Revelado nesta quinta: governo dos Estados Unidos declarou emergência em relação a Cuba, impôs tarifas comerciais a quem vender petróleo e estuda autorizar bloqueio naval
Quinta 29/01/26 - 21h45O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou emergência nacional em relação a Cuba e autorizou um novo mecanismo para impor tarifas comerciais a países que vendam ou forneçam petróleo à ilha.
A ordem executiva foi assinada nesta terça-feira.
O Departamento de Comércio dos EUA será responsável por identificar as nações que abastecem Cuba com petróleo.
Em seguida, o Departamento de Estado poderá decidir aplicar tarifas sobre produtos importados desses países, com base em avaliações de segurança nacional.
A justificativa apresentada na ordem menciona supostos vínculos do governo cubano com países e grupos considerados hostis pelos Estados Unidos, além de acusações de violações de direitos humanos e desestabilização regional.
A medida entra em vigor nesta quinta-feira.
A nova ordem ocorre no clima de crescente endurecimento do governo americano contra Cuba, que incluiu, nas últimas semanas, relatos de estudo de um possível bloqueio naval e pressão por uma mudança de regime.
O impacto específico sobre o comércio brasileiro, que exporta principalmente produtos do agronegócio para a ilha, ainda não foi esclarecido.


