Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°45952
De: Mario Osvaldo Data: Sexta 8/5/2009 16:28:16
Cidade: moc

hj por volta das 13 Hras saqueadores levavam carga de batatas de caminhao tombado na ponte branca , saida de pirapora

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45951
De: Mário Lúcio Caldeira de Faria Data: Sexta 8/5/2009 16:24:28
Cidade: Montes Claros

Comentando a mensagem de nº 45947, de Waldir Senna, adianto que o trânsito de Montes Claros não entrará num nó-cego, mas já entrou. Tornou-se uma situação caótica, difícil de enfrentar o trânsito no centro de Montes Claros. Por alí além de centenas de pedestres, transitam carros de passeio, ônibus, caminhões, carroças, motos, bicicleta, tornam a situação do trânsito quase insuportável. Caminhões, ônibus, carroças, deveriam serem proibidos de circular no centro, assim teríamos um um trânsito mais humano no centro da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45949
De: Aristóteles Gouveia Data: Sexta 8/5/2009 15:49:35
Cidade: Moc-Mg  País: Brasil

É assustador o grande número de motociclistas transportando crianças na garupa de suas motos, muitas vão `escondidas ` entre o condutor e o garupeiro, e, sem capacetes ,entregues a total irresponsabilidade de quem as transporta. Se querem ver esta cena, basta ficar de prontidão no início da manhã e no início da tarde (horário escolar)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45947
De: Waldyr Senna Data: Sexta 08/05/2009 15:16:00
Cidade: Montes Claros

O nó-cego do trânsito

Waldyr Senna Batista

Emissários do urbanista Jaime Lerner, que vieram colher dados para instruir projeto para o sistema de trânsito de Montes Claros, externaram opinião sobre pelo menos dois pontos: o centro da cidade é confuso e feio; e o estreitamento de ruas do centro, executado há 25 anos, é esquisito.
Disseram o óbvio, para o que basta ter olhos para ver. O tumultuado centro da cidade reflete as origens da cidade, que se ligam ao carro-de-bois: ruas estreitas, quarteirões curtos, calçadas mínimas. Defeitos que poderiam ter sido minimizados a partir da segunda metade do século passado, quando surgiram os primeiros loteamentos ( São José, Todos os Santos, Vila Guilhermina e Vila Ipê) que, entretanto, perpetuaram e até agravaram os problemas. Nenhum deles possui ruas que guardem simetria com as que existiam antes, a não ser quanto à largura. São todas ruas tortuosas, verdadeiros labirintos.
Nessa Babel, a implantação da Avenida Sanitária, há mais de 30 anos, foi um avanço. Sem ela, Montes Claros seria inabitável. Mas as outras avenidas que foram construídas depois, que também têm grande importância, padecem do defeito de não se interligarem, de forma a evitar que o fluxo de veículos se encaminhe para o centro da cidade. Neste sentido, o agora finalmente anunciado anel rodoviário-norte poderá ser a solução. Se mais uma vez não prevalecer a síndrome do carro-de-bois.
O escritório de Jaime Lerner não é especializado em plano diretor e nem esse parece ser o propósito da Prefeitura ao contratá-lo. Seu trabalho deverá limitar-se ao trânsito. Assim, tudo leva a crer que o projeto que apresentará não deverá prever grandes desapropriações para correção dos defeitos. Cuidará da racionalização do sistema, aproveitando o que existe e o que está programado.
O outro ponto, o estreitamento de ruas centrais, eufemisticamente anunciado à época como alargamento de passeios, foi uma espécie de ovo-de-colombo que não deu certo. Sua concepção seguiu a linha politicamente correta que preconiza privilegiar o pedestre e não os carros. Falou-se até que, com passeios mais largos, os namorados poderiam andar lado a lado, de mãos dadas e não em fila indiana, como acontecia. Mas a figura prosaica foi engolida pelo avassalador crescimento da frota urbana, que hoje é acrescida de 500 carros novos, por mês. Somam-se a isso centenas de veículos que chegam de cidades vizinhas e o infernal advento das motos, que se multiplicam sob o incentivo de vendas a prestação por inimagináveis R$ 150 mensais.
Felizmente, o projeto de redução das pistas centrais ficou pela metade, cancelado certamente devido aos resultados negativos obtidos, mas não admitidos, na primeira etapa. As ruas Dr. Santos, Camilo Prates e Dr. Veloso, que também estavam ameaçadas, escaparam do tormento, sem que os namorados tenham protestado. O problema do trânsito da cidade não se resolve com medidas paliativas e exóticas. A solução é a criação de mais espaços, para carros(se não sabem, eles são inevitáveis, apesar dos transtornos) e pedestres, e isso tem de ser feito urgentemente, pois já se projeta para a cidade população de 1 milhão de habitantes nas próximas duas décadas.
As perspectivas de médio prazo são portanto dramáticas. Montes Claros se aproxima do caos total em matéria de trânsito, materializando-se aquela situação catastrófica em que centenas de veículos ficarão entalados nas ruelas, não podendo sair delas os carros que entraram e nem entrar os que ficaram de fora. É o que se denomina, apropriadamente, de nó-cego.
A antevisão dessa cena psicodélica pode parecer filme de terror. Mas não custa lembrar acontecimento histórico registrado no dia 20 de novembro de 1920, quando aqui aportou o primeiro veículo movido a combustível. Pelo tumulto que provocou, segundo conta em seu livro o historiador Hermes de Paula, foi chamado de “bicho caminhão”. Os becos estreitos do entorno da igreja Matriz, naquele tempo, devem ter contribuído para aumentar o assombro das pessoas, pois neles só trafegavam carroças puxadas a burro e carros-de-bois.
Nos tempos ditos modernos, o cenário ainda permanece, em parte, desafiando a competência inquestionável do doutor Jaime Lerner.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45938
De: Ucho Ribeiro Data: Sexta 8/5/2009 11:44:33
Cidade: Montes Claros

CURIMATAÍ/CURUMATAÍ

Relendo mensagens passadas do Mural defrontei-me com a nº 44.689, de 23/03/2009, encaminhada pelo conhecido colunista Haroldo Lívio, levantando a questão sobre os nomes Curimataí e Curumataí.
Tempos atrás, por curiosidade, já me questionava sobre os nomes dos rios Jequitaí, Pacuí e Curumataí, muito parecidos, todos com o sufixo (í).
Passei, então, a pesquisar e percebi que os topônimos - nome próprio de lugar - têm normalmente uma de duas origens lingüísticas: a nativa, em língua tupi-guarani, ou a européia, em língua portuguesa.
Igualmente, os hidrônimos - nomes de rios - obedecem ao mesmo padrão e, no caso específico destes nossos rios, a origem está na língua tupi guarani.
Falar em tupi guarani não é fácil, pois é uma fala gutural, que vem da garganta.
Por exemplo: ( i ) é pequeno e ( í ) é água (se pronuncia com a língua no céu da boca).
Porém, em tupi (í) , (i), (y) e (yy), normalmente significam água, rio.

Vejam bem, pela língua tupi-guarani:
Pacuí é rio do Pacu; Jequitaí é rio do jequitá, que na língua nativa quer dizer palmeira (Desmoncus rudentum); e Curumataí é o rio do peixe Curumatá.
Mas voltando ao nome do distrito de Buenópolis, cabe destacar que nos relatos de viagens pelo sertão de Minas, Auguste De Saint-Hilaire, o observador e naturista, faz o seguinte registro: “ao deixar o Deserto, subi a serra do CURMATAÍ, para entrar no Distrito dos Diamantes, (...) em 22 de setembro de 1817(...)”.
CURMATAÍ era a passagem do caminho real que, nos tempos do Brasil colônia, ligava Diamantina ao norte do país.
Ainda hoje se pode ver e percorrer este histórico caminho, que se inicia ao pé da serra, no sítio de Valeriano Braga e, logo em seguida, no primeiro pouso da subida, tem-se um curral de pedra que funcionava como um posto de fiscalização da coroa, e de onde se avista a amplitude do sertão.
Portanto, em seus escritos, Saint-Hilaire identifica a antiga passagem dos vales do Jequitinhonha para o São Francisco como CURMATAÍ. Grafia que, intencionalmente ou não, omitiu uma das vogais em questão, (U) ou (I).
De acordo com o Aurélio: Curumatá, de origem tupi, é a designação de diversas espécies de peixes do Amazonas e do Rio São Francisco e Curimatá é nome dado à zona das Caatingas, apropriada a criação de gado.
Podemos deduzir, então, em concordância com o Sr. Haroldo Lívio, que o rio chama-se Curumataí - Rio do peixe Curumatá.
Já a localidade, Curimataí. Topônimo provavelmente procedente de caatinga.
De sobra, fuçando os dicionários tupi-guarani, acabei aprendendo que:
Acarai é rio do acará ou cará; Anhangay: rio do diabo; Camboi: rio das vespas; Canguari: rio do extremo; Capivari: rio da capivara; Iguaçu: água grande, lago grande, rio grande; Iguatemi: rio verde escuro, rio sinuoso; Imerim: rio pequeno; Ipanema: rio, água ruim, imprestável, lugar fedorento; Ipiranga: rio vermelho; Irani: rio do mel; Iririu: rio da ostra; Itacorubi: rio das pedras esparsas; Itai-guaçu: rio da pedra grande; Itai-mirim: rio da pedra pequena; Itaipu: barulho do rio das pedras; Itajai: rio do taiá; Itinga: rio branco, água clara; Piauí: rios dos piaus; Pirai mirim : rio de peixe pequeno; Pirai piranga: rio do peixe vermelho; Pirai: rio do peixe; Sapucaí: rio das sapucaias; Tamanduatey: rio que faz muitas voltas, rio torto; Uruguai: rio dos caramujos; Guaíba: gua (grande) + y (água, rio)+ ba (lugar) = "lugar de água grande"; Açaí: fruta que chora, fruta de onde sai líquido.
E aí, quem conhece outros rios no norte de Minas que tenham nomes com sufixo e prefixo em (i)?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45937
De: Carlos Alberto Data: Sexta 8/5/2009 11:11:37
Cidade: Montes Claros

No dia 29 de Abril foi o dia internacional de conscientização anti poluição sonora. Grandes cidades como Nova york, Paris, Londres e Berlin emudeceram todos os aparenhos de som por 1 minuto.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45934
De: Antônio Eustáquio Freitas Tolentino Data: Sexta 8/5/2009 10:53:54
Cidade: Montes Claros (MG)

É estarrecedora a notícia que vem de Januária com a descoberta tardia, infelizmente, de mais um psicopata a destruir a vida de crianças inocentes. Conforme notícia publicada, em 2005 ele foi acusado de tentativa de estupro, mas conseguiu se safar por falta de provas. Que pena que naquela ocasião ele não foi desmascarado, poderia esta última tragédia ter sido evitada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45933
De: Fábio Data: Sexta 8/5/2009 10:33:09
Cidade: Januária

Pessoas que conhecem e/ou trabalham com este maníaco de Januária estão impressionadas com sua capacidade de simulação. Frio, ele estava de férias quandou matou a última menina, provavelmente sábado ou domingo. Voltou á rotina e disse a amigos que estava com saudade da ocupação. Outras pessoas que com ele conviveram longamente, inclusive abrindo a porta de suas residências e o acesso aos seus filhos menores, dizem que jamais notaram no rapaz qualquer traço que pudesse sugerir estar ali uma pessoa de alta periculosidade, capaz de matar friamente até crianças indefesas, que eram seviciadas. Nem anos seguidos de convivência próxima foram capazes de revelar traços de psicopatia tão grave e assustadora. Dizem os psicólogos e criminalistas que este tipo de deformação é dos mais alarmantes, e no entanto não se trata de coisa incomum. Portanto, todo cuidado é pouco. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45931
De: Leonardo Data: Sexta 8/5/2009 09:59:43
Cidade: Montes Claros

(...)Equipe tática da Guarda Municipal de Montes Claros que realiza rondas noturnas nas escolas municipais da cidade apreendeu nesta quarta-feira (6/5/09) quatro menores na Escola Municipal Crisantino Borém, uma vez que esses estavam no interior de uma sala com um revólver cal. 22, municiado com 4 projetéis intactos. Sendo que contra um deles pesava um B.O, registrado há alguns meses, de ameaça de morte contra uma professora, que "coicidentemente" ministrava a aula na hora da prisão.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45928
De: Jornal Estado de Minas Data: Sexta 8/5/2009 07:51:41
Cidade: Belo Horizonte

Frio matador de duas meninas - Homem confessa estupro e homicídio de crianças e pode ser autor de outros 10 crimes de abuso sexual no Norte de Minas - Pedro Ferreira - O editor de vídeo Luiz Fernando de Souza, de 36 anos, acusado de estuprar, estrangular e agredir a pauladas a estudante Clara Valeska Cordeiro Moreira, de 11 anos, chocou pela segunda vez a população de Januária, no Norte de Minas. Ontem, logo depois do enterro da menina, ele confessou outro crime bárbaro, detalhando como estuprou e matou Thaís Mota Xavier, de 12, desaparecida desde outubro de 2005. O acusado era amigo do pai da criança, ajudou a fazer cartazes anunciando o sumiço da menor e até participou das buscas para tentar localizá-la. Pelo menos outros 10 crimes de abuso sexual, sem morte, estão sendo atribuídos a ele.A delegada de Mulheres e Homicídio da cidade, Gessiane Soares Cangussu, interrogou o acusado. Ele disse que tinha o prazer em levar as vítimas para o matagal, sem que elas desconfiassem de nada, para depois atacá-las. “Ele contou detalhes de como pegou Clara, dizendo que a mãe dela a esperava em casa com amigos. Luiz Fernando afirmou ainda que sofreu abusos sexuais quando criança e sempre teve preferência por meninas de 9 e 10 anos”, contou a policial. Ainda em depoimento, Luiz Fernando, já chamado de a besta ou o monstro de Januária, detalhou como matou a menina Thaís em 2005. “Ele relata como a estuprou, esganou e arrastou o corpo para a beira de um riacho. Quatro meses depois do crime, ele voltou ao local para nadar com amigos e aproveitou para ver a ossada da garota. O acusado está tranquilo, confessando outros crimes e pelo menos 10 estão sendo investigados”, disse Gessiane.
O irmão de Thaís, o controlador de manutenção Leonardo Ferreira Lopo, de 30, ficou assustado com a confissão daquele que sempre foi considerado um amigo da família. “Corríamos risco sem saber de nada. Nunca desconfiamos, nesses anos todos, de que ele pudesse estar envolvido com o sumiço de minha irmã. Na semana passada, ele esteve em casa mexendo no computador. Tenho filhos pequenos e ele vivia dando presentes e dinheiro ao menino de 11 anos”, disse Leonardo. Em 2005, o acusado tinha uma loja de informática ao lado do bar do pai de Thaís. “Minha irmã estava indo a pé para casa, por volta das 19h, e encontrou Luiz Fernando perto do mercado. Ele falou que meu pai a tinha mandado com ele buscar um dinheiro e ela acreditou. Ela foi levada para o mato, perto de um trevo na saída da cidade, onde foi estuprada e asfixiada”, contou Leonardo. “Durante vários dias, ele foi ao local do crime ver o corpo de minha irmã, que havia deixado coberto com folhas. Ele conta que, quando o corpo já estava em decomposição, foi mexer e o maxilar se soltou. Então, arrastou o corpo para o córrego, o atirou na água, mas, depois, o retirou. Alimentávamos a esperança de encontrar Thaís viva e Luiz sempre acompanhou a nossa dor”, acrescentou. O acusado foi preso em Pedras de Maria da Cruz, a poucos quilômetros de Januária, pronto para fugir para São Paulo. A delegada Gessiane conta que até ontem não havia resposta para o sumiço de Thaís. “Com a prisão de Luiz, o crime veio à tona. Conversando com ele, notamos uma personalidade de psicopata”, disse a policial. Assim como no caso de Clara Valeska, o acusado conhecia a família de Thaís. “As duas meninas tinham confiança nele, que era amigo dos seus pais, e sabiam onde ele morava”, acrescentou. Em 2005, segundo Gessiane, Luiz Fernando foi preso acusado de tentativa de estupro, mas foi solto por falta de provas. “A vítima, que já era adulta, escapou e chegou à delegacia correndo, bastante machucada por arame farpado”, disse a delegada. Agora, o acusado foi indiciado pelo assassinato das duas meninas. Na madrugada de ontem, o corpo de Clara Valeska, desaparecida desde sábado, foi sepultado em Januária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45927
De: Jornal Hoje em Dia Data: Sexta 8/5/2009 07:37:45
Cidade: Belo Horizonte

Suspeito de matar menina confessa ter assassinado 4 mulheres - Girleno Alencar - Januária - A população de Januária, no Norte de Minas, está chocada com o assassinato de uma menina, na comunidade de Barreirinha, a dois quilômetros da cidade, e a confissão do principal suspeito. Luiz Fernandes de Souza, 36 anos, editor de imagens de uma emissora de televisão local, confessou o estupro de dez mulheres e o assassinato de quatro delas. O depoimento, cheio de detalhes sobre os crimes, impressionou a polícia. Duas vítimas já foram identificadas: Clara Cordeiro Moreira de Melo Figueira, 11 anos, morta no último sábado, e Thais da Mota Xavier, 12 anos, que estava desaparecida desde o dia 19 de outubro de 2005. A polícia investiga agora a veracidade das informações do suspeito e a identificação das outras vítimas. Luiz Fernandes está detido na cadeia de Januária, depois que teve sua prisão decretada pelo juiz Alex Matoso da Silva. O delegado regional de Januária, Raimundo Nonato Gonçalves, alega que a polícia somente se manifestará sobre a confissão do suspeito depois de comprovar as versões apresentadas por ele em seu depoimento. Segundo o delegado, Luiz Fernandes demonstra muita frieza, mas é preciso reunir as provas sobre os crimes, que são corpos ou ossadas das vítimas.
A descoberta do caso ocorreu depois que a Polícia foi acionada por causa do desaparecimento de Clara Cordeiro, no último sábado, por volta das 16 horas. Ela havia ido buscar o leite fornecido pelo Governo a famílias carentes e não retornou para casa. Um motociclista que passava pela localidade ouviu gritos de uma mulher pedindo socorro, em um matagal na saída da cidade, e tentou intervir, mas Luiz o ameaçou e o mandou sair do local. Somente depois de ter sido constatado o desaparecimento de Clara é que o motociclista procurou a polícia e relatou o caso. Duas menores também disseram que viram Clara com Luiz Fernandes, por volta das 17 horas. A polícia, então, ouviu o editor de imagens, que negou envolvimento no crime. No entanto, na quarta-feira, ele foi visto saindo da cidade e a polícia o deteve, enquanto aguardava a ordem judicial. Depois de ser interrogado, Luiz confessou o crime e levou aos policiais ao local onde havia enterrado o corpo da vítima, na estrada que liga Januária ao Balneário de Pandeiros. O corpo estava em avançado estado de decomposição, e o o sepultamento teve que ser feito na noite da última quarta-feira. A menina foi morta por asfixia, mas o laudo de necropsia constatou lesão na cabeça. Por isso, será investigado se ela foi assassinada com golpe na cabeça; se sofreu o ferimento quando caiu, ou se seria por causa das pedras que foram jogadas sobre seu corpo, ao ser enterrada pelo autor do crime. Crime de 2005 também é investigado - Na delegacia, Luiz Fernandes contou que também havia matado Thais da Mota Xavier em 2005, depois de estuprá-la. A menina havia ido buscar dinheiro para a família, quando encontrou Luiz, que era amigo de seu pai. Segundo ele, depois de estuprar a menina, jogou o corpo em um matagal, nas margens de um rio que fica nas proximidades de Januária. O suspeito disse ainda que, como houve uma enchente na época, o corpo teria sido levado pelas águas. Luiz afirmou também que, meses depois, encontrou a ossada de Thais perto do local onde havia jogado o corpo. A polícia pretendia levá-lo ainda ontem à região indicada, para ver se encontrava os restos mortais de Thais. No caso das outras mulheres assassinadas e estupradas em Januária, de acordo com o depoimento de Luiz Fernandes, a polícia mantém sigilo sobre as informações do suspeito. Antes, pretende confirmar se as versões são verídicas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45919
De: Fábio Data: Quinta 7/5/2009 17:34:41
Cidade: Januária

07/05/09 - 9h - Homem preso a caminho de M. Claros confessa ter estuprado e matado menina de 10 anos em Januária
Este caso é ainda mais grave do que se pode imaginar. O rapaz pode estar envolvido em numerosos casos de estupro e pelo menos dois assassinatos de crianças. Diante de todos, parecia um rapaz trabalhador, honesto; nas sombras, seria um monstro, dissimulado, frio, capaz de matar suas vítimas e se apresentar com a cara mais limpa, sem menor traço de sofrimento interno ou dor de consciência. Um caso dramático. O mais grave é não parecer ser o único, nem o último. É a geração que cresceu à sombra do famigerado Código do Menor.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45916
De: Marlene Bastos Data: Quinta 7/5/2009 13:28:51
Cidade: Montes Claros/MG

Dia 04/05/09 completaram 07 anos sem Rosalvo e Daniela.São sete anos de espera por justiça...são sete anos de muita saudade...Fizemos esta homenagem ao nosso Rosalvão e a querida Dani como forma de expressar todo nosso carinho a eles, que mesmo não estando mais no meio de nós, continuam em nossos corações e em nossas lembranças.Agradecemos de coração a todos que de uma forma ou de outra procuram não deixar o caso de Rosalvo e Dani cair no esquecimento. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45914
De: Christiano Jilvan Data: Quinta 7/5/2009 12:06:34
Cidade: Montes Claros

Uma das maiores construtoras do País, a Líder veio a Montes Claros fazer triagens sobre terrenos estratégicos para erguer condomínios. O crescente imobiliário nos quatro cantos do Brasil, ainda mais com programa governamental, vem motivando a empresa a investir no interior.No caso específico de Montes Claros, são cinco áreas em estudo, sendo uma delas bem central e que tem a ver com o esporte. A Líder está de olho no estádio João Rebello, casa do ainda adormecido Ateneu. Não que o JR esteja à venda. Pelo contrário, a diretoria vem trabalhando para levantar o dinheiro de sua reforma, a começar pelo gramado (nada menos do que R$ 50 mil). Mas numa hipotética negociação nesse sentido, o estádio apresentaria sua peculiaridade, o que impediria uma venda pelos próximos 100 anos (ou mais). Fracionadas entre os sócios do clube desde sua construção, no início da década de 50, as cotas já se tornaram objeto de heranças e espólios para muitos. Qualquer tipo de venda - reforço mais uma vez: apenas hipótese - chegaria às instâncias jurídicas num estalar de dedos.Surgiria então, nova (s) dúvida (s): quem são esses sócios? As cotas são vitalícias mesmo diante da inadimplência de décadas? Como resgatar e comprovar estas cotas? Esse, então, passa a ser o capítulo maior da história; com ou sem a Líder...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45911
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 7/5/2009 10:41:01
Cidade: Belo Horizonte

Menina é encontrada morta em Januária - Gledson Leão - Foi encontrado na tarde de ontem o corpo da estudante Clara Valesca Cordeiro Moreira de Melo Figueira, de 11 anos, em um matagal na comunidade de Barreirinha, a dois quilômetros da cidade de Januária, na Região Norte do Estado. A menina, que estava desaparecida desde o último sábado, quando teria saído de sua casa para comprar leite, estava com o rosto desfigurado. Um homem suspeito de ter matado a criança foi preso e está na Cadeia Pública de Januária à disposição da Justiça. Há suspeita de que ele tenha violentado sexualmente a estudante antes matá-la. Conforme a Polícia Militar, há outros dois suspeitos de ter cometido o crime. Entretanto, o homem que está preso, identificado como “Luiz”, é o principal. Ele foi apontado por testemunhas que o viram com a garota no dia em que ela desapareceu. O suspeito levou a polícia até o matagal, onde encontraram o corpo. Os colegas de escola de Clara realizaram ontem uma manifestação pedindo justiça.
O corpo de Clara Valesca foi foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) da cidade. De acordo com a perícia, serão feitos exames para constatar a causa da morte da menina, e se ela sofreu algum tipo de abuso sexual. Ainda segundo a polícia, Luiz é o principal suspeito de outro crime na cidade, há cinco anos, quando teria estuprado e matado uma criança por estrangulamento.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45910
De: Corpo de Bombeiros Data: Quinta 7/5/2009 10:37:01
Cidade: Montes Claros

(...)Às 11:33 do dia 06 deste mês (quarta-feira), uma guarnição BM foi acionada par atender acidente automobilístico na serra de Francisco Sá na BR 251, onde um caminhão após o motorista perder o controle da direção, chocou-se contra o barranco vindo a incendiar-se. O motorista teve o corpo carbonizado, ficando preso às ferragens pelas pernas. Os bombeiros tiveram trabalho no resgate do corpo considerando o volume das chamas e a alta temperatura. Após combaterem o incêndio, o corpo foi resgatado e entregue aos cuuidados da funerária de plantão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45909
De: Luiz de Paula Data: Quinta 7/5/2009 09:18:17
Cidade: Montes Claros

SEBASTIÃO

Luiz de Paula

Meu tio Basílio de Paula, irmão de meu pai, gostava de dizer que não acreditava em almas do outro mundo e coisas semelhantes.
Mas contava um caso em que dizia estar pernoitando em uma mata e fez uma fogueira para alumiar o local e espantar os bichos do mato.
A certa altura chegou um galo e começou a esquentar-se, aproximando do fogo ora uma asa e ora a outra.
Ao longe, alguém gritou:
- Ô Sebastião!
Não houve resposta. E a voz tornou a gritar
- Ô Sebastião!
Ninguém respondeu.
Na terceira vez, quando a voz novamente se fez ouvir, o galo, que a cada grito crescia um pouco, cresceu mais uma vez e respondeu num grito forte:
- Sebastião não tá aqui não!!!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45903
De: Petrônio Braz Data: Quinta 7/5/2009 08:30:20
Cidade: Montes Claros/MG

O Caminho das Letras

Júlia Maria Lima Cotrim em “O Caminho das Letras” nos faz conhecer tanto a obra literária e artística, quanto a pessoa do acadêmico Dário Teixeira Cotrim, cuja vida é muito interessante.
Dário Teixeira Cotrim é especial. O livro nos leva a conhecê-lo melhor, sua maneira de ser e de pensar. Uma biografia.
A biografia é a história da vida de alguém, é um gênero literário em que o autor narra os fatos notáveis ocorridos na existência de uma pessoa, e ela se torna mais valiosa quando este alguém trilhou uma estrada marcada por realizações de alto valor pessoal e literário, como é o caso de Dário Cotrim.
Além do conhecimento próprio, nascido de uma longa vida em comum, Júlia Maria buscou, como fontes de seu trabalho, o patrimônio documental representado por livros e artigos editados pelo biografado e, principalmente, arquivos de inúmeras instituições sociais e culturais, fontes que dão autenticidade ao seu trabalho literário, e que trazem um relevo enciclopédico, por abranger todos os aspectos da vida de Dário Cotrim.
Seguindo as pegadas de Platão e Xenofonte, quando escreveram sobre Sócrates, Júlia Maria, de um lado, como Platão, na “Apologia de Sócrates”, nos traz uma visão do litarato Dário Cotrim e, como Xenofonte, nas “Memórias de Sócrates”, nos oferta a vida cotidiana e a própria intimidade do acadêmico biografado.
Ela nos faz cientes de que Dário Teixeira Cotrim, montesclarense de coração, é natural do Distrito de Paz de Nossa Senhora do Rosário do Gentio, município de Guanambi (BA), sendo filho do comerciante Ezequias Manoel Cotrim e de dona Ida Teixeira Cotrim, nascido em 20 de outubro de 1949, tendo o registro de seu nascimento sido lavrado no Cartório de Registro Civil do Distrito de Ceraíma, termo de Guanambi, informações preciosas que não podem faltar em uma biografia.
Transcreve discurso de Ruth Tupinambá Graça, quando de homenagem prestada ao mesmo Dário Cotrim pela Academia Montesclarense de Letras, no qual a oradora declara que “Dário Teixeira Cotrim, por onde passa, deixa um rastro luminoso que é o retrato de sua personalidade, que com inteligência ímpar e estro literário, se destaca em todos os acontecimentos, através de relevantes trabalhos que honram seus parentes, amigos e a nossa Academia”.
Verifica-se que a vida de Dário Cotrim vincula-se a elementos colhidos em diferentes gêneros de atividades, desde as sociais à literária com a edição de vários obras, passando pela vida pública, pelas atividades artísticas, pelo jornalismo, pelo magistério, com destaque para sua passagem como servidor do Banco do Brasil. O poeta Dário Cotrim teve o seu poema “Louca Paixão” musicado por Carlos Maia, integrando o disco “Raizes de Minas”, gravado em 2005.
Embora conheça Dário Cotrim desde os tempos em que ele mourejava pelas bandas de Rio Pardo de Minas, somente em Montes Claros conheci Júlia Maria Lima Cotrim, como esposa de Dário Cotrim, sempre presente e admirada em nossas reuniões sócio-culturais. O livro “O Caminho das Letras” irá projeta-la como escritora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45900
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 7/5/2009 07:21:35
Cidade: Belo Horizonte/MG

Contabilistas estão envolvidos com a Máfia do Imposto de Renda em Moc - Girleno Alencar - Montes Claros - A “Máfia do Imposto de Renda”, que vendia recibos, principalmente de odontólogos, em Montes Claros, para fraudar a declaração do Imposto de Renda, era comandada, na sua maior parte, por escritórios de contabilidade, com muitos contabilistas e técnicos sendo mentores do esquema, que fraudou aproximadamente R$ 10 milhões no Norte de Minas. A maioria dos recibos fraudados era de odontólogos. Porém, o que despertou a atenção da Polícia Federal é que foi utilizado o CPF de um motoboy para a emissão de recibo como fisioterapeuta e de uma esteticista como psicóloga. O depoimento da esteticista e ainda o exame grafotécnico comprovaram que ela teve seus dados usados para que a fraude pudesse ser cometida. O moto-boy já morreu. Mas as investigações poderão revelar se depois da morte dele foi emitido mais algum recibo. Quinze por cento dos recibos envolvem a esteticista e o motoboy. O delegado Cristiano Lessa Ladeira, chefe da Delegacia da Polícia Federal em Montes Claros, afirmou que surgiram novos casos e, por isso, outros inquéritos deverão ser instaurados e novas pessoas ouvidas. A identidade dos envolvidos está sendo mantida em sigilo. O delegado disse que, em depoimento na Polícia Federal, os mentores negaram qualquer participação na fraude. Eles deverão ser chamados para serem ouvidos em outros inquéritos. O Ministério Público Federal denunciou dez envolvidos na Justiça Federal em Montes Claros. O esquema de fraude foi descoberto pela Receita Federal, que suspeitou da grande quantidade de recibos usada na declaração do Imposto de Renda e confrontou os dados, comprovando a irregularidade. Muitas pessoas beneficiadas com o recibo ainda tentaram provar que haviam feito o tratamento. Os casos foram enviados ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, que comprovaram a atuação da máfia. Mesmo com o esquema desbaratado, os envolvidos ainda cometem infração.
O delegado Cristiano Lessa Ladeira afirma que além dos mentores da máfia, que são pessoas de escritórios de contabilidade, o caso envolve mais de 900 pessoas que pegaram os recibos falsos para declarar Imposto de Renda. Ele revela que são contribuintes de todos segmentos da sociedade, e que há ex-vereadores envolvidos. Os casos ocorreram com maior intensidade entre 2000 a 2003 e, desde 2005, a Polícia Federal iniciou as investigações. Existem casos de recibos completamente fraudados, sem que tenha ocorrido o tratamento; outros de valores superfaturados, em quantias infinitamente superiores, e que foram desmascarados quando houve o cruzamento da movimentação financeira dos envolvidos. Noventa por cento dos casos fraudados são de Montes Claros, e o restante são de outras cidades do Norte de Minas. Nas quatro denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal em Montes Claros, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, haviam três médicos e um técnico em manutenção mecânica, que inseriram informações falsas relacionadas a gastos com saúde em suas declarações do Imposto de Renda. Posteriormente, eles tentaram ludibriar a Receita, apresentando recibos falsos para tentar comprovar a existência de tais despesas. Também foram denunciados um médico, três psicólogas e duas fonoaudiólogas que emitiram recibos falsos. De 2008 até hoje, somente na Justiça Federal em Montes Claros, foram oferecidas 21 denúncias contra profissionais liberais e contribuintes em razão desse crime. Outras denúncias deverão ser oferecidas, já que, apenas em 2008, o MPF requisitou a instauração de 70 inquéritos para apurar fatos semelhantes.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45897
De: Fábio Data: Quarta 6/5/2009 22:42:41
Cidade: Januária, MG

A cidade de Januária está chocada. Um maníaco matou uma menina de 11 anos, depois de seviciá-la. Numa cova rasa, na saída de Januária para o Barreirinho, foi descoberto o corpo da menina Clara Valesca Cordeiro Moreira de Melo Figueira [foto], de 11 anos. A polícia identificou o suspeito, identificado inicialmente como Luiz, que seria também suspeito de outro caso semelhante há cerca de 5 anos. No sábado em que desapareceu a garota, o suspeito foi visto na companhia dela. A menina foi vista pela última vez na noite de sábado, quando saiu de bicicleta para comprar leite. A bicicleta foi localizada terça-feira. O pai de Clara Valesca, uma viva menina de olhos azuis, mora em S. Paulo, a mãe trabalha num salão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45893
De: luciano antunes Data: Quarta 6/5/2009 17:40:38
Cidade: moc  País: brasil

seria interessante,a presnça da policia federal,aqui em espinosa,para fechar as piratas dos politicos,devido as piratas ,a radio educadora oficial.,ortogada pelo anatel foi fechada,por falta de recursos e patrocinios....(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45889
De: Pinduca Data: Quarta 6/5/2009 15:07:05
Cidade: Janaúba  País: Brasil

Agentes da Polícia Federal deveriam realizar seus trabalhos de apreensão de equipamentos, também, na cidade de Porteirinha, onde está repleta de rádios piratas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45888
De: carlos pereira rocha Data: Quarta 6/5/2009 12:19:15
Cidade: brasilia de minas

aqui em brasilia de minas foi realizada uma operação pela policia federal onde foram apreendidas cinco radios piratas, os donos das radios ficaram transtornados pelo o acontecido e segundo informações irao voltar normalmente o funcionamento de algumas. a policia federal precisa ficar mais atenta á esses detalhes, porque radios piratas aqui na cidade ja esta virando brincadeira.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45887
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 6/5/2009 12:17:24
Cidade: Montes Claros

RUTH TUPINAMBÁ E MONTES CLAROS

Wanderlino Arruda

Não faz muito tempo, num comentário que fiz, no Elos Clube, sobre Hermes de Paula, falando em continuidade dos registros históricos de Montes claros, apontei a acadêmica Ruth Tupinambá Graça como a pessoa indicada para essa tarefa. Sei que alguns ouvintes devem ter julgado minha opinião como fruto de entusiasmo de orador de momento, um arroubo de amigo e companheiro. A própria Ruth Tupinambá deve ter pensado o mesmo, pois sorriu descrente, nunca se colocando como continuadora da obra do nosso mais famoso historiador. A memória remota e recente sobre Hermes de Paula ainda é muito viva a admiração por ele é incontestável, a visão de sua luta diária com os acontecimentos o coloca como insubstituível e, por isso, ainda não se firmou o pensamento de que a história não pára e exige outro acompanhante. Continuo, pois, dizendo que depois de Hermes de Paula deverá vir Ruth Tupinambá Graça, como eu disse a ela mesma hoje numa reunião conjunta da Academia Montesclarense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. Não só deve, como precisa que venha. Precisamos de alguém que conheça a cidade e sua gente, alguém que goste do trabalho de registrar acontecimentos e de marcar as presenças das personagens nesses acontecimentos. Alguém que tenha amor suficiente à cidade e que saiba como manusear as palavras para pintar e descrever os momentos dignos de registros. Precisamos, sobretudo, de uma pessoa que seja, ao mesmo tempo, repórter, cronista e contadora de histórias. E estas qualidades a autora de "Montes Claros Era Assim..." tem de sobra. Sem nenhuma intenção de fazer trocadilhos, posso dizer que Ruth Tupinambá tem muita graça para isso. Escreve com a suavidade de quem toma banho em cachoeira, com limpidez e transparência. Ressalte-se também o fato de ela conhecer muito bem o passado de Montes Claros, desde quando se entendeu por gente. Menina curiosa, versátil, muito inteligente e perspicaz, ela observou tudo e, às vezes, até acompanhou e viveu muitos episódios, principalmente a atuação das pessoas, as visões de cortes sociais, os ambientes, as mudanças físicas e psicológicas. Analista da alma humana, Ruth Tupinambá alcança cada gesto, cada piscar de alegria, cada remoer de tristezas. Em tudo ela vê cores, sons, dimensões, o amor ou o desamor, as crendices, o folclórico. Ruth tem imensa saudade de todas as horas, e isso lhe dá condições de sempre refrescar as lembranças da memória e do coração. Parece-me um bom passaporte para a posição de historiadora, pelo menos para a criação de história apaixonada como sempre o fez Hermes de Paula. Já quase sem espaço nesta crônica, quero dizer que o livro "Montes Claros Era Assim..." é uma boa oportunidade de conhecermos o passado da cidade, esse conjunto de gente sertaneja e vivedora que soube crescer e multiplicar. É bom e importante ler depressa (ou devagar, conforme o gosto) todas as crônicas do livro de Ruth Tupinambá para saber tudo ou, pelo menos, o lado mais interessante das coisas e das gentes. Nelas estarão os cometas, os tropeiros, os bruaqueiros, o velho Christoff (pai de Konstantin), o velho João Maurício, o primo Luís, o Sinval e seu bar, a Euterpe Montes-clarense, o Cine Montes Claros, São Luiz e Coronel Ribeiro, o footing da Rua Quinze, as boiadas, os carros de bois, os circos, os primeiros carros de praça, a seresta, as modinhas, a brincadeira da argolinha e a de fazer a gata parir, a matriz, a catedral em construção, as ruas das mulheres de vida livre, as publicações da Gazeta do Norte, um grande universo de assuntos que marcam saudades. Depois da leitura, pode vir o julgamento se Ruth Tupinambá é ou não nossa futura historiadora. De minha parte tenho mais que certeza disso! Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45880
De: Estado de Minas Data: Quarta 6/5/2009 08:59:18
Cidade: Belo Horizonte/MG

Cientistas da UFMG e da USP encontram no Norte de Minas sementes que provam que prática da agricultura remonta a 1,5 mil anos -Luiz Ribeiro - Foram descobertos no interior do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no Norte de Minas, 40 sítios arqueológicos que confirmam que a ocupação humana na região data de 8,5 mil anos. Um outro grande feito da pesquisa foi a descoberta de indícios sobre a prática da agricultura na região há cerca de1,5 mil a 2 mil anos, com a identificação de sementes de abóbora e pequi, espigas de milho e vestígios de plantio de mandioca e feijão naquele daquele período."A descoberta é muito importante para a pesquisa científica, pois é muito difícil encontrar evidências das práticas e hábitos alimentares do homem da pré-história", afirma o professor e pesquisador Lucas Bueno, do Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que vem realizando estudos no Parque da Lapa Grande (a 5 quilômetros da área urbana de Montes Claros) desde 2007. Com ele, atuam estudantes dos cursos de história, geografia e ciências sociais da UFMG e da Universidade de São Paulo (USP), além de alunos de cursos de mestrado e doutorado das duas universidades. O professor destaca que os "vestígios vegetais" encontrados nos sítios arqueológicos da Lapa Grande estão em bom estado de conservação, uma raridade. "Pelo grau de conservação do material, acredito que será possível reconstruir a subsistência, as práticas alimentares e o ambiente em que os grupos antigos viviam na região, há mais de 1,5 mil anos", afirma o pesquisador. Ele salienta que também será possível identificar como eram os costumes de dois tipos de povos que teriam percorrido a região: da "tradição do Planalto" e da "tradição São Francisco" (neste caso, relacionados ao Rio São Francisco). O pesquisador destaca que o Parque da Lapa Grande tem um enorme potencial para a pesquisa arqueológica. Pois, dos cerca de 40 sítios identificados na área até agora, apenas quatro foram pesquisados. Ele acredita que em novas escavações poderão ser feitas outras descobertas importantes, incluindo sepultamentos humanos e outros vestígios de vegetais e animais. "Por isso, é importante a continuidade dos trabalhos na região, para aumentar a coleta de dados dos sítios arqueológicos e mostrar realmente como era a agricultura dos grupos antigos", observa Bueno. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45879
De: Raphael Reys Data: Quarta 6/5/2009 08:20:17
Cidade: Moc - Mg  País: Br

Ref. mens.45860 - Murilo Oliveira- Bem lembrado Alexandrino Xavier com sua verve e sabedoria dos sertanejos. Agradeçemos a presença no site! Um aabração!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45877
De: Jornal Estado de Minas Data: Quarta 6/5/2009 07:52:50
Cidade: Belo Horizonte/MG

Dez denunciados por fraude no IR - Esquema de venda de recibos envolve médicos, psicólogas e fonoaudiólogas, mas 900 contribuintes foram investigados - Luiz Ribeiro - Montes Claros – A partir de investigações da Receita Federal, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal (MPF), foi descoberto em Montes Claros, no Norte de Minas, um esquema de venda de recibos falsos de prestação de serviços na área de saúde para sonegação e restituição do Imposto de Renda (IR). De acordo com informações do MPF, nas investigações já foi constatado que num período de apenas três anos, entre 2000 e 2003, a quadrilha teria comercializado recibos cujos valores, somados, ultrapassam R$ 10 milhões. Ontem, o MPF anunciou que, entre 30 de abril e segunda-feira, ofereceu denúncia contra 10 pessoas pelo envolvimento no esquema, sendo seis profissionais – um médico, três psicólogas e duas fonoaudiólogas – pela emissão de recibos falsos. Os outros quatro são contribuintes – três médicos e um técnico em manutenção mecânica – que inseriram informações falsas sobre gastos com saúde em suas declarações do IR e depois “tentaram ludibriar a Receita apresentando recibos falsos para tentar comprovar a existência de tais despesas”. Todos os nomes são mantidos em sigilo. De acordo com os órgãos que atuam na investigação, estima-se que mais de 900 contribuintes tiveram envolvimento na fraude. Mas a maioria deles, quando autuada pela Receita, retificou a declaração e pagou o imposto devido, revela o MPF. Desde 2008, foram oferecidas 21 denúncias contra profissionais liberais e contribuintes pelo mesmo tipo de crime. No entanto, outras denúncias deverão ser oferecidas nos próximos dias, tendo em vista que somente no ano passado, a pedido do MPF, mais de 70 inquéritos foram instaurados pela Polícia Federal em Montes Claros para investigar as fraudes contra a Receita. De acordo com o delegado Cristiano Lessa Ladeira, chefe interino da PF na cidade, os profissionais de saúde emitiam os recibos para os contribuintes sem lançá-los na contabilidade deles. Assim, após as declarações e os contribuintes apresentarem a documentação, ao fazer o cruzamento de dados, a Receita descobriu a fraude. “Muitas pessoas conhecidas da cidade se utilizaram dessa prática irregular”, afirma o delegado. O procurador da República André de Vasconcelos informou que foi apurado que apenas uma clínica odontológica e o proprietário teriam emitido recibos no valor de mais de R$ 7 milhões, “o que não condiz com as próprias declarações de imposto daquela pessoa jurídica, muito menos com as suas modestas instalações físicas”.
ESTETICISTA
Entre os contribuintes denunciados esta semana, estão duas pessoas que apresentaram recibos supostamente emitidos pela mesma psicóloga. Só que, durante as investigações, foi apurado que, na verdade, a psicóloga seria uma esteticista cujo nome e CPF foram usados pela quadrilha para a confecção de recibos falsos. O procurador Alann Versiani alerta: “Às vezes, as pessoas acham que, se não caíram na malha fina, não terão mais problemas. Mas esse tipo de irregularidade pode ser descoberta anos mais tarde, a partir do cruzamento dos dados do profissional liberal ou da instituição que emitiu os recibos com os dados de outros contribuintes”. Ele lembra que “inserir falsas despesas dedutíveis no Imposto de Renda, com o objetivo de criar ou aumentar restituição ou mesmo de diminuir o valor do imposto a pagar, é sonegar tributo. Por isso, se quando for pega, a pessoa não vier a pagar o imposto sonegado, ela também poderá ser acusada do crime de sonegação fiscal”. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45876
De: Jornal Estado de Minas Data: Quarta 6/5/2009 07:50:02
Cidade: Belo Horizonte/MG

Pecuaristas ameaçam frigorífico - Luiz Ribeiro - Os pecuaristas do Norte de Minas participam hoje de uma teleconferência com a diretoria do Grupo Independência, na tentativa de receber uma dívida que chega a quase R$ 20 milhões do frigorífico, segundo o Sindicato Rural de Janaúba. Eles ameaçam que, caso não haja uma solução imediata, vão interromper o fornecimento de bois para a empresa, podendo paralisar as atividades da unidade de Janaúba, a única do grupo em todo o país que está em funcionamento. Um protesto está marcado para as 10h, na portaria do frigorífico. O vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, afirma que cerca de 250 pecuaristas estão com crédito a receber do Independência desde o fim de fevereiro, quando o grupo interrompeu as atividades de suas 13 unidades em todo o país, alegando a falta de capital de giro e outras dificuldades financeiras impostas pela crise mundial. Depois, a empresa anunciou o pedido de recuperação judicial, além de solicitar um empréstimo de R$ 250 milhões ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para pagar os credores e voltar a funcionar. Em 7 de abril, o Independência reabriu unidade em Janaúba, mas de forma redimensionada: o número de funcionários foi reduzido de 850 para 450. Em vez de matar 800 animais por dia, como acontecia antes, passou a abater 400 cabeças. Voltou a adquirir bois no Norte de Minas, pagando à vista. Porém, não quitou as dívidas em atraso com produtores da região. A promessa seria pagamento “o mais rápido possível”, com parte do financiamento solicitado ao BNDES e repasse ao frigorífico por intermédio do Banco do Brasil, afirma José Aparecido. “Mas, até agora, não recebemos nada”, lamenta Mendes. A reportagem do Estado de Minas ligou para a direção do Grupo Independência em Cajamar (SP), mas não obteve retorno. Em todo o país, as dívidas do Independência com os criadores somam cerca de R$ 224 milhões.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45873
De: Web Outros Data: Quarta 6/5/2009 07:34:55
Cidade: Belo Horizonte

A cultura mineira
Manoel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Fábio Lucas, em “Marcas de um roteiro cultural de Minas Gerais”, “A cultura Mineira Espelhada na Literatura”, publicada no ano passado, oferece um panorama vivido do que em Minas se produziu ao longo do tempo. Atende, deste modo, ao propósito de Maria Augusta da Nóbrega Cesarino, de propiciar sugestões de leitura sobre uma província singularmente rica.
Editado pela Superintendência de Biblioteca Públicas da Secretaria de Estado da Cultura de Minas, o acadêmico nos brinda com um trabalho nascido do coração, do conhecimento, bem ao estilo do escritor de Esmeraldas.
Fábio Lucas faz digressões oportunas sobre a expressão do fator territorial sobre a entidade psicossocial do mineiro. “A paisagem montanhosa e seus desníveis, os horizontes escassos e o árduo tamanho da terra, tudo contribuiu para acentuar os traços da subcultura e as suas formas de agrupamento social. À cobiça e repressão, trazidas do ciclo do ouro, juntaram-se à tenacidade e à astúcia da atividade agrícola no território montanhesco”.
No que tange especificamente a Belo Horizonte, natural ponto de convergência das populações interioranas, tao logo ela se armou de estrutura educativa, social, funcional, pode deslanchar nas letras.
E Fábio Lucas oferece um valioso levantamento dos autores que fotografaram para a posteridade as primeiras décadas, sem esquecer as que sucederam a Cyro dos Anjos, e a Avelino Fóscolo, o escritor dos tempos pioneiros da construção.
Não menosprezando os contemporâneos, aparece Cyro como – vamos dizer – o retratista social dos anos primevos da cidade feita capital. O lar dos funcionários, os que vieram de Ouro Preto, e os que, em seguida, aqui se instalaram.
Procedente do distante norte de Minas, Cyro trouxe consigo as expectativas do adolescente e do jovem extasiado com a ideia de na nova metrópole formar-se, pôr o diploma na axila, instalar-se com escritório de advocacia na cidade natal, namorar, casar-se, constituir família, constituir uma pequena fortuna.
Há os excelentes Avelino Fósculo, o anarquista, e Eduardo Frieiro, o culto autodidata que em Belo Horizonte se forjou.
Na ficção, e na forma clássica, porém, o primeiro foi, realmente Cyro dos Anjos, nascido em família favorita das letras. Em “A menina do sobrado”, ele narra sua vida em momento singular da formação universitária, quando para aqui convergiam montanhescos (a palavra é do próprio Fábio) de todos os recantos.
Em 1937, publicou-se “O amanuense Belmiro”, vocábulo bem da época, hoje praticamente desconhecido.
Aí está a diferença de Cyro com Frieiro e Fóscolo. O monte-clarense era narrador por excelência, trabalhava o manuscrito à exaustão, lembrando Machado e Proust.
“O amanuense” se enquadra perfeitamente na atmosfera e no próprio conteúdo de “A menina do sobrado”.
Belo Horizonte daquela época era uma extensão do clima do interior.
Seus personagens, já aqui instalados, de lá vieram e transportaram consigo o linguajar e tudo mais que diz respeito ao consuetudinário.
Fábio Observa: “Para fornecer a feição intimista do relato, aplica-se a um Diário, no qual vai registrando o cotidiano da vida moderna da cidade. Aliás, três diários povoam “O amanuense Belmiro”: o do protagonista, o da personagem Silviano, parceiro de elucubrações líitero-filosóficas e o da personagem Redelvim, amigo de tendências esquerdistas e, consequentemente, associado pela polícia política”.
Ousaria eu dizer que “O amanuense” e “A menina” se completam, harmonizam-se, são relatos de costumes de uma época, em que timidez e respeito eram virtudes e admiradas.
Pode lançar um olhar sobre o passado de Belmiro lendo “A menina”, uma saboroso relicário do que melhor Minas já produziu.
Ler esse ensaio de Fábio Lucas ajuda a entender e sentir, prazerosamente, uma época áurea da cidade-capital.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45872
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quarta 6/5/2009 07:33:22
Cidade: Belo Horizonte/MG

PF e MP descobrem fraude do Imposto de Renda em Montes Claros - Girleno Alencar - Montes Claros - O Ministério Público Federal e a Polícia Federal desfizeram um esquema de fraude ao Imposto de Renda em Montes Claros, no norte de Minas, com pessoas que vendiam recibos de falsos tratamento de saúde, causando prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres públicos. Ontem, dez envolvidos foram denunciados na Justiça Federal em Montes Claros, mas o procurador Alan Versiane de Paula salientou que a prisão deles somente será solicitada se prejudicarem as investigações. O que surpreendeu foi a ousadia dos envolvidos, pois mesmo sob investigação há alguns anos, continuaram fornecendo recibos falsos, inclusive na declaração do IR deste ano. Os recibos eram usados para dedução do imposto. O esquema chegou a usar recibos de uma esteticista como se ela fosse psicóloga. A identidade dos envolvidos está sendo mantida em sigilo. Segundo o procurador, para não prejudicar as investigações e para permitir que eles façam a defesa.
O procurador Alan Versiane salientou que o esquema foi descoberto depois que a Receita Federal constatou inconsistência nas declarações de despesas com médicos, odontólogos e psicólogos em grande escala. Com o cruzamento de dados dos profissionais, ficou comprovadoque eles não tinham declarado a prestação de serviços. Os envolvidos foram chamados à Receita Federal para corrigir a declaração, pagando a diferença do valor sonegado. Porém, eles mostraram recibos das despesas. Com a suspeita de serem recibos falsos, a Receita Federal repassou o caso para o Ministério Público Federal, que acionou a Polícia Federal. A investigação realizada pelos policias federais nas clínicas e nos consultórios comprovaram a fraude. As quatro denúncias oferecidas pelo Ministério Público Federal em Montes Claros, entre os dias 30 de abril e 4 de maio, são de três médicos e um técnico em manutenção mecânica que inseriram informações falsas relacionadas a gastos com saúde em suas declarações do Imposto de Renda e, posteriormente, tentaram ludibriar a Receita apresentando recibos falsos para tentar comprovar a existência de tais despesas. Também foram denunciados os seis profissionais – um médico, três psicólogas e duas fonoaudiólogas - que emitiram os recibos falsos. Desde 2008, apenas na Justiça Federal em Montes Claros, foram oferecidas 21 denúncias contra profissionais liberais e contribuintes em razão do cometimento desse tipo de crime. Mas outras denúncias deverão ser oferecidas, já que apenas em 2008 o MPF requisitou a instauração de 70 inquéritos policiais para apurar fatos semelhantes. Os envolvidos foram denunciados no crime de uso de documento falso, artigo 304, do Código Penal, e os profissionais que emitiram os recibos, de crime de falsidade ideológica, artigo 299, do Código Penal. “Às vezes, as pessoas acham que, se não caíram na malha fina, não terão mais problemas. Mas esse tipo de irregularidade pode ser descoberto anos mais tarde, a partir do cruzamento dos dados do profissional liberal ou da instituição que emitiu os recibos com os dados de outros contribuintes”, alerta o procurador da República Allan Versiani de Paula. “Inserir falsas despesas dedutíveis no Imposto de Renda, com o objetivo de criar ou aumentar restituição ou mesmo de diminuir o valor do imposto a pagar, é sonegar tributo. Por isso, quando for pega, se a pessoa não vier a pagar o imposto sonegado ela também poderá ser acusada do crime de sonegação fiscal”, disse.
Quadrilha vendia recibos
O MPF em Montes Claros, juntamente com a Polícia e Receita Federal, investiga a atuação de uma quadrilha que, entre os anos de 2000 e 2003, teria comercializado recibos cujos valores, somados, ultrapassam a R$ 10 milhões. “Esse valor, na verdade, pode estar subestimado, porque já se apurou que apenas uma clínica odontológica e o seu proprietário teriam emitido recibos no valor de mais de sete milhões de reais, o que não condiz com as próprias declarações de imposto daquela pessoa jurídica, muito menos com as suas modestas instalações físicas”, afirmou o procurador da República André de Vasconcelos Dias. Os envolvidos, entre eles, profissionais liberais, contadores e até advogados, estão sob investigação, assim como os contribuintes que compraram recibos da quadrilha. Estima-se que mais de 900 contribuintes estavam envolvidos na fraude, sendo que a maioria, quando autuada pela Receita, retificou a declaração e pagou o imposto devido. As investigações abertas contra contribuintes que prestaram declarações falsas relacionadas a despesas com saúde também foram realizadas em Ipatinga, envolvendo 55 pessoas denunciadas entre os anos de 2007 e 2008. Existem 48 inquéritos policiais em andamento. Em Juiz de Fora, existem atualmente 125 inquéritos policiais em andamento investigando a ocorrência desses crimes, sendo que 29 foram abertos somente este ano.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45860
De: Murilo de Oliveira Data: Terça 5/5/2009 15:58:43
Cidade: MONTES CLAROS  País: Brasil

Parabenizo o Sr. Raphael Reys pela mensagem 45837, "Barbeiros Esquecidos" e faço aqui uma homenagem a um barbeiro da minha cidade BOCAIUVA, o Sr. Alexandrino Xavier de Macedo, mais conhecido por "ALEXANDRE DO SALÃO XAVIER", falecido tempos atrás. Pessoa carismática, humilde, cruzeirense até debaixo dágua, que encantava a todos com sua simplicidade. Na minha infância/adolecência era sempre presente no seu salão, jogando dama, discutino futebol, política, contando causos e tudo mais. Por várias vezes levei de casa o rádio de cabeceira do meu pai, para escutar-mos os jogos do Cruzeiro (na época eram raro os jogos televisionados). Em Bocaiúva, no bairro Jardim Aeroporto existe uma rua com o seu nome. Justa homenagem. Quanta lembrança.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45853
De: Botumirinense Data: Terça 5/5/2009 11:34:46
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

até que enfim,parece que agora sai o asfalto prometido, na sexta feira dia 01/05 comecou a chegar na cidade de botumirim as primeiras maquinas para o inicio de terra planagem para o asfalto, assim outras pessoas poderão conhecer o maravilhoso recanto que oferece aquela cidade, aguardamos com grande alegria esta grande obra.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45852
De: Márcia Vieira Data: Terça 5/5/2009 11:05:00
Cidade: Montes Claros - MG

Nesta terça-feira, em reunião da Câmara Municipal,o assunto girou em torno dos boatos que circularam no domingo, sobre a suposta morte de dois vereadores em acidente. Não se sabe de onde veio, mas as vítimas, Ildeu Maia e Marcos Nem, lamentaram o episódio, que até ser esclarecido, deixou em pânico as duas famílias.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45850
De: Damasceno Data: Terça 5/5/2009 10:50:37
Cidade: Montes Claros

A Câmara Municipal de Montes Claros "torra", todo mês, quase 1 milhão de reais, da população. A dinheirama vai nos salários astronômicos dos vereadores (e penduricalhos) e nas despesas de custeio. (...) A exemplo dos demais corpos legislativos do Brasil, a Câmara precisa ficar mais transparente, colocando na internet as despesas com suas excelências, os vereadores. (...) Representação política é atividade transitória, passageira, e não meio de vida. No Brasil, existe tristemente a "classe" dos políticos!! É uma grave deformação. Todos esperam que a nova Câmara, através da sua mesa diretora, preste contas do dinheiro coletivo que gasta, todo mês, dinheiro que não pertence à prefeitura, mas vem da população. É o mínimo que podemos esperar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45849
De: Gilson Data: Terça 5/5/2009 10:29:21
Cidade: Moc

A inércia que veio dos muitos feriadões de abril avança sobre o mês de maio, já no seu quinto dia. Tudo muito paradão.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45848
De: Gonzaga Data: Terça 5/5/2009 10:16:19
Cidade: M. Claros

Choveu. Ainda que pouco, choveu de madrugada em Montes Claros, menos de um milímetro. Pela manhã, era possível ver as ruas molhadas em praticamente toda a cidade. É raro chover em Montes Claros no mês de maio. Significa que o frio virá mais cedo, e que a seca - o hiato até as próximas "águas" - será menor. Pelo menos, isto!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45847
De: Flávio Data: Terça 5/5/2009 10:05:29
Cidade: Januária - MG  País: Brasil

Hoje, desde as 6 da manhã, cai um fina chuva neste Sertão de Deus... o nortemineiro de Januária agradece em orações. Amém.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45846
De: Nágila Data: Terça 5/5/2009 09:47:33
Cidade: Montes Claros

Foi divulgado o resultado oficial da primeira etapa do Exame de Ordem da OAB/MG, certame de abril, que aconteceu no dia 26 de abril. Para aprovação à próxima fase foi necessário acerto de pelo menos 50% das questões. Dos 9.149 inscritos, foram aprovados 1.936 (média de 21,79%). (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45845
De: Jornal Hoje em Dia Data: Terça 5/5/2009 09:47:05
Cidade: Belo Horizonte/MG

Pecuarista pode interditar frigorífico -
Girleno Alencar - Janaúba - Criadores de gado de corte do Norte de Minas ameaçam interditar o Frigorífico Independência, amanhã, em Janaúba, para exigir uma posição sobre a dívida de R$ 17 milhões que a empresa tem com aproximadamente 250 pecuaristas, que desde fevereiro não recebem pelos animais que entregaram. Eles tentarão participar de teleconferência com a diretoria do Grupo Independência, às 14 horas, e, se não houver acordo, pretendem fechar a portaria da empresa, impedindo a entrada de veículos, como forma de pressão, em busca de uma solução para o caso. Depois de paralisar suas atividades durante dois meses, a unidade de Janaúba voltou a abater 400 cabeças de gado por dia, pagando ao pecuarista na hora do abate do animal. Na tarde da última quinta-feira, foi realizada uma reunião em Montes Claros, no Parque João Alencar Athayde, e os criadores tomaram a decisão de pressionar a empresa. O HOJE EM DIA tentou falar com a diretoria do Grupo Independência, em São Paulo, mas sem sucesso. O coordenador da Bolsa de Bovinos do Norte de Minas, Ailton Santos de Souza, afirma que os criadores de gado “estão indignados” com a situação atual, já que o frigorífico voltou a funcionar, com o compromisso de pagar as dívidas com os cerca de 250 pecuaristas, mas não definiu quando o débito será quitado. A Bolsa de Bovinos e a Central de Compras são vinculadas à Associação dos Criadores de Gado de Corte do Norte de Minas. “Eles tiveram o compromisso do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) de que receberiam os R$ 200 milhões pelos 50% das ações do grupo. No entanto, o BNDES repassou para o Banco do Brasil liberar o financiamento, desde que haja garantia da dívida. Com isso, o Grupo Independência ficou sem receber o dinheiro. Queremos uma posição oficial, de quando nos pagará”, alega Ailton Souza.
Segundo ele, a decisão de participar da teleconferência em Janaúba, com a diretoria do Independência, que estará em São Paulo, seria a forma de buscar uma solução para o problema. Ele alega que o prazo de 60 dias para a repactuação judicial já terminou e, se o o impasse continuar, “a decisão será fechar a entrada da fábrica, como forma de exigir que a diretoria venha a Janaúba”. Os pecuaristas que participam da Bolsa de Bovinos não aceitaram a proposta da empresa, de vender o gado à vista, enquanto aguardam a decisão sobre a dívida anterior. O vice-presidente do Sindicato Rural de Janaúba, José Aparecido Mendes, afirma que o objetivo é abrir um canal de negociação com a empresa, “que até agora não propôs nada para resolver a dívida de R$ 17 milhões”.
No dia 24 de fevereiro, o Independência paralisou as atividades em todo o país, alegando que a crise financeira e a retenção de R$ 240 milhões pelo BNDES, estava prejudicando a empresa. No caso da unidade de Janaúba, que vendia carne para a Europa e a Ásia, os pecuaristas receberam o comunicado sobre a suspensão do pagamento no dia 25. A unidade demitiu 400 dos 800 funcionários, assumindo o compromisso de fazer o abate de animais somente para atender o mercado interno. A reabertura do frigorífico em Janaúba, segundo pecuaristas, teria ocorrido porque a unidade é arrendada, e não pertence ao grupo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45839
De: J.Dias Data: Terça 5/5/2009 07:14:44
Cidade: MOC/MG

Quem quiser saber se existe "crise" em Montes Claros, basta ir ao ministério do trabalho, na av Afonso Pena.Logo cedo as filas já estão enormes...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45838
De: Petrônio Braz Data: Terça 5/5/2009 06:31:59
Cidade: Montes Claros

Hermes de Paula

Corliss Lamont define a imortalidade como “a sobrevivência literal da personalidade ou consciência humana individual por um período indefinido após a morte (física), com sua memória e percepção de auto-identidade essencialmente intactas”. É isto que ocorre com as pessoas que marcam presença em sua transitória passagem entre os míseros mortais.
Para os que preferem “uma moeda de cobre a uma página de Lamartine” nada mais oportuno do que a conhecida trova de Petrarca Maranhão: “Se vês que a vida é ilusória, / se vês que o mundo é falaz, / por que anseios de glória, / em vez de anelos de paz?”
Para preservar de forma objetiva a presença viva de Machado de Assis na lembrança do povo, o romancista Coelho Neto, membro da Academia Brasileira de Letras, na década de 1920 pugnou em vários escritos para que se erguesse, com subscrição popular, um monumento ao maior escritor brasileiro de todos os tempos.
Neste ano do centenário do imortal Hermes de Paula, autor do livro "Montes Claros, sua história, sua gente e seus costumes", fonte de pesquisa obrigatória da história de Montes Claros, oportuno levantar-se a ideia de um monumento para a preservação de sua memória, de sua lembrança em algum lugar público da terra montesclarense.
Informa Wanderlino Arruda ser “perfeitamente definíveis o homem e o historiador, pois, Hermes de Paula em Montes Claros nasceu e se criou, filho de Basílio de Paula, nome de rua, e de D. Joaquina Mendonça, nome de gene que espalhou família por um mundão sem porteiras. Aqui estudado, aqui casado, aqui vivido. Se saiu de Montes Claros por algum tempo, foi para fazer cursos no Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte, e no Granbery, em Juiz de Fora. Dos anos morados em Niterói, para a Faculdade de Medicina e para o estágio científico, para cá voltou correndo logo depois de sabedor de tudo sobre cobras, soroterapia e microbiologia, aprendido com o papa do ofidismo, Vital Brasil, quase seu sogro (...) Hermes de Paula foi sempre um ativista da cultura, ligado, ligadão ao povo de sua terra”.
A Secretaria Municipal de Cultura apresentou para a Comissão Executiva do Centenário de Hermes de Paula uma programação anual para ser iniciada a partir de maio, data do aniversário do Centro Cultural e Dia Nacional da Seresta.
As comemorações continuadas prosseguirão até o dia seis de dezembro, data de nascimento do homenageado.
Estão sendo propostos os seguintes eventos:
Dia 22 de maio/2009:
- Solenidade de abertura das comemorações continuadas do Centenário de Hermes de Paula.
- Lançamento de selo alusivo.
Local: Sala Cândido Canela
- Exposição sobre a vida e obra de Hermes de Paula.
Local: Galeria de Artes Godofredo Guedes.
- Seresta na cidade velha, com encontro de grupos de seresteiros da cidade e região.
Dia 23 de maio:
- Seresta Minas ao Luar (grupo Sesc de BH).
Local: Praça da Matriz.
Dia 03 de julho:
- Concurso de Fotografias e Redação.
Tema: Montes Claros, sua gente e seus costumes.
- Exposição: Galeria de Artes Godofredo Guedes.
Mês de Agosto:
- Apresentações especiais em homenagem a Hermes de Paula por grupos folclóricos da cidade.
- Salão de artes plásticas – “Prêmio Aquisição” – (Itinerante).
Tema: Amor a Montes Claros.
Dezembro/Festa do Pequi.
- Atividades de encerramento do centenário.
- Entrega do prêmio Salão de Artes Plásticas.
Dia 6/12:
– Aniversário de Hermes de Paula, com missa em ação de graças, apresentação de ternos de folia e orquestra sinfônica.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45837
De: Raphael Reys Data: Terça 5/5/2009 04:38:27
Cidade: Moc - Mg  País: Br

BARBEIROS ESQUECIDOS

O notável Tião de Ducho, na verdade Sebastião Mendes (filho), membro da nossa aldeia de Figueira, e que há muito não via, nos encontramos no Quarteirão do Povo, no centro, quando me lembrou do lapso de não ter incluído vários barbeiros na minha crônica Tesouras e Loção de Barba, publicada recentemente em conhecido jornal da urbe.
Nessa crônica falamos de Horácio, Agenor, Os Macaúbas, Tone Ruas, Abel Nordestino, Ivo Pescador, Nem, os Guedes (Deusdth, Pedro, Dilo) Caneca, Nelson, Bigode, Manoel, Geraldo, Antonio, Juvin, Totonho, Moisés, Zé Barbosa e Pedro Montes Claros, o patriarca da família Amorim. Esse usava uma bola de ping pong dentro da boca do freguês para melhor escanhoar os pelos da barba.
Citei na crônica sobre o Salão Rex que era considerado o mais elegante da nossa urbe, o Salão Ruas no bairro Morrinhos, o salão Azul e o salão Montes Claros no centro comercial.
Não citei o seu pai Sebastião (Ducho) Mendes, pois prevaleceu nas minhas lembranças à imagem dele tocando o seu bandolim na seresta (confidenciou-me que aprendeu a arte com as almas no Bonfim), ou a sua imagem quando trocávamos informações sobre filosofia oriental ou ritos iniciáticos, na sua Agência Thaís.
Aí Expedito Mendes, seu irmão, que estava presente ajudou-me a buscar na lembrança de Leonel Beirão como barbeiro. Por associação nos lembramos, também, de Leonel Lopes e Joaquim Barbeiro, seu tio e parceiro de Ducho no conjunto Os Irmãos Carajés.
Sebastião Mendes, o Ducho, chegou a ter dois salões de barbeiro, sendo um no interior do Hotel São José, gerenciado pelo saudoso Curió. Dentre os antigos mestres que usavam a Água Velva não citei Firmino Cambuy e Neném Macaúba da rua Melo Viana.
Lembramos também que alguns profissionais e casas do gênero tinham ligação com o jogo do bicho nos anos 50 e 60. Veio-me a mente a figura de um delegado de polícia civil que montou campana em um salão em que, nos fundos era feita à extração via globinho e servia de secretaria dos banqueiros do bicho.
O policial sentou na cadeira de frente para a entrada do salão e pediu serviço de cabelo e barba. Na verdade, montava campana para dar o flagrante! Para espantar a autoridade o barbeiro usou no ofício uma navalha Solingen pouco amolada. Quando sangrou, sapecou álcool e o homem gramou o beco com as faces pegando fogo!
Na tela da memória surgem os espelhos das antigas barbearias, chanfrados nas bordas à moda francesa. Zezinho e João Macaúba, cobras criadas da Melo Viana, ainda tem um conjunto desses datado de 1930. Herança deixada pelo velho Macaúba.
E encerrando as lembranças, citamos os saudosos Marquinhos e Cláudio cabeleireiros do Salão Vips. Ambos muito queridos na nossa sociedade e falecidos prematuramente. Outros tantos profissionais que por lapso de memória ou exigüidade de espaço, não foram citados, o nosso respeito!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45834
De: Norberto F. Prates Data: Segunda 4/5/2009 18:48:13
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

Com a divulgação em revista de circulação nacional que a farra das passagens e abuso de poder, com favorecimento de quem não é merecedor de tal graça, também envolve Ministro do Supremo Tribunal Federal, acho que só nos resta torcer para que o tal vírus da gripe suína se instale na cúpula dos três poderes constituidos, e dê outro rumo em tais figuras. Não consigo ver outra saída. Em nosso país, quem deveria zelar pelo bem estar do povo, em qualquer circunstância, só quer saber de locupletar-se à custa do NOSSO dinheiro. Se bem que eles pensam que é deles. Acredito que tal fato ocorra, pela certeza da impunidade. É a tal coisa. Você não fala nada. Eu fico calado. E ficamos todos bem. Enquanto isso, o povo brasileiro .........

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45833
De: Cirilo Data: Segunda 4/5/2009 18:30:16
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Faleceu hoje à tarde em Montes Claros, vítima de enfarto fulminante o grande amigo PEDRO LOURENÇO que por várias décadas atendeu com gentileza e eficiência a todos, indistintamente, na Caixa Econômica Federal. Perdeu a cidade e principalmente os amigos. Que Deus nos console a todos e em especial aos seus familiares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45831
De: Jornal O Tempo Data: Segunda 4/5/2009 16:59:55
Cidade: Belo Horizonte/MG

Não existem mais pessoas internadas com suspeita de gripe suína em Minas - Larissa Veloso - Não existem mais pessoas internadas para monitoramento do vírus Influenza A (gripe suína) em Minas Gerais. Uma mulher que permanecia internada em Teófilo Otoni recebeu alta agora a pouco. No estado, os 6 casos que estão sendo monitorados e as 3 pessoas que permanecem sob suspeita de ter desenvolvido a doença estão sendo acompanhadas de suas casas, pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
No Brasil existem 25 casos suspeitos de gripe suína. A informação foi dada pelo Ministério da Saúde, que também informou que outros 36 casos estão em monitoramento em 19 estados. Desde o início do monitoramento, 60 casos foram descartados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45824
De: Amiga Data: Segunda 4/5/2009 13:00:33
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Boa tarde! Para devidos esclarecimentos.. o René Flávio que faleceu residia no bairro Monte Alegre e trabalhava numa oficina de carros no bairro Alcides Rabelo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45820
De: Frederico B. Oliveira Data: Segunda 4/5/2009 11:34:46
Cidade: Montes Claros/MG

Concordo plenamente com o desabafo do morador da Vila Brasília (mensagem 45783) que também é afetado diretamente pelo incômodo das festas realizadas ILEGALMENTE nas ditas `casas de eventos` da Rua Esmeralda. Digo ilegalmente porque ambas não possuem autorização para funcionamento (informação da própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SMMA). Sou morador de um prédio que fica exatamente no meio dos dois estabelecimentos e sou também autor de uma das denúncias no Ministério Público (denúncia esta feita em janeiro deste ano). Venho travando uma batalha particular com uma dessas casas de eventos. Segundo a SMMA, esse local já recebeu notificação informando da impossibilidade de funcionamento, chegando o proprietário a assinar um termo onde se comprometia a cessar o funcionamento e se adequar às normas estabelecidas pelo órgão. Acontece que o local continua funcionando (sem a devida adequação) e já fiz outras denúncias, o que caracteriza reincidência, mas nada se resolve. Enquanto a Secretaria de Meio Ambiente não toma essa "postura enérgica", cobrada pelo autor da mensagem 45783, venho acumulando Boletins de Ocorrência da Polícia Militar (só assim para a festa ter fim ou ter o volume do som reduzido - o que não resolve muita coisa). Entretanto, nem sempre a PM consegue chegar em um espaço de tempo curto (demora na média de 1 hora e meia a duas horas). Hoje, (04/05 às 10:30), acabei de ligar para a SMMA informando sobre uma festa programada para acontecer no próximo dia 09 (sábado) às 22:00 (já vi divulgação em site de festas). Espero que dessa vez a Secretaria tome uma atitude (uma vez que foram informados com 5 dias de antecedência) e permita aos moradores do bairro noites merecidas de sono tranquilo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45819
De: Luiz Oliveira Data: Segunda 4/5/2009 11:05:42
Cidade: Montes Claros

A Câmara Municipal precisa apurar: ontem, a internet se prestou a levar aos 4 cantos a insistente notícia (falsa) da morte de um vereador de M. Claros. (...) Não há justificativa para ato tão baixo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45813
De: Zuleika Data: Segunda 4/5/2009 09:08:45
Cidade: M.Claros-MG

O ano econômico no Brasil não começou no Carnaval, não começou depois da Semana Santa. Talvez comece agora depois do último feriadão, do Dia do Trabalho. O mês de abril praticamente não existiu.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45809
De: Juliana Data: Domingo 3/5/2009 22:40:52
Cidade: Montes Claros/MG

Pessoal, venho através deste meio de comunicação esclarecer uma dúvida que está afligindo a população.No dia 01/05 foi postada uma mensagem de nº 45778 sobre o falecimento de René Flávio.Esclareço por meio deste que não é o mesmo Professor Rennê Flávio do Biotécnico. Sei que é muito dolorido perder um ente querido, mas cabe a mim irmã do PROFESSOR RENNÊ esclarecer o fato, pois estamos recebendo várias ligações sobre tal falecimento. O meu irmão Rennê graças a Deus está muito bem e com saúde.Mesmo assim agradeço o carinho de todos, e à família do Rennê Flávio que faleceu, presto minhas sinceras condolências.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: