Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 26 - terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°45713
De: Hugo Data: Quarta 29/4/2009 19:58:40
Cidade: Moc

Também lembro do guarda Edmilson. Uma vez, na saída do "Grupo", ele abordou a minha mãe e perguntou sobre os documentos, carteira de motorista, etc. Estranhando aquele comportamento, minha mãe perguntou qual era o motivo de tanto questionamento. E o guarda Edmilson respondeu: "É que `eles` estão pegando todo mundo aí na frente", referindo-se a uma blitz que acontecia na Av. Sanitária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45711
De: médico Raul Emrich Melo, especialista em Alergia-Imunologia Data: Quarta 29/4/2009 17:09:41
Cidade: São Paulo - SP

Gripe suína: dúvidas e medos

A grande preocupação hoje é se a gripe suína tem potencial para ser uma pandemia. Sim, ela pode virar pandemia pois, ao contrário da gripe aviária, a transmissão é de pessoa a pessoa. Aviões potencializam a transmissão; em poucas horas um portador do vírus atravessa o mundo. O próprio avião facilita o contágio. Mesmo antes dos primeiros sintomas, um portador do vírus pode transmiti-lo pelo ar ou pelas mãos.
Com grandes cidades, grandes aglomerações urbanas, a disseminação do vírus pode ser rápida no Brasil, com muitas mortes. Há ainda (a maioria das pessoas ficam doentes e se recuperam da infecção) as perdas de dias de trabalho, comprometimento do dia-a-dia das escolas e, do ponto de vista psicológico, o pânico e medo da morte.
Nunca tivemos uma pandemia respiratória, de proporções semelhantes à da gripe de 1918, depois do surgimento da vacina da gripe e dos antivirais. Portanto, muitas especulações são possíveis, desde a mais alarmente ("vírus sem controle, com muitas mortes") até as mais otimistas ("temos vacinas e medicações que antes não existiam"). Na realidade, este é um cenário desconhecido, totalmente novo. Só o tempo dirá se as precauções foram exageradas ou se estávamos despreparados para este evento.
O importante nesse quadro alarmista é que o Brasil tem condições de combater de forma eficaz essa epidemia. Drogas antivirais estão estocadas e temos o potencial de lidar de forma positiva com esta situação. A forma como o Brasil lidou com a epidemia de AIDS, além das campanhas de vacinação, são exemplos de que o nosso país tem condições reais de diminuir o impacto de uma infecção preocupante.
Neste aspecto é importante a população colaborar. Os cuidados básicos são os mesmos dos orientados para se evitar o contágio da gripe, ou seja, evitar aglomerações, lavar as mãos, tomar a vacina antigripe (apesar de não sabermos ao certo se isto é eficiente para esta epidemia), e procurar o médico se aparecerem sintomas respiratórios em quem acabou de viajar.
Essa crise vai desencadear muitas atitudes e reflexões. A primeira é em relação aos cuidados de uma epidemia que atinge pessoas de todas as classes sociais. Isso é bom pois reforça as medidas de proteção da sociedade em relação à prevenção de doenças respiratórias, estoque de vacinas e medicamentos e pesquisas para novas drogas. Por outro lado, pode ser encarada como negativa, pois tira o foco de doenças que acometem as classes menos favorecidas. Morre-se mais de doenças passíveis de prevenção, mas que atingem pessoas pobres. Malária, Doença de Chagas e Esquistossomose são alguns exemplos.
A segunda reflexão está relacionada ao simbolismo de uma doença de grandes proporções. Isso mexe com nossos medos e o mais básico de todos é o medo de morrer. Infecções como essa gripe suína deixam explícita nossa fragilidade e finitude. Há muito se espera por uma grande infecção, descontrolada, como a que aconteceu no fim da Primeira Guerra Mundial. Alarmistas ficam excitados com a possibilidade de estarmos próximos do fim do mundo, mas a verdade é que a ciência evoluiu e tem condições de lidar relativamente bem com esse problema.

Dr. Raul Emrich Melo, autor do livro História e Alergia (Via Lettera), palestrante, Doutor Medicina, especialista em Alergia-Imunologia e pesquisador da UNIFESP. Também faz parte da Sociedade Brasileira de História da Medicina.

www.raulmelo.com.br .

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45710
De: TEREZA Data: Quarta 29/4/2009 17:09:17
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

gostaria muito que o décimo batalhão informasse onda anda o militar edilson oliveira paz, citado na mensagem do sr. vanderlino arruda.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45709
De: Aluno Data: Quarta 29/4/2009 16:28:39
Cidade: Montes Claros

Terríveis os resultados do Enem no Brasil. Em Montes Claros, a instituição que alançou o melhor índice geral foi a Escola Normal, com 51,47; a maior média estadual chegou a 77,38. Outra grande vergonha: em nossa cidade, nenhuma de nossas escolas está entre as melhores...uma vergonha...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45708
De: Petrônio Braz Data: Quarta 29/4/2009 16:23:00
Cidade: Montes Claros

O violeiro Téo Azevedo

É costume afirmar-se que a literatura de cordel, porque originária do povo, não é elaborada com lavor primoroso por se constituir em uma difusão da arte popular, todavia, Téo Azevedo produz um trabalho literário de cordel de alto nível. O cancioneiro popular é importante, tanto que existe, com sede no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, fundada em dia 7 de setembro de 1988.
José Lins do Rego e Guimarães Rosa, principalmente, foram influenciados pela literatura de cordel. Téo Azevedo já escreveu e publicou mais de mil folhetos e pequenos livros com literatura de cordel. Ele, como afirma, nasceu poeta e apoia o inclusão do cordel como ferramenta cultural obrigatória nas escolas. Partindo do pressuposto de que “o poeta nasce feito”, para ele, para fazer literatura de cordel o interessado tem que ter nascido com o dom da poesia.
A poesia, no cordel, não acompanhou as mudanças trazidas pelo modernismo, que provocou a ruptura com as tradições acadêmicas, estabelecendo a liberdade de criação. Nela devem encontrar-se presentes a métrica e a rima, que segundo Téo Azevedo devem estar no sangue do poeta.
No ano passado ele nos brindou com “Os cem anos de Guimarães Rosa”. O compositor e violeiro Téo Azevedo está presente na música popular brasileira, com inúmeras músicas gravadas por artistas como Gonzagão, Sérgio Reis, Zé Ramalho, Jair Rodrigues e tantos outros.
No último sábado, aqui em Montes Claros, participei da gravação, no Centro Cultural, de um documentário, para as telas da televisão e do cinema, sobre a vida de Téo Azevedo, que está sendo produzido sob a direção do artista global Jackson Antunes.
Especialmente convidados, lá também estiveram Amelina Chaves, Haroldo Lívio, Ildeu Braúna e Beatriz Azevedo, que prestaram seus depoimentos sobre a vida e a obra do grande artista norte-mineiro.
No meu testemunho, entre outras considerações, afirmei que conversar acerca de Téo Azevedo é falar da cultural regional, do violeiro, do músico criador, do poeta repentista, da poesia de cordel, do próprio sertão de Jackson Antunes, de Antônio Dó, de todos nós.
Com sua equipe, Jackson Antunes passou primeiro por Alto Belo (Bocaiuva). Ele estive no sábado pela manhã no Café Galo, aqui em Montes Claros.
A presença de Jackson Antunes provocou algum reboliço no Galé Galo, no Quarteirão do Povo, chamando a atenção dos populares. O grande artista norte-mineiro (Janaúba) é por todos nós respeitado e admirado. Amigo de Téo Azevedo, ele está criando o documentário para registrar a presença do mesmo no cenário cultural brasileiro.
Embora residente em São Paulo, o poeta Téo Azevedo, no Norte de Minas, no campo das atividades culturais, desponta no alto do pódio de nosso respeito e de nossa admiração. Ele é o responsável, o grande incentivador da Folia de Reis de Alto Belo.
O músico, compositor e produtor de romanceiro popular Téo Azevedo, o cantador de Alto Belo, formado na escola da natureza com diploma de viola, é membro efetivo da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco, ocupando a Cadeira que tem como patrono o imortal Zé Coco do Riachão.
Não se pode falar em cultura popular, neste Norte de Minas, sem uma referência especial a Zé Coco do Riachão (José dos Reis Barbosa dos Santos), natural de Brasília de Minas, que afirmava ter nascido na “boca da noite” e que tinha sido doado, na noite de seu nascimento (1º de janeiro de 1911) como ”esmola” à Folia.
Músico de ouvido, como se costuma dizer, Zé Coco do Riachão tornou-se símbolo da viola no sertão mineiro, como músico e construtor do instrumento musical.
Afirma Téo Azevedo que Zé Coco do Riachão submeteu-se à simpatia da cobra para se tornar um grande violeiro: “Aos treze anos de idade ele voltava de uma festa, quando encontrou uma cobra coral no caminho; ele a segurou pelo “pescoço”, bem perto da cabeça para não ser mordido. Depois a passou entre os dedos várias vezes e, por fim, a soltou no mato sem ferimentos”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45707
De: fagundes Data: Quarta 29/4/2009 15:46:09
Cidade: moc  País: brasil

(...)Dois dos principais especialistas em urbanismo e trânsito do Brasil estão em Montes Claros. Integrantes da equipe do renomado Urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, o Economista Fric Kerin e a Arquiteta Gianna Rossi, vão trabalhar na elaboração do Plano Diretor e no projeto de reformulação do trânsito e transporte da maior cidade do norte de Minas. As obras serão realizadas pela prefeitura de Montes Claros. Problemas como excesso de veículos, ruas estreitas, engarrafamento, falta de arborização, principalmente no centro da cidade, foram observados pelos especialistas. Eles passaram o dia visitando vários pontos de Montes Claros. (...)Depois do trabalho de reconhecimento, os especialistas também participaram da reunião do secretariado, realizada no gabinete do prefeito, toda terça-feira. Ouviram dos secretarios alguns propostas e falaram sobre as primeiras impressões. “Achei o centro da cidade vivo, forte, coisas que outras cidades estão perdendo, tem uma vitalidade comercial muito importante, mas é preciso deixá-lo mais bonito, para evitar a saída das pessoas”, destacou Gianna Rossi. Segundo a arquiteta o Plano Diretor deve ser elaborado de acordo com o desenho da cidade, o que é o município e para onde vai crescer. O Economista Fric Kerin, que foi secretario de Planejamento de Curitiba, lembrou que para garantir a implantação do Plano Diretor da capital paranaense, foi necessário criar um órgão específico, o IPPUC, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba. O Plano Diretor foi implantado em 1965 e sofreu alterações só em 2004. O de Montes Claros foi criado em 1968, e até hoje não sofreu alteração. Segundo o economista será necessário uma adequação do sistema viário, criar cinco grandes eixos de transporte, verificar as linhas de maior demanda, se possível racionalizar as passagens dos ônibus pelo centro. “É preciso que seja uma projeto exeqüível e que tenha eficiência, vamos colher mais informações para elaborar um plano de ação”, argumentou Kerin. Os especialistas retornam para Curitiba, nesta quarta-feira, depois que os projetos de urbanização e o plano diretor estiverem prontos, eles voltarão a Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45705
De: Carla Data: Quarta 29/4/2009 14:58:45
Cidade: Montes Claros/MG

Ao ler a mensagem do Sr. Wanderlino Arruda postada hoje neste mural, me bateu uma enorme saudade. Meus pensamentos voltaram no tempo,e me enxerguei criança novamente, cheguei até a me emocionar. Impossível esquecer do guarda Edmilson, sempre tão carinhoso, atento e prestativo, não existia quem não o admirasse. Me lembro bem de um fato que aconteceu comigo. Meu pai sempre chegava atrasado para me buscar ao término da aula. Um belo dia fui esperando, e nada de meu pai chegar, as horas se passaram, a escola fechou e o horário do Guarda Edmilson, também já havia se esgotado. Mas o mesmo continuou ali comigo. Em momento algum pensou em me deixar sozinha,ou demonstrou preocupação quando ao término do seu horário. Quando percebeu que meu pai não viria, me pegou pela mão e me conduziu até em casa. Nossa, como me senti importante,imagina só, o policial me consuzir até casa, coisas de criança, mas lembraças gostosas e que marcaram minha vida.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45704
De: Carlos Eduardo Data: Quarta 29/4/2009 14:42:29
Cidade: Montes Claros

(...)"Estudo divulgado pela ONU mostra que custo mensal da banda larga chega a 10% do salário médio no Brasil" "comparando com a renda per capita média do brasileiro, ter internet banda larga em casa representa quase 10% do salário médio nacional. Nos EUA, o comprometimento da renda não passa de 0,7%.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45702
De: Estanislau Data: Quarta 29/4/2009 14:20:36
Cidade: BH

O IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - acaba de divulgar que o interior de Minas é, depois do estado do Amazonas, a região que mais perdeu empregos, com a crise. Amazonas perdeu 6% dos postos de trabalho e o interior de Minas 5,3%. Depois, vem o interior de S. Paulo e o interior do Pará, com 5%.Isto, antes que a gripe suína tomasse o lugar da crise econômica em todos os noticiários.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45701
De: Soares Data: Quarta 29/4/2009 14:09:17
Cidade: Montes Claros

Os arquitetos da equipe de Jaime Lerner, prefeito que revolucionou a cidade de Curitiba, disseram aos seus interlocutores da prefeitura que M. Claros é uma cidade que receberá bem as intervenções que vão sugerir. Os arquitetos andaram pela cidade e apontaram pelo menos três lugares que rapidamente “agradecerão” as sugestões técnicas que farão: soluções para a região da chamada lagoa de Interlagos e medidas para o cruzamento da avenida Sanitária com João 23 e o cruzamento da mesma avenida Sanitária com Mestra Fininha. Estes 3 locais terão projetos específicos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45700
De: Arlete Data: Quarta 29/4/2009 14:01:52
Cidade: Moc

Cai agora uma neblina em Montes Claros. É muito raro que isto aconteça, em fins de abril. O mais comum é que o período das chuvas ocorra no máximo até a Semana Santa. Estamos chegando ao 1º de Maio e pingos ainda caem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45697
De: Raphael Reys Data: Quarta 29/4/2009 10:47:49
Cidade: Moc - Mg  País: Br

APOIO MORAL


Transcorria a Segunda Grande Guerra e a pacata população da nossa campesina Montes Claros contribuía doando utensílios de alumínio que eram arrecadados na Praça Coronel Ribeiro e enviados para fundição das Forças Armadas, por via férrea. A cidade recebeu a notícia do seu primeiro herói morto em combate, o cabo Santana, expedicionário abatido num fogo cruzado na tomada de Montese, na Itália.
O escritório local do DER, estava instalado no prédio dos Alves na Praça Doutor Carlos esquina com rua XV, hoje Presidente Vargas, point central da cidade onde à noite havia o footing de rapazes e moças além do cabaré de Sinval Amorim. No dizer do cronista Rubem Braga: fervilhava como um nigth club da Broadway.
Dentre as salas ocupadas pelo DER havia um almoxarifado. Na cidade ainda provinciana, os funcionários iam chegando desde muito cedo e se reuniam a passantes naquele logradouro, onde trocavam diariamente dois dedos de prosa até que todo o efetivo estivesse completo. O nosso notável José Romualdo liderava um grupo, toda manhã.
O último a chegar, sempre as nove da matina, era o Leônidas Mesquita, um jovem topógrafo, o mais elegante de todos os rapazes da cidade. Exageradamente bem vestido, calças de tusô, ou de tropical inglês, camisas de seda ou voil, gravatas berrantes, sapato italiano bico fino de duas cores, cabelo untado de brilhantinas Glostora. Grossa corrente no pescoço e pulseira de ouro, além de anéis de brilhantes em ambas as mãos. Um visual que sugeria a mítica figura de um cáften, um rufião, ou um malandro carioca.
Os colegas que se reuniam na praça viviam a lhe dar conselhos, muitos por pura inveja, que a qualquer hora ele poderia ser confundido com um malandro de passagem pela urbe e se dar mal. O vício do conselho. Fica aqui a reflexão do escritor Tião Martins: será que há especialistas nessa matéria fugidia que é o ser das gentes?
Certo dia, o capitão Coelho delegado de polícia recebeu um teletipo dando conta e descrevendo a figura de um elegante escroque oriundo de São Paulo, que estava na nossa cidade para aplicar um grande golpe. A missão da captura foi passada ao investigador Altinim que, inadvertidamente, respondeu: pela descrição já sei quem é. Deixa comigo!
Leônidas vai à noite com a namorada ao cine Montes Claros e à porta Altinim apareceu de repente sujigando-o pelo pescoço, o algemando, derrubando-o ao chão para espanto dos presentes e da namorada! Conduzido até à delegacia passou a noite algemado ao banco da entrada, pois o capitão Coelho viajara em uma diligência e só voltou no dia seguinte, pela manhã.
Exposto ao escracho da visitação pública, desmoralizado perante a população e sem receber a ajuda esperada da família da namorada, que se quer comunicou aos colegas de repartição onde trabalhava a desdita do Leônidas. Ficou à mercê da sorte. Às seis da manhã, com a chegada do delegado, foi dispensado com um formal pedido de desculpas.
Acabrunhado, cabisbaixo pela humilhação recebida á vista de todos à porta do cinema e na sala de espera da delegacia, Leônidas, desceu a rua no sentido da Praça Doutor Carlos, no centro, onde certamente estavam os colegas do DER, que, pensava lhe dariam o esperado apoio moral. Chegou e relatou o fato aos presentes, dando-lhes conta do seu infortúnio.
Ao invés do esperado apoio moral que necessitava naquele momento de dor, se deparou com colegas que novamente o espezinharam, cobrando dele o fato de não ter recebido e seguido os conselhos quanto a sua aparência excessivamente elegante e aberrativa.
Como estava sob a égide de um dia de cão, Leônidas, estupefato por não ter encontrado apoio com quem presumia encontrar, se sentiu o menor homem do mundo naquele instante e em seguida tomou um rumo ignorado.
Leônidas nunca mais foi visto em qualquer escritório do DER. Todas as buscas feitas em busca do seu paradeiro se revelaram infrutíferas.
José Romualdo, até os dias de hoje se emociona quando se lembra do companheiro desafortunado, que o destino levou para sempre o fazendo sumir do mapa sem ao menos receber o pagamento do mês...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45691
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 29/4/2009 07:44:23
Cidade: Montes Claros/MG

EDMILSON, SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA

Wanderlino Arruda

A cidade existe para servir às pessoas ou as pessoas existem para servir à cidade? Afinal, quem é dono de quem? Quem é mais importante: Montes Claros ou seu povo? Que um depende do outro, ninguém duvida, porque só a colaboração de cada habitante, o grau de interesse pelos problemas, a busca de solução particular ou geral, o elo de amor de cada um poderão marcar pontos positivos no progresso e na humanização da nossa vida, de jovens e mais idosos, de pobres e ricos, de conhecidos e de desconhecidos, todos donos de uma fração desta antiga Vila de Formigas. Por outro lado, a cidade não pode ter vida própria fora da vida dos seus moradores, longe do interesse de cada família, de cada estudante, ou de trabalhadores ou mães de famílias, de técnicos ou de simples artistas dos minutos de beleza que o dia-a-dia nos oferece generosamente. A cidade de Montes Claros, na verdade, somos todos nós, com todas nossas alegrias e tristezas, nossa pressa, nosso trabalho, nosso interesse às idas e vindas; os enganos e desenganos, a amizade dedicada e recebida; a concorrência em todos os campos da vida, a seriedade, necessária para fazer o mundo melhor. Não se pode desligar a cidade do cidadão. Quando alguém se isola, por comodismo ou por incompreensão, alguma coisa fica em débito na conta-corrente do progresso. E não falo do progresso só material, do desenvolvimento de pedra e cimento, tijolos e de asfalto, de mio fio e de muro cercando lote vago. Falo principalmente da argamassa psíquica de alegria e gosto de viver daquela sensação gostosa de morar numa cidade onde o humanismo seja a maior bandeira, onde o bicho-homem represente o geral e o particular, uma espécie de fio de ouro que ligue a terra ao céu. A meta tem de ser o homem. E quando falo em homem, quero representar bem o sentido bíblico de criatura, sendo homem a generalização de todas as raças e posicionamento na sorte, de crianças, velhos, mulheres, moças, homens jovens ou maduros. Não deve haver nenhuma discriminação, pois são todas as criaturas de direitos e deveres distribuídas pela Criação para o desempenho de papéis no eterno drama da existência. Cada indivíduo é um universo com todas as suas implicações no campo da sensibilidade. Ninguém é realmente uma ilha; todas as nossas vidas se encontram entrelaçadas; apertemos ou não mutuamente nossas mãos lisas ou calejadas, sujas ou limpas. Há e sempre houve e há muita gente trabalhando para o bem geral desta cidade de Montes Claros. Mulheres que se santificam no trabalho do ensino e do amparo social; na enfermagem e na higienização das ruas, na criação dos filhos, no preparo dos alimentos ou nos balcões de lojas e mesas de bancos e de escritórios. Há homens que lutam e se aperfeiçoam: que correm suados ou se assentam para busca de organização da própria vida em comum. Há profissionais que vivem para o cumprimento do seu dever, convivendo com a disciplina e gerando com seus próprios meios a felicidade desejada. O que desejo destacar, agora, é a marca histórica de um profissional de função pública que observei durante longo tempo, quando ele trabalhava com total dedicação e carinho no trato diário de seu trabalho. Lúcido, atento, gentil, tinha na dura luta pela vida só atitudes de tornar tudo mais gratificante para si mesmo e para as pessoas a que servia por obrigação e, como tudo demonstrava, por prazer. Era um guarda que o Décimo Batalhão colocara em serviço nas imediações do Grupo Escolar D. João Antônio Pimenta e do SESC. Sua atuação sempre fora impecável e as crianças e passantes diários pela rua adoravam-no e tinham por ele grande respeito e amizade, o que era bom e agradável para ambas às partes. Faço justiça, terminando esta crônica registrando o seu nome: Edmilson Oliveira Paz, perfeito e competente militar e um notável homem público. Por onde anda Edmilson não sei, mas tenho consciência de que a sua atuação será sempre inesquecível!

Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45683
De: PM Data: Terça 28/4/2009 15:55:27
Cidade: Montes Claros

(...)O Comando do 10º Batalhão da Polícia Militar juntamente com a 8ª DRPC, Delegacia Regional de Polícia Civil de Montes Claros, darão início às 16h desta terça-feira a Operação Fecha Cidade. (...)A Operação Integrada que se inicia logo mais, não tem previsão para o término. Haverá o emprego de 200 policiais, sendo 184 militares e 16 policiais civis. No decorrer da operação será implementado ações de Blitz em corredores de segurança, incursão em aglomerados urbanos, além da operação fronteira em cinco pontos nas principais entradas e saídas da cidade. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45682
De: Almir Data: Terça 28/4/2009 15:54:27
Cidade: BH

Nem só de gripe suína vive o homem. Esta gripe suína causa mais alarme e pânico porque começou na fronteira do país mais poderoso do mundo e grassa numa das cidades mais populosas doplaneta – a cidade do México, com seus 22 milhões de habitantes. Aliás, a cidade do México não é apenas uma das mais populosas – é a mais populosa do mundo. Um breve olhar sobre a história descortinará momentos de relativo medo, como este agora, quando aumenta o risco de uma pandemia. Contudo, são notáveis os avanços da medicina, da tecnologia em geral, sem falar no avanço poderoso dos meios de comunicação – orientando bilhões de pessoas. Cólera, varíola, sarampo, gripes, etc., mataram legiões de pessoas, desde a chamada Praga de Atenas, a própria Lepra medieval, a peste Negra de 1347 e a terrível gripe espanhola, que explodiu junto com a Primeira Grande Guerra, na Europa. Esta Gripe atingiu 65 por cento da população brasileira e apenas no Rio de Janeiro morreram 14.348 pessoas – gente que amanhecia bem e já à noite era sepultada. Tivemos ainda (também em M. Claros) a gripe asiática de 1957/58, da qual muita gente aí ao lado ainda se lembra. Famílias inteiras ficaram de cama, mas ao fim de alguns dias todos estavam restabelecidos. Metade da população mundial foi atingida e uma em cada 4 mil pessoas contaminada morria. Morreram 1 milhão de pessoas, no mundo inteiro. E olha que os recursos da tecnologia, há 50 anos atrás, eram infinitamente mais insignificantes. Portanto, há motivos para pré –ocupar, nunca para desesperanças e desespero. Deus Esteja!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45681
De: Antonio Data: Terça 28/4/2009 13:06:56
Cidade: Moc  País: Brasil

Eu gostaria de deixar um recado para donos de caminhonetes(S-10, RANGER, L-200, ETC) de Montes Claros. Está ocorrendo uma onda assustadora de furtos de Pneus. Os carros saem das concessionárias sem alguma proteção no estepe, ou seja, eles ficam vulneráveis a ações de malandros que repidamente retiram os pneus e deixam uma enorme prejuízo aos donos de carros. Coloquem cadeados em seus Pneus, porque ainda não sem tem notícia de quem anda praticando esse crime. Pelo que tenho notícia, já passam de 10 pneus furtados. É uma pena, mas ainda não vi atuação da polícia nesse sentido.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45679
De: Chaves Data: Terça 28/4/2009 10:27:28
Cidade: M. Claros/MG

Montes Claros vai relembrar hoje, ainda com mais intensidade, a extensa contribuição - por quase 100 anos - de um dos seus maiores beneméritos na área cultural: o escritor Olinto Silveira. Será durante a missa de 30º dia do escritor, às 19 horas, na capela do Orfanato, no bairro Todos os Santos. A comandar a homenagem a eterna presidente da Academia Montesclarense de Letras, dona Ivonne Silveira, viúva de memorável união de mais de seis décadas. Toda a cidade se une às homenagens de hoje.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45678
De: Norberto F. Prates Data: Terça 28/4/2009 10:18:43
Cidade: Montes Claros  País: BRASIL

O ginásio poliesportivo será recuperado e terá finalmente alguma utilidade para nossa cidade, uma vez que encontrava totalmente abandonado, o que, para não usar adjetivo chulo, era um verdadeiro pecado, fruto exclusivo da pirraça. É o pensamento - "Eu não fiz, então vai ficar lá jogado às traças ". Triste mentalidade.E vejam que se trata do ginásio com a segunda capacidade de torcedores do Estado de Minas Gerais.Toda cidade do sul de minas ou do triângulo ou de qualquer região, sonha em ter um ginásio como o poliesportivo daqui. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45677
De: Eduardo Cicarelli Data: Terça 28/4/2009 09:46:47
Cidade: Lavras/MG

Telefone: (35) 99261954 - Mensagem: Crime ambiental: PRF prende motorista que transportava pássaros A Polícia Rodoviária Federal apreendeu mais de 400 aves na BR-381, rodovia Fernão Dias, na madrugada de domingo, dia 26, no posto de fiscalização da PRF, em Perdões, no Sul de Minas. Segundo os patrulheiros rodoviários, um veículo com placas de Montes Claros foi parado em uma blitz de rotina e no porta-malas eles encontraram as aves da fauna brasileira transportadas em 17 caixas. O condutor do veículo, José Ferreira de Souza, de 45 anos, contou à polícia que comprou os pássaros por R$ 500 e que estava levando-os para São Paulo, onde seriam comercializados em uma feira. Ele foi multado em mais de R$ 400 mil por transporte ilegal e maus tratos de animais. José Ferreira de Souza foi liberado e as aves foram levadas para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de Lavras. Técnicos do Ibama disseram que os pássaros chegaram debilitados e parte deles morreram.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45676
De: PM Data: Terça 28/4/2009 09:22:30
Cidade: Montes Claros

BO nr 23.415/09: Às 09h13Abril desta Segunda-feir, na Av Deputado Plínio Ribeiro, Bairro Vera Cruz, segundo a vitima Kelly Verlane de Oliveira Bonfim, 32 anos, Aux. escritório, residente no bairro Vila Campos, se encontrava em seu local de trabalho, posto de combustível "Grande Minas", momento que entrou no interior do escritório do referido posto, um individuo alto, magro, moreno, armado com arma de fogo, anunciou o assalto e roubou-lhe um envelope contendo varias notas de abastecimento pertencente ao posto. No interior do escritório encontrava-se também a vitima Ozélio Rodrigues de Carvalho Santos, 51 anos, professor, residente no Centro, que teve roubado seu celular. Após o assalto, o autor evadiu e está sendo procurado.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45673
De: Mariana Data: Terça 28/4/2009 08:47:15
Cidade: Montes Claros

É com imenso pesar que venho informar o falecimento do Sr. Prefeito de Mamonas/MG, Joao Nunes Ferreira. Este foi vítima de um grave acidente em novembro/08 e desde entao encontrava-se internado na Santa Casa de Montes Claros. Meus sentimentos aos familiares.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45671
De: Jornal Hoje em Dia Data: Terça 28/4/2009 08:13:02
Cidade: Montes Claros

Mata seca volta a causar polêmica – Girleno Alencar – Montes Claros – A exploração agrícola na área da Mata Seca volta a causar polêmica no Norte de Minas, dividindo ambientalista e ruralista. Hoje, às 13 horas, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), será realizado um seminário sobre a aplicação da lei 11.428/2006, que voltou a proibir qualquer atividade de produção nessa área. O evento é promovido pela Superintendência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (Supram-Norte), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A polêmica começou em 2003, quando o IEF passou a indeferir pedidos de desmatamento para exploração agrícola na mata seca. Estudos feitos pela Emater, na época, apontaram que a região teria deixado de movimentar R$ 1 bilhão por ano com a proibição, que vigorou por quatro anos. Agora, a nova lei dispõe sobre a utilização e proteção nativa do bioma Mata Atlântica e causa polêmica sobre sua aplicação quanto á exploração florestal no bioma e na mata seca. “O seminário tem finalidade de informar ao setor agropecuário, consultores de empresas e ao público em geral sobre a legislação vigente, com relação a conciliar a proteção e o desenvolvimento socioeconômico”, alega Laís Fonseca, da Supram-Norte. O chefe de Ibama em Montes Claros, Ney de Magalhães Barbalho, afirma que a li 11.428 e o decreto 6.660 normatizam a questão da Mata Atlântica, “considerada bem de interesse nacional”. “Conforme mapa publicado em janeiro, a mata seca no Norte de Minas está dentro do decreto. Com isso, permite-se a produção agrícola com condicionantes”. O presidente da Sociedade Rural, Alexandre Viana, alega que a nova lei “é um retrocesso, pois fere acordo estabelecido com o Goveno estadual que aumentou a reseva legal de 20% para 30%”. Segundo ele, a mata seca não ocorre na Mata Atlântica. “No afã de preservar, querem criar uma lei que impede o desenvolvimento da região. O Norte de Minas ficou engessado mais uma vez e o IEF, conforme estatísticas oficiais, mostrou que 53% é coberto por mata nativa. É a única região de Minas que tem essa quantidade de mata nativa, mas vai pagar a conta de todo o Estado”, diz o ruralista.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45669
De: IGOR GOMES Data: Segunda 27/4/2009 20:55:46
Cidade: Montes Claros/MG

(...) hoje trabalhando no centro comercial, deparei com Dadá Maravilha, que passeava tranquilamente pela rua Dom PedroII indo posteriormente a uma farmácia no cruzamento com a Dr Santos. Ninguém o abordou p/ seguer cumprimentar.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45668
De: José Maldonado Ruiz Data: Segunda 27/4/2009 18:20:18
Cidade: Cocahabamba  País: Bolívia

Várias pessoas com suspeita de gripe suína na Bolívia na cidade de Cochabamba (cidade boliviana com cerca de 500 000 habitantes) onde milhares de brasileiros residem e estudam.Com aproximação das férias na Bolívia( aqui o ano letivo é diferente de outros países da América do Sul) devem ter muito cuidado todos para que não levem o vírus para seus países.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45666
De: Alvaro Allan Data: Segunda 27/4/2009 17:43:11
Cidade: Montes Claros

Referente à mensagem Nº. 45654 E verdade que a estrada sentido montes claros/ januaria este muito perigosa, pois terça feira à noite eu capotei meu carro na curva conhecida como curva da norte perto da fabrica de cimento. a ondulações e muito grande lá . Ser alguém não interferi muitas vidas vão perde nesta estrada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45665
De: Prefeitura Data: Segunda 27/4/2009 17:14:47
Cidade: Montes Claros

