Crise na CBF: afastado pelo judiciário, Ednaldo perde o apoio de 19 das 27 federações
Sexta 16/05/25 - 7h16Em meio à instabilidade na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 19 das 27 federações estaduais divulgaram um manifesto defendendo a renovação estrutural da entidade.
O documento, intitulado "Manifesto pela Estabilidade, Renovação e Descentralização do Futebol Brasileiro", foi divulgado após o afastamento do presidente Ednaldo Rodrigues por decisão judicial.
O texto não menciona diretamente Ednaldo Rodrigues, mas enfatiza a necessidade de "virar a atual página de judicialização e instabilidade" que, segundo os signatários, compromete o funcionamento da CBF há mais de uma década.
O manifesto destaca a importância de uma renovação de ideias, práticas e lideranças, além da profissionalização das estruturas de gestão, visando tornar a CBF um exemplo de governança, eficiência e transparência.
As federações signatárias também se comprometeram a construir uma candidatura à presidência da CBF que represente um novo ciclo para o futebol brasileiro, mais democrático e integrado.
O grupo busca uma gestão descentralizada, que valorize a participação de todas as instâncias do futebol nacional.
Oito federações não aderiram ao manifesto: São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso e Amapá.
Enquanto isso, Fernando Sarney, nomeado interventor da CBF pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, deverá convocar novas eleições para a entidade. ([Terra][2])