Grupo criminoso que desceu da Bahia, com participação de mulheres, foi descoberto no Norte de Minas
Quarta 04/02/26 - 8h09Entre os detidos, estão 3 mulheres e 2 homens.
Quatro deles são da Bahia.
Durante as buscas em uma residência, os policiais apreenderam 2 pistolas, 59 munições, cocaína, maconha e balanças de precisão.
A casa era usada para armazenar e comercializar drogas.
Um dos homens tinha mandado de prisão em aberto expedido pela Justiça de Porto Seguro, na Bahia.
A Polícia Militar o aponta como um dos líderes da facção o Comando Vermelho na região sul da Bahia.
Outro suspeito é foragido por ter rompido a tornozeleira eletrônica enquanto cumpria prisão domiciliar.
***
10h38m, quarta-feira, da Polícia Militar:
(...)
A Polícia Militar de Minas Gerais, por meio de sua 11ª RPM, realizou, na noite dessa terça-feira (3), na Rua Migdônio Inácio Loyola, bairro Sílvio Santiago, em Salinas, uma grande apreensão de drogas e armas durante uma ação desencadeada a partir de denúncias anônimas sobre intenso tráfico de entorpecentes no local.
As denúncias apontavam que a residência estaria sendo utilizada para guardar e comercializar drogas, além de dar apoio a pessoas ligadas ao tráfico oriundas do estado da Bahia.
As informações foram confirmadas por levantamentos prévios da guarnição da Patrulha Rural e por dados repassados por militares do turno, indicando a presença de indivíduos desconhecidos na cidade.
Durante a aproximação da viatura, um homem que estava em frente à residência fugiu para o interior do imóvel ao perceber a presença policial, dispensando um objeto no chão.
Os militares realizaram o acompanhamento e conseguiram abordá-lo em um dos quartos, onde foi visualizada uma pistola calibre 6.35 carregada com oito munições.
O suspeito foi identificado como um homem, de 33 anos, natural de Porto Seguro, na Bahia.
No quarto, também foram encontrados 19 papelotes de substância semelhante a cocaína e R$ 300,00 em dinheiro.
No trajeto da fuga, outro papelote da mesma substância foi localizado na calçada.
Simultaneamente, outros três suspeitos que estavam no interior da residência foram abordados: duas mulheres, de 28 e 29 anos, e um homem, de 34 anos.
Durante as buscas no imóvel, os militares localizaram mais uma pistola calibre .32 municiada, diversas munições de calibres .32 e .635, grande quantidade de cocaína em barras, porções e pinos, duas balanças de precisão, materiais utilizados para embalo da droga e ainda barras e tabletes de maconha armazenados na geladeira da residência.
Após diligências, a responsável pelo imóvel, de 35 anos, foi localizada e relatou que havia cedido parte da casa para alguns dos envolvidos, alegando que eles ajudariam no pagamento do aluguel.
Há diversas denúncias anteriores envolvendo a suspeita por tráfico de drogas.
Em consulta aos sistemas de segurança, foi constatado que o suspeito de 33 anos (citado acima) possuía dois mandados de prisão em aberto, sendo um da comarca de Porto Seguro (BA) e outro do Espírito Santo, além de ser apontado como liderança de grupo armado criminal na região sul da Bahia. Já o homem de 34 anos (citado acima) estava foragido da Justiça, após romper a tornozeleira eletrônica que utilizava em cumprimento de prisão domiciliar por crime de latrocínio.
Ao todo, foram apreendidos uma pistola calibre .6.35, uma pistola calibre .32, dois carregadores de arma de fogo, 29 munições de calibre .32 intactas e 30 munições de calibre .6.35 intactas.
Também foram recolhidos aproximadamente dois quilos de substância semelhante a cocaína em pó, uma barra de substância semelhante a cocaína, uma barra de substância semelhante a maconha, 34 pinos de substância semelhante a cocaína, 30 papelotes de substância semelhante a cocaína e dois tabletes de substância semelhante a maconha.
Durante a ação, os militares apreenderam ainda cinco aparelhos celulares, duas balanças de precisão, a quantia de R$ 300,00 em dinheiro, além de vasto material utilizado para a dolagem e o acondicionamento de entorpecentes.
Diante dos fatos, todos os suspeitos receberam voz de prisão pelos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e organização criminosa, sendo cientificados de seus direitos constitucionais.
Eles, juntamente com todo o material apreendido, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as providências de polícia judiciária.


