Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

Mural

Jornalismo exercido pela própria população

Deixe sua notícia neste Mural, clique aqui para enviar
<< Próxima Página

Mensagem N°46460
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 28/5/2009 09:13:13
Cidade: Belo Horizonte

Rede investirá R$ 28 mi – Montes Claros – A rede atacadista e varejista Wal Wart vai anunciar hoje a instalação de uma loja em Montes Claros, em investimento, gerando 130 empregos diretos. A solenidade será às 14h30, no gabinete do prefeito Luiz Tadeu Leite, que receberá diretores da multinacional. O grupo norte-americano já comprou o prédio da antiga Siom, que pertencia à Coteminas, para instalar uma unidade atacadista. O município já conta com duas outras empresas no setor, o Makro, que começou a operar na cidade no ano passado, e o Villefort, em 2002. O Wal Mart chegou ao Brasil em 1995 e, atualmente, tem lojas em 18 estados, nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, além do Distrito Federal. De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, o grupo trabalha com vários formatos de estabelecimentos – hipermercados, supermercados, atacado e loja de vizinhança. Com faturamento de R$ 17 bilhões em 2008, emprega 70 mil pessoas e ocupa a terceira posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Fundado em 1962, nos Estados Unidos, o Wal Mart acelerou sua expansão a partir de 1972, com a abertura da capital na Bolsa de Valores. No final dos anos 1970, a rede contava com 276 lojas em 11 estados. Em 1990, o grupo assumiu a posição de maior varejista dos Estados Unidos. Hoje, o Wal Mart conta com lojas e clubes de compra com 15 países, empregando cerca de 20 milhões de pessoas e atendimento mais de 176 milhões de clientes por semana.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46457
De: ismael mendes Data: Quinta 28/5/2009 08:30:27
Cidade: moc  País: bra

(...)Ontem fui providenciar cerca de um terreno meu em Campus Elízeos a 15 minutos de montes claros, saida para Janaúba e deparei com impostores que já tinham iniciado uma cerca em meu terreno. Através de conversa com vizinhos, eles informam que está havendo invazão de terrenos em Campus Elízeos por um grupo de pessoas que após apossarem vendem estes terrenos a terceiros.Bom ficar ligado!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46456
De: Web Outros Data: Quinta 28/5/2009 08:11:33
Cidade: Belo Horizonte

O Jack, de Januária

Manuel Hygino - Jornal "Hoje em Dia"

Januária ostenta belas tradições de cultura, hospitalidade, culinária. Nem só a sua aguardente é referência. A cidade ribeirinha tem história rica. Entanto, entrou na galeria dos casos medonhos, com o surgimento do maníaco Luiz Fernandes de Souza, 36 anos, que contou ter matado Liliane Gomes Magalhães, 18, e Patrícia Conceição Cunha, 30, aquela antes, violentada.
Após uma briga com a esposa, esta o chamou de “Jack, o estripador”. Ele teria contestado, dizendo: “Você vai ver quem é Jack.” As mulheres, que não a própria, foram assassinadas em 2006 e 2008. Para a delegada de polícia, Luiz Fernandes é um dos criminosos mais perigosos que ela já viu, pois aparenta ser pessoa tranquila, longe do que realmente é.
Jack, o estripador sertanejo! Que diria?
Januária é formada por gente laboriosa, e se tornou cidade em 1860. Sua história não inclui crimes bárbaros, mesmo na época do coronelismo. Lembra o professor Saul Martins que o vapor Saldanha Marinho, em 1870, inaugurou a navegação no Médio São Francisco, zarpando do Porto de Sabará, no Rio das Velhas, para chegar a Januária.
O januarense é inclinado à música. Entre os notáveis, estão Tertuliano Silva, dobradista e compositor; professor Batistinha, da Escola Normal; Cláudio Correia, saxofonista e Osvaldo Lins, o mágico da flauta.
Quando escreveu alentada história sobre a região, a cidade e o município, o professor Antônio Emílio Pereira começou encantadamente: “Vislumbramos o magnífico nascer do sol, tingindo de ouro os céus do horizonte e, às noites, a lua cheia, banhando-se de prata no reflexo das águas do São Francisco, e nós quedamos silentes, inebriados destas momentâneas mas perenes belezas”, Continua: “Enquanto este sol e esta lua, testemunhas milenares, em sua alternância, dirigem nossos olhares às torres intangíveis dos primórdios, percebemos que a mãe terra nos fornecerá dados preciosos para esta investida”. - a redação de sua obra.
Januária pertenceu à Capitania de Pernambuco, como os territórios da região das Minas Gerais à esquerda do São Francisco.
As terras à direita pertenciam à Capitania da Bahia, doada pela coroa portuguesa a Francisco Pereira Coutinho, em 1534. O território à esquerda fora doado no mesmo ano a Duarte Coelho Pereira.
Bravios na margem esquerda eram os caiapós, fixados numa faixa que se estende do atual São Romão ao Carinhanha. Mas combatiam os tapuias, expulsos do litoral pelos guaranis, aliando-se contra os conquistadores.
As gentes dali brigaram em defesa de seus direitos e por suas reivindicações. O que recentemente aconteceu com Luiz Fernandes Souza parece integrar-se no âmbito de crises pessoais, que se ampliam em várias regiões, resultando em sucessivas mortes de crianças e mulheres, principalmente as jovens.
Problema cíclico, não restrito ao Brasil. Em 2006, mais de 100 policiais foram mobilizados na investigação do assassinato em série de mulheres na pequena cidade de Ipswich, no Leste da Inglaterra. Em onze dias, cinco prostitutas foram encontradas mortas e os crimes deram muito trabalho à polícia.
Mas a esposa do assassino de Januária o classificou de “Jack, o estripador”.
Este agiu no século 19 e foi culpado pela morte de cinco prostitutas no Leste de Londres, em 1888, mais de um século antes das ocorrências à margem do rio da unidade nacional.
Só que o Tâmisa nada tem a ver com o São Francisco, e as vítimas de Jack não se enquadram nos padrões de Luiz Fernandes. O país é o outro, o ambiente é outro, o criminoso é outro, outro o tipo de assassinato.
Cá nas Minas Gerais de hoje, o assassino é um cidadão qualquer, homem frio e calculista.
Na Inglaterra, onde jamais se conseguiu identificar o criminoso, as suspeitas chegaram à casa real. Há a hipótese de o matador ter sido Edward, Duque de Clarence, neto da Rainha Vitória, irmão de Jorge V, e herdeiro do trono da Inglaterra.
São fatos que não se esquecem.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46454
De: Jornal Estado de Minas Data: Quinta 28/5/2009 07:13:15
Cidade: Belo Horizonte

Deputados avaliam mudança de presos em Moc - Girleno Alencar Da Sucursal - Montes Claros - A Comissão Especial da Execução das Penas da Assembleia Legislativa promoverá uma audiência pública, hoje, em Montes Claros, para conhecer a situação do sistema prisional do município. Os deputados vão receber uma reivindicação: a transferência de 35 detentos trazidos de Patrocínio, no Alto Paranaíba , para o Presídio de Montes Claros, há cerca de seis meses, que estariam insatisfeitos por ficarem longe das famílias - o previsto era que permanecessem cem dias. Além disso, lideranças questionarão a medida do Estado de liberar detentos de outras regiões sem dar passagem para que retornem à cidade de origem; e apresentarão relatório da Defensoria Pública que alega que vários presos poderiam ser liberados, mas continuam recolhidos. Essa é a primeira vez que a comissão, criada em março, visita a cidade. Primeiro, os deputados vão reunir-se com o juiz Izaías Caldeira Veloso e o promotor Henri Wagner Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais. Depois, às 10 horas, realizam audiência pública na Câmara Municipal. A situação das unidades prisionais de Montes Claros aponta que a cadeia, construída em 1985 e ampliada várias vezes, tem capacidade para 230 presos e abriga atualmente 197, ou 86% das vagas. O presídio, inaugurado em 1997, para abrigar 592 detentos, conta hoje com 560. Nesse período, já recebeu cem presos de Palmital, em Santa Luzia; 70 de Contagem; e 65 de Patrocínio. Além disso, o município tem cerca de 80 presidiários do regime aberto que cumprem a pena em casa, por não ter onde dormir, e 50 que são acompanhados pela Pastoral Carcerária. Em maio, um mutirão realizado pela Defensoria Pública detectou que há presos com direito à progressão de regime, remissão de pena e saídas temporárias que ainda não foram requeridos; e outros que já apresentaram esses pedidos, mas eles não foram decididos pelo juiz. Além disso, o órgão verificou outros problemas, como excesso de prazo na apreciação dos benefícios; suspensão do processo de execução da pena aguardando conclusão de outro processo; demora na tramitação dos processos na vara de execução penal; e detentos liberados pela Justiça sem recursos para retornarem a suas cidades. A comissão da Assembleia foi criada para fazer um mapeamento das condições do sistema prisional do Estado. O relator, deputado Durval Ângelo, alega que o objetivo não é visitar os presídios, mas realizar pesquisas sobre a execução das penas.
Hoje e amanhã também será realizada em Montes Claros a etapa municipal da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, no auditório da Faculdade Ibituruna de Saúde. O objetivo é definir propostas que serão levadas à Conferência Nacional, em agosto em Brasília.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46453
De: Jornal Hoje em Dia Data: Quinta 28/5/2009 07:07:58
Cidade: Belo Horizonte

Servidores são colocados de castigo por prefeita de Claro dos Poções - Girleno Alencar Sucursal Montes Claros - Claro dos Poções - A prefeita Maria das Dores Oliveira Duarte (PMDB), de Claro dos Poções, no Norte de Minas, colocou 12 servidores públicos municipais de castigo, cumprindo horário, sentados na Biblioteca Pública Municipal, sob alegação de que não tem como aproveitá-los na administração, apesar de a prefeitura ter 300 servidores. Claro dos Poções fica a 52 quilômetros de Montes Claros, na estrada para Pirapora (BR-365). Desde a sua posse, em janeiro, a prefeita afastou 26 servidores que tinham passado em concurso e foram nomeados pelo seu antecessor, Sebastião Nazareth (então no PFL), a quem venceu nas urnas. Os servidores ganharam liminar no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no último dia 13 de maio, para serem reconduzidos. No dia 19, a ordem judicial foi cumprida, mas ela determinou que os servidores passassem a cumprir o horário, sentados, na Biblioteca Municipal. Ontem à tarde, os advogados Otávio Batista Rocha Machado e Anderson Carvalho Barbosa anunciaram que vão entrar com ação judicial contra a prefeita, acusando-a de constrangimento moral. A prefeita confirmou que deixou uma parte dos servidores na biblioteca por não ter vagas para eles. Conforme o mandado de segurança impetrado no Fórum Gonçalves Chaves, em Montes Claros,todos eles foram aprovados em concurso público de provas e títulos, realizado pela prefeitura, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) fixado com o Ministério Público. O mandado é assinado pelos servidores Juarez Antônio Fonseca, Luzia Laureana Guimarães, Maria de Fátima Rodrigues Souza, Maria Eva Santos, Maria Ismar Boa dos Santos, Maria Margarida Ribeiro, Nilza Pereira da Fonseca, Rosângela Aparecida Duarte Peres, Zenilda Cardoso Pereira, Flávia Yonara Souza, Clenilde Cardoso de Souza, Wagner dos Reis Soares, Paulo Fonseca de Castro, Maria Meira Soares de Oliveira, Maria do Carmo Rodrigues Fonseca, Luiz Gonzaga Fonseca Souza, Gisele Alves Santos, Eugênio Francisco Rodrigues, Amandio Ferreira da Fonseca, Fábio Rodrigo Cardoso Silva e Arielly Dyane Fonseca. Os advogados Otávio Batista Rocha Machado e Anderson Carvalho Barbosa alegam que a prefeita não pode usar do poder público como instrumento de realização de vontades pessoais, políticas ou partidárias, “como se o ente público seu fosse”. Eles lembram que os servidores somente poderiam ser demitidos através de processo administrativo. O juiz Danilo Campos, da 5ª Vara Cível, negou a liminar. Os advogados recorreram ao TJMG, que determinou a imediata reintegração dos servidores aos seus cargos de origem.
“Negando-se a cumprir a determinação judicial até o dia de hoje e provocando grandes humilhações nos servidores públicos, a prefeita escolheu 12 dos servidores, determinando que cumprissem, integralmente, seu horário de serviço sentados em um banco frio e desconfortável, localizado em uma biblioteca infantil, expostos aos olhares e humilhações. Os servidores, pessoas humildes em sua grande maioria, estão cumprindo o horário de serviço, como determinado pela prefeita, sentados na biblioteca. O fato já foi objeto de dois boletins de ocorrência da Polícia Militar e, agora, será comunicado ao Tribunal de Justiça, por entendermos que houve desrespeito à ordem judicial, além de ser pedido o impeachment da prefeita na Câmara Municipal, por improbidade administrativa”, alegam os advogados. A prefeita rebateu e disse que os 12 estão resguardados apenas por liminar judicial, que pode ser derrubada com o julgamento do mérito. “Não tenho tarefas para eles. Além da falta de serviço, ainda existe o problema da limitação financeira”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46452
De: Flávio Data: Quarta 27/5/2009 22:15:05
Cidade: BH

22/05/09 - 12h08 - (Na foto, a primeira geração do sensacional Banzé. Quem identifica os seus membros? Quem são esses rapazes e moças dos anos 60/70?)

Creio ser possível identificar aqui, além de Zezé Colares, Irene Fernandez, Patão, Armeninho Graça, Yuri, Rubinho Senna. Quem mais?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46439
De: Gracielly Data: Quarta 27/5/2009 12:58:34
Cidade: Montes Claros/MG

Nome: Gracielly
E-mail: graciellyp@yaoo.com.br
Telefone: (38) 91020473
Cidade/UF: Montes Claros/mg
Mensagem: Quatro pessoas que teriam cometido um roubo no bairro Maracanã nessa segunda-feira.Às 12h37, na Rua do A vítima, estava no interior de sua residência, momento em que tocou o interfone. Ao atender foi surpreendida por um indivíduo que adentrou e anunciou o assalto. Neste momento adentraram ainda mais três homens armados com revólveres.A vítima foi agredida com um soco na boca, e em seguida foi amarrada e presa no banheiro. Os cidadãos roubaram um veículo VW/GOL 16V PLUS, COR CINZA, ANO 2001, PLACA GWT-9834, um cofre contendo R$5.000,00 (cinco mil reais) em dinheiro e documentos, ainda um aparelho de DVD e um celular.Após o roubo evadiram tomando rumo ao bairro Major Prates e ainda estão sendo procurados

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46438
De: Marilene Data: Quarta 27/5/2009 12:47:42
Cidade: M. Claros

Vi a notícia primeiro aqui, neste site. Hoje, passando pelo trevo da Sion constatei que nos galpões onde funcionava a fábrica de óculos Sion começaram as obras de demolição para funcionamento do supermercado Wal Mart. Um prédio baixo, de escritórios, que funcionava virado para a avenida deputado Plínio Ribeiro, já foi demolido. Parece que, agora, a reforma sai, permitindo o funcionamento de uma loja do maior grupo supermercadista do mundo, entre nós, em curto tempo. Pelo visto, os principais investimentos da cidade estão tomando o rumo da parte leste da cidade - refundando a ocupação urbana de Montes Claros. Nesta direção, foram o grupo Villefort, o grupo Makro e agora o Wal Mart. A cidade se expandirá nesta direção.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46437
De: Petrônio Braz Data: Quarta 27/5/2009 12:07:01
Cidade: Montes Claros/MG

Contribuição partidária
Tenho sido consultado por vereadores de algumas cidades brasileiras, especialmente do nordeste, sobre a obrigatoriedade do pagamento, pelos ocupantes de cargos eletivos (agentes políticos) da contribuição partidária. Alguns partidos, neste início de mandato, têm enviado correspondências a vereadores exigindo a referida contribuição mensal e esclarecendo que a recusa poderia resultar em consequências para o próprio exercício do mandato eletivo.
Para esclarecimento temos que nos ater ao teor expressamente definido de algumas normas da Lei Orgânica dos Partidos Políticos, Lei n° 9.096/95. Estabelece o Art. 3º, da referida Lei, ser “assegurada, ao partido político, autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento”. E a regra contida no Art. 31, II, da mesma Lei, estabelece ser vedado ao partido receber, direta ou indiretamente, sob qualquer forma ou pretexto, contribuição ou auxílio pecuniário ou estimável em dinheiro, inclusive através de publicidade de qualquer espécie, procedente de autoridade ou órgãos públicos.
Em complemento, o Art. 38, da mesma Lei, regulamenta a organização do Fundo Partidário, estabelecendo a possibilidade da contribuição voluntária através de doações de pessoa física ou jurídica, efetuadas por intermédio de depósitos bancários diretamente na conta do Fundo Partidário.
Analisando o assunto sob o enfoque da legalidade, levando em consideração o disposto na norma esculpida no Art. 31, da Lei nº 9.096/95, que proíbe ao partido político de receber contribuição em dinheiro de autoridade ou órgãos públicos, sou levado a transcrever resposta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) à Consulta nº 1.428/DF. A Corte Eleitoral Superior entendeu não ser permitido aos partidos políticos receberem doações ou contribuições de titulares de cargos demissíveis “ad nutum” da Administração direta ou indireta, desde que tenham condição de autoridade. Discutiu-se, no julgamento da matéria, o alcance do verbete “autoridade”, se o mesmo alcançaria todos os servidores; que detenham cargos de provimento em comissão. A interpretação poderá ser restritiva, todavia, prevalece o entendimento de que referidos servidores não estão obrigados à contribuição obrigatória. No mesmo sentido a resposta à Consulta nº 1.135/DF do mesmo TSE.
Se bem analisada a norma do Art. 31, da Lei Orgânica dos Partidos Políticos, ela não alcança, necessariamente, os agentes políticos (no caso vereadores), pelo que a matéria se desloca, com fundamento no Art. 3º, da mesma Lei, para o Estatuto Partidário, sendo oportuno lembrar que a Constituição Federal, em seu Art. 17. § 1º, estabelece ser “assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária”.
O Art. 3º da referida Lei, em consonância com a norma fundamental, determina ser assegurada, ao partido político, autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento.
Assim, para esclarecimento dos vereadores preocupados, entendo que os partidos políticos podem definir em sua organização (Estatuto) a contribuição obrigatória dos agentes políticos, com possibilidade de sanções, que poderão gerar, em consequência, até mesmo a perda do mandato eletivo por infidelidade partidária.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46435
De: Ridelmar Antonio Ribeiro Silva Data: Quarta 27/5/2009 08:41:38
Cidade: Luis Eduardo Magalhaes/BA

titulo da notícia: aeronáutica começa as apurações sobre a queda de helicóptero que matou o empresário luiz eduardo
comentário: apenas acrescentar a esta noticia que luis eduardo magalhaes fica no oeste da bahia.onde ele tem uma empresa chamada norte-mineira uma empresa que trabalha no ramo de corretagem de algodao.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46433
De: Raphael Reys Data: Quarta 27/5/2009 08:14:24
Cidade: Moc - Mg  País: Br

Referente mesag. 46416- Adalgisa Freire. Cronistas do montesclaros.com agradecem a honra em serem lidos. Um abraço curraleiro!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46432
De: Wanderlino Arruda Data: Quarta 27/5/2009 07:35:59
Cidade: Montes Claros/MG

NENÉM BARBOSA, MARIDO DE JENNY, PAI DE LUIZINHA

Wanderlino Arruda

Se ainda estivesse materialmente entre nós, Neném (Augusto Octávio) Barbosa estava completando quase cem anos de vida de trabalho e interesse por tudo quanto era bonito nas pessoas e na Natureza. Foi um mês de abril, tempo de sol e fim de estação chuvosa que ele nasceu para ser sertanejo e desbravador, estudioso de todas as horas, homem da fazenda e do comércio, observador do código de ética maior que pauta a existência dos grandes homens. Educado, fino, sabia falar à inteligência e ao coração, sempre excelente ouvinte, ponderado como ninguém. Um cavalheiro de tempo integral! Se estivesse ainda conosco, se estivesse fisicamente à disposição dos amigos - que eram muitos - Neném, mesmo com a muita idade, ainda estaria prestando relevantes serviços, sempre pronto e bem preparado para dirigir e aconselhar. Era um notável fixador caminhos, orientador de rotas, finíssimo arquiteto de muitos projetos de vida. Bom leitor, de várias horas de leitura por dia, Neném Barbosa era possuidor de uma vasta cultura, qualidade intelectual tão grande que se posicionava ao mesmo nível da cultura da esposa e professora Dona Jenny, assim como da querida filha Luizinha, esta uma das mulheres mais inteligentes e mais dedicadas ao saber filosófico e literário da história de Montes Claros. Chego a acreditar que grande parte dos conhecimentos de Luizinha tenha vindo de Neném Barbosa, seu eterno preceptor. Os dois foram sempre uma bela união de vontades, uma definitiva sintonia de valores. Luizinha Barbosa está aí para demonstrar o quanto Augusto Octávio, seu pai, foi importante em sua vida e quanto ele foi importante para a cidade e para a região. E o que ela sabe, o que ela é, o que ela vê como obrigação de dirigir, organizar e manter o patrimônio da sensatez de Neném é algo que só a fibra de uma grande mulher pode garantir. Eterna secretária do pai e de Dona Jenny, Luizinha segue uma trajetória que Neném traçou e que precisa ser preservada. Para que o leitor tenha uma idéia do legítimo pensamento de Augusto Octávio Barbosa, transcrevo, em fim de comentário, um texto que ele me ofereceu em setembro de 1975, que poderá ser a marca de muitas vidas. Ei-lo, para proveito de quem me lê: "Deus, Dai-nos a graça da moderação, o privilégio de sermos gratos. Que todos os nossos atos sejam pautados dentro do bom senso; que as nossas palavras só sejam liberadas depois que passarem pelo crivo da censura íntima. Ajudai-nos, Senhor, a agir com ponderação e não perder o domínio de nós mesmos, principalmente quando recebermos agressões verbais que atinjam nosso amor próprio. Nessas ocasiões. Pedimos a Vós não nos deixar ser tomados pela cólera, tóxico maligno que leva à precipitação e intemperança, contribuindo para o exceder-nos, dando, quase sempre, como discussões acaloradas que, no resumo, nada de proveitoso nos deixam. Suplicamos auxiliar-nos a evitar palavras inúteis e a servir da paciência e do silêncio como instrumentos preciosos para contarmos as situações difíceis. Eterna a boa memória, a saudade dos bons tempos de convívio com Neném Barbosa!
Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46429
De: Gregório Data: Quarta 27/5/2009 07:06:56
Cidade: Mossoró/RN

Titulo da notícia: Governo quer mudar regras para conter exploração no mercado de cartões de crédito - Comentário: É imoral as operadora cobra juros acima de 10% ao mês para seus cliente e não ter nada que regule esse sistema. Quanto a pesquisa do BB que mostrar que a operadora de cartão só repassa o crédito para o logista após 30 dias, então vai ter muitas compras de seus usuário que a operadora recebe primeiro que o lojista. Ex: meu cartão tem vencimento dia 11, portanto a fatura fecha dia 05, então faço uma compra no dia 02 quando eu pagar no dia 11, já pagarei essa conta e ai a operadora recebe apenas com 9 dias após essa compra quanto o logista só vai receber com 30 dias, isso imoral.Os logista que venderam a mercadoria quem deveria receber antecipado, porque a operadora cobra juros dos logista.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46426
De: Wilma omes Haas Data: Terça 26/5/2009 20:20:40
Cidade: Itália

Nome: Wilma omes Haas
E-mail: caviste46@yahoo.it
Cidade/UF: italia/
Mensagem: Foi com muinta emoçao que descobri este portal de Montes Claros minha cidade adorada.aqui vivi momentos inesqueciveis n decada de 60, me lembro perfeitamente quando a minha vizinha., que morava numa casa recem construida...ainda sem terminar Foi coroada Miss Minas Gerais Virginia Barbosa.,,eu fui coroada tambem em 1966 Rainha das Mulatas no clube Montes Claros..enviarei recortes que tenho guardados da minha festa de coroaçao no Jornal Montes Claros na epoca..festa de Teodomiro Paulino, colunista social q saudades... atuamente vivo., na,italia, entre os dois paises.... mais guardo recortes de jornal da epoca e enviarei as fotos..desta epoca...fantastica vivida nesta minha adorada cidade, lembro do desfile das Bonecas do Leonel., eram tao esperadas no carnaval., quando passavam...eu na epoca com 16 anos.ficava alucinada de ver quando passavam...quanta saudade., da praça de Esportes do baile do meio dia na praça de esportes.....meu deus, como eu era feliz... abraços aqui da italia.....a minha grande MOC. Wilma

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46420
De: Josué Data: Terça 26/5/2009 16:06:30
Cidade: M. Claros

Na exposição dos 100 anos do extraordinário Hermes de Paula, fotografei esta pintura - o autor é Carlos Bracher, 1957. Ele retrata a Montes Claros dos anos 50, final. Mostra uma rodovia pedregosa, cascalhenta. Nada mais é do que a subida do bairro Alto São João. A casinha à esquerda fica mais ou menos onde hoje está o Hospital São Lucas.Ao fundo, salienta-se a imponente Catedral, ainda não rebaixada pelos prédios atuais. Montes Claros tinha cerca de 30 mil habitantes.( Mirem e vejam a cidade soterrada pela atual). O quadro é do acervo do doutor Hermes. Na exposição, soube, está uma santa de madeira que pertenceu ao célebre padre Vitório - aquele que foi morto com uma bala de ouro, abençoada por ele mesmo... A imagem estava com o padre, quando ele foi tocaiado em São José do Gorutuba. O episódio é celebre no sertão e virou até livro, história de ser publicada em jornal. Mas, voltem à pintura acima, de um pintor célebre em Minas - aquela Montes Claros é real e recolheu-se no coração de muitos. Buscando, é possível achá-la.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46419
De: atleticana Data: Terça 26/5/2009 16:03:41
Cidade: msofreroc

COSME E DAMIÃO grandes pintores esses gemeos inseparaveis.Infelismente DAMIÃO acaba de cair de uma grande altura, foi levado pelo samu que DEUS ajude que não seja grave.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46418
De: Fabiano Data: Terça 26/5/2009 15:34:53
Cidade: M. Claros

Antes mesmo de ser inaugurada a duplicação da avenida Magalhães Pinto, restam da grama ali plantada apenas matos e uma palha seca do que um dia foi muda de grama.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46416
De: ADALGISA FREIRE Data: Terça 26/5/2009 14:08:04
Cidade: MONTES CLAROS  País: BRASIL

Este montesclaros.com é show de bola.me divirto e relembro coisas boas lendo rafael reys,raquel chaves e ruth tupinanba.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46414
De: Antonio (Tony) Carlos Data: Terça 26/5/2009 12:38:21
Cidade: BH

Dia Nacional do Goleiro - Dia 26 de abril, há exato um mês, comemorou-se o Dia Nacional do Goleiro. Na verdade, não se comemorou nada, a data passou em branco e os goleiros, esses heróis – ou anti-heróis – não foram lembrados, nem para o bem, nem para o mal. A data foi criada há 30 anos, pelos capitães Carlesso e Bielinski, professores de Educação Física do Exército.Não obstante tenha passado em “brancas-nuvens”, julgo necessário, ainda que com atraso, prestar uma singela homenagem àqueles que vestiram a camisa 1 no futebol montes-clarense, escrevendo seus nomes neste site. Os jovens (ou não muito idosos) por certo não reconhecerão alguns dos nomes a seguir arrolados:
Tu Peixoto, Abelardo, Buião, Lero e Zé Cururu (estes dois jogaram no aspirante do Cassimiro), Chamorro (também conhecido como Maduro, jogou no aspirante do Ateneu), Ozias, Coronel, Amazonas, Pindoba, Lúcio (jogou no Vera Cruz), Juarez Branco (jogou no Ferroviário e na Bancária), Juarez Preto (jogou no Ferroviário), Célio Dourado (jogou no Independente), Trator, Braulino (jogou no Juventus), Zé Peneira (jogou no Ferroviário e no Cassimiro), Edílson Colen (jogou no Ateneu e no juvenil do Flamengo), Duílio (jogou no juvenil do Cassimiro no Botafogo e Flamengo, do Rio), Tuca (falecido prematuramente, jogava no Cassimiro), Zé Carlos Sá, Wilson Galo Cego, Sidney, Tak Maia e Hélio Noá (jogaram nos times do Colégio São José), Kleber (jogou no Colégio São José e no juvenil do Cassimiro), Zé dos Reis (jogou no Juventus) e Carlos Marly (jogou na Bancária).
Esta relação que, claro, não está completa, contempla nomes que atuaram no nosso futebol até 1962, ano em que me mudei da cidade.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46413
De: Ilacir Teles Data: Terça 26/5/2009 11:51:37
Cidade: Porteirinha-MG.  País: Brasil

Dª Filomena, genitora de Jaime da MICRONORTE e funcionário afastado do BB, faleceu ontem à tarde, depois de longo calvário de sofrimentos. O sepultamento deverá ocorrer ainda hoje, em horário a ser confirmado, no cemitério local.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46412
De: Cláudia Carvalho Data: Terça 26/5/2009 11:44:01
Cidade: Montes Claros-M.G.

Lindíssima a mensagem de Raquel sobre as coroações no mes de maio em nossa cidade.Viajei com ela e com todas aquelas que participaram de tão lindas homenagens á Nossa Senhora.Pude sentir o cheiro do incenso e das rosas e ver a Matriz repleta de fiéis.Parabéns,novamente,Raquel,por conseguir nos alegrar com coisas tão simples e puras,mas que marcam nossas vidas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46410
De: Elviane Data: Terça 26/5/2009 11:08:08
Cidade: Montes Claros  País: Brasil

Gostoso poder coroar Nossa Senhora e viajar pelas ruas da minha cidade no texto de Raquel Chaves.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46409
De: Eliana Data: Terça 26/5/2009 11:02:24
Cidade: M. Claros

O Corpo de Bombeiros de Montes Claros deve interromper a construção do seu quartel, no bairro Canelas. A construção vem sendo tocada há anos, mas os custos mostram-se muito altos. Havia, no local, uma lagoa - e a umidade torna o quartel inviável. Os bombeiros agora procuram uma alternativa.
Em tempo: o prefeito Toninho Rebello queria que no local fosse construída a segunda lagoa em área urbana de Montes Claros. O projeto foi abortado pela administração seguinte, que aprovou ali um loteamento. Montes Claros seria outra, se no local hoje existisse um segundo espelho dágua.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46406
De: klme@yahoo.com.br Data: Terça 26/5/2009 09:39:29
Cidade: Montes Claros/MG  País: Brasil

Os familiares do empresário LUIZ EDUARDO SAMPAIO MOURA, falecido na última sexta-feira, informam que a Missa de Sétimo Dia será nesta quinta-feira (28/05/09), às 19h30, na capela do Colégio Imaculada Conceição.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46404
De: Aristeu Data: Terça 26/5/2009 09:06:50
Cidade: Brasilia/DF

O presidente Lula, na sua terceira e última visita a Montes Claros, recolheu o pedido de criar aqui - terra de sua primeira esposa - a Universidade Federal de Montes Claros (ou do Norte de Minas, ou do Grande Sertão, melhor ainda). Ouviu o pedido, e nada disse. Pois bem, o presidente Lula acaba de criar, na Bahia, a Universidade Federal do Recôncavo Baiano. É preciso que voltem as chamadas demarches políticas, e de todo tipo.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46402
De: Raphael Reys Data: Terça 26/5/2009 08:00:53
Cidade: Moc - Mg  País: Br

GÔDA PORRETA
Como a crônica é um gênero polimorfo e tem como matéria prima o tempo em que se busca o significado do efêmero e do fragmentário, como nos relata Antonio Maria, diante da tragédia da vida, o humor é a solução, vamos falar do notável Gôda Porreta.
Biótipo Mignone, branco caucasiano, cabelos fartos, nariz adunco, gestos calmos e andar compassado, um olhar entre contemplativo e levemente observador, às vezes chega a parecer um sensitivo em transe. Faz lembrar um tipo turco desses urbanizados das ruas e vielas de Ankara, na Turquia.
1961, prestes a inaugurar e iniciar as atividades do Hotel Nacional na Novacap, para fazer os testes de seleção como garçom do comentado cinco estrelas, partiram cinco candidatos de Montes Claros. Chegaram a recém-inaugurada Brasília, a Capital Federal: Gôda, Tone Gaiato, Belém, Bené e Vicente.
O teste exigia além da prática de salão o conhecimento de forno e fogão. Muito embora o único da turma que falava inglês fosse o Tone Gaiato, o Gôda foi o escolhido pelo seu conhecimento e prática de forno e fogão. É um mestre cuca de mão cheia!
Voltando à terra de Figueira, Gôda exerceu além da atividade de garçom, a de cupier, bookmaker e abriu o seu indefectível e famoso Velório´s Bar, localizado à rua Irmã Beata, centro, nos fundos da Santa Casa e estrategicamente em frente à à área de velórios da funerária do hospital, ao lado do Pronto Socorro.
Mestre do trocadilho e do raciocínio rápido, Gôda, mordido pela mosca do amor, uma tarde, encontrava-se bebendo uma vodka na mesa do seu próprio bar, para aplacar o estresse, quando entrou o ministro Walfrido dos Mares Guia que, vindo de um velório naquela tarde quente de agosto, solicitou um copo com água.
Gôda, embora solícito e agradecido pela presença da autoridade, continuou sentado à sua mesa e convidou o visitante ilustre para tomar uma vodka com ele. Walfrido, agradecido, informou ao Gôda que não bebia destilado. Gôda, na sua verve curraleira, respondeu na bucha: então passa para o lado de dentro do balcão!
Doutas feitas, menores bebiam cerveja na mesa do seu bar, quando Nonato Pampa chega e o chamando à parte adverte: Gôda, vender bebida para menores é crime! Dá cadeia!Eram adolescentes entre 16 e 18 anos de idade. Após um sorriso amarelo e já fazendo boca de muxoxo, detona: se eles podem votar e eleger o Presidente da República, podem também encher a cara!
Como bem relata Zezinha Cambista: Gôda é rasgado! Ele não manda para o bispo, nem para a lua ou a Ursa Maior Um dia, chega ao estabelecimento um cabo eleitoral e pergunta em quem o Gôda votaria na eleição da urbe. O mestre do trocadilho responde: Voto no Humberto. Prefiro Jairo preso e Humberto Solto...
Outra boa história do Gôda já contada na imprensa local, dá conta de que estando fechado o seu bar com uma placa por motivo luto, na porta, o seu irmão Tuca Porreta o procura para saber o motivo. Após encontrá-lo, indaga e o Gôda responde: Gente importante quando morre o comércio fecha as portas de luto. Estou de luto pelo aniversário da morte de papai.
Gôda conversa com um amigo quando o mesmo indaga: Gôda, quantos irmãos vivos você tem? Ele responde em cima do pedido: só Tuca Porreta! O amigo retruca: e os outros irmãos seus? Ele responde: são pobres. O único vivo é Tuca, pois está milionário...
Ildeu chega ao Velórios Bar e da conta para Gôda de um acidente ocorrido, no qual um menino, seu vizinho, quando brincava em cima de um muro, que arriou e caiu em cima do garoto e conforme relata Ildeu, não pediu nem água!
Gôda, na hora, responde: Talvez ele não estivesse com sede!

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46400
De: Jornal Hoje em Dia Data: Terça 26/5/2009 07:24:34
Cidade: Belo Horizonte

Crime violento tem queda de 32% em Moc - Girleno Alencar - Montes CLaros - O índice de crimes violentos em Montes Claros teve uma queda de 32% nos quatro primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados ontem, no primeiro dia do Seminário das Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), que termina hoje, em Montes Claros. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46397
De: Raquel Chaves Data: Segunda 25/5/2009 18:22:16
Cidade: Montes Claros

Viagem pelas Ruas de Montes Claros em noite de Coroação.

Raquel Souto Chaves


“ Maio chegou, mãe querida, mês de santa devoção...”

Chegou o mês de maio e, com ele, chegaram as coroações de Maria, o frio e o dia das mães... Mães de leite, mães de sangue, mães negras, mães do coração, mãe Bá, mães de criação, mães avós.
Retomo a minha viagem pelas ruas de Montes Claros, saindo do jardim da casa da minha vó, Nininha, na Avenida Coronel Prates, onde acabo de colher as últimas rosas para ofertar a Nossa Senhora, na primeira coroação da noite. Vestida de anjo da cor azul, tecido de cetim, casa de abelha, nas costas asas de penas alvinhas, nas mãos a cestinha de pétalas de rosas, na cabeça coroa de miçangas; sob os olhares atentos da minha vó, minha mãe e de Regina, descemos a Rua Gonçalves Figueira. A primeira parada é na casa de Padre Dudu, que nos aguarda na varanda.
– Ninha de Deus! olha o avançado da hora. Vamos logo que os fiéis me aguardam para a celebração.

Descendo a rua de paralelepípedos, seguimos pelo beco Dona Eva, onde mora Renée Caldeira e Ailce, que nos acompanham para assistir a coroação. Defronte a sua casa, fica a Rua Hermenegildo Chaves. Aqui, na esquina, a de Geralda Freire, um pouquinho adiante do lado direito de quem desce, a casa de tia Joaninha Souto, que já se encontra na Matriz tocando o sino, convidando o povo para a coroação que vai começar ás 18 horas. Especialmente nessa noite, estou em estado de graça. Em pé, na parte mais alta do altar, fico na ponta dos pés sobre um banquinho de madeira para conseguir coroar Nossa Senhora.

– Filha faz bonito. Não se mexa, senão vai cair daí. Solta a voz. Fica atenta que irmã Rosita (minha professora de educação artística no Colégio Imaculada Conceição) te observa daquele banco ali - recomenda minha mãe. Abro o peito e: “Mãezinha do céu eu não sei rezar, só sei repetir, eu quero te amar. Azul é teu manto, branco é teu véu. Mãezinha eu quero te ver lá no céu...” A matriz repleta de anjos exala paz. O cheiro de incenso inebria a parte velha da cidade, em festa. Do lado de fora da igreja nos despedimos de dona Duduca, Grayce Quintino, Diná, Geninha, Diomar, Maria Durães, Naninha, Ditinha, Nair Machado, Umbelina e Aidee Caldeira, Zezé Queiroz, Mariazinha, Raimunda Santana e tantas outras da Arquiconfraria das Mães Cristãs e do Apostolado da Oração. Descendo a rua, somos cumprimentados por Landes e Netinha Tolentino, que estão sentados na varanda de sua casa. No princípio da rua Filomeno Ribeiro, numa roda de conversa, estão: Dr. Ubaldino Assis com a esposa Nilcea Veloso, Letícia sua irmã e Neide Veloso. No principio da Rua Belo Horizonte esquina com Coronel Joaquim Costa, os feirantes montados em carroças chegam para entregar mercadorias vindas da roça para exposição e venda, amanhã, no Mercado Central.

Na galeria foi inaugurada a Super Loja 23. Em frente, um eletricista testa as luzes para a inauguração do Jóia Supermercados. Apressados para a segunda coroação da noite, chegamos à Catedral.
– Corre Quela que a coração vai começar. Sussurra minha avó ao pé do ouvido. Desta vez estou acomodada no segundo degrau da escada para depositar, aos pés de Nossa Senhora, as palmas.

“Pelas horas matutinas, fomos colher estas flores, mimosas cheias de odores, pelos bosques e campinas...”.

De volta para casa com a sola dos pés doendo, em conseqüência do sapato novo de verniz, tomo um bom banho e um copo de leite gelado. Desejo boa noite a todos, deito-me, e o filme torna a passar na minha cabecinha. Mais uma vez me vejo coroando:

“ Nunca, mudassem nunca estes caminhos. Que quando maio vem, vestem-se de flores. Nesta alegria idílica dos ninhos. Neste milagre de perfume e flores...”.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46396
De: Beth Formaggini Data: Segunda 25/5/2009 18:16:11
Cidade: Rio de Janeiro  País: Brasil

Estou procurando fotos feitas pelo meu pai Hermeton Formaggini em Montes Claros para uma exposição que desejo organizar sobre o seu trabalho a partir dos retratos que fez dos amigos e da cidade onde viveu, se casou e teve seus 4 filhos. Quem teria uma foto ou filme de família dos anos 40/50 clicada por ele na sua Rolleyflex? Um abraço,Beth

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46391
De: Ruth Tupinambá Data: Segunda 25/5/2009 15:49:40
Cidade: Montes Claros

Professora não tem vez

Ruth Tupinambá Graça

Revolta-me o descaso, a maneira como o nosso Governo trata as professoras, principalmente as do primeiro grau.
Entristece-me sentir que cada dia que se passa estas criaturas são humilhadas, mal remuneradas, sem nenhuma esperança de melhora.
É inegável o quanto elas trabalham numa sala com 45 (ou mais) alunos de todas as idades, tipos, raças e cores, numa abnegação (que só Deus poderá recompensá-las) procurando incutir nestas cabecinhas, o amor ao próximo, a lealdade, a dignidade o bom caráter da pessoa humana, enfim a cidadania.
Desgastam-se e muitas vezes adoecem na luta e preocupação de transmitir aos alunos um Programa de Ensino um tanto exagerado.
Estas criaturas descortinam um horizonte mais belo mais puro mais saudável para estas crianças que vivem como “fantoches” (principalmente neste século) influenciadas por um meio de violência e corrupção. Graças a elas muitas se salvam e chegam a ser adolescentes equilibrados conseguindo alcançar a Faculdade, seguindo melhores destinos, pois sabemos que, o Curso Primário é a base para a instrução, é o primeiro degrau da escada para se galgar e chegar ao topo vitorioso. Um primário bem orientado, bem aproveitado pelo aluno lhe dará, na certa, um grande sucesso nos outros Cursos que enfrentará no futuro.
Mas infelizmente poucos reconhecem o sacrifício e o valor de um professor.
Por incrível que pareça, o Governo quer tirar-lhes alguns benefícios (motivo de economia) inclusive o “pó de giz” que é uma verba destinada ao tratamento de garganta e alergia caudado, (as regentes de classe) pelo uso constante do quadro negro.
Estas reformas da Secretaria de Educação, só prejudicam além de criar exigências (Pós Graduação, Mestrado, etc,) para o plano de carreira. Ganhando tão pouco como poderão costeá-los? O certo seria o Governo promover tais recursos gratuitos para melhorar a situação dos professores.
Este sofrimento já vem de longa data. Eu me lembro quando comecei a lecionar. Não existia a Delegacia de Ensino (que muito facilita os trabalhos da nossa Região) e o nosso pagamento atrasava porque os nossos atestados de freqüência tinham que ir para a Secretaria de Educação e só recebíamos depois de publicado no Minas Gerais, ato que demorava meses até um ano. Muitas professoras não podiam esperar, tocavam os atestados de freqüência (com negociantes ou procuradores) e recebiam com desconto.
Sofremos demais naquela época. Só no Governo de Magalhães, Pinto que, reconhecendo nossas dificuldades, normalizou nosso pagamento com menos atraso, mas enfrentando filas enormes. Isto durou muitos anos.
Agora, graças ao nosso governador Aécio Neves, nosso pagamento está em dia, e nos dias certos, com décimo terceiro. Foi uma grande vitória.
A nossa esperança é que ele melhore a situação do professor, na proporção que ele merece.
Quanto ganha um Deputado? Sabemos que é um salário invejável e ainda muita mordomia.
Por acaso trabalha mais que uma professora primária que com chuva ou sol, tem que cumprir diariamente o horário, muitas vezes doente, pois nem sempre os médicos facilitam-lhe uma justa licença.
Elas lutam, esperneiam, fazem greve são humilhadas e até escorraçadas, (com banho de mangueira) o que já aconteceu na porta do Palácio do Governo de Minas gerais alguns anos atrás.
Tal procedimento, tanto descaso dá para entender o que?

Membro da Academia Montesclarense de Letras
Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros.

(N. da Redação: Ruth Tupinambá Graça, de 94 anos, é atualmente a mais importante memorialista de M. Claros. Nasceu aqui, viveu aqui, e conta as histórias da cidade com uma leveza que a distingue de todos, ao mesmo tempo em que é reconhecida pelo rigor e pela qualidade da sua memória. Mantém-se extraordinariamente ativa, viajando por toda parte, cuidando de filhos, netos e bisnetos, sem descuidar dos escritos que invariavelmente contemplam a sua cidade de criança, um burgo de não mais que 3 mil habitantes, no início do século passado. É merecidamente reverenciada por muitos como a Cora Coralina de Montes Claros, pelo alto, limpo e espontâneo lirismo de suas narrativas).

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46390
De: Web - Chorografia Data: Segunda 25/5/2009 15:48:39
Cidade: Montes Claros/MG

Transcrição da Revista do Archivo Público Mineiro, editada em Ouro Preto, então capital de Minas, em 1897. O conteúdo, doze anos antes, em 1885, saiu no primeiro jornal de Montes Claros, “Correio do Norte”, fundado e editado pelo autor – o depois desembargador Antônio Augusto Veloso, pai da imprensa de Montes Claros. É o mais antigo documento sobre a história de Montes Claros - Parte 13 - (As partes anteriores estão arquivadas na seção Colunistas - Web - Chorografia)

Chorografia Mineira - Décima terceira parte

(Continuará, nos próximos dias, até a publicação de toda a "Chorografia")

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46389
De: Luiz de Paula Data: Segunda 25/5/2009 15:15:27
Cidade: Montes Claros

AQUELAS TARDES

Luiz de Paula

No interior há menos pressa no viver. Há mais tempo para conviver com as pessoas e adequado silêncio para ver e sentir a natureza.
Lembro-me de como eram bonitas e tranqüilas as tardes no povoado.
Tudo em volta contribuía para o encantamento reinante. A largueza dos horizontes, amplos, em todas as direções em que se estendesse o olhar. O canto dos pássaros. O mugir do gado. E a magia das cores do pôr-do-sol.
Como era agradável sentir o cheiro da natureza e ouvir os rumores da tarde se encaminhando para o crepúsculo. E contemplar aquela vastidão entre o céu e a terra. O céu tão azul, tão puro, tão majestoso. E tão perto!...

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46378
De: Luiz Ortiga Data: Segunda 25/5/2009 09:04:52
Cidade: Brasilia/DF/MG

Titulo da notícia: Minas ganha mais uma vaga e M. Claros vai disputar a Superliga Nacional de Vôlei masculino
Comentário: Tomara que se concretize a idéia. Será Montes Claros retornando à sua fase áurea no esporte mineiro/brasileiro?Só para lembrar: Montes Claros já teve um time fortíssimo de voleibol masculino e o time feminino foi campeão mineiro de 1951/52.Já pontificou na natação e no futebol. Não sei porquê cidadizinhas estão aí nas manchetes e a gente com toda potencialidade não aparece. Está mais que na hora.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46376
De: Paulo de Figueirêdo Lima Júnior Data: Segunda 25/5/2009 08:24:46
Cidade: Aracaju/SE

telefone: (79) 91211777 - mensagem: Boa noite, gostaria de registrar neste portal de notícias, a minha tristeza pelo falecimento do amigo luiz eduardo. recebi com muito pesar, a notícia do falecimento do amigo de infância luiz eduardo (norte minas de algodão), com quem convivi durante muito tempo em aracaju e tive o prazer de reencontrá-lo há alguns anos na micareta de vitória da conquista. este jovem de 47 anos conseguiu construir em apenas 30 anos em montes claros, com a sua coragem de superar barreiras neste país de tantos impostos e burocracias, um patrimônio igualável ao de poucos empresários bem sucedidos. alegre, sempre sorridente, realizou seus sonhos de consumo adquirindo jóais raras. parabens amigo luiz eduardo, voce exerceu seu papel aqui na terra. com certeza estará em um bom lugar ao lado de deus. a toda família (pai, mãe, esposa e filhos) deste jovem empreendedor e amigo, os meus sentimentos. paulo de figueirêdo lima júnior paulinho

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46372
De: Jornal Hoje em Dia Data: Segunda 25/5/2009 07:39:50
Cidade: Belo Horizonte

Comoção no sepultamento de empresário – Em clima de comoção uma multidão acompanhou, na manhã de ontem, o sepultamento do empresário Luiz Eduardo Sampaio Moura, 47 anos. O empresário morreu em acidente ocorrido por volta das 19 horas da última sexta-feira, vítima da queda e explosão helicóptero em que viajava na zona rural da cidade baiana de Vitória da Conquista. O piloto Tiago Henrique Silva Marinho, 23 anos, também morreu no acidente, cuja causa ainda será investigada. Os restos mortais do empresário, em caixão lacrado, foram depositados, às 10 horas de ontem, no túmulo da família, no Cemitério do Bonfim, em Montes Claros, no Norte de Minas. Nascido em Aracaju (SE), Moura se tornou um empresário conhecido em Montes Claros. Após trabalhar como bancário, passou a atuar no ramo de compra e venda de algodão e era dono do resort Pedra do Sonho, no município mineiro Janaúba. Também era proprietário de um resort na cidade de Luiz Eduardo Magalhães, na Bahia. Moura era casado com Maria Tereza Sampaio, com quem teve dois filhos, Clovis e Aruana. De acordo com informações de amigos, o empresário costumava alugar o helicóptero para realizar voos turísticos no município de Montes Claros.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46367
De: Fatinha Marinho Data: Domingo 24/5/2009 08:17:18
Cidade: Poços de Caldas  País: Brasil

Deixo aqui meus sentimentos a Maria Thereza e seus filhos Aruana e Clóvis.
A vida é um grande teatro onde em dado momento saimos de cena.
Luiz Eduardo,a quem tive o prazer de conviver,amigo e de uma visão empresarial fantástica, procurava sempre realizar seus ideáis e sonhos!!
Com seu jeito despojado, alegre e brincalhão sempre rodeados de amigos.
Montes Claros perde um grande empreeendedor.
Peço a Deus para amparar Thereza e seus filhos nessa hora tão dificil.
Essas perdas bruscas realmente é dificil de entender e vivenciar. A dor da separação sem o adeus é uma da maiores dificuldades para enfrentar.( Tbm passei por isso e sei da lacuna que fica no peito).
Té, tenha fé e confia em Jesus que ele está sempre do seu lado.
Meus sentimentos.Abraços.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46364
De: Lucas Data: Domingo 24/5/2009 01:31:19
Cidade: Moc

Conforme site da Anac, o helicoptero R44 II prefixo pr-ndf que veio a cair proximo a Vitoria da Conquista segundo veiculos de comunicação estava com documentação em dia:
MATRÍCULA: PR-NDF
Fabricante: ROBINSON HELICOP.
Modelo: R44 II
Número de Série: 10840
Tipo ICAO : R44
Tipo de Habilitação para Pilotos: RHBS
Classe da Aeronave: Helicóptero de 1 motor convencional
Peso Máximo de Decolagem: 1134 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 003
Categoria de Registro: SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA): 17751
Situação no RAB: ARRENDAMENTO MERCANTIL
Data da Compra/Transferência: 040608
Data de Validade do CA: 24/06/14
Data de Validade da IAM: 240609
Data de Validade do Seguro: 12/08/09
Situação de Aeronavegabilidade: Normal
(fonte- site anac)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46363
De: Marly Data: Domingo 24/5/2009 00:15:19
Cidade: M. Claros

A boate irregular voltou a incomodar na entrada do aeroporto, nesta noite. É um aberto desafio a todas as autoridades, especialmente ao Ministério Público. Além do barulho, carros estacionam na pista, onde é expressamente proíbido o estacionamento. É o caso mais emblemático do descumprimento da lei em Montes Claros. A população nas imediações está mobilizada para impedir o ressurgimento do abuso e conta com as autoridades. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46361
De: ENOQUE ALVES RODRIGUES Data: Sábado 23/5/2009 21:54:25
Cidade: São Paulo - SP  País: Brasil

Em 05/05/2009 estive em Francisco Sá, minha querida e linda Cidade de meus tempos de menino. Lá travei reencontro com meu passado, revendo suas bem traçadas e arborizadas naturalmente, com um verde musgo de infinita beleza. Palmilhei seus empedrados iniciando minha caminhada pela avenida principal onde se encontra o busto de Feliciano Oliveira, grande vulto político, até chegar a sua mais importante Praça Jacinto Silveira, o grande fundador desta metrópole fincada no serrado do norte de meu querido estado de Minas Gerais, pai do maior escritor e divulgador dos costumes regionais o inesquecível Geraldo Tito Silveira, escritor maior de minha preferência cujo passado tento conhecer melhor através de seus lindos e escassos livros e através de alguns de igual forma difíceis fragmentos literários. Na Praça Jacinto Silveira, o fundador, se localiza também a igreja matriz do lugar onde entrei e fiz lindas fotos e o Hotel Amaralina. Andando um pouquinho mais, qual não foi a minha surpresa ao dar-me de cara com a Rua Padre Augusto. Para quem não sabe, o Padre Augusto, a quem esta Rua homenageia e que por quase toda sua vida, exerceu seu sacerdócio em prol dos menos favorecidos, principalmente crianças, na antiga Brejo das Almas, hoje Francisco Sá, é ninguém menos que o Grande Padre Augusto Prudêncio da Silva, ou simplesmente “O Padre Velho”, assim nominado por Geraldo Tito Silveira em seu livro de idêntico titulo. Nasceu em 31/07/1956, em Montes Claros, MG, e falecido em 17/03/1931, de um câncer na garganta, em Montes Claros. Sobre todos os temas abordados pelo autor no citado livro o que mais chama a atenção são os poderes mediúnicos do qual diz ter sido este Padre dotado. São surpreendentes as narrativas dos fatos “do outro mundo” a ele atribuídos principalmente se levarmos em consideração a época tão remota em que isto ocorreu. Mais adiante cheguei a Rua “hoje alameda” mas naqueles tempos de minha infância distante, há 50 na os atrás, uma movimentada Rua onde havia a “Pensão da Dona Quino”, em cuja Rua paravam todos os ônibus “ou jardineiras” que vinham da região de Salinas. A Dona Quinó a quem vi pela última vez era àquela época, 1962, uma senhora de meia idade, um pouco gorda, com um coração tão bondoso, que acolhia, em sua Pensão, viajantes com ou sem dinheiro. Desci até próximo a “Cana Brava”, onde fui registrado e com grandes reminiscências entranhadas no fundo do recôndito percebi que nada ou quase nada mudou. Francisco Sá, com os seus “brejos das almas” para mim que vivo há 40 anos em São Paulo, consegue conciliar nos dias atuais o afã de promissora e progressiva cidade sintonizada com a atualidade sem perder suas características de antanho. Ainda se consegue ver em seus açougues, peças de carnes de sol penduradas em forquilha colocadas, estrategicamente na frente do estabelecimento. Recentemente tive o privilégio de estabelecer contato com um nobre da tradicional família Silveira de Brejo das Almas, residente em Montes Claros, nada menos que filho do escritor Geraldo Tito, ou seja, o Sr. Jorge Silveira, pessoa da mais alta e elevada amabilidade a quem com toda honra adiciono em meu circulo de amizades. Francisco Sá, minha terra, com seus brejos das almas, meu povo, minha gente, família Silveira, aquele abraço e um até breve. Com carinho e amor que não se apagam. Enoque Alves Rodrigues.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46360
De: Estado de Minas Data: Sábado 23/5/2009 19:38:31
Cidade: BH / MG

Helicóptero sai de Montes Claros, cai e dois morrem na Bahia Luiz Ribeiro - Estado de Minas -Um helicóptero que partiu de Montes Claros, com destino a Vitória da Conquista, na Bahia, a 509 quilômetros de Salvador, caiu pouco depois das 19h desta sexta-feira, na Fazenda Quati, distrito de Simão, a 20 quilômetros do município baiano, na zona rural.
Segundo o Serviço de Controle de Tráfego Aéreo do Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo, em Vitória da Conquista, o ocupante do helicóptero era o empresário Luiz Eduardo Sampaio Moura, de 47 anos, dono do resort e condomínio Pedra do Sonho, localizado junto ao Balneário Bico da Pedra, em Janaúba, interior de Minas, e morava em Montes Claros. De acordo com as informações, ele também atuava no ramo de algodão como proprietário da empresa Norte Mineira de Algodão, e costumava viajar à Bahia para comprar a matéria-prima.
O aeroporto informou que o piloto Tiago Henrique Silva Marinho chegou a fazer contato com a torre de comando, identificando problemas que poderiam estar relacionados ao mau tempo, mas logo depois o helicóptero saiu do registro dos radares. Por volta das 19h, - @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } -->o helicóptero explodiu ao tocar o chão. Moradores de povoados mais distantes como Jardim Valéria, que fica a cerca de quatro quilômetros do local do acidente, dizem ter ouvido o estrondo provocado pela explosão. Luiz Eduardo e o piloto morreram na hora.
Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista, e ainda não foram liberados. A esposa do empresário, com quem tinha dois filhos, Maria Tereza Mendonça, vai viajar até a Bahia para liberar o corpo do marido, que será sepultado em Montes Claros. A perícia já foi acioanada para investigar as causas do acidente. (Com a colaboração de Joana Gontijo/Portal Uai)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46358
De: S. Magalhães Data: Sábado 23/5/2009 19:06:30
Cidade: M.Claros-MG

Se o doutor Hermes de Paula voltar à sua casa mágica da avenida Coronel Prates, ao lado da antiga Congregação Mariana, terá motivo para sangrar. Está dito: não há mais, ao lado, o vetusto casarão onde estudou Darcy Ribeiro, onde estudou Toninho Rebello, onde tantos estudaram, casarão de seminário menor afugentado por um caixote onde lucra o hipermercado, que se apossou da alma da avenida desventrada. Desta vez, o benfeitor veria que lhe tomaram o pé de manacá, tangido pelo caixote subido ao lado, na entrada sinuosa por onde passou, e cantou, o rei Roberto Carlos - nos anos 60. E mais: do outro lado, vi agora, levaram a casa de dona Léa Werneck, gente tão querida nossa, ali tão bem assentada desde os anos 50. "Tudo transformou-se em mágoa" canta o poeta da "Eterna Lembrança"; transformou-se em pátio seco de estacionamento e de aluguel para carros, que não cantam, não perfumam, um só vazio. Por que insistimos em caminhar para trás acocorados na falsa compreensão de uma palavra que jamais é progresso?

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46356
De: Márcia Vieira Data: Sábado 23/5/2009 18:24:06
Cidade: Montes Claros - MG

Por volta das 16h50 deste sábado, o garçom Tarcísio Vieira da Cruz Junior, 29 anos, foi ferido por cerol, produto usado nas linhas de pipas(papagaio). O acidente aconteceu na Avenida Tito Versiani, bem próximo ao trevo de entrada do bairro Morada do Parque. Tarcísio Junior se dirigia ao trabalho no momento do acidente. Chorando muito, disse que havia crianças e adultos no local, mas tudo aconteceu muito rápido e não sabe precisar de quem é a responsabilidade. A linha é invisível, mas seu efeito, devastador. O garçom sofreu corte profundo no queixo e tinha as mãos ensangüentadas. A equipe de socorro fez um curativo no acidentado, que seria levado ao hospital para receber de 6 a 8 pontos no queixo.Márcia Andreollo, técnica de enfermagem do SAMU confirmou que os responsáveis fugiram do local e alertou para os perigos da brincadeira. Policiais ainda estão no local

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46355
De: Mameluque Data: Sábado 23/5/2009 17:33:14
Cidade: M. Claros

A foto em anexo datada de 30/04/2009 foi tirada no Sítio do Jacaré durante as comemorações dos 40 anos de João Ferro- Secretário Municipal de Serviços Urbanos. É possivelmente a última foto do Helicóptero que se acidentou ontem vitimando o empresário Luiz Eduardo Sampaio Moura. Crédito da Foto : Ricardo Júnior.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46354
De: Estadão Data: Sábado 23/5/2009 17:27:50
Cidade: SP

Helicóptero que caiu na Bahia era de empresário mineiro - ELIANA LIMA - Agencia Estado - Foi identificado como sendo do empresário mineiro do ramo algodoeiro Luiz Eduardo Sampaio Moura, de 40 anos, o helicóptero que caiu por volta das 19 horas de sexta-feira (22) em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. Tanto o empresário quanto o piloto Tiago Henrique Silva Marinho morreram no acidente.A aeronave havia partido de Montes Claros (Minas Gerais) por volta das 16 horas, com destino à cidade baiana, para onde o empresário costumava viajar com alguma frequência. O helicóptero explodiu ao tocar o chão. Moradores de povoados mais distantes como Jardim Valéria, que fica a cerca de 4 quilômetros do local do acidente, dizem ter ouvido o estrondo provocado pela explosão.Há a expectativa da chegada, ainda neste sábado, de uma equipe da aeronáutica de Recife (PE) - responsável pelo controle do aeroporto de Vitória da Conquista -, para realizar a perícia no local e identificar as causas da queda do aparelho. A área permanece isolada pela Polícia Militar. Um pedaço da cauda da aeronave de aproximadamente 2 metros de comprimento contém o prefixo, o que facilitou a identificação.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46353
De: Folha Data: Sábado 23/5/2009 17:24:10
Cidade: S. Paulo

23/05/2009 - 16h38 -Queda de helicóptero mata duas pessoas em Vitória da Conquista (BA)-Duas pessoas morreram na queda de um helicóptero na noite de ontem (22) na Fazenda Quatis, povoado de Simão, em Vitória da Conquista (BA).Os corpos de Tiago Henrique Silva Marinho e Luís Eduardo Sampaio Moura foram identificados através de documentos. Os corpos estavam mutilados e foram encontrados cerca de 30 metros ao redor da aeronave.Segundo o Corpo de Bombeiros, o helicóptero explodiu após colidir contra o chão, por volta das 19h de sexta-feira (22). A aeronave saiu de Montes Claros (MG).As causas do acidente estão sendo investigadas.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46350
De: Haroldo Lívio Data: Sábado 23/5/2009 17:00:58
Cidade: Montes Claros

MESTRA ROSITA ROSA AQUINO

HAROLDO LIVIO*


A grande dama alcança a gloriosa idade de noventa anos, e a família comemora a passagem da efeméride e convida os amigos, ex-alunos e admiradores para a festa. A aniversariante possui, realmente, mérito para a celebração de sua chegada a esse marco da existência que poucos conseguem alcançar. Trata-se de cidadã de alto valor moral e social, mercê de sua atuação no campo do magistério, em que participou da educação de gerações de jovens.Se o leitor ainda não a conhece, procure conhecê-la, porque passará também a admirá-la, sabendo de suas elevadas virtudes. Ela tornou-se muito conhecida em Montes Claros, sua cidade natal, sendo conceituada como expoente de sua classe e profunda conhecedora do vernáculo. Tive a honra e o privilégio de ter sido seu aluno de Português, no Colégio Diocesano, no distante ano de 1953. Como o tempo voa! Ela era um jovem senhora de 34 anos, no auge da mocidade, e seu aluno era um frangote de 14 anos com dificuldade para aprender os mistérios da complicada análise lógica. Separava-nos e continua nos separando a diferença de 20 anos, estando a mestra glorificada pelos novent’anos e o aluno vivendo os setent’anos, que não passam de uma questão de números a mais ou a menos.
Delicada, de voz baixa, meiga e naturalmente educada, não dá para acreditar, agora, que dominava com sua autoridade moral e peculiar bondade, uma turma de adolescentes que perturbavam a disciplina e que, volta e meia, recebiam punições. Com ela não tinha mão de ferro nem cara fechada. Ela chegava risonha e transbordando simpatia. Começava a chamada dos presentes, com a ordem se estabelecendo, até o silêncio total, no último nome. Mesmo moleques endiabrados como o campeão Marcelino Nascimento, Mário Tourinho, João Ruas, Nequinho Martins, Briguelito, Valmy Brito e outros menos votados se inclinavam, respeitosamente, diante da jovem professora, que se impunha pela doçura de temperamento.
Diante de uma mestra cujo nome, Rosita Rosa, parece ter sido tirado de um verso, mau elemento nenhum se atreveria a perturbar a ordem, embora fossem bons garotos, a maior parte deles vivos apenas na saudade. Se estivessem todos por aqui, gostariam, por certo, de aplaudir os noventa maios da professora de Português.
Dona Rosita Rosa Aquino, nonagenária pela graça de Deus, merece os aplausos que
saúdam sua inscrição na seleta lista de que fazem parte Yvonne Silveira, Ruth
Tupinambá, Luiz de Paula, Maria Celestino
Todos em atividade literária aos noventa anos, produzindo com o mesmo apuro da mocidade. Dona Rosita dedicou-se à gramática , que preparou muita gente para a arte de escrever. Parece ter escrito pouco, ou não publicou o que pode ter produzido, o que é uma pena, se tiver acontecido. Pessoalmente, ganha nota 10 como amiga, como mestra, como filha, como esposa modelo, como mãe, avó e bisavó apaixonada por seus entes queridos. Poucas pessoas conseguiram tanta felicidade na vida. Assim, recebendo a coroa de glória de seu merecimento, ensina a todos nós, seus eternos discípulos, que vale a pena viver, em paz e com a consciência tranquila do dever cumprido.

* Do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46348
De: Neta Vieira Data: Sábado 23/5/2009 16:35:18
Cidade: Francisco Dumont - MG

Venho reiterar meus sentimentos junto a Maria Thereza, Clóvis e Aruana Moura pela perda do grande empreendedor Luis Eduardo Sampaio Moura, com o qual tive o prazer de trabalhar e conhecer. Que Deus conceda a vocês força e sabedoria neste momento e a ele dê a paz.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46347
De: Mário Lúcio C Faria Data: Sábado 23/5/2009 16:33:14
Cidade: Montes Claros

Reportando-me, a Mensagem 46335, de Correia que aborda a passagem do Grupo de Seresta pelo centro de Montes Claros, é simplesmente deslumbrante. É a mais linda seresta do Brasil e quem sabe do mundo. Não há quem não encha os olhos de lágrimas ao ouvir o canto dos seresteiros que encatam a todos. É uma verdadeira obra prima e eventos como esse deveriam se repetir todos os meses, todos os dias, todas as horas, pois, faz que refrescar a nossa alma, enche nos de júbilos e nossos corações agradecem. Parabéns a esse magnífico de Grupo de Seresta Hermes de Paula.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46340
De: Marcelino Data: Sábado 23/5/2009 12:33:20
Cidade: BH

Noticiado aqui em BH que Montes Claros hospeda indefinidamente 36 presos que foram enviados da cidade de Patrocínio, no Triângulo mineiro, para ficar cem dias e já estão há sete meses. Esta cadeia, construída em área habitada foi um dos maiores erros da última administração, que aceitou (em troca de quê?) ver a cidade se transformar em depósito ambulante de presos de outras regiões de Minas. Se a atual administração conseguir colocar um fim neste absurdo, com certeza marcará um precioso ponto. É um absurdo que o Norte de Minas aceite ser a penitenciária das regiões mais prósperas do estado. É preciso que as autoridades rejeitem, com firmeza, este comportamento servil do passado ainda tão próximo. (...)

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Mensagem N°46338
De: Estadão Data: Sábado 23/5/2009 12:06:21
Cidade: São Paulo/SP

Helicóptero cai e 2 morrem em Vitória da Conquista
Salvador - Um helicóptero que partiu de Montes Claros (MG), com destino a Vitória da Conquista (BA), 509 quilômetros a sudoeste de Salvador, caiu pouco depois das 19 horas de ontem, na Fazenda Quati, distrito de Simão, na zona rural do município baiano.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o helicóptero explodiu depois de bater no solo, onde há uma plantação de mandioca. Os dois ocupantes, o piloto e um empresário que não tiveram os nomes revelados, morreram. O piloto do helicóptero chegou a contatar a torre de comando do Aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo para relatar problemas no voo pouco antes da queda. As investigações sobre a causa do acidente terão início na manhã de hoje.

Siga pelo Twitter @montesclaroscom Inscreva-se aqui para receber o Maillist
Receba Notícias por E-mail Imprimir Envie esta notícia a um amigo Aprimore esta informação, complete-aAprimore esta informação, complete-a

Página Anterior >>>

Abra aqui as mensagens anteriores: