Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - terça-feira, 20 de abril de 2021

Boa notícia: renda no campo aumentou quase 40% no ano passado, e recuperação pós-pandemia no mundo faz preço das matérias primas vendidas pelo Brasil subir 40%

Segunda 01/03/21 - 8h31

A segunda-feira de Lua Cheia trouxe uma boa notícia para a economia do Brasil:
SUBIU
- As cotações em dólar das 19 principais commodities agrícolas, metálicas e de energia subiram, em média, 40% desde abril do ano passado, movimentação que abre boas perspectivas para o Brasil, um dos principais fornecedores mundiais de produtos que entram nessa conta, como soja, milho e minério de ferro.
PÓS
- Os preços atuais são reflexo da recuperação econômica no mundo após período mais agudo da pandemia – e em especial na China –, mas ainda estão 16,1% abaixo do pico registrado em 2011.
PRIMEIRA
- Ainda não está claro se um novo “superciclo” das matérias-primas, como aquele iniciado na primeira década dos anos 2000, se repetirá agora, mas o Brasil já viu as exportações de minério de ferro subirem 20,3% no ano passado e a renda no campo aumentar quase 40%.
ADIAR
- Analistas, no entanto, alertam para o perigo de o Brasil aproveitar o cenário favorável para adiar reformas necessárias.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais