Tribunal do Rio afasta o presidente da CBF, que deverá convocar nova eleição "o mais rápido possível"
Quinta 15/05/25 - 18h18
A medida atende o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que solicitou a apuração de possível fraude na assinatura do ex-presidente da entidade, em um acordo que havia mantido Ednaldo no comando da CBF.
Com o afastamento, o vice-presidente Fernando Sarney assumirá interinamente a presidência da CBF e deverá convocar novas eleições para a diretoria da entidade "o mais rápido possível".
Esta é a segunda vez que Ednaldo é afastado da presidência da CBF.
Em dezembro de 2023, ele foi removido do cargo, mas retornou em janeiro de 2024.
A NOTA OFICIAL
“Na data de hoje (15/05/2025), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro – TJRJ proferiu decisão na Ação Civil Pública n. 0186960-66.2017.8.19.0001, que determinou o afastamento imediato do Sr. Ednaldo Rodrigues do cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Futebol – CBF
Considerando que a referida decisão me atribuiu, na condição de Vice-Presidente mais antigo da CBF, a responsabilidade de convocar em caráter de urgência novas eleições para os cargos diretivos da CBF, informou que já assinei o termo de posse e que a nova eleição para o cargo de Presidente da CBF – Quadriênio 2025-2029 será convocada o mais rápido possível
As datas, os procedimentos e demais informações do processo eleitoral serão divulgados com a máxima brevidade.Por oportuno, informo que serão adotadas as medidas administrativas e estatutárias necessárias ao irrestrito cumprimento da referida decisão, preservando-se todas as atividades desportivas e contratos vigentes.
Rio de Janeiro/RJ, 15 de maio de 2025”