país provocada por tremor de terra. Antes do fenômeno de quinta-feira, desde a segunda quinzena de dezembro foram três pequenos abalos em Montes Claros. O primeiro deles, de 2.3 graus, foi registrado em 15 de dezembro. Dois dias depois, houve um tremor de 2.1 graus. Em 8 de janeiro, ocorreu outro tremor, de 1.8 graus. O abalo de quinta-feira assustou alguns moradores do Bairro de Lourdes, como o jornalista Benedito Said. "Primeiro, ouvi um estrondo, como se fosse a batida de um carro. Em seguida, percebi as vidraças balançando. Foi tudo muito rápido", conta Said, dizendo que alguns dos seus vizinhos chegaram a sair à rua para comentar o assunto e ver o que ocorreu. Mas nenhum deles teve prejuízos. Também moradora do Bairro de Lourdes, a professora aposentada Marli Madureira Batista disse que assistia à televisão quando ouviu o estrondo e viu as janelas de vidro balançarem. "Mas já senti isso antes, umas duas ou três vezes", afirmou a aposentada. Marli mostrou rachaduras na parede de sua casa, que surgiram há mais tempo e que ela acredita que podem ser uma consequência das acomodações da terra na cidade.
ACOMODAÇÃO
O chefe do Laboratório Sismológico da UnB, George Sand, disse que ainda não é possível saber por que os pequenos tremores vêm se repetindo em Montes Claros. "A única coisa que sabemos é que o município está numa região que apresenta sismicidade", disse. Ainda estão sendo feitos estudos na UnB, que vão apontar o epicentro e a extensão em que o abalo de quinta-feira foi sentido. Sand salienta que não é possível prever se os pequenos indicam que possa ocorrer um abalo maior, como em Caraíbas. "O tremor é um movimento rápido devido a uma fissura no interior da terra que vem de milhões de anos. Com isso, ocorrem acomodações no interior da terra", explicou. Ele salientou que os pequenos tremores podem, inclusive, prevenir a ocorrência de terremotos de grandes proporções. "Pode ser que estejam ocorrendo pequenas vibrações, que liberam energia. Isso leva a uma acomodação, evitando tremores maiores", explicou. Segundo ele, se os pequenos tremores persistirem em Montes Claros, mesmo sem danos, possivelmente será necessária a visita de uma equipe de especialistas à cidade, para verificar quais são as reais causas do fenômeno. "Neste caso, vamos precisar de estudos mais detalhados no local. Para isso, será necessária a liberação de estudos pelo governo federal ou pelo estado", assegurou o chefe do laboratório de sismologia.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42621
De: C. Azevedo Data: Quinta 15/1/2009 19:17:08
Cidade: BH

Creio que o tremor de terra em Montes Claros é barulho em excesso. EStou agora numa lanchonete na avenida Afonso Pena e sequer consigo falar ao telefone. A passeata de carros de som não deixa. Esta cidade virou um abuso generalizado. Não direi que se transformou numa roça grande. Roça é lugar de respeito, e trabalho. Sou de BH.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°42620
De: Marconi Alves Data: Quinta 15/1/2009 18:48:01
Cidade: Montes Claros

O site do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília confirma que a terra tremeu três vezes nos últimos trinta dias em Montes Claros, Minas.
Pelo que podemos ver na tabela disponibilizada pelo site, o primeiro abalo, de magnitude 2.3, aconteceu dia 15 de dezembro, às 18h29. O segundo foi dia 17 de dezembro, às 13h52, e atingiu 2.1 graus na Escala Richter. O tremor mais recente foi este mês, quinta-feira da semana passada, também na região de Montes Claros e sua magnitude foi de 1.8 graus na escala Richter. M. Claros, há cerca de 10 anos, teve outro tremor registrado. Desta vez, são 3 no espaço de 30 dias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: