Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

"FMF responde ofício do North sobre o jogo contra o América: `inexistência de erro`"

Sexta 20/02/26 - 16h45

16h44m, sexta-feira, do jornal O Tempo, de BH:

FMF responde ofício do North sobre o jogo contra o América: `inexistência de erro`

Embora o Coelho tenha vencido a partida, o North tentou apontar um erro da arbitragem que teria mudado o resultado do jogo
Edivaldo Miranda

O confronto vencido pelo América contra o North por 2 a 1, no Independência, no último sábado (14/2), pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro, ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (20/2).

A federação Mineira de Futebol respondeu um ofício do clube de Monte Claros, que contestou a aplicação a Regra 8, que trata sobre o início e a saída de bola, no reinicio do jogo após o primeiro gol do North.

Para o clube de Montes Claros, pelo menos três atletas do América invadiram o campo do North, antes do pontapé inicial para o recomeço do jogo, o que feriria a regra.

Na sequência do lance, acontece o pênalti convertido pelo Coelho, que empata a partida.

Como não houve interrupção da jogada que originou o gol do Coelho, o North argumentou que o VAR deveria ter analisado a infração, o que foi rechaçado pela FMF.

Segundo a entidade, não houve erro na aplicação da regra que trata sobre a saída de bola.

"Tais esclarecimentos deixam clara a inexistência de erro de direito, ausência de nexo causal imediato com o lance do pênalti, a irrelevância do erro procedimental para o resultado da partida e a impossibilidade de checagem do lance, conforme protocolo do VAR", explicou a entidade em resposta ao ofício.

A FMF ainda esclareceu que não há qualquer conduta que justifique a instauração de procedimento administrativo ou aplicação de medidas disciplinares à equipe de arbitragem, que trabalhou na partida entre as equipes no Horto.

Por fim, a entidade ainda citou no ofício os motivos pelos quais o VAR não poderia intervir na situação citada pelo clube de Monte Claros, na reclamação enviada.

“De forma geral, e parecida com a filosofia de ‘incidente sério perdido’, o VAR somente deve se envolver quando um incidente/erro do árbitro foi óbvio o suficiente para ter causado um comentário/reação/discussão notável e praticamente imediato.

Os reinícios incorretos não são revisáveis porque não são situações de mudança de rumo da partida e devem ser detectados pelos membros da arbitragem de campo", diz o ofício da FMF.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais