Banco Central decreta a liquidação extrajudicial de banco e distribuidora de títulos; valores até 250 mil deverão ser pagos em até 30 dias
Quarta 18/02/26 - 8h06O Banco Central decretou nesta quarta-feira 18 a liquidação extrajudicial do Banco Pleno e de sua distribuidora de títulos e valores mobiliários.
A medida atinge o conglomerado controlado por um ex-sócio do Banco Master, que havia adquirido a instituição no segundo semestre do ano passado, quando ela ainda se chamava Banco Voiter.
Segundo o BC, a decisão foi motivada pelo comprometimento da situação econômico-financeira do banco, com grave deterioração da liquidez, descumprimento de normas e desobediência a determinações do órgão regulador.
O conglomerado é de pequeno porte, representa apenas 0,04% dos ativos totais do sistema financeiro nacional e, portanto, não oferece risco de contágio ao mercado.
Com a liquidação, os bens dos controladores e administradores ficam indisponíveis. O BC informou que seguirá apurando responsabilidades, podendo aplicar sanções administrativas e comunicar o caso a outras autoridades.
Para investidores que aplicaram recursos no banco, o Fundo Garantidor de Créditos, o FGC, deverá ressarcir valores de até 250 mil reais por CPF ou CNPJ.
O órgão estima que o processo de pagamento pode levar cerca de 30 dias, período necessário para que o liquidante nomeado pelo BC organize a lista de credores.