Chegam a Montes Claros, nesta terça-feira, dois arquitetos do escritório do urbanista e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner. Gianna de Rossi e Fric Kerin, vão ficar dois dias na cidade. Segundo o Secretário de Governo, Sérgio Amaral, os assessores de Jaime Lerner, vão dar início ao diagnóstico e estudo para solução dos problemas urbanísticos de Montes Claros. "É a primeira visita que vai marcar p começo dos trabalhos de troca de informações entre os técnicos da prefeitura municipal e os arquitetos do escritório de Jaime Lerner", explica Amaral.Além de conhecer os pontos mais críticos do centro de Montes Claros, os arquitetos também querem saber como funciona o sistema de transporte público. O secretário de Governo também vai levá-los para conhecer as áreas sociais da cidade, por exemplo; parques, praças e jardins. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45661
De: Secretaria de Estado de Saúde Data: Segunda 27/4/2009 16:09:34
Cidade: Belo Horizonte/MG

NOTA À IMPRENSA:
SES investiga dois casos suspeitos de gripe suína em Minas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está investigando dois casos suspeitos de Gripe Suína em Minas. Trata-se de viajantes mineiros que estiveram no Panamá e no México. Todas as providências foram tomadas, inclusive o acompanhamento do quadro clínico destas pessoas e o monitoramento de seus familiares. Já foi coletado material para realização de exames para confirmação da doença.
Nesta segunda (27/04) foi instituído um Comitê integrado por órgãos como a SES, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde; o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA); o Ministério da Agricultura; a Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O objetivo do grupo é o planejamento e a execução imediata das ações de prevenção e acompanhamento da situação da influenza suína no Estado.
A orientação é que as pessoas procurem atendimento médico caso tenham mantido contato com as pessoas suspeitas de contaminação e apresentem, além disso, a ocorrência dos sintomas.
São considerados suspeitos os casos em que se manifestam os seguintes sintomas simultaneamente: febre alta de maneira repentina, superior a 39ºC; tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, bem como ter estado no México (qualquer Estado) ou os Estados Unidos da América (Estados da Califórnia e Texas), nos últimos.
Em caso de suspeita, a SES sugere entrar em contato com o Disque Epidemiologia no telefone 0800-283-2255.
Sobre a doença
A Influenza suína é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A que normalmente causa surtos de gripe entre os suínos. Segundo a OMS, não há registro de transmissão da influenza suína para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados. Isto porque o vírus da influenza suína não resiste a altas temperaturas (70ºC).
Cuidados aos viajantes que se destinam às áreas afetadas:
O Ministério da Saúde recomendou recentemente o uso de máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência nas áreas afetadas. Evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar o contato direto com pessoas doentes, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Lavar as mãos freqüentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir e evitar tocar olhos, nariz ou boca.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por meio de solicitação da SES está solicitando as ações de prevenção e orientação aos viajantes oriundos de áreas de risco no Aeroporto de Confins. Por prudência, a SES aconselha, também, evitar viagens para as áreas afetadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45660
De: José Prates Data: Segunda 27/4/2009 15:33:03
Cidade: Rio de Janeiro - RJ

CAMELÔS, PROBLEMA SOCIAL

José Prates


Lendo o artigo de Waldyr Sena Batista sobre o problema dos camelôs que tomam conta das ruas de Montes Claros, vemos que em nada é diferente dos centros comerciais das demais grandes cidades, onde pulula sem cessar esse tipo de comércio ilegal, sob a vista complacente das autoridades. O argumento para a complacência é sempre o mesmo em qualquer lugar: uma questão social. Podemos concordar em principio, de que se trata de um problema social que não foi cuidado em tempo, deixando que se transformasse num meio de vida ilegal para milhares ou milhões de pessoas nesse imenso Brasil. O desemprego em massa, a falta de investimentos em políticas públicas, a segregação da população humilde nas favelas das grandes cidades, os efeitos do êxodo rural estimularam a que parcelas da população sem emprego por falta de condições de ocupar os lugares oferecidos no mercado de trabalho, hoje exigente, procurassem com recursos próprios, um meio de subsistência. Nasceu, então, o vendedor ambulante que não tem necessidade de saber nada alem de conhecer dinheiro e fazer troco. O que levou a isto? Baixa escolaridade, ausência de preparo técnico, família constituída em tenra idade e número de filhos acentuado. Esse é o perfil da maioria dos ambulantes. Ambulantes é uma maneira de dizer, porque hoje são fixos num ponto qualquer da cidade, onde haja movimento. Ponto de que se apropriam e até negociam a transferência como qualquer ponto comercial.
Um problema comum no comercio ambulante e que as autoridades não atentam para ele é a procedência da mercadoria negociada. O consumidor, na maioria fixa-se no preço aquém do comercio legal, sem procurar averiguar de onde veio o produto que está adquirindo e essa prática incentiva a ilegalidade do comércio de mercadorias compradas e vendidas sem notas fiscais, que alem da sonegação de impostos, oculta a procedência da mercadoria. No comércio de CDs, por exemplo, é visível a falsificação que comprova o crime praticado pelo vendedor e pelo comprador. É um caso de polícia porque é crime previsto em lei. Mas, ninguém nunca ouviu falar na detenção ou prisão de um comprador de CD ou de qualquer outra mercadoria falsificada. E ai é que está o problema porque a falsificação do produto e o seu comercio são alimentados pelo comprador que não sofre qualquer punição, pelo menos até agora. No caso especifico de CD, as policias estaduais têm agido dentro das suas possibilidades e a apreensão do produto falsificado tem ocorrido, sem, contudo afetar seriamente o comercio que continua sem freio. Os pontos de camelôs nas ruas da cidade, é um problema afeto à Prefeitura que, em muitos lugares, omitem-se com a alegação de tratar-se de um problema social. Se for um problema social que seja, então, tratado e resolvido como tal, de maneira a satisfazer todos os interessados. No Rio de Janeiro, o atual Prefeito decidiu transformar o camelô em micro-empresário, devidamente legalizado. Isto gera renda para a União, Estado e Municipio; acaba a concorrência desleal com o comércio estabelecido e tira o camelô da clandestinidade. É um procedimento legal que, a nosso ver, deve ser imitado por outros prefeitos ao em vez de ficarem parados, deixando que as ruas de suas cidades sejam totalmente ocupadas por tais comerciantes.
Voltando aos CDs, podemos enxergar o outro lado que alimenta a pirataria: o seu preço comercial. Para o consumidor da classe média, o preço hoje praticado no comercio legal de CD é bastante alto para seu poder aquisitivo, enquanto no camelô esse preço desce em média sessenta por cento, tornando-o aquiscessível a esse consumidor. O argumento para o preço alto cobrado no mercado está na baixa vendagem em conseqüência da concorrência da pirataria. Pois então, concorra com a pirataria baixando o preço e desestimulando a fraude. Não resta duvida de que com preço à altura do poder aquisitivo do trabalhador, todo mundo vai dar preferência ao CD original. Pensem nisso.

(José Prates é jornalista e Oficial da Marinha Mercante. Como tal percorreu os cinco continentes em 20 anos embarcado. Residiu em Montes Claros de 1945 a 1958 quando foi removido para o Rio de Janeiro onde reside com a familia. É funcionário ativo da Vale do Rio Doce, estando atualmente cedido ao Sindicato dos Oficiais da Marinha Mercante, onde é um dos diretores)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45659
De: Moacir Data: Segunda 27/4/2009 14:32:10
Cidade: BH

Li, ontem, no jornal Estado de Minas, aqui em Bh, que M. Claros tem o maior índice de inadiplência de IPTU em Minas. 66 por cento. É, de longe, a maior inadimplência do estado, muito acima dos demais municípios. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45656
De: PM Data: Segunda 27/4/2009 11:02:17
Cidade: Montes Claros

BO 22.785/09: A Polícia procura por dois homens acusados de cometer um assalto numa empresa na Vila João Gordo. No dia 24, sexta-feira, às 14h26, a viatura comandada pelo Cabo Novais compareceu na rua Maria Caldeira de Souza, na vila João Gordo, onde, segundo as vítimas Juvenal Neto Pereira, 38 anos, comerciante e Alcides Soares Silva Neto, 55 anos, Torneiro Mecânico, encontravam-se em seu local de trabalho, empresa Líder Aço, quando dois indivíduos armados com armas de fogo, provavelmente revolveres, oxidados e de pequeno porte, renderam todos os funcionários da empresa, trancando-os no escritório e agrediram-nos a chutes e coronhadas de revolveres, exigindo a chave do cofre. Como não conseguiram abrir o cofre, os autores agrediram Alcides com uma coronhada de revolver e roubou seu celular, um veículo VW Saveiro, cor branca,placa GUR-0882 e o cofre da empresa que foi colocado na carroceria do veículo e fugiram em companhia de um terceiro individuo que se encontrava de vigília em frente a empresa, conduzindo uma motocicleta de cor vermelha. Foi deixado no local um capacete cor preta, que foi apreendido e entregue na Delegacia de Polícia. No interior do cofre havia aproximadamente R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) em dinheiro e vários talões de cheques, com algumas folhas assinadas em branco. Os autores estão sendo procurados.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45655
De: Carlos Santos Data: Segunda 27/4/2009 10:53:22
Cidade: São Paulo, SP

O tempo para desenvolver uma vacina contra a gripe suina é estimado, no mínimo, em 6 meses. Portanto, a melhor estratégia é nunca viajar para as áreas de risco. A vacina contra gripe já existente "pode ajudar em alguma coisa" - dizem os especialistas. Estatísticamente, o vírus da gripe comum mata 0,5 por cento das pessoas contaminadas; já o vírus suino tem alto potencial de morte: 6%. Lavar as mãos, sempre, evitar multidões - são os conselhos mais ouvidos em todo o mundo. Beber muita água é sempre bom.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45654
De: DDC Data: Segunda 27/4/2009 10:47:41
Cidade: Moc

Estou aterrorizada a trafegar em sentido Montes Claros / Januária. O asfalto que alí fizeram, se é que pode chamar aquilo de asfalto, é um absurdo, está todo com ondulações durante todo seu percurso e sem sinalização. Aparte que falo fica logo após a Fábrica de cimento. Alguém tem interferir, acidentes estão visíveis.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45652
De: Lara Data: Segunda 27/4/2009 09:42:13
Cidade: Moc

Pingou, ontem, em M. Claros. Hoje, o dia amanheceu nublado, mas o sol já surgiu. A previsão é de sol alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas. Pode chover 9 milímetros, pode, como ontem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45651
De: Samuel Data: Segunda 27/4/2009 09:37:55
Cidade: DF

Do ponto de vista da notícia, a semana se comportará assim: no cenário mundial, a gripe suína tomará espaço da crise financeira; no âmbito interno, a doença da ministra - transformada em mídia política - ocupará os espaços que puder.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45639
De: Alves Data: Domingo 26/4/2009 15:13:34
Cidade: Moc

Confirmados oito casos de gripe suína em Nova Iorque. O mundo está em pânico. E se lembra de 1918 - quando a gripe espanhola matou milhões de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Brasil.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45638
De: fabiano Data: Domingo 26/4/2009 15:13:25
Cidade: moc  País: brasil

(...) O 23º corpo de um homem acaba de tombar na guerra do tráfico em Montes Claros. O assassinato ocorreu por volta das 4 horas deste domingo, 26, no Bairro Chiquinho Guimarães. O rapaz assassinado seria do conjunto habitacional Cidade Cristo Rei, o famoso Feijão Semeado, considerado pela polícia como o maior foco de criminalidade (área de risco vermelho) de Moc.(...). o crime aconteceu em rua próxima à ponte do Bairro Maracanã.(...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45636
De: Mameluque Data: Domingo 26/4/2009 15:03:53
Cidade: M. Claros/MG;

Dirceu Lopes, antológico craque do Cruzeiro, dá autógrafos, agora, no Mapa de Minas, na entrada do bairro Ibituruna. Chegou de surpresa, assim como a pequena chuva que cai agora em Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45632
De: M. de Lourdes Data: Sábado 25/4/2009 22:43:52
Cidade: M. Claros

O excessivo e absurdo barulho nas cidades brasileiras está provocando mortes, assassinatos, sem que as chamadas autoridades se dêem conta do quadro em que vivemos. O desrespeito é total.
Veja esta notícia:
"O comerciante Flavio Antonio da Silva Neto, 40, morreu após ser baleado na madrugada deste sábado, na zona leste de São Paulo, por causa do volume alto da música.Segundo o boletim de ocorrência, uma caixa de som estava ligada com o volume alto em um estabelecimento comercial localizado na rua Pedro Aranha Pacheco, no Jardim Miriam, quando um homem chegou ao local armado e exigiu que desligassem a música.Nervoso, o homem atirou contra a caixa de som. Na sequência, ele apontou a arma para outro comerciante de 25 anos, que bateu em sua mão na tentativa de desarmá-lo. A arma disparou e atingiu a vítima, que chegou a ser encaminhada para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos."

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45631
De: Gersier Data: Sábado 25/4/2009 21:09:13
Cidade: Montes Claros

Muita gente confunde Rádio Comunitária com rádio pirata.A função da rádio comunitária é servir a população próxima a ela.Tem alcance limitado,por lei não pode ultrapassar a área a que serve,não pode visar lucro e tem que cumprir a legislação e as normas brasileiras e internacionais de radio difusão.Tudo que as piratas não fazem.Quem tem um sistema de vigilância de vídeo,quem reside próximo a elas são os que mais sofrem com a interferências que as mesmas espalham pelo espectro.Os verdadeiros empresários que recebem a concessão do Governo,sabem que se seus transmissores,que tem sérias restrições quanto as harmônicas geradas pelos mesmos,exatamente para não prejudicarem a terceiros,vacilarem,serão punidos com multas pesadas e em caso de reincidência,poderão ter os transmissores lacrados.Em Montes Claros que tem um aeroporto com vôos regulares,existe o risco de acidente devido a interferências dessas rádios clandestinas.Fiscalização não é perseguição,é visar a segurança e o direito de todos.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45629
De: Monção Data: Sábado 25/4/2009 16:49:52
Cidade: São Paulo, SP

Abílio Diniz, 72 anos, manda-chuva do grupo Pão de Açúcar, disse que o pior da crise passou e anunciou que tem 1,7 bilhão de reais em caixa, com o que pretende abrir 100 novas lojas no Brasil para "ganhar espaço no mercado durante a crise". E acrescentou: "Não acredito que surgirão fatos novos e, ainda que isso ocorra, será um pouco mais do mesmo que vivemos hoje. Além disso, há sinais de retomada da economia em países como Estados Unidos, China e Brasil. Estou convicto de que o pior da crise já passou".Cinco filhos, um deles de 2 anos, casado recentemente pela segunda vez com uma mulher 35 mais nova, parece viver o que diz.
Não seria o caso de M. Claros sair atrás de uma das 100 lojas?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45628
De: Mário Lúcio Caldeira de Faria Data: Sábado 25/4/2009 14:35:57
Cidade: Montes Clalros(MG)

A imprensa acaba de divulgar agora, entrevista com a ministra Dilma Rousseft, dando conta que a mesma foi operada de um linfoma onde constatou um tumor maligno(cancer) o qual já foi, segundo os médicos, extipardo. Ela foi submetida a cirugia a dias atrás(não quiseram dizer a data correta) e terá pela frente, durante quatro meses, sessões de quimoterapia, dando continuidade ao seu tratamento, que deverá ser aplicado no Hospital Siro-Libanês, onde a ministra foi operada.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45627
De: maria@hotmail.com.br Data: Sábado 25/4/2009 11:21:51
Cidade: Taiobeiras - MG  País: Brasil

Infelizmente no Brasil as autoridades não conseguem conter a pirataria. Na cidade de Taiobeiras as rádios foram fechadas com mandato de busca e apreensão o que nada intimidou ás pessoas que praticam este ato. A cidade hoje tem rádio legalizada que é prejudicada bastante por elas. sem dizer que em minha casa naõ posso assistir o melhor canal A rede Globo por causa de interferência. Espero que a Anatel tome providências, tenho certeza que se vierem de novo na cidade vão eliminá - los de vez pois os mesmos se sentirão amendrontados.Lembrando que as radios ficaram apenas treis dias fora do ar.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45624
De: Marcionílio Data: Sábado 25/4/2009 10:24:10
Cidade: Brasília, capital

25/04/09 - 10h13 - Terra voltou a tremer em Itacarambi, a 50 kms de Januária; tremor foi no Dia do Índio e atingiu 2,2 graus
É preciso que os poderes públicos se interessem mais por estes fenômenos que estão acontecendo no Norte de Minas. Só neste ano já foram sentidos quatro pequenos abalos em Montes Claros e quantidade semelhante nos municípios vizinhos. É notório que atividade sísmica anormal está acontecendo no Norte de Minas. Pode não ser nada, como todos torcemos, mas pode ser reiterado prenúncio de alguma coisa muito mais preocupante. Contudo, até aqui, todas as providências se resumiram a anotações. Mais ou menos com a polícia hoje faz em relação ao galopante índice de crimes - anotar. Com relação aos tremores, não há um estudo mais profundo, apesar de a única morte em terremoto na história do Brasil ter acontecido em Itacarambi, há cerca de dois anos. A bancada de políticos do Norte de Minas (onde estão eles, suas excelências?) precisa se envolver neste assunto. Não podemos ter a sensação de que os nossos familiares no Norte de Minas continuam entregues ao desamparo. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45623
De: Web - Chorografia Data: Sábado 25/4/2009 09:46:46
Cidade: Montes Claros

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em Ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 10 - (As partes anteriores estão arquivadas na seção Colunistas - Web - Chorografia)

Chorografia Mineira - Décima Parte



(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45622
De: Observatório Sismológico da UnB Data: Sábado 25/4/2009 09:39:48
Cidade: Brasília/DF

TREMOR DE TERRA
2009-04-19 - 07:37:22 - Magnitude: 2,2 - Próximo de Itacarambi (MG)

Data: 19 de abril de 2009 (097)
Hora de origem: 07:37:22,8 (UTC) (tabela Jeffreys & Bullen, 1967)
Hora de origem: 04:37:22,8 (Hora de BSB)
Hora (JAN7): 07:37:22,9 (UTC)
Dist.: 2,4 km (JAN7)
Epicentro: ± 20 km de Itacarambi (MG)
± 30 km de Cônego Marinho (MG)
± 40 km de Matias Cardoso (MG)
± 50 km de Januária (MG)
± 60 km de Bonito de Minas (MG)
Lat.: -15.06° - Long.: -44.26° (Erro: ± 10 km) - Prof.: 5 km (fixa)
Duração: ± 70 seg.
Magnitude: 2,2 mD

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45621
De: Yvonne Silveira Data: Sábado 25/4/2009 09:11:28
Cidade: Montes Claros

DESTINO OU CASTIGO?

Aos três anos, Tino era como todos os meninos de três anos. Falava errado, era curioso, fazia birras e brincava. Carretéis, sabugos, pedrinhas e cabos de vassouras, eram os brinquedos que a vida lhe dava, pois outros não podia ter. A diferença de Tino para as outras crianças de sua idade era uma tristeza de que ninguém sabia a causa. Pois decerto não entendia por que sua mãe vestia como a mulher dos funcionários mais graduados da Prefeitura, sendo seu pai apenas carroceiro. Nem por que ele saía tanto de casa. Nem por que os dois brigavam. Ouvia os insultos, os gritos e também não entendia por que se desentendiam. Tino encolhia-se a um canto, chorava baixinho. Se mamãe estava bem ou mal vestida, não sabia. Mas que era bonita e alegre, sabia. E quando voltava a calma, sorria com aquele sorriso triste.
Moravam do outro lado do rio, numa casa perto do Matadouro da Prefeitura. Lá, o gado era abatido para os açougues. Tiago levava as postas de carne na carroça, forrada de ramos verdes de árvores, a mesma que apanhava o lixo das ruas.
Depois do almoço Tino ia dormi. O pai ia para a Prefeitura, para o trabalho, a mãe ia para o rio lavar as vasilhas e alguma roupa. Quando Tino acordava, descia o trilho estreito de juntava-se à mãe. Brincava com as pedrinhas da beira do rio, perseguia lagartixas, parava para ouvir os passarinhos, extasiava-se com os soins. E ficava pensativo. Triste como gente grande que é infeliz.
Naquele dia, pouco antes da data das eleições, época propícia para certo tipo de mulheres explorar os candidatos, Belisa não foi lavar roupa nem vasilha no rio. Mal Tiago saiu, trancou a porta da frente, cerrou a dos fundos. E partiu para encontro.
Mais tarde, Tino acordou e desceu o trilho estreito até o rio. Olhou para um lado e para o outro. Chorou baixinho. Chorou mais alto. Um enxadeiro que limpava a roça de milho, um pouco mais acima, ouviu o choro sentido. Menino chora à toa. Continuou batendo a enxada, na terra seca.
O choro parou.
A mãe entrou em casa: “Tino! O diabinho deve ter ido pro rio. Tiino! Tiiiino!”
Só a carinha de Tino estava dentro do rio. As formigas passeavam no seu corpo e ele não chorava. ‘Tino! Tino!’
Sacudiu as formigas. Virou o corpinho frio. Carregou-o e subiu o trilho a gritar: ‘Eu sou uma desgraçada! Eu sou uma infeliz! Eu sou uma desgraçada!’
A cidade inteira foi ver o anjinho morto, o filho de Belisa, a mulher bonita que seduzia os maridos das outras. Foi para censurar, acusar silenciosamente, ou em sussurros. Mãe desnaturada. Foi castigo. Está pagando.
Ninguém refletia que os dias já estão contados nos céus e que os de Tino eram curtos. Tantas crianças já morreram e continuariam morrendo de desastres, crianças de mães santas e de mães pecadoras. O próprio nascimento de Cristo não exigiu o sacrifício de muitas crianças, para que se cumprissem as profecias?
Ninguém refletia. As circunstâncias da morte Tino tornavam a mãe culpada, criminosa, execrada, indigna de compaixão, apesar daquela dor desatinada, que se manifestava em lamentações: ‘Sou uma desgraçada! Desgraçada!’
Desgraçada mesmo, repetiam no íntimo as mulheres traídas. E não adianta chorar. É nisto que dá, viver atrás dos maridos da gente.
Vingavam-se todas as Belisa, mulher bonita, sedutora, de riso largo como as ancas, balançando na saia justa, quando ia à cidade. Agora estava ali, descabelada, arrasada, desgraçada mesmo. E o marido, sem dizer palavra, sem nada ouvir, olhava o chão.
Tino foi para o cemitério em um caixão azul, com acompanhamento maior do que o de um morto rico. A mãe foi, também, gritando, culpando-se.
A multidão a pé – pois até hoje, na cidade onde ocorreu o falto, não se usa enterro de carro – seguia o caixãozinho azul, do morto, símbolo do castigo para os puritanos de todos os tempos, que não se cansam de atirar pedras. A partir de então a mãe foi ficando cada vez mais triste. Dois anos depois, morreu.

(A professora Yvonne Silveira, de 96 anos, é presidente da Academia Montesclarense de Letras. Foi, durante décadas, professora de português, na antiga Escola Normal Oficial. É escritora, com vários livros publicados. Nascida em Francisco Sá, é um dos maiores nomes da história de Montes Claros. Participa, ativa e alegremente, de todas as atividades às quais é chamada, numa permanente disponibilidade que encanta a todos).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45613
De: Welligton Data: Sexta 24/4/2009 17:42:49
Cidade: BH

Sugiro a transcrição da notícia abaixo, pelo seu expressivo conteúdo humano. Há mais de uma lição a ser tirada do episódio, e a questão - tão mais alta - não deve ser utilizada no baixo campo da política:
"Presidente do Paraguai admite ser pai e pede perdão -Marcia Carmo -De Buenos Aires para a BBC Brasil - Lugo disse que nada o impedirá de cumprir as promessas de campanha -O presidente do Paraguai, o ex-bispo católico Fernando Lugo, disse nesta sexta-feira ser pai e pediu "perdão" por seus "erros pessoais", mas não comentou se é pai de três filhos de mulheres diferentes que o acusam da paternidade. "Peço perdão reiteradamente. Sou o presidente eleito para a mudança e essa mudança não será freada", disse em uma coletiva em Assunção. "Sou um ser humano. (...) Quero pedir perdão por estas circunstâncias e quero ratificar que minha versão será sempre a verdade.""Não permitirei que nada impeça a decisão de cumprir promessas de campanha de melhorar o Paraguai. (...) Faço o reconhecimento dos meus erros pessoais e destaco a bênção que é a vida humana e (prometo) a paternidade plena". "Não esteve na minha intenção ofender a ninguém. Reconheço que faltei à Igreja e aos cidadãos que confiaram em mim. Mas a constituição nacional permite a privacidade, o que for além disso será resolvido como questões constitucionais. Não escaparei às minhas responsabilidades de presidente", disse. Lugo também ressaltou que não pretende mais voltar ao assunto da paternidade.
Três filhos?
Há cerca de quinze dias, pouco antes do feriado de Semana Santa, Lugo admitiu a paternidade de um menino de dois anos. A mãe da criança, Viviana Carrillo, de 27 anos, contou, então, à imprensa local, que os dois tiveram relacionamento de dez anos que começou quando ela tinha 16 anos e ele, um bispo de 47 anos. Nesta semana, duas outras mulheres, Benigna Leguizamón e Damiana Morán, o acusaram de ser pai de seus filhos - um menino de seis anos e outro de um ano e quatro meses. "Os casos que estão na justiça responderemos por meio da justiça e a verdade sempre aparece no final. (...) E a confissão farei aos meus confessores", disse o presidente.Lugo terminou a entrevista dizendo que não pretende renunciar diante dos boatos, confirmados por um de seus irmãos, de que as acusações de paternidade envolveriam um "golpe de estado disfarçado". "

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45612
De: Adilson Data: Sexta 24/4/2009 17:30:22
Cidade: Brasília DF

O FMI - Fundo Monetário Internacional - declarou hoje: enquanto você lê esta nota, a economia da América Latina terá tocado o fundo do poço. Traduzindo: parece ser verdadeira a informação de que a América Latina, como um todo, sairá da crise mais cedo, lentamente, a partir já de agora, que esta curta nota chega ao fim. Os países desenvolvidos só começarão a distender sua economia no segundo trimestre ano ano que vem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45606
De: Waldyr Senna Data: Sexta 24/04/2009
Cidade: Montes Claros

“Problema social” em reprise

Waldyr Senna Batista

Latente há muito tempo, eclodiu agora de vez a manifestação de desagrado dos vendedores ambulantes por estarem impedidos de atuar no centro da cidade, com carrinhos de mão e bancas sobre os passeios estreitos, que mal suportam a movimentação de pedestres.
É a história se repetindo com os mesmos personagens, sob os piores augúrios.
Deve estar viva na memória da população a vergonhosa situação que predominou por quase vinte anos na praça Dr. Carlos e no entorno do antigo mercado, na rua Cel. Joaquim Costa. Essas áreas foram conflagradas por camelôs, numa aglomeração que depunha contra os alegados foros de civilização da cidade.
Esse espetáculo degradante surgiu no início da década de 1980, quando se instalaram na praça as primeiras bancas. Na verdade, a horda avassaladora começou com um carrinho de madeira transformado em vitrine, em que se vendiam guloseimas em frente ao local onde está hoje a sede da Copasa, ponto no qual o comerciante Geraldo Clemente Moreira estava estabelecido com uma lanchonete. Ele se incomodou com a presença do concorrente praticamente à sua porta e se dirigiu à redação do “O Jornal de Montes Claros”, nas proximidades, para registrar reclamação. Não foi atendido pela prefeitura e voltou ao jornal várias vezes para renovar seu queixume. Em vão. Depois de certo tempo, em vez de um carrinho, já havia ali mais de uma dezena deles, num crescendo que já preocupava.
Um repórter do jornal, aproveitando entrevista coletiva que o então prefeito Luiz Tadeu Leite concedia em seu gabinete, semanalmente, interpelou-o sobre a questão, que contrariava as posturas municipais. E ele respondeu que nada faria para erradicar a prática, que, no seu entendimento, era fruto do desemprego, pelo que coibi-la seria “criar um problema social”.
O tempo passou, os prefeitos se sucederam, o empresário Geraldo Clemente Moreira fechou sua lanchonete e mudou-se de Montes Claros, enquanto a ocupação da praça Dr. Carlos alcançava proporções catastróficas. A área virou um pardieiro,transformando-se, de fato, em problema social gravíssimo. Não para os camelôs, que continuaram multiplicando-se como formigas, mas para a cidade, que se privava do seu espaço mais nobre. Não havia perspectiva de solução.
Mas ela veio na administração do prefeito Jairo Ataíde, que construiu o prédio do “shopping popular” no chamado “cimentão”, vizinho à praça, e para ali transferiu os camelôs, que passaram a ter condições dignas para trabalhar. Além disso, em uma das laterais da praça de esportes foram construídos quiosques para acolher os camelôs que interrompiam a rua Cel. Joaquim Costa. Tudo sem conflitos. Com esses empreendimentos e a reconstrução da praça Dr. Carlos , o problema de saneamento do centro da cidade foi solucionado: “Camelôs, nunca mais” – foi o título de texto publicado nesta coluna para comemorar o acontecimento.
Porém, a realidade seria outra, pelo que se tem visto ultimamente, em manifestações de protesto de grupos de vendedores “ambulantes”, que cobram do (de novo )prefeito Luiz Tadeu Leite o cumprimento de promessa eleitoral para lhes abrir espaços no centro da cidade. As manifestações estão centradas especialmente na repressão exercida pela fiscalização da prefeitura, que, acertadamente, não permite a fixação dos vendedores de frutas na área central. Eles têm de se locomover, ambulantes que são.
Ninguém da prefeitura , até agora, veio a público para formalmente desmentir que tenha havido a alegada promessa eleitoral. E só a hipótese de ela ter sido feita indica que pode estar em curso nova temporada de ocupação desvairada para tumultuar o já desorganizado centro da cidade. O que se tem é declaração divulgada na imprensa local, atribuída ao secretário de serviços urbanos, João Ferro, dando conta de que ele estaria propenso a definir área, não se sabe ainda onde, para nela concentrar os vendedores de frutas. Uma medida que se supunha adequada ao mercado municipal, construído com essa ( entre outras ) finalidade.
Se verdadeira a espantosa ameaça, fica o registro de que a tragédia começa a ser reescrita, e o final dela todo mundo sabe. Inclusive o (de novo) prefeito, de quem se espera que não venha a alegar ameaça de “problema social”. Desta vez a cidade não pode transigir.

(Waldyr Senna é o mais antigo e categorizado analista de política em Montes Claros. Durante décadas, assinou a "Coluna do Secretário", n "O Jornal de M. Claros", publicação antológica que editava na companhia de Oswaldo Antunes. É mestre reverenciado de uma geração de jornalistas mineiros, com vasto conhecimento de política e da história política contemporânea do Brasil).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°45601
De: PM Data: Sexta 24/4/2009 10:39:50
Cidade: Montes Claros

B0 22.635/09: A Polícia procura por dois homens acusados de praticar um roubo na noite de ontem. O fato ocorreu às 19h57 desta quinta feira. A equipe do Cabo Edwaldo atendeu a vítima Charles Lopes Alves, 33 anos, auxiliar administrativo, que relatou aos militares que transitava pela Av. Professor Monteiro Fonseca, no bairro Vila Brasília, quando foi abordado por dois indivíduos, um deles armado com um revolver Calibre 38. Eles ameaçaram a vítima e roubaram sua motocicleta HONDA/CG 150 TITAN ES, PRETA, ANO 2008, PLACA HIN-6154, um aparelho celular, certa quantia de dinheiro e dois capacetes. Eles fugiram sentido ao bairro Santos Reis, e ainda estão sendo procurados.
BO 22.663/09: A Polícia procura por dois homens acusados de cometer um assalto em um posto de combustível no Distrito de Nova Esperança. A PM foi acionada às 22h27, a comparecer na Av. Montes Claros, no Distrito de Nova Esperança, onde, segundo a vitima Moacir Xavier da Silva, 51 anos, frentista, encontrava-se em seu local de trabalho, posto de combustível "Nova Esperança", quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta de cor escura, armados com uma arma de fogo, provavelmente um revolver. Eles anunciaram o assalto e roubaram a quantia aproximada de R$170,00(Cento e setenta reais) em dinheiro e em fugiram sentido a Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: